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Piscas na ultrapassagem
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostÉ necessário ligar o pisca apenas para mudar de vias. É redundante ficar com o pisca ligado durante uma ultrapassagem, porque pode p.e. levar em erro outros condutores.
Em alguns países é até considerado C.O. circular atrás de outro carro com pisca ligado, que é mais ou menos a mesma coisa que mandar máximos.
Relativamente ao ultimo paragrafo é..igualzinho
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Originalmente Colocado por astramaster Ver PostVejamos a seguinte situação como exemplo:
Vou numa AE, numa faixa com duas vias. Estou na via da direita e tenho 10 carros à minha frente. Vou iniciar uma ultrapassagem a esses mesmos 10 carros. Para iniciar a ultrapassagem, faço pisca para a esquerda e passo para a via da esquerda.
Questões:
- Enquanto vou na via da esquerda a ultrapassar, mantenho ou não o pisca da esquerda ligado?
- Quando termino a ultrapassagem, e antes de passar para a via da direita, faço pisca da direita, ou simplesmente desligo o da esquerda?
- Simplesmente desligas.
Foi assim que me ensinaram na escola...
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Independentemente de manterem o pisca sempre ligado ou apenas sinalizarem a mudança de faixa, o importante é que utilizem o pisca e sinalizem as manobras, seja ultrapassagem ou outras.
Tanto acidente se poderia evitar com um simples pisca...
Já agora, dyogocardoso, o facto de te terem ensinado assim na escola não significa que entretanto não tenha alterado.
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[QUOTE=Real;1063544350] Quando andava a tirar o código, o que me disseram foi que, fazer uma ultrapassagem implica sempre regressar à via onde me encontrava, e como tal, só necessitava de efectuar a sinalização no início da ultrapassagem, mantê-la durante a manobra e quando regressasse à via onde circulava, só tinha de desligar a sinalização...[QUOTE]
Devemos ter andado na mesma escola.
Só faço pisca para concluir a ultrapassagem no caso de estar a ultrapassar mais que um carro e não consiga ultrapassa-los todos na mesma manobra, não vá o tipo que ultrapassei lembra-se de acelarar e encostar-se ao veiculo da frente e eu fico sem espaço para em meter, porque distância de segurança nas nossas estradas é mentira...
Duas situações que me aborrecem nas ultrapasagens:
- A malta que em vez de abrir o pisca (ou faz psica mas também) gosta de sinalizar com máximos que vai iniciar a utrapassagem.
Esses levam com os máximo a seguir uns bons metros para ver se gostam...
- E a malta que antes de ultrapassar gosta de se colar uns bons metros (kms até) à traseira de uma gajo. Esse levam com uns borrifos do limpa para brisas. É remédio santo.Editado pela última vez por Zenite; 13 May 2010, 11:47.
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Originalmente Colocado por Zenite Ver Post(...)
Só faço pisca para concluir a ultrapassagem no caso de estar a ultrapassar mais que um carro e não consiga ultrapassa-los todos na mesma manobra, não vá o tipo que ultrapassei lembra-se de acelarar e encostar-se ao veiculo da frente e eu fico sem espaço para em meter, porque distância de segurança nas nossas estradas é mentira...
Se me recordo(foi ha mts anos e sim deveria fazer uma revisao) e esperando n estar a dizer barbaridade, o codigo proibe a ultrapassagem de mais de um veiculo de cada vez(confirmam?).
Duas situações que me aborrecem nas ultrapasagens:
- A malta que em vez de abrir o pisca (ou faz psica mas também) gosta de sinalizar com máximos que vai iniciar a utrapassagem.
Esses levam com os máximo a seguir uns bons metros para ver se gostam...
À noite concordo, incomoda-o pisca é suficiente. Ja de dia precaver a segurança do veiculo ultrapassado e a do q ultrapassa com um toque de maximos n sei como te aborrece-por vezes é benefico para os mais distraidos.
- E a malta que antes de ultrapassar gosta de se colar uns bons metros (kms até) à traseira de uma gajo. Esse levam com uns borrifos do limpa para brisas. É remédio santo.
Relativamente a esta situaçao torna-se por vezes tanto intimidatorio como provocador, mas n menos q "buzinadelas" e sinais de luzes. No entanto conduzir n é so olhar em frente, ha q antecipar a conduçao dos outros e precaver a nossa segurança e a dos demais condutores.
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Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post- Sim
- Simplesmente desligas.
Foi assim que me ensinaram na escola...
Para o pessoal que dispensa o pisca direito para voltar à direita, queria fazer notar o seguinte:
a) Se vão na esquerda com vários carros à direita, convém lembrarem-se de que os outros não adivinham se querem voltar à direita ou se querem acelerar mais um pouco e continuar a ultrapassagem;
b) ajuda a dissuadir os apressados que não podem esperar que nós terminemos a ultrapassagem em segurança e tentam ultrapassar pela direita a rasar os demais veículos;
c) caso esteja alguém numa entrada, ajuda esse alguém a perceber que vocês vão voltar para a via da direita e não vão continuar na esquerda, pelo que não vão ter espaço para entrar;
d) estas premissas aplicam-se em todas as vias com mais de um sentido, tipo 2ª circular, VCI, etc.;
e) o código, como já foi dito aqui, obriga a sinalizar o início da ultrapassagem e o regresso à via da direita. E também não diz que o pisca tem que durar toda a ultrapassagem, pois a manobra a sinalizar é o início da ultrapassagem e não a ultrapassagem toda.
Artigo 21.o
Sinalização de manobras
1—Quando o condutor pretender reduzir a velocidade,
parar, estacionar, mudar de direcção ou de via
de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido
de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência
a sua intenção.
2—O sinal deve manter-se enquanto se efectua a
manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
3—Quem infringir o disposto nos números anteriores
é sancionado com coima de E 60 a E 300.
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Como disse algures acima, mais uma vez penso tratar-se de subjectiva interpretaçao da lei e/ou ma formulaçao/redacçao da mesma.
Nao sei se isto está escrito(alem do limite minimo de circulaçao de 50km/h) acerca da conduçao em AE, mas pelo menos nalgumas existem paineis informativos(ou obrigatorios?) acerca dos limites referencia/impostos? que sao de 50km/h na faixa mais à direita, de 70-90km/h na faixa central e de 90-120km/h na mais à esquerda(isto em AE de 3 faixas para cada sentido). Partindo destes valores de referencia(q sao validos) ha q distinguir uma mudança de direçao p. ex. da faixa central para a da esquerda, pelo motivo de q o carro imediatamente à nossa frente na faixa central circula a 80km/h e nos queremos circular a 120km/h-aqui faz-se pisca à esquerda para mudar de faixa e desliga-se assim q circulemos na faixa pretendida, duma ultrapassagem p. ex. estando "embalados" a 90km/h o carro imediatamente à nossa frente circulando a 80km/h impede-nos de prosseguir na nossa velocidade de 90km/h-aqui faz-se pisca à esquerda, mantem-se o pisca, e de seguida pisca à direita para voltarmos à faixa central e prosseguir a 90km/h, ja que a esta velocidade é desaconselhado circular na faixa mais rapida, "guardada", eticamente diria, para veiculos q circulem entre os 90km/h e os 120km/h.
Ja numa estrada nacional p. ex. , o pisca(à esquerda) é necessario para o inicio da ultrapassagem(para o veiculo à nossa frente tomar precauçoes-desacelerar e até, por cortesia, chegar-se ligeiramente à direita), para a ultrapassagem propriamente dita(o pisca à esquerda serve nesta fase para advertir o(s) veiculo(s) em sentido contrario do perigo) e seguidamente o pisca à direita para acautelar a nossa reinserçao na faixa.
Esta é a minha interpretaçao da lei e conduta pela qual me tenho regido ha muitos anos.
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Originalmente Colocado por erc Ver PostComentarios dentro do quote.
Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostA A1 em Alverca, às 9h da manhã, pareceria uma árvore de Natal...
Para o pessoal que dispensa o pisca direito para voltar à direita, queria fazer notar o seguinte:
a) Se vão na esquerda com vários carros à direita, convém lembrarem-se de que os outros não adivinham se querem voltar à direita ou se querem acelerar mais um pouco e continuar a ultrapassagem;
b) ajuda a dissuadir os apressados que não podem esperar que nós terminemos a ultrapassagem em segurança e tentam ultrapassar pela direita a rasar os demais veículos;
c) caso esteja alguém numa entrada, ajuda esse alguém a perceber que vocês vão voltar para a via da direita e não vão continuar na esquerda, pelo que não vão ter espaço para entrar;
d) estas premissas aplicam-se em todas as vias com mais de um sentido, tipo 2ª circular, VCI, etc.;
e) o código, como já foi dito aqui, obriga a sinalizar o início da ultrapassagem e o regresso à via da direita. E também não diz que o pisca tem que durar toda a ultrapassagem, pois a manobra a sinalizar é o início da ultrapassagem e não a ultrapassagem toda.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostÉ necessário ligar o pisca apenas para mudar de vias. É redundante ficar com o pisca ligado durante uma ultrapassagem, porque pode p.e. levar em erro outros condutores.
Em alguns países é até considerado C.O. circular atrás de outro carro com pisca ligado, que é mais ou menos a mesma coisa que mandar máximos.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostBasicamente sim. Aliás, realcei o iniciar e concluir nos excertos do CE e do RST por isso mesmo.
Mas nem é preciso estar com estas conversas, é mais seguro deixar o pisca, pois a nossa manobra é mais facilmente reconhecida. E não é preciso fazer nenhum esforço extra para manter o pisca, logo para quê desliga-lo?
Quando retornarmos a nossa via, pisca para a direita para informar o carro ao lado que vamos passar para a faixa onde ele está a circular, e informar quem esteja atrás de nós que terminamos a ultrapassagem.
Vale a pena relembrar que é suposto circular o mais a direita possível, logo as faixas da esquerda deveriam ser apenas para ultrapassagens. Eu chego ao ridículo de passar à frente de pessoal que vai pela esquerda, porque se recusa (deve ser a religião) a por-se na direita, mesmo indo a baixa velocidade (80-90). E digo passar a frente e não ultrapassar, pois apenas me limito a ir pela faixa mais a direita, sem efectuar qualquer mudança de faixa.
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Originalmente Colocado por Kriptonis Ver PostNão existe manobra nenhuma no código chamada "iniciar ultrapassagem". Existe sim efectuar uma ultrapassagem. Logo, no código quando diz para manter o pisca durante a manobra é durante a ultrapassagem. Não há nenhum artigo no código correspondente ao inico de uma manobra, é sempre relativo a toda a manobra! Nem faz sentido pensar de outra forma!
Mas nem é preciso estar com estas conversas, é mais seguro deixar o pisca, pois a nossa manobra é mais facilmente reconhecida. E não é preciso fazer nenhum esforço extra para manter o pisca, logo para quê desliga-lo?
Quando retornarmos a nossa via, pisca para a direita para informar o carro ao lado que vamos passar para a faixa onde ele está a circular, e informar quem esteja atrás de nós que terminamos a ultrapassagem.
Vale a pena relembrar que é suposto circular o mais a direita possível, logo as faixas da esquerda deveriam ser apenas para ultrapassagens. Eu chego ao ridículo de passar à frente de pessoal que vai pela esquerda, porque se recusa (deve ser a religião) a por-se na direita, mesmo indo a baixa velocidade (80-90). E digo passar a frente e não ultrapassar, pois apenas me limito a ir pela faixa mais a direita, sem efectuar qualquer mudança de faixa.
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Originalmente Colocado por Kriptonis Ver PostNão existe manobra nenhuma no código chamada "iniciar ultrapassagem". Existe sim efectuar uma ultrapassagem. Logo, no código quando diz para manter o pisca durante a manobra é durante a ultrapassagem. Não há nenhum artigo no código correspondente ao inico de uma manobra, é sempre relativo a toda a manobra! Nem faz sentido pensar de outra forma!
Mas nem é preciso estar com estas conversas, é mais seguro deixar o pisca, pois a nossa manobra é mais facilmente reconhecida. E não é preciso fazer nenhum esforço extra para manter o pisca, logo para quê desliga-lo?
Quando retornarmos a nossa via, pisca para a direita para informar o carro ao lado que vamos passar para a faixa* onde ele está a circular, e informar quem esteja atrás de nós que terminamos a ultrapassagem.
Vale a pena relembrar que é suposto circular o mais a direita possível, logo as faixas* da esquerda deveriam ser apenas para ultrapassagens. Eu chego ao ridículo de passar à frente de pessoal que vai pela esquerda, porque se recusa (deve ser a religião) a por-se na direita, mesmo indo a baixa velocidade (80-90). E digo passar a frente e não ultrapassar, pois apenas me limito a ir pela faixa* mais a direita, sem efectuar qualquer mudança de faixa*.
Falei sim em iniciar ou concluir uma manobra de ultrapassagem...
O Português é claro como água, é só querer perceber....
E já agora, gostava que me explicasses a vantagem de fazer, por exemplo, a A5 com trânsito intenso, sempre na via da esquerda em ultrapassagem com o pisca da esquerda ligado...
* Se quiseres ir pela via do preciosismo, devo-te dizer que faixa só há uma, a de rodagem e abarca toda a zona de circulação asfaltada. O que deves querer dizer são vias de trânsito (ou de circulação).
Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostNuma faixa de rodagem com múltiplas vias de circulação no mesmo sentido o que se sinaliza é a manobra de mudança de via de circulação. Após fazeres pisca para a esquerda e estares perfeitamente integrado na via da esquerda, podes desligar o pisca, devendo voltar a fazê-lo para retomar a via da direita.
É óbvio que não vem mal ao mundo por manteres o pisca da esquerda ligado enquanto circulas pela via da esquerda, mas é perfeitamente redundante.Originalmente Colocado por astramaster Ver PostPelo que pesquisei na "lei", a resposta à 1ª questão seria:
Fazer pisca para a esquerda e mantê-lo durante toda a ultrapassagem.
Código da Estrada (CE), Secção II
Artigo 21º
Sinalização de manobras
1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
2 - O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.Originalmente Colocado por astramaster Ver PostPelo que pesquisei na "lei", a resposta à 2ª questão seria:
Fazer pisca para a direita no final da ultrapassagem.
Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST), Capítulo VII
Artigo 105.º
Modo de sinalizar
1 - O condutor que pretenda reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar ou concluir uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção, utilizando a luz de mudança de direcção prevista na alínea d) do n.º 1 do artigo 60.º do Código da Estrada.Editado pela última vez por Vanquish; 17 May 2010, 19:01.
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Postà noite e ao ultrapassar, além de abrir sinal, dou um toque de máximos também.. É bastante rápido e não chega a encadear sequer.. Fazem-me o mesmo a maior parte das vezes por sinal, e acho que é mais seguro..
A nossa liberdade termina quando começa a dos outros...
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Originalmente Colocado por Real Ver PostQuando andava a tirar o código, o que me disseram foi que, fazer uma ultrapassagem implica sempre regressar à via onde me encontrava, e como tal, só necessitava de efectuar a sinalização no início da ultrapassagem, mantê-la durante a manobra e quando regressasse à via onde circulava, só tinha de desligar a sinalização...
Em AE geralmente sinalizo o regresso à via onde circulava... Mas em cidade e nacionais, quando tenho de ultrapassar outros carros ou obstáculos (carros em segunda fila, por exemplo), só uso a sinalização de início de manobra.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
É óbvio que não vem mal ao mundo por manteres o pisca da esquerda ligado enquanto circulas pela via da esquerda, mas é perfeitamente redundante.
Originalmente Colocado por dysplay21 Ver PostNuma AE com 3 faixas deves desligar porque se passas para a do meio e continuas com o pisca ligado quem vai na faixa mais á direita fica sem saber se queres ir para lá ou se te vais manter no meio.
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