Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piscas na ultrapassagem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
    Não tinha percebido assim... Ao ler "manter o pisca enquanto efectua a manobra", realmente se a manobra for o início da ultrapassagem, logo que esteja na via da esquerda a manobra está terminada...

    Sendo assim, posso concluir que o que a "lei" diz é:
    - obrigatório fazer pisca da esquerda ao iniciar a ultrapassagem;
    - obrigatório pisca da direita ao terminar a ultrapassagem;
    - facultativo manter o pisca da esquerda durante a ultrapassagem.
    numa AE isso não é considerado ultrapassagem, mas sim mudança de faixa de circulação, o que neste caso podes fazer como descreveste, mas numa ultrapassagem normal, numa via com 2 sentidos de transito por ex., tens que manter o pisca ligado e quando voltares para a tua faixa ligas o pisca da esquerda

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      É necessário ligar o pisca apenas para mudar de vias. É redundante ficar com o pisca ligado durante uma ultrapassagem, porque pode p.e. levar em erro outros condutores.

      Em alguns países é até considerado C.O. circular atrás de outro carro com pisca ligado, que é mais ou menos a mesma coisa que mandar máximos.
      Redundante dizes..n concordo em absoluto, considero imprescindivel.
      Relativamente ao ultimo paragrafo é..igualzinho

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
        Vejamos a seguinte situação como exemplo:
        Vou numa AE, numa faixa com duas vias. Estou na via da direita e tenho 10 carros à minha frente. Vou iniciar uma ultrapassagem a esses mesmos 10 carros. Para iniciar a ultrapassagem, faço pisca para a esquerda e passo para a via da esquerda.

        Questões:
        - Enquanto vou na via da esquerda a ultrapassar, mantenho ou não o pisca da esquerda ligado?
        - Quando termino a ultrapassagem, e antes de passar para a via da direita, faço pisca da direita, ou simplesmente desligo o da esquerda?
        - Sim
        - Simplesmente desligas.

        Foi assim que me ensinaram na escola...

        Comentário


          #34
          Independentemente de manterem o pisca sempre ligado ou apenas sinalizarem a mudança de faixa, o importante é que utilizem o pisca e sinalizem as manobras, seja ultrapassagem ou outras.

          Tanto acidente se poderia evitar com um simples pisca...

          Já agora, dyogocardoso, o facto de te terem ensinado assim na escola não significa que entretanto não tenha alterado.

          Comentário


            #35
            Como tenho um Clio 1.2 este tópico não faz sentido para mim

            Comentário


              #36
              [QUOTE=Real;1063544350] Quando andava a tirar o código, o que me disseram foi que, fazer uma ultrapassagem implica sempre regressar à via onde me encontrava, e como tal, só necessitava de efectuar a sinalização no início da ultrapassagem, mantê-la durante a manobra e quando regressasse à via onde circulava, só tinha de desligar a sinalização...[QUOTE]

              Devemos ter andado na mesma escola.
              Só faço pisca para concluir a ultrapassagem no caso de estar a ultrapassar mais que um carro e não consiga ultrapassa-los todos na mesma manobra, não vá o tipo que ultrapassei lembra-se de acelarar e encostar-se ao veiculo da frente e eu fico sem espaço para em meter, porque distância de segurança nas nossas estradas é mentira...

              Duas situações que me aborrecem nas ultrapasagens:
              - A malta que em vez de abrir o pisca (ou faz psica mas também) gosta de sinalizar com máximos que vai iniciar a utrapassagem.
              Esses levam com os máximo a seguir uns bons metros para ver se gostam...
              - E a malta que antes de ultrapassar gosta de se colar uns bons metros (kms até) à traseira de uma gajo. Esse levam com uns borrifos do limpa para brisas. É remédio santo.
              Editado pela última vez por Zenite; 13 May 2010, 11:47.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Zenite Ver Post
                (...)
                Só faço pisca para concluir a ultrapassagem no caso de estar a ultrapassar mais que um carro e não consiga ultrapassa-los todos na mesma manobra, não vá o tipo que ultrapassei lembra-se de acelarar e encostar-se ao veiculo da frente e eu fico sem espaço para em meter, porque distância de segurança nas nossas estradas é mentira...
                Se me recordo(foi ha mts anos e sim deveria fazer uma revisao) e esperando n estar a dizer barbaridade, o codigo proibe a ultrapassagem de mais de um veiculo de cada vez(confirmam?).

                Duas situações que me aborrecem nas ultrapasagens:
                - A malta que em vez de abrir o pisca (ou faz psica mas também) gosta de sinalizar com máximos que vai iniciar a utrapassagem.
                Esses levam com os máximo a seguir uns bons metros para ver se gostam...
                À noite concordo, incomoda-o pisca é suficiente. Ja de dia precaver a segurança do veiculo ultrapassado e a do q ultrapassa com um toque de maximos n sei como te aborrece-por vezes é benefico para os mais distraidos.
                - E a malta que antes de ultrapassar gosta de se colar uns bons metros (kms até) à traseira de uma gajo. Esse levam com uns borrifos do limpa para brisas. É remédio santo.
                Relativamente a esta situaçao torna-se por vezes tanto intimidatorio como provocador, mas n menos q "buzinadelas" e sinais de luzes. No entanto conduzir n é so olhar em frente, ha q antecipar a conduçao dos outros e precaver a nossa segurança e a dos demais condutores.
                Comentarios dentro do quote.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                  - Sim
                  - Simplesmente desligas.

                  Foi assim que me ensinaram na escola...
                  A A1 em Alverca, às 9h da manhã, pareceria uma árvore de Natal...

                  Para o pessoal que dispensa o pisca direito para voltar à direita, queria fazer notar o seguinte:

                  a) Se vão na esquerda com vários carros à direita, convém lembrarem-se de que os outros não adivinham se querem voltar à direita ou se querem acelerar mais um pouco e continuar a ultrapassagem;
                  b) ajuda a dissuadir os apressados que não podem esperar que nós terminemos a ultrapassagem em segurança e tentam ultrapassar pela direita a rasar os demais veículos;
                  c) caso esteja alguém numa entrada, ajuda esse alguém a perceber que vocês vão voltar para a via da direita e não vão continuar na esquerda, pelo que não vão ter espaço para entrar;
                  d) estas premissas aplicam-se em todas as vias com mais de um sentido, tipo 2ª circular, VCI, etc.;
                  e) o código, como já foi dito aqui, obriga a sinalizar o início da ultrapassagem e o regresso à via da direita. E também não diz que o pisca tem que durar toda a ultrapassagem, pois a manobra a sinalizar é o início da ultrapassagem e não a ultrapassagem toda.

                  Artigo 21.o
                  Sinalização de manobras
                  1—Quando o condutor pretender reduzir a velocidade,
                  parar, estacionar, mudar de direcção ou de via
                  de trânsito
                  , iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido
                  de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência
                  a sua intenção.
                  2—O sinal deve manter-se enquanto se efectua a
                  manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
                  3—Quem infringir o disposto nos números anteriores
                  é sancionado com coima de E 60 a E 300.

                  Comentário


                    #39
                    Como disse algures acima, mais uma vez penso tratar-se de subjectiva interpretaçao da lei e/ou ma formulaçao/redacçao da mesma.
                    Nao sei se isto está escrito(alem do limite minimo de circulaçao de 50km/h) acerca da conduçao em AE, mas pelo menos nalgumas existem paineis informativos(ou obrigatorios?) acerca dos limites referencia/impostos? que sao de 50km/h na faixa mais à direita, de 70-90km/h na faixa central e de 90-120km/h na mais à esquerda(isto em AE de 3 faixas para cada sentido). Partindo destes valores de referencia(q sao validos) ha q distinguir uma mudança de direçao p. ex. da faixa central para a da esquerda, pelo motivo de q o carro imediatamente à nossa frente na faixa central circula a 80km/h e nos queremos circular a 120km/h-aqui faz-se pisca à esquerda para mudar de faixa e desliga-se assim q circulemos na faixa pretendida, duma ultrapassagem p. ex. estando "embalados" a 90km/h o carro imediatamente à nossa frente circulando a 80km/h impede-nos de prosseguir na nossa velocidade de 90km/h-aqui faz-se pisca à esquerda, mantem-se o pisca, e de seguida pisca à direita para voltarmos à faixa central e prosseguir a 90km/h, ja que a esta velocidade é desaconselhado circular na faixa mais rapida, "guardada", eticamente diria, para veiculos q circulem entre os 90km/h e os 120km/h.
                    Ja numa estrada nacional p. ex. , o pisca(à esquerda) é necessario para o inicio da ultrapassagem(para o veiculo à nossa frente tomar precauçoes-desacelerar e até, por cortesia, chegar-se ligeiramente à direita), para a ultrapassagem propriamente dita(o pisca à esquerda serve nesta fase para advertir o(s) veiculo(s) em sentido contrario do perigo) e seguidamente o pisca à direita para acautelar a nossa reinserçao na faixa.

                    Esta é a minha interpretaçao da lei e conduta pela qual me tenho regido ha muitos anos.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por erc Ver Post
                      Comentarios dentro do quote.
                      à noite e ao ultrapassar, além de abrir sinal, dou um toque de máximos também.. É bastante rápido e não chega a encadear sequer.. Fazem-me o mesmo a maior parte das vezes por sinal, e acho que é mais seguro..

                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                      A A1 em Alverca, às 9h da manhã, pareceria uma árvore de Natal...

                      Para o pessoal que dispensa o pisca direito para voltar à direita, queria fazer notar o seguinte:

                      a) Se vão na esquerda com vários carros à direita, convém lembrarem-se de que os outros não adivinham se querem voltar à direita ou se querem acelerar mais um pouco e continuar a ultrapassagem;
                      b) ajuda a dissuadir os apressados que não podem esperar que nós terminemos a ultrapassagem em segurança e tentam ultrapassar pela direita a rasar os demais veículos;
                      c) caso esteja alguém numa entrada, ajuda esse alguém a perceber que vocês vão voltar para a via da direita e não vão continuar na esquerda, pelo que não vão ter espaço para entrar;
                      d) estas premissas aplicam-se em todas as vias com mais de um sentido, tipo 2ª circular, VCI, etc.;
                      e) o código, como já foi dito aqui, obriga a sinalizar o início da ultrapassagem e o regresso à via da direita. E também não diz que o pisca tem que durar toda a ultrapassagem, pois a manobra a sinalizar é o início da ultrapassagem e não a ultrapassagem toda.
                      Concordo com isso. Quando vou a ultrapassar vários, meto sinal à esquerda e desligo (como já disse acima) para quem vem atrás de mim e mais à esquerda não pensar que me vou meter à frente deles. E depois ao regressar à direita ligo também. Não custa nada mesmo.

                      Comentário


                        #41
                        Com esta conversa toda já vi que a farinha amparo continua a sortear cartas de condução!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          É necessário ligar o pisca apenas para mudar de vias. É redundante ficar com o pisca ligado durante uma ultrapassagem, porque pode p.e. levar em erro outros condutores.

                          Em alguns países é até considerado C.O. circular atrás de outro carro com pisca ligado, que é mais ou menos a mesma coisa que mandar máximos.
                          A Alemanha é um deles. Lá, usar o pisca esquerdo na via da esquerda ou dar máximos na auto-estrada é considerado condução agressiva, por estarmos a pressionar o outro condutor. Se não esperarmos pelo outro condutor, com a distância de segurança correcta, podemos levar multas muito pesadas e ter problemas com a carta. E bem!

                          Comentário


                            #43
                            E os camioes que nao usam piscas nas ultrapassagens ?
                            Ainda a pouco tempo,sabem aquela ic que vai dar a A29?
                            vi um a 120

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por terrorjj Ver Post
                              Deve ligar o pisca quando inicia a ultrapassagem e mantê-lo ligado enquanto a efectua.
                              E se a AE tiver mais vias à esquerda, induz em erro quem vem atrás.

                              O que o Vanquish postou é inequívoco...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                Como tenho um Clio 1.2 este tópico não faz sentido para mim
                                Não me digas que nem um Panda 750 consegues ultrapassar

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                  E se a AE tiver mais vias à esquerda, induz em erro quem vem atrás.

                                  O que o Vanquish postou é inequívoco...
                                  Isso só para quem reconhece mais faixas além da da esquerda e seguinte.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                    Não me digas que nem um Panda 750 consegues ultrapassar
                                    Não sei, o Panda é muito leve!!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Basicamente sim. Aliás, realcei o iniciar e concluir nos excertos do CE e do RST por isso mesmo.
                                      Não existe manobra nenhuma no código chamada "iniciar ultrapassagem". Existe sim efectuar uma ultrapassagem. Logo, no código quando diz para manter o pisca durante a manobra é durante a ultrapassagem. Não há nenhum artigo no código correspondente ao inico de uma manobra, é sempre relativo a toda a manobra! Nem faz sentido pensar de outra forma!

                                      Mas nem é preciso estar com estas conversas, é mais seguro deixar o pisca, pois a nossa manobra é mais facilmente reconhecida. E não é preciso fazer nenhum esforço extra para manter o pisca, logo para quê desliga-lo?
                                      Quando retornarmos a nossa via, pisca para a direita para informar o carro ao lado que vamos passar para a faixa onde ele está a circular, e informar quem esteja atrás de nós que terminamos a ultrapassagem.

                                      Vale a pena relembrar que é suposto circular o mais a direita possível, logo as faixas da esquerda deveriam ser apenas para ultrapassagens. Eu chego ao ridículo de passar à frente de pessoal que vai pela esquerda, porque se recusa (deve ser a religião) a por-se na direita, mesmo indo a baixa velocidade (80-90). E digo passar a frente e não ultrapassar, pois apenas me limito a ir pela faixa mais a direita, sem efectuar qualquer mudança de faixa.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Kriptonis Ver Post
                                        Não existe manobra nenhuma no código chamada "iniciar ultrapassagem". Existe sim efectuar uma ultrapassagem. Logo, no código quando diz para manter o pisca durante a manobra é durante a ultrapassagem. Não há nenhum artigo no código correspondente ao inico de uma manobra, é sempre relativo a toda a manobra! Nem faz sentido pensar de outra forma!

                                        Mas nem é preciso estar com estas conversas, é mais seguro deixar o pisca, pois a nossa manobra é mais facilmente reconhecida. E não é preciso fazer nenhum esforço extra para manter o pisca, logo para quê desliga-lo?
                                        Quando retornarmos a nossa via, pisca para a direita para informar o carro ao lado que vamos passar para a faixa onde ele está a circular, e informar quem esteja atrás de nós que terminamos a ultrapassagem.

                                        Vale a pena relembrar que é suposto circular o mais a direita possível, logo as faixas da esquerda deveriam ser apenas para ultrapassagens. Eu chego ao ridículo de passar à frente de pessoal que vai pela esquerda, porque se recusa (deve ser a religião) a por-se na direita, mesmo indo a baixa velocidade (80-90). E digo passar a frente e não ultrapassar, pois apenas me limito a ir pela faixa mais a direita, sem efectuar qualquer mudança de faixa.
                                        Curioso, eu pensava que por exemplo "inciar" a marcha era uma manobra. Afinal é toda a marcha que é a manobra. Pelos vistos quando saio de um estacionamento e inicio a marcha, devo ficar com o pisca feito todo o meu percurso

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Kriptonis Ver Post
                                          Não existe manobra nenhuma no código chamada "iniciar ultrapassagem". Existe sim efectuar uma ultrapassagem. Logo, no código quando diz para manter o pisca durante a manobra é durante a ultrapassagem. Não há nenhum artigo no código correspondente ao inico de uma manobra, é sempre relativo a toda a manobra! Nem faz sentido pensar de outra forma!

                                          Mas nem é preciso estar com estas conversas, é mais seguro deixar o pisca, pois a nossa manobra é mais facilmente reconhecida. E não é preciso fazer nenhum esforço extra para manter o pisca, logo para quê desliga-lo?
                                          Quando retornarmos a nossa via, pisca para a direita para informar o carro ao lado que vamos passar para a faixa* onde ele está a circular, e informar quem esteja atrás de nós que terminamos a ultrapassagem.

                                          Vale a pena relembrar que é suposto circular o mais a direita possível, logo as faixas* da esquerda deveriam ser apenas para ultrapassagens. Eu chego ao ridículo de passar à frente de pessoal que vai pela esquerda, porque se recusa (deve ser a religião) a por-se na direita, mesmo indo a baixa velocidade (80-90). E digo passar a frente e não ultrapassar, pois apenas me limito a ir pela faixa* mais a direita, sem efectuar qualquer mudança de faixa*.
                                          Ninguem falou em manobra "iniciar ultrapassagem", a não ser tu...

                                          Falei sim em iniciar ou concluir uma manobra de ultrapassagem...

                                          O Português é claro como água, é só querer perceber....

                                          E já agora, gostava que me explicasses a vantagem de fazer, por exemplo, a A5 com trânsito intenso, sempre na via da esquerda em ultrapassagem com o pisca da esquerda ligado...

                                          * Se quiseres ir pela via do preciosismo, devo-te dizer que faixa só há uma, a de rodagem e abarca toda a zona de circulação asfaltada. O que deves querer dizer são vias de trânsito (ou de circulação).

                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Numa faixa de rodagem com múltiplas vias de circulação no mesmo sentido o que se sinaliza é a manobra de mudança de via de circulação. Após fazeres pisca para a esquerda e estares perfeitamente integrado na via da esquerda, podes desligar o pisca, devendo voltar a fazê-lo para retomar a via da direita.

                                          É óbvio que não vem mal ao mundo por manteres o pisca da esquerda ligado enquanto circulas pela via da esquerda, mas é perfeitamente redundante.
                                          Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                          Pelo que pesquisei na "lei", a resposta à 1ª questão seria:
                                          Fazer pisca para a esquerda e mantê-lo durante toda a ultrapassagem.


                                          Código da Estrada (CE), Secção II
                                          Artigo 21º
                                          Sinalização de manobras
                                          1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
                                          2 - O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
                                          3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
                                          Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                          Pelo que pesquisei na "lei", a resposta à 2ª questão seria:
                                          Fazer pisca para a direita no final da ultrapassagem.

                                          Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST), Capítulo VII
                                          Artigo 105.º
                                          Modo de sinalizar
                                          1 - O condutor que pretenda reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar ou concluir uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção, utilizando a luz de mudança de direcção prevista na alínea d) do n.º 1 do artigo 60.º do Código da Estrada.
                                          Não, o que a Lei diz é que o sinal deve manter-se enquanto executas a manobra de mudança de via de trânsito para iniciar ou concluir uma ultrapassagem.
                                          Editado pela última vez por Vanquish; 17 May 2010, 19:01.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                            à noite e ao ultrapassar, além de abrir sinal, dou um toque de máximos também.. É bastante rápido e não chega a encadear sequer.. Fazem-me o mesmo a maior parte das vezes por sinal, e acho que é mais seguro..
                                            Secalhar vou-te enviar a minha matricula por PM, a mim incomoda-me bastante.

                                            A nossa liberdade termina quando começa a dos outros...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Penso que clicar para a esquerda ou direita,na manete do pisca,nao custa nada,é pesada a manete? Porque é que as pessoas nao dao pisca? Sobretudo a noite?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                Como tenho um Clio 1.2 este tópico não faz sentido para mim
                                                Nao consegues ultrapassar ? com jeitinho e com enorme força de vontade consegues

                                                No meu fiesta de 94 nao conheco faixas da direita

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                  Quando andava a tirar o código, o que me disseram foi que, fazer uma ultrapassagem implica sempre regressar à via onde me encontrava, e como tal, só necessitava de efectuar a sinalização no início da ultrapassagem, mantê-la durante a manobra e quando regressasse à via onde circulava, só tinha de desligar a sinalização...

                                                  Em AE geralmente sinalizo o regresso à via onde circulava... Mas em cidade e nacionais, quando tenho de ultrapassar outros carros ou obstáculos (carros em segunda fila, por exemplo), só uso a sinalização de início de manobra.
                                                  Com essa frase reforço a minha teoria no tópico dos condutores na faixa do meio, em que se passar pela direita sem nunca mudar de faixa, não é uma ultrapassagem

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                    Foi precisamente para estas situações (sinalização de mudança de faixa) que inventaram os piscas rápidos. Um toque e já está.
                                                    exacto, vinha aqui dizer isso.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                                                      É óbvio que não vem mal ao mundo por manteres o pisca da esquerda ligado enquanto circulas pela via da esquerda, mas é perfeitamente redundante.
                                                      Não vem mal ao mundo, depende... Ainda no Domingo vim vários kms à noite na A1 na faixa da esquerda atrás de um SUV (o trânsito estava algo compacto e à velocidade que vinhamos nem valia a pena ir para o meio), e como este tipo de carros tem as luzes num plano mais elevado que o normal, já vinha a dar em doido com o pisca do gajo, se de dia não faz diferença, à noite numa AE escura ir vários minutos a levar com aquela luz amarela a piscar à altura dos nossos olhos é bastante aborrecido. Não descansei enquanto não o deixei para trás.

                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      Numa AE com 3 faixas deves desligar porque se passas para a do meio e continuas com o pisca ligado quem vai na faixa mais á direita fica sem saber se queres ir para lá ou se te vais manter no meio.
                                                      Era bom que os condutores de pesados aprendessem isto, pois têm o hábito de manter o pisca da esquerda ligado enquanto ultrapassam pelo meio, mesmo sabendo que eles não podem circular na faixa da esquerda há sempre a tendência para ficarmos na dúvida se ele vai mudar de faixa ou não.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X