Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque se circula de "minimos" nas nossas estradas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
    A lei diz que os minimos em tempo claro servem para ser visto num espaço nunca inferior a 150 metros, portanto não é burrice!

    Quanto a "se não tiver muito escuro não vale a pena ligar os médios" não fui eu que disse portanto também não vou defender esta frase até porque está errada...
    A lei diz que os mínimos são luzes de presença (visíveis a 100 metros e não 150) e não de cruzamento. Se estiveres parado podes usar mínimos, mas em circulação ou não usas nada ou usas os médios.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
      A lei diz que os minimos em tempo claro servem para ser visto num espaço nunca inferior a 150 metros, portanto não é burrice!

      Quanto a "se não tiver muito escuro não vale a pena ligar os médios" não fui eu que disse portanto também não vou defender esta frase até porque está errada...
      Mínimos servem para ser visto a mais de 150m em tempo claro com o carro a circular?? Diz isso onde?? Há quanto tempo tiraste a carta?

      Desculpa lá mas a dizeres coisas dessas só dás mais força à minha teoria. É que se se pensar um bocadinho que seja rapidamente se chega à conclusão que, em movimento, uns mínimos valem zero.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
        A lei diz que os mínimos são luzes de presença (visíveis a 100 metros e não 150) e não de cruzamento. Se estiveres parado podes usar mínimos, mas em circulação ou não usas nada ou usas os médios.
        Exactamente, em circulação, mas o post que eu citei dizia

        "Aqui está o tópico que prova que quem circula com mínimos é burro e não quer aprender

        Expressões como "os mínimos servem para ser visto" (...)"

        Portanto isto está em pleno contra-senso porque efectivamente o verdadeiro uso dos mínimos é para ser visto, quer esteja parado a sinalizar espera em cruzamento com linha férea, ou estacionado de noite em locais de má visibilidade...

        Abraço

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
          Mínimos servem para ser visto a mais de 150m em tempo claro com o carro a circular?? Diz isso onde?? Há quanto tempo tiraste a carta?

          Desculpa lá mas a dizeres coisas dessas só dás mais força à minha teoria. É que se se pensar um bocadinho que seja rapidamente se chega à conclusão que, em movimento, uns mínimos valem zero.
          Tu não disses-te em movimento, disses-te:

          "Os minimos servem para ser visto" e isso é verdade!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
            Exactamente, em circulação, mas o post que eu citei dizia

            "Aqui está o tópico que prova que quem circula com mínimos é burro e não quer aprender

            Expressões como "os mínimos servem para ser visto" (...)"

            Portanto isto está em pleno contra-senso porque efectivamente o verdadeiro uso dos mínimos é para ser visto, quer esteja parado a sinalizar espera em cruzamento com linha férea, ou estacionado de noite em locais de má visibilidade...

            Abraço
            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
            Tu não disses-te em movimento, disses-te:

            "Os minimos servem para ser visto" e isso é verdade!
            Não sei porque é que estás a criticar tanto o que ele disse quando tu próprio dizes incorrecções quando "citas" o CE.

            Além disso tu próprio disseste que circulaste com os mínimos (o que é proibido) "para ser visto".
            Editado pela última vez por MrsX; 29 September 2010, 12:11.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
              Tu não disses-te em movimento, disses-te:

              "Os minimos servem para ser visto" e isso é verdade!
              Agora estás a desconversar.
              Este tópico fala de quê? De estar numa passagem de nível ou de estar em circulação?
              Essa frase que eu citei diz sem dúvida respeito a ter o carro em movimento e isso é mentira.

              Só um aparte, escreve-se disseste.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                Agora estás a desconversar.
                Este tópico fala de quê? De estar numa passagem de nível ou de estar em circulação?
                Essa frase que eu citei diz sem dúvida respeito a ter o carro em movimento e isso é mentira.

                Só um aparte, escreve-se disseste.
                Sim mas dizer: "os minimos servem para serem visto" dita separadamente do contexto inicial do tópico (como muita gente já disse) é verdade...

                Ou será que os mínimos servem para outra coisa?

                Erro ortográfico, Oops! I'm sorry :X

                Abraço e até logo, que agora só à meia noite (quase) é que volto para aqui...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  Sim mas dizer: "os minimos servem para serem visto" dita separadamente do contexto inicial do tópico (como muita gente já disse) é verdade...

                  Ou será que os mínimos servem para outra coisa?

                  Erro ortográfico, Oops! I'm sorry :X
                  Pronto 'tá bem, se queres desculpar o teu erro com esses detalhes tens muito que andar.

                  E no meio disto tudo eu continuo com a mesma opinião do meu post inicial.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                    Para o pessoal que compra luzes ranhosas do "Tunning Ultra White Xenon Power Max", convém andar com os mínimos em situações pré-pôr do sol. Senão lá se vão as 5horas de vida útil da lâmpada.

                    Eu, por exeplo, faço muito Circunvalação + AEP + VCI, no Porto. Quem conhece saberá que nestas estradas temos sempre separador central. Em situações destas, "não importa" ser visto de frente, e ligando os mínimos, estamos a ligar a luz de presença atrás. Ao mesmo tempo, poupa-se a vida da lampada ZTPO

                    Pessoalmente, ligo sempre os médios, e ligo-os quando a iluminação ambiente faz com que se veja reflexo da nossa luz no carro da frente. (Em situações normais, coincide com o pôr do sol)
                    interessa sim, caso queira mudar de faixa para te ver melhor, e mais rapidamente.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                      Em situações destas, "não importa" ser visto de frente
                      Sabes que quem vai à tua frente tem espelhos e se tu tiveres só os mínimos a probabilidade de te ver, em relação a teres os médios, é muito menor?

                      Comentário


                        #71
                        Outra agravante ao anoitecer nas nossas estradas, é que o parque rolante do nosso País é quase todo composto em cores escuras, o que ainda torna mais complicado avistarem-se os demais condutores.

                        Comentário


                          #72
                          Para aqueles que dizem que os médios acesos de dia não servem para nada pergunto... porque é que a lei obriga os veículos de transportes de materias perigosas e os motocicloes entre outros a circular com os médios acesos??? ah, espera... deve ser porque é mais bonito.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                            Isso já é pura idiotice, quase como aquele pessoal que liga os Médios + F.N. em noites limpas, PIOR AINDA aquele pessoal que liga os médios de tarde para se ver o Xénon, ESPERA PIOR AINDA o pessoal que liga os mínimos + FN de dia, espera MUITO PIOR AINDA aqueles que ligam mínimos + FN de noite, espera...

                            É melhor postar daqui a 5 minutos quando me decidir
                            Eu faço isso se bem que não tenho xenon... Acho que estou a contribuir para uma maior segurança rodoviária e gostava que me explicasses porque achas mal.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                              Nas escolas de condução deviam-se referir aos mínimos como luzes de parque. Não servem para outra coisa... Nem devia ser permitido liga-los com o carro ligado.
                              Eu tirei a carta à 8 anos e nessa altura na teórica estavam sempre a relembrar o pessoal que mínimos eram luzes de parqueamento.

                              Na condução e sempre que se tinha uma aula na chuva, o instrutor perguntava se estava em médios!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                                Ainda relação às luzes, faz-me imensa confusão fazer uma viagem em AE e ver toda a gente de luzes desligadas. Custa assim tanto perceber que um carro com os médios ligados vê-se muito melhor ao longe e pode evitar acidentes?
                                Não senhora! Minimos é que é bom.


                                --------------


                                Em relação ao resto do tópico, desisto.

                                Já está mais que explicado o porquê de, em circulação, se usar os médios e não os minimos.
                                Só nao percebe quem nao quer mesmo perceber, por isso é deixa-los andar.
                                (Já para não falar no facto de ser proibido, mas isso são outros 500)

                                Quem estiver disposto a melhorar a sua condução e aumentar os seus conhecimentos, este tópico pode ser útil. Para os dinossauros da espécie "eu é que sei, eu é que percebo", boa viagem e que não queimem muitos minimos!

                                Comentário


                                  #76
                                  Eu ando sempre de médios acesos (o meu carro desliga as luzes ao tirar a chaves da ignição) e uma vez parei num semáforo, vem um homenzito, bate no vidro e diz "olha pá, tens as luzes acesas, desliga isso".

                                  Comentário


                                    #77
                                    a conclusão que tiro deste tópico é que há várias razões para circular de mínimos: estupidez, ignorância ou burrice. Há ainda uma outra, mas que acontece mais raramente: distracção.

                                    Comentário


                                      #78
                                      só sei que ainda hoje de manhã com o céu limpo vi uma croma no seu audi com mínimos e faróis de nevoeiro, isto praticamente às 8h30 da manhã. vão-me dizer que foi ela que aprendeu sozinha tal intrincado sistema de luzes, não?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Os mínimos fazem mesmo toda a diferença... quase nem se dá pelo carro. Só se vê os de trás.



                                        E depois há aqueles espertos que metem uns LED que só aparece um ponto muito pequeno. Isto nem para ser visto numa passagem de nível serve..
                                        O que vale na foto é a sensibilidade do telemóvel porque aquilo só se vê mesmo um ponto minúsculo de luz.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          só sei que ainda hoje de manhã com o céu limpo vi uma croma no seu audi com mínimos e faróis de nevoeiro, isto praticamente às 8h30 da manhã. vão-me dizer que foi ela que aprendeu sozinha tal intrincado sistema de luzes, não?
                                          Pode ser por causa do sistema de luzes automáticas (mas não activa os faróis de nevoeiro certo?)

                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                          Eu, futuro condutor, quando anoitecer, irei ligar os médios!
                                          Eu,Igual!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por GetLost Ver Post
                                            Pode ser por causa do sistema de luzes automáticas (mas não activa os faróis de nevoeiro certo?)
                                            O sistema de luzes automáticas liga os médios.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                              Eu, futuro condutor, quando anoitecer, irei ligar os médios!
                                              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                              O sistema de luzes automáticas liga os médios.
                                              exacto, off topic (então e no follow home que ambos activam os faróis de nevoeiro e mínimos certo?)

                                              Comentário


                                                #83
                                                Só não percebo é a resistência das pessoas em mudar, custa assim tanto virar o botão mais uma posição para ficar nos médios? É uma coisa tão simples tão fácil que não consigo perceber, e ainda perdem tempo a tentar justificar o que não tem justificação. É por isso que defendo a obrigatoriedade, parece ser a única forma.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  Só não percebo é a resistência das pessoas em mudar, custa assim tanto virar o botão mais uma posição para ficar nos médios? É uma coisa tão simples tão fácil que não consigo perceber, e ainda perdem tempo a tentar justificar o que não tem justificação. É por isso que defendo a obrigatoriedade, parece ser a única forma.

                                                  Não vês que isso gasta a bateria toda e tira-te metade dos cavalos?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por RuiPedroCosta Ver Post
                                                    Para aqueles que dizem que os médios acesos de dia não servem para nada pergunto... porque é que a lei obriga os veículos de transportes de materias perigosas e os motocicloes entre outros a circular com os médios acesos??? ah, espera... deve ser porque é mais bonito.
                                                    Tal como os motociclos, que são veículos pouco visíveis.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Pelo que eu sei o habito de circular com minimos vem da geração que tirou carta nos anos 70/80 ou antes, acho que nessa altura se ligavam os minimos ao anoitecer ou de dia com nevoeiro.

                                                      Agora pela minha experiencia de 13 anos de carta, os minimos so servem para sinalizar o carro de noite quando está parado. Por exemplo se tivermos que parar numa passagem de nivel, devemos desligar medios e ligar apenas minimos.

                                                      Agora ao anoitecer, em dias de chuva ou nevoeiro sempre medios ligados. e com nevoeiro denso ligar os farois de nevoeiro traseiros... temos o exemplo do acidente na A25 em agosto. eu faço quase todos os dias a a25 e de manha cedo é frequente o nevoeiro e tambem é frequente apanhar valentes sustos porque há pessoal que nem as luzes liga, só os vemos mesmo em cima...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        falando apenas dos mínimos e esquecendo o médios para o outro tópico.

                                                        apenas ligo os minimos quando estou parado de noite, tipo em segunda fila.
                                                        Faz o mesmo que as luzes de parque. Assim sou visto de quem vem por trás.
                                                        Da frente, só se vier em contra mão

                                                        Passagens de nivel, não fazem parte dos meus percursos

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          No meu caso tudo depende da utilização.

                                                          Qdo está noite ou de dia em condições agrestes ligo os médios.

                                                          Ao anoitecer tb médios.

                                                          Durante o dia e de vez em qdo ligo os minimos especialmente qdo o sol está de frente. è que neste caso os condutors que vêm de frente vêem-me mto bem já os de atrás de mim podem ser ser ofuscados e daí eu liggar os meus potentes leds.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Passas a ligar os médios que fazes muito melhor...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                              a conclusão que tiro deste tópico é que há várias razões para circular de mínimos: estupidez, ignorância ou burrice. Há ainda uma outra, mas que acontece mais raramente: distracção.
                                                              Acrescento a essas a mania do "eu é que sei!".

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X