Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Grave A25 - 46 Viaturas, 7 mortos. Provável causa: homicídio por negligência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
    Mais uma típica notícia desse conjunto de folhas que se dá pelo nome de jornal
    O que é que a presença da viatura no Nó de Talhadas tem a ver com a previsibilidade do acontecimento da tragédia, quando normalmente estão lá todos os dias?
    Mentira... faço a A25 muitas vezes e nunca os vi em atitude de prevenção! É importante referir que na maior parte do ano aquela zona tem nevoeiro e chuva. É uma característica inerente à altitude da zona.

    Se me disserem que estão ao fundo da descida de talhadas muitas vezes, aí eu concordo, mas costumam estar na sua Scenic à civil, encostados na berma a tirar velocidade, uma vez que é uma zona de 100.

    Caramba, se podem lá estar tantas vezes na caça à multa, não lhes fica nada mal marcarem presença naquela zona em dias de mau tempo... basta isso para o pessoal andar mais devagar.

    Não estou com isto a dizer que a culpa é da policia, longe disso, mas que é raro vê-los a fazer prevenção, isso é verdade.

    No entanto e como já referi, em Portugal não se ensina a conduzir... ensina-se a andar com um carro... e penso que o grande problema está aí. Quem é que aprendeu a conduzir com nevoeiro e a fazer travagens de emergência com chuva e gelo?

    Já agora deixo uma foto que tirei na hora, que dá para perceber bem o panorama:


    Logo a seguir ao camião grande dos bombeiros está a carrinha da Brisa e depois disso já só há o acidente.

    Comentário


      Mas desde quando a GNR ou a BT a circular na AE, ou simplesmente a marcar presença, é sinónimo de prevenção ?

      Só por aqui se vê o cinismo dos condutores, que são uns autênticos anjinhos apenas e só quando vêem a autoridade, quando as suas atitudes responsáveis deveriam estar sempre presentes...

      Comentário


        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Mas desde quando a GNR ou a BT a circular na AE, ou simplesmente a marcar presença, é sinónimo de prevenção
        Só por aqui se vê o cinismo dos condutores, que são uns autênticos anjinhos apenas e só quando vêem a autoridade, quando as suas atitudes responsáveis deveriam estar sempre presentes...
        Por isso mesmo.
        Como já disse páginas atrás; mete mais medo um agente visivel, que um radar escondido.
        Eu não conheço a A25 logo vou a rasgar e chega a multa a casa porque não olhei para as moitas.
        Mas se na mesma estrada vir um agente, já faz trabalhar o cérebro para reduzir a velocidade.
        Isto na minha linha de ver as coisas

        Comentário


          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Mas desde quando a GNR ou a BT a circular na AE, ou simplesmente a marcar presença, é sinónimo de prevenção ?

          Só por aqui se vê o cinismo dos condutores, que são uns autênticos anjinhos apenas e só quando vêem a autoridade, quando as suas atitudes responsáveis deveriam estar sempre presentes...
          Quer queiras ou não, é!

          A presença das autoridades da estrada é uma boa maneira de prevenir atitudes menos correctas de alguns condutores.

          É verdade que há condutores que só deixam de as ter quando isto acontece, mas na minha opinião faz parte do trabalho da BT zelar pela segurança na estrada de todos... dos inconscientes e dos restantes que raramente têm culpa.

          Comentário


            País - Má qualidade de pisos é "armadilha" - RTP Noticias, Vídeo

            Comentário


              Agora a culpa é dos pisos? Eu acho que temos pisos muito bons, nas AEs. Já nas nacionais, a maior parte são maus.

              Isto, desconhecendo o piso na A25 naquela zona.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Agora a culpa é dos pisos? Eu acho que temos pisos muito bons, nas AEs. Já nas nacionais, a maior parte são maus.

                Isto, desconhecendo o piso na A25 naquela zona.
                Aparentemente também é.

                Eu também acho que temos muitas estradas cujas condições podem ser melhoradas, e aparentemente quem tem conhecimentos na área e estudou em pormenor o local afirma (suportado com dados científicos) que o valor do coeficiente de atrito do piso desta auto-estrada é inferior ao suposto.

                Ainda não percebi porquê que a causa deste e outros acidentes tem que ser uma e uma só (seja ela qual for)... Na esmagadora maioria dos casos os acidentes dão-se por conjugações de factores.

                Atribuir a causa de que todo e qualquer acidente à "velocidade excessiva" até uma criança consegue (trata-se de lógica dedutiva simples - Se não parou a tempo é porque vinha depressa demais), ver um bocado mais além e tentar perceber e mitigar os outros factores envolvidos já é algo bastante mais construtivo, nem que seja para tentar evitar a todo o custo a repetição de um cenário destes, com perdas de vidas humanas.

                *EDIT

                Só acrescentar que não deixa de ser triste que só depois de morrerem pessoas é que a GNR se queixe de falta de meios para fiscalização e venham a público (ou seja dada a devida importância) este tipo de informações e estudos técnicos. Mas também não é nada que não tenhamos visto no passado em casos semelhantes...
                Editado pela última vez por pacxito; 25 August 2010, 19:56.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Agora a culpa é dos pisos? Eu acho que temos pisos muito bons, nas AEs. Já nas nacionais, a maior parte são maus.

                  Isto, desconhecendo o piso na A25 naquela zona.
                  naquela zona e em toda a A25, (desde Aveiro até V.Formoso) o piso é, e foi sempre de muito má qualidade. Não sei como é que se aprova uma AE nova, com aquela qualidade de piso. Mas já se sabe que em POrtugal, o dinheiro é necessário em muito lado, e as obras publicas financiam muita coisa.

                  Mas o piso não foi de certeza a principal causa.

                  Agora ouvir testemunhos de pessoas envolvidas que disseram, que assim que entraram no banco de nevoeiro, travaram a fundo, isto é uma autentica burrice, e pode muito bem ter sido a causa principal.
                  Editado pela última vez por JMAIA; 25 August 2010, 20:17.

                  Comentário


                    De setembro de 2009 a janeiro de 2010 fiz o percurso Porto-Vilar Formoso-Porto uma vez por semana.

                    Durante esta época apanhei bastante mau tempo, chuvas e nevoeiros. Não faltavam carros e camiões a ultrapassar mesmo em condições adversas.

                    O piso em diversas partes é fraco, quando chovia ficava bastante ensopado. Nestas situações é necessário adaptar a condução.

                    Claro que é muito bonito no papel, mas na realidade todos nós abusamos de vez em quando. Infelizmente, estas coisas têm que acontecer para pôr as pessoas a pensar no perigo que a estrada pode trazer.

                    Comentário


                      Na minha opinao como condutor, a A25 tem curvas sem perfil de auto estrada, curvas que a meio apertam, sem qualquer aviso. Uma vez entrei numa a 140 KMh e apos alguns metros a descrever a curva so vejo cada vez mais o muro a "chegar-se a mim".
                      Alem disso penso que aquela zona seja apenas umalargamento do IP5, continuando a ter um perfil perigoso, tal como era no tempo da estrada ORIGINAL

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                        Na minha opinao como condutor, a A25 tem curvas sem perfil de auto estrada, curvas que a meio apertam, sem qualquer aviso. Uma vez entrei numa a 140 KMh e apos alguns metros a descrever a curva so vejo cada vez mais o muro a "chegar-se a mim".
                        Alem disso penso que aquela zona seja apenas umalargamento do IP5, continuando a ter um perfil perigoso, tal como era no tempo da estrada ORIGINAL
                        Quem como eu ia ao longo dos anos passando no IP5 aquando da sua transformação em AE sabe bem os km de traçado IP que se mantiveram...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post
                          Infelizmente presenciei parte do acidente.

                          Tinha acabado de fazer a estrada no sentido Viseu-Aveiro, para deixar a minha namorada em Albergaria e iniciei caminho para regressar a Viseu.

                          O nevoeiro era cerrado e a chuva miudinha não permitiam grandes velocidades. Circulei sempre entre os 80 e os 100km/h e não vi ninguém acima disso. Um dos grandes problemas é que as pessoas não têm noção da diferença entre os faróis normais e os faróis de nevoeiro. Com os faróis de nevoeiro desligados a visibilidade para o carro da frente era de uns 5 metros... com eles ligados era quase 10x maior, no entanto conto pelos dedos os que encontrei com eles ligados.

                          Enfim, tinha acabado de passar 3 carros em fila indiana com os faróis desligados, quando avisto 3 ou 4 carros com os 4 piscas ligados. Consegui parar o carro em segurança, nem foi preciso travar a fundo e nem me assustei com a situação. Sempre preocupado com os carros que vinham atrás, guardei distancia para o carro da frente, mas quando me apercebo bem vejo carros a dar marcha atrás pela AE fora!!!
                          O fogo estava a pegar aos carros que tinham parado e estava tudo a querer fugir e mesmo a inverter a marcha! Enfim, tudo em pânico e aos gritos e eu sem saber se havia de ficar no carro ou sair dele. Percebo a preocupação das pessoas com o seu carro, mas arriscar a vida deles e dos restantes condutores desta maneira custou-me a entender... se o meu carro tivesse que arder que ardesse, mas eu fugia a pé e não dava marcha atrás numa auto-estrada!

                          Fiquei sem perceber o que se passava, até que uns metros mais à frente, avisto um camião a arder, e algumas pessoas a saírem do meio das chamas aos gritos de pânico com lesões no corpo evidentes. Bem, quando vi 2 camiões a ocupar as 2 faixas atrás de mim já parados achei seguro sair do carro. Olho para a berma e vejo uma senhora com os braços todos queimado.

                          Estava parado a uns 20 ou 30 metros do local do acidente, e pensei em ir ajudar quem precisava, mas 2 ou 3 pessoas a contar que era só pessoas mortas e a arder, rapidamente me fizeram recuar... sou sincero, não tenho estômago para estas coisas e já estava assustado quanto baste. Achei mais prudente voltar para o meu carro, não fosse eu entra em pânico e ainda criar mais problemas. No meio disto tudo, continuava a ouvir carros a embater... 3 ou 4 minutos com este som e eu sem saber se era na faixa contrária, ou nos carros atrás de mim... confesso que fiquei alguns minutos sem conseguir reagir.

                          Entretanto começam a chegar as ambulâncias, tivemos que abrir caminho da maneira que melhor conseguimos e a partir daí fiquei no carro meio atordoado e a assistir ao triste espectáculo.

                          Foi um episódio que espero nunca mais repetir, mas tive mesmo muita sorte em não ter sido apanhado... fui dos primeiros carros que conseguiu parar sem bater, se os camiões atrás de mim não conseguissem parar a tempo nem quero imaginar.

                          Não consigo esquecer a imagem de duas crianças que saíram do acidente (ilesas) a chorar...

                          Os meus sentimentos aos familiares e amigos das vitimas!
                          A questão da marcha-atrás só quem fez é que te pode explicar os motivos, mas penso que é natural que pensem que conseguem sair dali mais depressa de carro do que a pé. Não sei se o pensamento principal será o de não perder o carro. Penso que seja mais o que referi - velocidade de fuga - e talvez porque o carro continua a dar-nos uma sensação de protecção por ser uma concha, um escudo à nossa volta. Quem estivesse mais perto do acidente em sí não devia estar a pensar no que podia acontecer com base no que estivesse atrás porque o que estava à frente já dominaria toda a atenção. Não sei se é, é o que penso ser possível.
                          Quanto ao resto, fizeste bem. Conseguiste ponderar a situação e decidiste com base nisso. Os limites das pessoas não são todos iguais e há muita gente que por pensar que vai fazer algo bom, acaba por fazer ainda pior.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                            A questão da marcha-atrás só quem fez é que te pode explicar os motivos, mas penso que é natural que pensem que conseguem sair dali mais depressa de carro do que a pé. Não sei se o pensamento principal será o de não perder o carro. Penso que seja mais o que referi - velocidade de fuga - e talvez porque o carro continua a dar-nos uma sensação de protecção por ser uma concha, um escudo à nossa volta. Quem estivesse mais perto do acidente em sí não devia estar a pensar no que podia acontecer com base no que estivesse atrás porque o que estava à frente já dominaria toda a atenção. Não sei se é, é o que penso ser possível.
                            Quanto ao resto, fizeste bem. Conseguiste ponderar a situação e decidiste com base nisso. Os limites das pessoas não são todos iguais e há muita gente que por pensar que vai fazer algo bom, acaba por fazer ainda pior.
                            Não sei explicar também... as chamas eram grandes, mas estava de chuva e não havia grande vento. Fiquei mais à rasca por ver a malta a andar para trás e a ver o pessoal a travar atrás de mim... fiquei assim meio encurralado. Acho que ninguém fez por mal, mas que foi um perigo para todos, isso foi!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                              Na minha opinao como condutor, a A25 tem curvas sem perfil de auto estrada, curvas que a meio apertam, sem qualquer aviso. Uma vez entrei numa a 140 KMh e apos alguns metros a descrever a curva so vejo cada vez mais o muro a "chegar-se a mim".
                              Alem disso penso que aquela zona seja apenas umalargamento do IP5, continuando a ter um perfil perigoso, tal como era no tempo da estrada ORIGINAL
                              Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                              Quem como eu ia ao longo dos anos passando no IP5 aquando da sua transformação em AE sabe bem os km de traçado IP que se mantiveram...
                              Eu só comparo a A25 à N-I em Espanha no País Basco.

                              Ainda muita gente vai agradecer ao Fernando Ruas a sua persintência em não ter querido a A25 sob o IP5 no seu concelho. Mantevesse a "Bossa do Camelo" como solução temporária, mas que dá muito dinheiro...

                              Comentário


                                Depósito de carro a GPL não explodiu após choques em cadeia na A25 em Sever do Vouga - Local - PUBLICO.PT

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                  Na minha opinao como condutor, a A25 tem curvas sem perfil de auto estrada, curvas que a meio apertam, sem qualquer aviso. Uma vez entrei numa a 140 KMh e apos alguns metros a descrever a curva so vejo cada vez mais o muro a "chegar-se a mim".
                                  Sabendo que a A25 é uma autoestrada onde o limite é 100...

                                  Comentário


                                    O depósito GPL pode não ter explodido, mas e as condutas adjacentes, sobreviveram? Da mesma forma que não se deve especular para um lado, também não se deve tirar conclusões precepitadas para o outro. A peritagem do acidente está em curso, logo se saberá o resultado.

                                    Comentário


                                      As valvulas de segurança estão no deposito. O resto pode derreter tudo que o gás só sai de maneira controlada nas valvulas no deposito.

                                      Há que ter em conta a brutalidade do impacto. Mas como é visivel nas fotos, se o tanque de GPL foi violado, tambem o de gasolina.
                                      Editado pela última vez por Spyshagg; 26 August 2010, 13:17.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Sabendo que a A25 é uma autoestrada onde o limite é 100...
                                        Não...

                                        O limite é igual ao das outras AE's (120km/h), tem é zonas de limite reduzido (100km/h ou 80km/h). A zona deste acidente é uma desses troços (100), mas se não estou em erro nem sempre foi assim.

                                        Não posso jurar porque já não me lembro ao certo se foi em Talhadas ou em Vouzela, mas numa dessas zonas o limite inicial era de 120 e foi reduzido para 100 só depois de alguns acidentes.
                                        Editado pela última vez por pacxito; 26 August 2010, 13:27.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Sabendo que a A25 é uma autoestrada onde o limite é 100...
                                          Errado. A A25 é uma autoestrada onde o limite máximo em alguns troços é de 120 km/h. No entanto tem curvas onde é de 60 e 80.

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                            Por isso mesmo.
                                            Como já disse páginas atrás; mete mais medo um agente visivel, que um radar escondido.
                                            Eu não conheço a A25 logo vou a rasgar e chega a multa a casa porque não olhei para as moitas.
                                            Mas se na mesma estrada vir um agente, já faz trabalhar o cérebro para reduzir a velocidade.
                                            Isto na minha linha de ver as coisas
                                            Está aqui a explicação de muitos acidentes, além do excesso de velocidade não conhece a estrada, depois dizem que o asfalto era mau, ou que a berma estava no meio da estrada...
                                            O cérebro devia trabalhar automáticamente assim que vês a placa com a indicação do limite de velocidade, ela está la por algum motivo não foi certamente porque acharam que ficava bem na paisagem.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              O depósito GPL pode não ter explodido, mas e as condutas adjacentes, sobreviveram? Da mesma forma que não se deve especular para um lado, também não se deve tirar conclusões precepitadas para o outro. A peritagem do acidente está em curso, logo se saberá o resultado.
                                              Pois, mas e então os tubos e gasolina?!

                                              E os tubos de gasolina de todos os outros carros?!
                                              E as dezenas de depositos de plasticos dos outros carros, não partiram?!

                                              Se o deposito de GPL foi perfurado, nem quero imaginar o estado que ficou o deposito de gasolina!!

                                              Os carros trazem depositos de gasolina em plastico hoje em dia.

                                              O GPL tem mesmo as costas largas!!

                                              Comentário


                                                Largas, quentes e duras.

                                                Ora vejam um deposito GPL tórico a arder durante 10 minutos:

                                                YouTube - LPG (GLP) PROPANE BURN FIRE TEST

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                  Não...

                                                  O limite é igual ao das outras AE's (120km/h), tem é zonas de limite reduzido (100km/h ou 80km/h). A zona deste acidente é uma desses troços (100), mas se não estou em erro nem sempre foi assim.

                                                  Não posso jurar porque já não me lembro ao certo se foi em Talhadas ou em Vouzela, mas numa dessas zonas o limite inicial era de 120 e foi reduzido para 100 só depois de alguns acidentes.
                                                  Eu tenho ideia que os limites de velocidade foram sempre os mesmos, o que mudou recentemente foi a sinalização de algumas curvas em que ocorriam acidentes, em que colocaram sinalização luminosa, agora parece que estamos no Natal, mas também só assim é que as pessoas percebem que as curvas são mais perigosas...

                                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                  Na minha opinao como condutor, a A25 tem curvas sem perfil de auto estrada, curvas que a meio apertam, sem qualquer aviso. Uma vez entrei numa a 140 KMh e apos alguns metros a descrever a curva so vejo cada vez mais o muro a "chegar-se a mim".
                                                  Claro que a culpa é da estrada, então aqueles sinais que dizem para ir a 100 são só para enfeitar. Desculpa mas não resisti, mas as pessoas têm que ter noção que se referem que o velocidade recomendada em determinado troço é 100, por algum motivo será... Agora culpar a estrada depois por não dar para fazer a 140km...

                                                  Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                                  Errado. A A25 é uma autoestrada onde o limite máximo em alguns troços é de 120 km/h. No entanto tem curvas onde é de 60 e 80.

                                                  Cumprimentos
                                                  Acho que só existe uma curva onde o limite é 80 (a já referida em Viseu), agora a 60km não estou a ver onde...

                                                  Quanto à zona do acidente só quem não conhece é que fica surpreendido com o nevoeiro, ali é horrível. Em 365 dias do ano, metade tem nevoeiro, pelo menos de madrugada. E creio que tem sinalização a alertar para isso...

                                                  Mas para mim, os piores a circular nessa estrada com nevoeiro são alguns camionistas, devem ter raio x ou afins, é que é sempre a abrir.

                                                  Vai uma pessoa na estrada a velocidade moderada porque não vê um palmo á frente do nariz e eles completamente colados à traseira do carro a pressionarem para se andar mais... Basta ver que, segundo consta, os dois acidentes tiveram origem num pesado...

                                                  Por fim, os meus pêsames ás famílias das vitimas e rápidas melhoras para os feridos.
                                                  Editado pela última vez por youbi; 26 August 2010, 15:35.

                                                  Comentário


                                                    Ontem passei por lá, não consegui perceber onde tinha sido o acidente, vi uns 20 ou 30 metros de piso novo, no sentido aveiro-viseu, pareceu-me que a estrada foi toda lavada desde a subida do corte para agueda/albergaria-a-velha até ao corte para talhadas/sever do vouga

                                                    Comentário



                                                      Ascendi diz que tem de esperar por índices de sinistralidade anuais

                                                      A Ascendi, concessionária da A25, disse hoje que só depois de apurados os índices de sinistralidade anuais nas várias concessões será possível determinar o efeito do acidente de segunda feira nos pagamentos anuais que a concessionária recebe do Estado.

                                                      "O contrato de concessão da A25 estabelece um regime anual de prémios ou deduções nos pagamentos a efetuar à concessionária conforme o índice geral de sinistralidade da concessão seja, respetivamente, inferior ou superior ao Índice de Sinistralidade Médio do conjunto das autoestradas nacionais", refere a Ascendi.

                                                      A concessionária da A25 salienta que o acidente de segunda feira, que envolveu cerca de 50 veículos, "não determina por si só qualquer penalização", uma vez que "só depois do apuramento dos índices de sinistralidade anuais das diversas concessões será possível determinar o seu efeito nos pagamentos do concedente à concessionária".

                                                      O esclarecimento da Ascendi surgiu depois de a agência Lusa ter noticiado que, ao abrigo do contrato de concessão, a concessionária se arrisca a receber menos dinheiro do Estado caso este ano aumente o nível de sinistralidade na A25.

                                                      Antes da divulgação desta notícia a Lusa contactou a Ascendi, mas não obteve qualquer resposta.

                                                      "No contrato de concessão da Beira Litoral e Alta [que inclui a A25] está estabelecido que a concessionária é penalizada em função da sinistralidade", confirmou à Lusa fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.

                                                      Assim, "os pagamentos de disponibilidade a efetuar à concessionária são afetados pelos índices de sinistralidade verificados na concessão", acrescentou a mesma fonte, que não quis avançar detalhes financeiros, mas garantiu que "estas cláusulas são habituais nos contratos de concessão".

                                                      Segundo a Ascendi, entre 2007 e 2009, em toda a extensão da concessão Beiras Litoral e Alta registaram-se 357 acidentes com vítimas, dos quais resultaram 10 mortos, 39 feridos graves e 349 feridos ligeiros.
                                                      A A25 resultou da transformação em autoestrada do IP5.
                                                      Os acidentes de segunda feira provocaram cinco mortos e mais de 70 feridos.
                                                      Ascendi diz que tem de esperar por índices de sinistralidade anuais - Portugal - DN

                                                      Eu li mal, ou a ASCENDI quer fazer uma espécie de transferência de mortos, feridos e acidentes para outras concessões menos sinistradas ou sinistráveis?

                                                      Já estou a imaginar a reunião:

                                                      - Epá temos aqui uma autoestrada com 10 mortos e com centenas de acidentes, assim não cumprimos os requisitos mínimos e não recebemos os €... Vamos estudar a estrada e as medidas que se possam tomar por forma a tornar a estrada mais segura?

                                                      - Nah, caga nisso, temos aqui uma outra estrada onde quase ninguém passa e não tem mortos, transferimos 5 mortos para lá e cumprimos os requisitos mínimos nas 2!

                                                      - És um génio pá! Toma lá um prémio.
                                                      Editado pela última vez por pacxito; 26 August 2010, 16:04.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                        Ascendi diz que tem de esperar por índices de sinistralidade anuais - Portugal - DN

                                                        Eu li mal, ou a ASCENDI quer fazer uma espécie de transferência de mortos, feridos e acidentes para outras concessões menos sinistradas ou sinistráveis?

                                                        Já estou a imaginar a reunião:



                                                        Não me parece que seja isso...

                                                        Nesta parte "O contrato de concessão da A25 estabelece um regime anual de prémios ou deduções nos pagamentos a efetuar à concessionária conforme o índice geral de sinistralidade da concessão seja, respetivamente, inferior ou superior ao Índice de Sinistralidade Médio do conjunto das autoestradas nacionais", percebe-se o que querem dizer.

                                                        É preciso saber o Índice de Sinistralidade Médio do conjunto das autoestradas nacionais, para depois saberem se a A25 está abaixo ou acima...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                          Não me parece que seja isso...

                                                          Nesta parte "O contrato de concessão da A25 estabelece um regime anual de prémios ou deduções nos pagamentos a efetuar à concessionária conforme o índice geral de sinistralidade da concessão seja, respetivamente, inferior ou superior ao Índice de Sinistralidade Médio do conjunto das autoestradas nacionais", percebe-se o que querem dizer.

                                                          É preciso saber o Índice de Sinistralidade Médio do conjunto das autoestradas nacionais, para depois saberem se a A25 está abaixo ou acima...
                                                          Sim, essa parte eu percebi. Mas depois no parágrafo seguinte eles dizem:

                                                          "só depois do apuramento dos índices de sinistralidade anuais das diversas concessões ..."

                                                          Neste caso interpretei "as diversas concessões da concessionária", daí o meu post. Mas efectivamente faz mais sentido que estejam a falar das "diversas concessões em Portugal".

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por youbi Ver Post
                                                            Eu tenho ideia que os limites de velocidade foram sempre os mesmos, o que mudou recentemente foi a sinalização de algumas curvas em que ocorriam acidentes, em que colocaram sinalização luminosa, agora parece que estamos no Natal, mas também só assim é que as pessoas percebem que as curvas são mais perigosas...


                                                            Claro que a culpa é da estrada, então aqueles sinais que dizem para ir a 100 são só para enfeitar. Desculpa mas não resisti, mas as pessoas têm que ter noção que se referem que o velocidade recomendada em determinado troço é 100, por algum motivo será... Agora culpar a estrada depois por não dar para fazer a 140km...



                                                            Acho que só existe uma curva onde o limite é 80 (a já referida em Viseu), agora a 60km não estou a ver onde...

                                                            Quanto à zona do acidente só quem não conhece é que fica surpreendido com o nevoeiro, ali é horrível. Em 365 dias do ano, metade tem nevoeiro, pelo menos de madrugada. E creio que tem sinalização a alertar para isso...

                                                            Mas para mim, os piores a circular nessa estrada com nevoeiro são alguns camionistas, devem ter raio x ou afins, é que é sempre a abrir.

                                                            Vai uma pessoa na estrada a velocidade moderada porque não vê um palmo á frente do nariz e eles completamente colados à traseira do carro a pressionarem para se andar mais... Basta ver que, segundo consta, os dois acidentes tiveram origem num pesado...

                                                            Por fim, os meus pêsames ás famílias das vitimas e rápidas melhoras para os feridos.
                                                            60 km/h no estádio de Aveiro onde se junta a A17 à A25, é só numa curva e durante pouco tempo mas é de 60 km/h.

                                                            Comentário


                                                              Tenho é uma certa curiosidade em saber quais os parâmetros e penalizações / transferências, incluidos neste tipo de contratos.

                                                              Afinal é um contrato com o estado (que somos todos nós) em que quem paga somos todos nós, mas não sabemos quais os parâmetros, quais as penalizações e quais os termos em que estas penalizações ou reduções nas transferências são aplicados e como e quando são aplicados....enfim...é o princípio do utilizador, pagador e não bufador.....

                                                              Ainda tenho mais curiosidade nos contratos com a Brisa....aquilo deve ser cá uma mina....mas não é para o Estado (i.e. nós contribuintes).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X