Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Na Estrada a cheirar o cú!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Não é descer ao nível dele.. É fazê-lo aprender. Se for em marcha de urgência sou o primeiro a deixar passar. Agora ir a esgalhar porque sim e ainda apertar comigo não aceito.
    Para ensinar temos formadores e professores e para repreender (que foi o caso) temos a BT

    Se apertar (mesmo) comigo, mantenho a velocidade e digolhe encarecidamente para passar por cima.

    Agora se me fizerem cortes de luzes lá de trás e eu tiver oportunidade de me chegar para a direita (que não era o caso), chego-me e deixo passar.

    Sempre ouvi dizer que amigo não empata amigo.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
      Não é descer ao nível dele.. É fazê-lo aprender. Se for em marcha de urgência sou o primeiro a deixar passar. Agora ir a esgalhar porque sim e ainda apertar comigo não aceito.
      É descer sim. Fazer valer a tua posição é seres impassível, manteres a verlocidade e terminares a tua manobra. Não tens que acelerar, mas muito menos tens que diminuir a velocidade. Se ele está com pressa, ele que espere, saísse mais cedo de casa.

      Comentário


        Ainda este FDS perto de Sesimbra um rapazito no seu Corsa B 1.0 resolveu cheirar-me o cú.

        Teve azar porque ia atrás dum colega, ambos a efectuar-mos uma condução calma, e assim continuou até ao destino.

        O gajo encostava-se tanto que deixava de lhe ver os faróis...

        O que é certo é que depois apanhámos uma via com duas faixas e ele cagou-se todo para nos ultrapassar aos 2 e mais 3 ou 4 carros que seguiam à nossa frente.

        Depois continuou a fazer o mesmo ao gajo que ficou na frente dele.

        Eu "adoro" os street-racers mas especialmente os street-racers com estes maquinões!

        PS - não é nenhum descrédito para quem tem carros fracos visto que até eu tenho um Saxito.

        Comentário


          Li aqui comentários interessantes... que retratam quase todas as situações com que nos deparamos e nos acontecem de vez em quando.


          P: Mas o que se retira desta discussão?

          R: Os comportamentos de provocação (primeiro) e retaliação (segundo) vão continuar a existir.




          Sabem porquê?


          1º O respeito:

          Não existe o devido respeito pela liberdade, pelos direitos e DEVERES, pela integridade física de cada um, pelo indivíduo(s) dentro de cada viatura.

          Em Paris, uma metrópole agitada, vejo meninas (bem giras) a andar de bicicleta pelo meio dos carros sem capacete e os ATÉ OS TROGLODITAS DOS TAXISTAS têm imenso cuidado pois existe um respeito acrescido pela pessoa que vai ali em cima da bicicleta - e claro, sabem que a Lei Francesa não é permissiva sobre atropelamentos!

          Outra coisa curiosa é que nas grandes urbes (Lisboa é uma aldeia) se evita ao máximo as colisões (há quem designe por "acidentes") pois isso gera o caos no trânsito e a polícia nas horas de ponta demora imenso a aparecer - é todo um processo que consome imenso tempo... e dinheiro.


          2º Porque no código diz:

          > DEVE-SE CIRCULAR SEMPRE NA FAIXA MAIS À DIREITA
          Quantas pessoas circulam na faixa da esquerda "esquecidas" de que existem outras pessoas a circular que TÊM O DIREITO de ir mais rápido, ou porque têm pressa, ou porque vão apagar um incêndio, ou simplesmente porque lhes apetece!!!

          Até na Vasco da Gama, em 3 faixas livres encontro sempre algum cromo (homem/mulher) que vai alegremente na faixa da esquerda sem NINGUÉM à direita... a faixa onde eu circulo quase sempre - tende a ser a mais rápida!

          > DEVE-SE ULTRAPASSAR COM RAPIDEZ E REGRESSAR IMEDIAMENTE À FAIXA MAIS À DIREITA

          Quantas pessoas vão no "passeio do Inatel" a ultrapassar a 120Km/h, ou a 140Km/h e não se dignam a acelerar para sair dali para fora?

          Quantas pessoas vão à frente a olhar para o espelho retrovisor interior a balbuciar:
          "passa por cima"
          "espera aí malandro"
          "tou-te a ver"


          3º A inexistência de Fiscalização da regras de circulação:

          A polícia (BT ou seja lá o que for) NÃO DEVERIA servir para REPRESSÃO como alguém escreveu... isto é um equívoco generalizado!!!!

          A polícia de trânsito (BT ou PSP ou blá blá) devia servir simplesmente para aplicar e fazer cumprir o código da estrada!

          E meus amigos... há Países onde se cumpre... ex: Holanda, Suécia, Alemanha, até na vizinha Espanha se cumpre mais do que aqui, apesar da elevada sinistralidade que persiste).


          O problema é que as entidades fiscalizadoras do Trânsito não se preocupam em aplicar o código da estrada, pois recusam um papel pedagócico e respeitável.

          Só lhes interessa infracções fáceis, fáceis de comprovar, rentáveis que representam um importante encaixe financeiro para o Estado e passam 90% do tempo a ser chamadas para acidentes.

          Querem provas disso: viaturas caracterizadas da GNR-BT (ou seja lá como se chama agora) escondidas no meio de arbustos na berma da A8 a um Sábado de manhã sem ninguém na estrada com o radar no tablier... Mas isto é o quê?!?!?!?!?


          4º Hipocrisia
          O ambiente rodoviário que temos interessa a muita gente, muita gente ganha dinheiro tal como está (seguradoras, hospitais, bombeiros, GNR-BT, Estado, reboques, etc. etc. etc.)

          Seria tão fácil apaziguar a selva rodoviária...
          E não teríamos que inventar a roda, bastava ver como os outros fazem desde os anos 60.

          Exemplo:
          Controlar a velocidade média desde a hora de entrada na portagem e a hora de saída na portagem, contabilizando a distância do trajecto.

          Multar severamente quem circula pela esquerda ou PELO MEIO com as faixas à direita totalmente LIVRES e sem margem para dúvidas.

          Multar severamente viaturas em mau estado de conservação/pneus/revisão
          - Exigir a apresentação da última factura de manutenção, para as oficinas no quintal do Sr. José e o Sr. João e o Sr. Vítor declararem o IVA...

          Multar severamente a condução ao telemóvel.

          Multar severamente pneus com desgaste inferior ao limite indicado no pneu.

          5º Péssimo ensino da condução e de educação
          Nem me vou alongar, pois sei como se ensina a conduzir e sei como as pessoas passam no processo de obtenção de licença de condução (carta)... algumas passam milagrosamente e sem a mínima aptidão/destreza para conduzir.

          Se os pilotos de avião tivessem um processo de ensino como o da condução automóvel isto seria bonito...

          Exemplos:

          Uma base de dados com as escolas de condução dos condutores mais acidentados teria efeitos fantásticos!

          Reciclagem do código da estrada de 5 em 5 anos, obrigatórias 4x2h de formação pós-laboral ou 8horas a um Sábado.

          Validade da licença de condução, no máximo de 20 anos.

          Obrigatoriedade de exame médico/psicológico/oftalmológico para obtenção de licença de condução, para além de aprovação nos exames teórico e prático/condução.






          Já que não se consegue mudar a natureza das pessoas, do ser humano, resta-nos os inúmeros Institutos que existem neste País... mas não fazem nada de útil para a sociedade - mas recordo que nós PAGAMOS impostos para eles fazerem alguma coisinha!!!!





          Eu não acendo máximos... eu não crio um conflito... na auto-estrada eu passo pela direita imediamente, assunto arrumado.

          Comentário


            Originalmente Colocado por guguzzz Ver Post
            Li aqui comentários interessantes... que retratam quase todas as situações com que nos deparamos e nos acontecem de vez em quando.



            (1)Quantas pessoas vão no "passeio do Inatel" a ultrapassar a 120Km/h, ou a 140Km/h e não se dignam a acelerar para sair dali para fora?


            (2)A polícia (BT ou seja lá o que for) NÃO DEVERIA servir para REPRESSÃO como alguém escreveu... isto é um equívoco generalizado!!!!

            A polícia de trânsito (BT ou PSP ou blá blá) devia servir simplesmente para aplicar e fazer cumprir o código da estrada!

            (3)Eu não acendo máximos... eu não crio um conflito... na auto-estrada eu passo pela direita imediamente, assunto arrumado.
            Desulpa não citar o post todo mas acho desnecessário para o efeito.



            1 - Não têm que aumentar a velocidade, desde que:
            • vão a ultrapassar,
            • não se tenham atravessado à frente de alguém para o fazer aquando da mudança de faixa
            • Não tenham alternativa numa faixa mais à direita.
            2- Fui eu que escrevi "repressão" e realmente não foi a palavra mais correcta, falemos então em aplicação do CE

            3- Epá até nem estavas a falar muito mal, mas aqui espalhaste-te ao comprido Por causa de um artista destes ia ficando sem mãe, conseguiu encostar a roda de trás a 30 cm da roda da frente de um fiat tempra e o carro fez 6 piões num espaço de 100m. Dá para imaginares as cnsequências de uma inconsciência dessas. Quem ia a conduzir, encontrava-se há cerca de 500m na faixa do meio a ultrapassar a 110 km/h. Imagina um tempra com o banco de trás colado ao da frente para veres a brutalidade do choque

            Comentário


              Originalmente Colocado por guguzzz Ver Post
              Eu não acendo máximos... eu não crio um conflito... na auto-estrada eu passo pela direita imediamente, assunto arrumado.
              Quando deixares de falsos moralismos, vem cá falar outra vez. É que o teu post até estava mais ou menos, mas na última frase estragaste tudo. Ainda te arrogas no direito de acusar a polícia de não cumprir a sua função. Não percebes que o civismo (a tal coisa de que falaste no início do teu tópico mas que entretanto pareces ter esquecido), começa no condutor e não na polícia, ou nas estradas ou no que quer que seja.

              Já agora um pouco off-topic mas que espelha a diferença de mentalidades dos condutores entre diferentes países. Este verão fiz uma road trip pelo UK numa zona que era muito pouco servida de AE (ainda dizem que Portugal precisa de mais estradas...). Fiz cerca de 2000km maioritariamente em EN e estradas locais. Como tinha receio de ser multado cumpria rigorosamente todos os limites de velocidade (ligava o CC quando no limite da estrada em questão). POis bem, em nenhuma das situações fui ultrapassado e não era por falta de espaço, visibilidade, etc. Como ia no limite, ninguém me ultrapassava, colava a mim, fazia sinal de luzes nem coisa que se pareça. Nada. Nem em zonas onde tive de andar a 30kmh (!). Ninguém me ultrapassava. Chegou a haver alturas que fazia parte de filas com uns 20 veículos, todos a andar à velocidade regulamentar, sem fura filas, ultrapassagens arriscadas, absolutamente nada. Na AE, foram as única alturas em que fui ultrapassado e sempre por carros que deveriam ir a pouco mais de 20 km/h a mais da minha velocidade (quem anda na A1 sabe o que é ir a 120 e parecer que vamos a dormir porque os pilotos de f1 tugas todos passam a 160/180/200). Como já tinha tido experiência no UK, foi algo que não me impressinou. Claro que cheguei a POrtugal e já levei com não sei quantos máximos porque o tuga está sempre com pressa. No UK, fiz uma viagem calma durante 2000km. Em portugal, em 600km que já fiz desde então, já me chatiei com uma canbada de bestas tugas que gostam de colar-se, ultrapassar no limite, etc.
              Editado pela última vez por pcg2001; 17 August 2010, 14:56.

              Comentário


                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                Quando deixares de falsos moralismos, vem cá falar outra vez. É que o teu post até estava mais ou menos, mas na última frase estragaste tudo. Ainda te arrogas no direito de acusar a polícia de não cumprir a sua função. Não percebes que o civismo (a tal coisa de que falaste no início do teu tópico mas que entretanto pareces ter esquecido), começa no condutor e não na polícia, ou nas estradas ou no que quer que seja.

                Já agora um pouco off-topic mas que espelha a diferença de mentalidades dos condutores entre diferentes países. Este verão fiz uma road trip pelo UK numa zona que era muito pouco servida de AE (ainda dizem que Portugal precisa de mais estradas...). Fiz cerca de 2000km maioritariamente em EN e estradas locais. Como tinha receio de ser multado cumpria rigorosamente todos os limites de velocidade (ligava o CC quando no limite da estrada em questão). POis bem, em nenhuma das situações fui ultrapassado e não era por falta de espaço, visibilidade, etc. Como ia no limite, ninguém me ultrapassava, colava a mim, fazia sinal de luzes nem coisa que se pareça. Nada. Nem em zonas onde tive de andar a 30kmh (!). Ninguém me ultrapassava. Chegou a haver alturas que fazia parte de filas com uns 20 veículos, todos a andar à velocidade regulamentar, sem fura filas, ultrapassagens arriscadas, absolutamente nada. Na AE, foram as única alturas em que fui ultrapassado e sempre por carros que deveriam ir a pouco mais de 20 km/h a mais da minha velocidade (quem anda na A1 sabe o que é ir a 120 e parecer que vamos a dormir porque os pilotos de f1 tugas todos passam a 160/180/200). Como já tinha tido experiência no UK, foi algo que não me impressinou. Claro que cheguei a POrtugal e já levei com não sei quantos máximos porque o tuga está sempre com pressa. No UK, fiz uma viagem calma durante 2000km. Em portugal, em 600km que já fiz desde então, já me chatiei com uma canbada de bestas tugas que gostam de colar-se, ultrapassar no limite, etc.
                Ui...estás a generalizar um pouco

                Se fosses para AEs e nacionais perto de grandes centros urbanos, como Londres ou Manchester, não sei se a calmaria seria tanta.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Ui...estás a generalizar um pouco

                  Se fosses para AEs e nacionais perto de grandes centros urbanos, como Londres ou Manchester, não sei se a calmaria seria tanta.
                  Sim eu sei que junto aos grandes centros as pessoas não são tão calmas (morei em Londres e Manchester durante 4 anos....) No entanto, mesmo nessas zonas, não se vê a rebaldaria que se vê em Portugal. Já fiz várias road trips em diversos paises europeus e apenas vi comportamento pior em Itália e sensivelmente comparável (mas melhor) em Espanha. Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suiça, Inglaterra, todos eles estão a anos luz dos Portugueses. Podem andar depressa, mas não chateiam. Andei nas AE alemãs a andar bem depressa e nunca, mas nunca, tive ninguém colado a mim ou a fazer sinais de luzes. Se calhar tive sorte, mas foi essa a minha experiência.
                  Já agora, ontem vinha na A1 sentido Lisboa-Porto e na zona em obras depois de Aveiro a velocidade está limitada a 80. Meti o CC nos 80 e lá fui eu. Era ver o tuga a passar a espanar, o emigrante a espanar (curioso que nos países de acolhimento não fazem eles isso...), o camião e autocarro em excesso de velocidade, ultrapassar com traço contínuo (julgo que agora é moda cá por Portugal) era lindo de se ver. Era o único (otário) a cumprir os limites de velocidade impostos naquela zona.
                  Editado pela última vez por pcg2001; 17 August 2010, 17:46.

                  Comentário


                    O que é verdade é que andamos cansados das limitações! Passamos a vida limitados e quando encontramos uma oportunidade de ultrapassar o limite, estamos lá

                    Não sou grande conhecedor da Europa, mas no que se refere à Espanha, não são propriamente respeitadores dos limites

                    Comentário


                      Não sei se já foi referido, mas um "truque" que eu uso, é limpar os vidros, tanto o da frente como o de trás.

                      Normalmente afastam-se.

                      Comentário


                        Ainda ontem fiz a A1 quase toda na Faixa da Direita a 110km\h e foi uma viagem tranquila, ao contrário de quem me ultrapassava pela esquerda com a pressa de chegar ao Algarve o mais rapidamente possivel. Claro que depois estavam parados na saída para Santarém...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                          Quando deixares de falsos moralismos, vem cá falar outra vez. É que o teu post até estava mais ou menos, mas na última frase estragaste tudo. Ainda te arrogas no direito de acusar a polícia de não cumprir a sua função. Não percebes que o civismo (a tal coisa de que falaste no início do teu tópico mas que entretanto pareces ter esquecido), começa no condutor e não na polícia, ou nas estradas ou no que quer que seja.

                          Já agora um pouco off-topic mas que espelha a diferença de mentalidades dos condutores entre diferentes países. Este verão fiz uma road trip pelo UK numa zona que era muito pouco servida de AE (ainda dizem que Portugal precisa de mais estradas...). Fiz cerca de 2000km maioritariamente em EN e estradas locais. Como tinha receio de ser multado cumpria rigorosamente todos os limites de velocidade (ligava o CC quando no limite da estrada em questão). POis bem, em nenhuma das situações fui ultrapassado e não era por falta de espaço, visibilidade, etc. Como ia no limite, ninguém me ultrapassava, colava a mim, fazia sinal de luzes nem coisa que se pareça. Nada. Nem em zonas onde tive de andar a 30kmh (!). Ninguém me ultrapassava. Chegou a haver alturas que fazia parte de filas com uns 20 veículos, todos a andar à velocidade regulamentar, sem fura filas, ultrapassagens arriscadas, absolutamente nada. Na AE, foram as única alturas em que fui ultrapassado e sempre por carros que deveriam ir a pouco mais de 20 km/h a mais da minha velocidade (quem anda na A1 sabe o que é ir a 120 e parecer que vamos a dormir porque os pilotos de f1 tugas todos passam a 160/180/200). Como já tinha tido experiência no UK, foi algo que não me impressinou. Claro que cheguei a POrtugal e já levei com não sei quantos máximos porque o tuga está sempre com pressa. No UK, fiz uma viagem calma durante 2000km. Em portugal, em 600km que já fiz desde então, já me chatiei com uma canbada de bestas tugas que gostam de colar-se, ultrapassar no limite, etc.

                          eu moro em inglaterra e não me revejo muito no teu relato. Eles tendem a ser mais cumpridores, mas porque há mais speed cameras também. Fora disso, já vi muita gente a dar brita em autoestrada e nacionais.
                          Há algumas diferenças nos níveis de agressividade na condução, mas não muita. EM contrapartida considero os condutores de cá mais azelhas. É muito comum ver malta que não sabe olhar para os espelhos, parecendo que vão alheados do mundo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                            Sim eu sei que junto aos grandes centros as pessoas não são tão calmas (morei em Londres e Manchester durante 4 anos....) No entanto, mesmo nessas zonas, não se vê a rebaldaria que se vê em Portugal. Já fiz várias road trips em diversos paises europeus e apenas vi comportamento pior em Itália e sensivelmente comparável (mas melhor) em Espanha. Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suiça, Inglaterra, todos eles estão a anos luz dos Portugueses. Podem andar depressa, mas não chateiam. Andei nas AE alemãs a andar bem depressa e nunca, mas nunca, tive ninguém colado a mim ou a fazer sinais de luzes. Se calhar tive sorte, mas foi essa a minha experiência.
                            Já agora, ontem vinha na A1 sentido Lisboa-Porto e na zona em obras depois de Aveiro a velocidade está limitada a 80. Meti o CC nos 80 e lá fui eu. Era ver o tuga a passar a espanar, o emigrante a espanar (curioso que nos países de acolhimento não fazem eles isso...), o camião e autocarro em excesso de velocidade, ultrapassar com traço contínuo (julgo que agora é moda cá por Portugal) era lindo de se ver. Era o único (otário) a cumprir os limites de velocidade impostos naquela zona.
                            Por teres andado em lugares calmos é que não viste nada. Por dia sem exagero vejo sempre 1 ou 2 artistas a comerem vermelhos. Nas nacionais que uso para ir para o meio do monte já me vi picado por alguns artistas. Os limites nas aldeias ainda vão sendo cumpridos pela existência de câmaras e/ou pelas constrições da via.

                            Quanto às AE aqui para o sul é difícil/arriscado dar mais de 160Km/h (excepto de madrugada) porque o trânsito é elevado e estas abébias não sabem encostar-se ao lado esquerdo (conseguem ser muito piores que os portugueses neste aspecto e com gosto para deixarem muitas vezes a mão completamente livre).

                            Comentário


                              Algumas coisas que me chamaram à atenção:
                              Originalmente Colocado por guguzzz Ver Post
                              > DEVE-SE CIRCULAR SEMPRE NA FAIXA MAIS À DIREITA
                              Quantas pessoas circulam na faixa da esquerda "esquecidas" de que existem outras pessoas a circular que TÊM O DIREITO de ir mais rápido, ou porque têm pressa, ou porque vão apagar um incêndio, ou simplesmente porque lhes apetece!!!
                              Mas não têm o direito de violar o código da estrada!

                              Originalmente Colocado por guguzzz Ver Post
                              > DEVE-SE ULTRAPASSAR COM RAPIDEZ E REGRESSAR IMEDIAMENTE À FAIXA MAIS À DIREITA

                              Quantas pessoas vão no "passeio do Inatel" a ultrapassar a 120Km/h, ou a 140Km/h e não se dignam a acelerar para sair dali para fora?
                              Vão a 120-140km/h e ainda queres que acelerem dali para fora?!! Se já vão a exceder o limite de velocidade permitido no Código da Estrada não há nenhuma urgência em sair dali uma vez que não deveria haver ninguem a alcançá-las, certo?! Se todos circularem à mesma velocidade, neste caso no limite de velocidade permitido na AE, ninguém apanha ninguém, ninguém ultrapassa ninguém, e há mais segurança para todos!
                              Os tais que "lhes apetece andar mais depressa", deveriam ficar sem carta para ver se ficam mais calminhos. Velocidades acima da lei é no autódromo!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                                Algumas coisas que me chamaram à atenção:

                                Mas não têm o direito de violar o código da estrada!
                                Então e o "esquecido" a 120 na via da esquerda tem esse direito?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  Então e o "esquecido" a 120 na via da esquerda tem esse direito?
                                  Quem disse que tinha? O código da estrada diz que após a ultrapassagem devem regressar à faixa mais à direita mas não precisam de "acelerar para rapidamente sairem dali para fora" como disse o user guguzzz.
                                  Devem sair da faixa da esquerda pelo facto de poderem haver outras viaturas a circular na faixa da direita que precisam também de ultrapassar terceiros mais lentos (e porque o CE assim o regula), e não porque um aceleradinho qualquer pode vir lá ao fundo a querer uma faixa só para ele circular a 180!
                                  Editado pela última vez por sealight; 17 August 2010, 23:10.

                                  Comentário


                                    guguzz tenho de discordar contigo pelo menos no ponto 1..e passo ja a explicar porque

                                    das duas uma, ou os franceses nao sabem mesmo conduzir ou entao vêm para ca pensar que podem fazer tudo e mais alguma coisa, e sabes porque?

                                    pelo menos na zona onde vivo, é raro o idiota (sim, o frances) que sabe o que é um stop ou um sinal de cedência de passagem!

                                    eu tenho um para choques riscado porque algum anomal nao sabe fazer, manobras, e todos os dias tenho umas 5 ou 6 oportunidades para o arranjar... qualquer dia farto-me e arranjo maneira de nao pagar o arranjo

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por labfreak Ver Post
                                      guguzz tenho de discordar contigo pelo menos no ponto 1..e passo ja a explicar porque

                                      das duas uma, ou os franceses nao sabem mesmo conduzir ou entao vêm para ca pensar que podem fazer tudo e mais alguma coisa, e sabes porque?

                                      pelo menos na zona onde vivo, é raro o idiota (sim, o frances) que sabe o que é um stop ou um sinal de cedência de passagem!

                                      eu tenho um para choques riscado porque algum anomal nao sabe fazer, manobras, e todos os dias tenho umas 5 ou 6 oportunidades para o arranjar... qualquer dia farto-me e arranjo maneira de nao pagar o arranjo

                                      Nisso dos franceses, sem ter nada contra, revejo um pouco aqui na zona.. Ontem à noite fiz a marginal de cascais até oeiras, vinha um pouco acima dos 70, abrandando nos semaforos.. Entretanto passam por mim 2 carros de matricula francesa que vinham a mais de 100, de certeza.. acreditem ou não, nao paravam num unico vermelho.. havia altura que estava a mais de 6 metros do semaforo vermelho e mesmo assim, bora lá acelarar.. Passavam os semaforos e abrandavam ligeiramente..

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                        eu moro em inglaterra e não me revejo muito no teu relato. Eles tendem a ser mais cumpridores, mas porque há mais speed cameras também. Fora disso, já vi muita gente a dar brita em autoestrada e nacionais.
                                        Há algumas diferenças nos níveis de agressividade na condução, mas não muita. EM contrapartida considero os condutores de cá mais azelhas. É muito comum ver malta que não sabe olhar para os espelhos, parecendo que vão alheados do mundo.
                                        Não pá, está errado.

                                        Aqui somos todos uns parolos e lá fora é que sabem tudo.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                          Ainda ontem fiz a A1 quase toda na Faixa da Direita a 110km\h e foi uma viagem tranquila, ao contrário de quem me ultrapassava pela esquerda com a pressa de chegar ao Algarve o mais rapidamente possivel. Claro que depois estavam parados na saída para Santarém...
                                          Porquê?
                                          Tinham lá o 12-23-ZH ou o xx-BA-xx a tirar fotos?

                                          Comentário


                                            Estou farto de ver o pessoal a dizer que lá fora é que é bom!

                                            A grande diferença entre os povos é mesmo o controle que é efectuado.

                                            No Reino Unido eles podem cumprir mais porque sabem que se excederem a velocidade o mais provável é serem apanhados por um radar, se passarem um vermelho será provável levarem com um flashzito...

                                            Basta ver os imigrantes, acredito que lá fora cumpram à risca o código de estrada, depois quando vêm a Portugal passar férias é ver a m3rda que a maioria faz. A diferença: o controle.

                                            Cá em Portugal se são apanhados num radar: "Ah a caça à multa e tal", se queimam um vermelho "malandros, só querem é ganhar comissão nas multas".

                                            Só tenho pena que as autoridades não invistam mais na vigilância às distâncias de segurança, à circulação pela direita, aos piscas, etc, teriam aí uma bela fonte de rendimento.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                              eu moro em inglaterra e não me revejo muito no teu relato. Eles tendem a ser mais cumpridores, mas porque há mais speed cameras também. Fora disso, já vi muita gente a dar brita em autoestrada e nacionais.
                                              Há algumas diferenças nos níveis de agressividade na condução, mas não muita. EM contrapartida considero os condutores de cá mais azelhas. É muito comum ver malta que não sabe olhar para os espelhos, parecendo que vão alheados do mundo.
                                              Não percebo,primeiro dizes que não te revês, depois dizes que tendem a ser mais cumpridores. Em que ficamos? Se são cumpridores devido às speed cameras, é completamente indiferente. O que é certo é que cumprem. Em londres nao andas depressa porque tens semáforos de 100 em 100m. Na radial de Londres, não vi ninguém a andar depressa, certamente por causa do trânsito compacto, mas isso por cá não impede os artistas de fazerem asneiras, tal como vários relatos deste tópico o demonstram (É fazer a VCI, CRIL e CREL a qualquer hora do dia, com trânsito compacto ou fluído e ver as asneiras dos POrtugueses). Em Manchester o trânsito é quase igual ao de Londres, com a vantagem que é uma cidade mais pequena. Certamente que fazem asneiras, mas as punições e probabilidade de sererm apanhados mantêm-nos mais em linha do que cá.

                                              Já agora tonyV, andei pela zona onde tu moras. Mas isso não invalida que em outras road trips que tenha feito pela inglaterra não tenha notado precisamente o mesmo comportamento.

                                              Já agora, para que não venham com a treta do "Aqui somos todos uns parolos e lá fora é que sabem tudo." vou contar um pequeno episódio a que assisti nos primeiros meses em que morei no UK. Numa manhã reparei num "pica" inglês a tirar uma fotografia a um A4 e não entendi porquê, uma vez que o carro até parecia que estava bem estacionado. Entretanto chega o dono que pergunta porque está a ser multado uma vez que estava num lugar de estacionamento, ao que o "pica" aponta para a roda de trás que estava a pisar um duplo traço amarelo que existia até ao lugar de estacionamento. Passsou a multa e foi embora. Acho que foi exagerado, mas certamente que esse condutor da próxima vai ter mais cuidado. Cá em Portugal é espetar o carro em cima do passeio, deixar em locais em que é proibido parar ou estacionar, etc, etc e quando vem a autoridade multar é a caça às multas e outras deculpas que tais. Não acho que eles sejam melhores que nós, mas têm medidas de punição bem mais duras que as nossas.
                                              Editado pela última vez por pcg2001; 18 August 2010, 09:33.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                Estou farto de ver o pessoal a dizer que lá fora é que é bom!

                                                A grande diferença entre os povos é mesmo o controle que é efectuado.

                                                No Reino Unido eles podem cumprir mais porque sabem que se excederem a velocidade o mais provável é serem apanhados por um radar, se passarem um vermelho será provável levarem com um flashzito...

                                                Basta ver os imigrantes, acredito que lá fora cumpram à risca o código de estrada, depois quando vêm a Portugal passar férias é ver a m3rda que a maioria faz. A diferença: o controle.

                                                Cá em Portugal se são apanhados num radar: "Ah a caça à multa e tal", se queimam um vermelho "malandros, só querem é ganhar comissão nas multas".

                                                Só tenho pena que as autoridades não invistam mais na vigilância às distâncias de segurança, à circulação pela direita, aos piscas, etc, teriam aí uma bela fonte de rendimento.
                                                Lá vem a treta do "Estou farto de ver o pessoal a dizer que lá fora é que é bom!" e depois contradizem-se de alto a baixo. Eu não digo que nós enquanto condutores somos melhores ou piores, ou seja, se eles tivessem hipóteses certamente fariam o mesmo ou pior que nós. Se por esses países o sistema de controlo é mais apertado que faz com que as punições sejam mais aplicadas isso vai repercutir-se na forma como os condutores desses países conduzem. Comparativamente, se por cá esses sistemas não existem ou não funcionam tão bem, é óbvio que por cá os condutores permitem-se ter comportamentos que de outra forma não teriam. Daqui decorre que, será de esperar que a condução nesses países seja melhor. Juntas a isso o "sangue latino" e temos as figuras que têm sido defendidas neste tópico como sendo exemplos de boa condução, como ultrapassagem pela direita, colar ao carro que circula pela frente, sinais de luzes só porque o carro da frente vai a 120 mas esse condutor vai a 180 e afins. O que é mais preocupante é percebermos que essas pessoas não acham o seu comportamento incorrecto.

                                                E já agora, se leram bem os meus posts, eu dissse que em outros países que já visitei, os comportamento são bem piores. Até agora o pior país foi Itália, que bate aos pontos POrtugal no que toca a este tipo de comportamento. Mesmo em Espanha não são muito melhores.
                                                Editado pela última vez por pcg2001; 18 August 2010, 09:29.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                  Não percebo,primeiro dizes que não te revês, depois dizes que tendem a ser mais cumpridores. Em que ficamos? Se são cumpridores devido às speed cameras, é completamente indiferente. O que é certo é que cumprem. Em londres nao andas depressa porque tens semáforos de 100 em 100m. Na radial de Londres, não vi ninguém a andar depressa, certamente por causa do trânsito compacto, mas isso por cá não impede os artistas de fazerem asneiras, tal como vários relatos deste tópico o demonstram (É fazer a VCI, CRIL e CREL a qualquer hora do dia, com trânsito compacto ou fluído e ver as asneiras dos POrtugueses). Em Manchester o trânsito é quase igual ao de Londres, com a vantagem que é uma cidade mais pequena. Certamente que fazem asneiras, mas as punições e probabilidade de sererm apanhados mantêm-nos mais em linha do que cá.

                                                  Já agora tonyV, andei pela zona onde tu moras. Mas isso não invalida que em outras road trips que tenha feito pela inglaterra não tenha notado precisamente o mesmo comportamento.

                                                  Já agora, para que não venham com a treta do "Aqui somos todos uns parolos e lá fora é que sabem tudo." vou contar um pequeno episódio a que assisti nos primeiros meses em que morei no UK. Numa manhã reparei num "pica" inglês a tirar uma fotografia a um A4 e não entendi porquê, uma vez que o carro até parecia que estava bem estacionado. Entretanto chega o dono que pergunta porque está a ser multado uma vez que estava num lugar de estacionamento, ao que o "pica" aponta para a roda de trás que estava a pisar um duplo traço amarelo que existia até ao lugar de estacionamento. Passsou a multa e foi embora. Acho que foi exagerado, mas certamente que esse condutor da próxima vai ter mais cuidado. Cá em Portugal é espetar o carro em cima do passeio, deixar em locais em que é proibido parar ou estacionar, etc, etc e quando vem a autoridade multar é a caça às multas e outras deculpas que tais. Não acho que eles sejam melhores que nós, mas têm medidas de punição bem mais duras que as nossas.
                                                  Eu disse que nao me revia pois as diferencas que apontas no teu relato sao exageradas. Ha algumas diferencas a nivel de agressividade na conducao (portugueses mais agressivos), mas sao marginais, e ate contrabalancadas por alguma azelhice a mais, pelo que vou vendo por ca.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                    Lá vem a treta do "Estou farto de ver o pessoal a dizer que lá fora é que é bom!" e depois contradizem-se de alto a baixo. Eu não digo que nós enquanto condutores somos melhores ou piores, ou seja, se eles tivessem hipóteses certamente fariam o mesmo ou pior que nós. Se por esses países o sistema de controlo é mais apertado que faz com que as punições sejam mais aplicadas isso vai repercutir-se na forma como os condutores desses países conduzem. Comparativamente, se por cá esses sistemas não existem ou não funcionam tão bem, é óbvio que por cá os condutores permitem-se ter comportamentos que de outra forma não teriam. Daqui decorre que, será de esperar que a condução nesses países seja melhor. Juntas a isso o "sangue latino" e temos as figuras que têm sido defendidas neste tópico como sendo exemplos de boa condução, como ultrapassagem pela direita, colar ao carro que circula pela frente, sinais de luzes só porque o carro da frente vai a 120 mas esse condutor vai a 180 e afins. O que é mais preocupante é percebermos que essas pessoas não acham o seu comportamento incorrecto.

                                                    E já agora, se leram bem os meus posts, eu dissse que em outros países que já visitei, os comportamento são bem piores. Até agora o pior país foi Itália, que bate aos pontos POrtugal no que toca a este tipo de comportamento. Mesmo em Espanha não são muito melhores.
                                                    Ou não percebeste ou eu não me expliquei bem.

                                                    Eu estou cansado de ouvir sempre a mesma cassete "Ah, os Ingleses é que conduzem bem, os Alemães é que não infringem o código..."

                                                    O que é certo é que eles vem cá passar férias e passados 2/3 dias de habituação fazem igual ou pior que os Portugueses.

                                                    Dei o exemplo também dos imigrantes (não todos, obviamente) que poderás ler acima.

                                                    Se achas que a minha opinião é treta (sic) tenho pena. Eu por vezes não concordo com algumas opiniões mas não as apelido de tretas...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                                                      Quem disse que tinha? O código da estrada diz que após a ultrapassagem devem regressar à faixa mais à direita mas não precisam de "acelerar para rapidamente sairem dali para fora" como disse o user guguzzz.
                                                      Devem sair da faixa da esquerda pelo facto de poderem haver outras viaturas a circular na faixa da direita que precisam também de ultrapassar terceiros mais lentos (e porque o CE assim o regula), e não porque um aceleradinho qualquer pode vir lá ao fundo a querer uma faixa só para ele circular a 180!
                                                      O mesmo CE, que tanto defendes, também indica que se deve fazer a ultrapassagem no menor espaço de tempo possível

                                                      Quanto ao resto...deixemos para as autoridades competentes.

                                                      Impedir alguém de passar só porque vai, quanto a ti, a incumprir seja o que for, não é a solução.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                        Lá vem a treta do "Estou farto de ver o pessoal a dizer que lá fora é que é bom!" e depois contradizem-se de alto a baixo.
                                                        Mas não é isso mesmo que tens estado a defender?!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                          O mesmo CE, que tanto defendes, também indica que se deve fazer a ultrapassagem no menor espaço de tempo possível
                                                          Certo, mas se alguem usar a faixa da esquerda a 120km/h para ultrapassar outra viatura que circula a 110km/h na faixa da direita, é natural que demore algum tempo e esta situação é perfeitamente legal (e normal). O que não é legal é aparecer um apressadinho a querer passar por cima! Ele que espere e que reduza a velocidade para valores permitidos por lei, se o fizer até deixa de ter necessidade de ultrapassar neste cenário.

                                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                          Quanto ao resto...deixemos para as autoridades competentes.
                                                          Impedir alguém de passar só porque vai, quanto a ti, a incumprir seja o que for, não é a solução.
                                                          Claro que não devemos impedir mas daí a acelerarmos ainda mais só para "abrir alas" a um infractor do CE é que não. Fazemos a manobra sem pressões no cumprimento da lei e seguimos a nossa vida.

                                                          E não é: "só porque vai, quanto a ti, a incumprir seja o que for"!
                                                          É mais: "ainda que o obtuso do outro condutor circule em clara violação da lei colocando a integridade física de todos em risco"!

                                                          Quanto a alguns estrangeiros eles não são melhores que os tugas espertalhões! O que acontece é que a fiscalização lá funciona mesmo, e ao longo do tempo eles foram aprendendo que violar a lei sai caro! Há "espertalhões" de todas as nacionalidades!

                                                          Em alguns países telefonas para uma linha dedicada à circulação rodoviária e dizes que viste o veículo X a circular em excesso de velocidade na estrada Y e a polícia actua! Sei de uma situação em que alguem queimou o vermelho num cruzamento sem trânsito e no dia seguinte tinha a polícia à porta porque o vizinho viu e fez queixa.
                                                          Estarão errados por serem "bufos"?! Não sei.
                                                          Editado pela última vez por sealight; 18 August 2010, 15:07.

                                                          Comentário


                                                            NOTA : Quando disse que «passo pela direita... »

                                                            Devo esclarecer que me refiro ao "plano C", isto é, depois de não resultarem os planos A e B:

                                                            1º Plano A "esperar a uma distância de segurança adequada (seco/molhado), nunca 30 metros mas pelo menos 5 a 10 metros em seco e o dobro em molhado"
                                                            2º Plano B "aproximar do carro da frente, fazer pisca para a esquerda, pisar a linha guia à esquerda com relevo para fazer barulho, encostar a cabeça em cima do braço apoiado na porta como quem diz "vais a dormir"!
                                                            3º Plano C "dar distância, e acelerar forte para passar pela direita sem dar tempo de reacção ao rei da estrada que segue à minha frente" - admito que é errado, mas também é errado o fulano à minha frente não sair dali.



                                                            Dito isto, alguns comentários:

                                                            Concordo que a principal justificação para a diferença de comportamentos entre os vários países da UE (se formos para o Brasil, Chile, Argentina, Angola, ui ui ui) é o controlo/fiscalização das regras do código da Estrada.


                                                            Mas há diferenças claras entre os povos, os melhores exemplos são:

                                                            - Itália : arriscam imenso nas ultrapassagens, passam vermelhos, etc.
                                                            - Suécia : o oposto!
                                                            - Portugal e Espanha : acho que existem extremos... desde condutores que morrem na estrada e condutores que nunca tiveram um acidente em vários anos de carta e condução. Somos impacientes (falo por mim), e há faltas de respeito dentro do carro que jamais aconteceriam na rua, num passeio, tipo "chega para lá" ou um "encontrão" ou "sai da frente"... é curioso isto.


                                                            Até o poder de compra tem alguma influência:

                                                            - na Noruega, Suécia e UK muitas pessoas participam em competições automóveis e têm capacidade financeira para ter automóveis de competição (não obrigatóriamente muito bons, mas dão sempre uma despesa significativa).

                                                            - Em Itália e Portugal são poucas as pessoas que participam em desportos motorizados - é realmente muito dispendioso (falo por mim, com muita pena).



                                                            Acredito muito na condução defensiva, é a única solução para os viajar em segurança.
                                                            Sempre investi bastante na segurança da viatura nomeadamente os pneus (desde o meu primeiro carro que me custou 200 contos, um saudoso Opel Corsa 1.2GL série A de 92!)

                                                            Não pratico uma condução agressiva mas sim pratico uma condução rápida, sobretudo em estradas nacionais.

                                                            Com as viaturas modernas existe um fosso cada vez maior entre 3 factores:

                                                            1º Factor : Limites de velocidade
                                                            2º Factor : Performance das viaturas
                                                            3º Factor : Destreza dos titulares de licenças de condução (aliás, a destreza não é avaliada sequer no exame de atribuição da licença de condução... examina-se a capacidade de operação da máquina, mas NUNCA a capacidade de reacção)


                                                            Outro conceito que não existe é o de treinar/simular situações... há quem ache q já sabe tudo, e não se esforce por aprender mais... é o chamado Schumacher! ;D

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por guguzzz Ver Post
                                                              3º Plano C "dar distância, e acelerar forte para passar pela direita sem dar tempo de reacção ao rei da estrada que segue à minha frente" - admito que é errado, mas também é errado o fulano à minha frente não sair dali.
                                                              Além de ser errado, arriscas-te a um acidente cuja culpa será sempre tua. Se tens o azar de ele ser um mega nabo e der-lhe na cabeça encostar à direita, no momento da ultrapassagem, ui, ui...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X