Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida Código da Estrada-Sentido obrigatório e pisca: Sim ou não? Polícia manda parar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Cordeirinho Ver Post
    A mim, quando tirei a carta, o meu instrutor disse-me, que se estava numa faixa de rodagem a indicar para onde ia, não era necessário pisca, tal como nesse caso, obrigatório virar à esquerda. Mas a policia pode implicar... o teu amigo chegou a dizer que não podia ir para outro sitio e que por isso não fazia sentido dar pisca?
    Ou o teu instrutor não percebe nada do que anda a fazer, ou então ouviste mal

    Comentário


      #32
      Óbvio que é obrigatório.

      Alguns dos comentários a este tópico espelham bem a realidade que se vê nas estradas. Uma grande parte dos condutores não devem saber que o pisca é para usar... só sabem é ligar os 4 piscas para estacionarem mal!

      Então nas rotundas, diria que só umas 10% das pessoas usa o pisca para sinalizar a saída.

      Depois vêm com a conversa da treta que os policias só querem é implicar,quando, a meu ver, actuam muito mas muito pouco. Um dos grandes males das nossas estradas é o facilitismo que se transgride as regras de trânsito, pois sabe-se que a probabilidade de se ser punido é muito pequena.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        O pisca é obrigatório nessa situação. Devemos sempre indicar a nossa manobra (ainda que nesse caso, virar à esquerda seja obrigatório).

        Foi o que eu aprendi nas aulas de condução.

        Mas claro, o português acha que é um preciosismo. Depois, é um preciosismo piscas nas rotundas. Mais um bocado e os próprios piscas são um preciosismo. As luzes passam a ser um preciosismo. Afinal, só gastam bateria.
        Ora bem, também me ensinaram isto.
        Ainda hoje dou, por norma, sinal mesmo que esteja numa faixa com uma única possibilidade de direcção.

        É que eu vejo as coisas para além do meu umbigo já que, em algumas situações semelhantes, os veículos à minha frente deram sinal e obrigaram-me a tomar atenção à direcção obrigatória da rua.
        Ou seja, já me aconteceu pensar em ir em frente e o facto dos outros veículos darem sinal alertou-me para o erro que ia fazer.
        Daí que acho que não custa anda fazer sinal.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
          Nunca faço pisca nestas situações, e sempre de ri de quem o faz.
          Quem vem na faixa com prioridade, nem o chega a ver, pois vem no sentido oposto, quem vem atrás sabe que só pode virar à esquerda. Considero isso sim pura estupidez do agente de autoridade
          Priceless

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
            Priceless
            Aquela frase faz-me imaginar um gajo com orelhas de burro a rir-se de quem tem orelhas normais.

            Comentário


              #36
              Em relação ao tema:

              O pisca é obrigatório em qualquer mudança de direcção ou de via (o caso deste condutor), no artigo do codigo da estrada (21 julgo) descrito logo na primeira resposta não vejo nenhuma excepção, então não inventam.

              O Policia agiu dentro da lei, e pelos vistos sabe o que esta a fazer ao contrario do teu amigo.

              Um abraço

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Ou o teu instrutor não percebe nada do que anda a fazer, ou então ouviste mal
                Se o meu instrutor não percebe nada, só sei que me ensinou para passar no exame de condução
                Ele o que disse, é dar pisca se tenho duas escolhas, mas depois de estar na faixa de rodagem que apenas me permite ir para esquerda, não é obrigatório. Claro que depois é preciso ter cuidado com os outros, se vão para a mesma rua que nós.
                Agora, concordo que facilitaria (não neste caso) a visualização dos outros condutores. Nas rotundas dou sempre pisca para sair dela. Atenção que não digo que sou um condutor perfeito (duvido que o haja)

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Cordeirinho Ver Post
                  Se o meu instrutor não percebe nada, só sei que me ensinou para passar no exame de condução
                  Ele o que disse, é dar pisca se tenho duas escolhas, mas depois de estar na faixa de rodagem que apenas me permite ir para esquerda, não é obrigatório. Claro que depois é preciso ter cuidado com os outros, se vão para a mesma rua que nós.
                  Agora, concordo que facilitaria (não neste caso) a visualização dos outros condutores. Nas rotundas dou sempre pisca para sair dela. Atenção que não digo que sou um condutor perfeito (duvido que o haja)
                  Então o teu instrutor está a fazer fraco papel se continua a ensinar assim.
                  Isso é um mau hábito. Efectivamente, se não há ninguém a ver, o uso do pisca é infrutífero mas, o que realmente se passa, é que é obrigatório usar pisca quando se efectua qualquer manobra, mesmo que estejas no fim do mundo, com a pessoa mais próxima dentro de um bunker a 500Km de distância É um exemplo absurdo mas é assim que a utilização dos piscas tem de ser encarada

                  Comentário


                    #39
                    Na minha óptica, tenho as seguintes observações a fazer:

                    1) O pisca, mesmo na situação descrita pelo user, é sempre útil, pois:
                    1.1) Informa outros condutores que podem não se ter apercebido da sinalização;
                    1.2) Informa os peões que pretendam atravessar a rua onde o user vai entrar nessa rua, levando-os a ter mais precauções;
                    1.3) Mesmo quando não vem ninguém, o pisca deve ser feito, pois pode vir alguém que eu não esteja a ver;
                    1.4) Às vezes podemos avaliar mal a situação e o pisca estar a "fazer falta";
                    1.5) Diminui a probabilidade de nos esquecermos do pisca noutras situações.

                    2) O amigo do user não cumpriu o código, foi detectado pela Polícia e a Polícia ficou-se pela advertência, sendo que o amigo user, neste instante, podia estar 60€ mais leve e arriscar-se a uma inibição de condução de 1 a 12 meses. Portanto, a minha pergunta é: ele queixa-se do quê, exactamente?!??

                    Comentário


                      #40
                      É só moralistas atrás do teclado.

                      Por muito que a prudência nunca é demais, a Polícia devia mas é multar quem sai na 3ª ou na 4ª saída e não sinaliza pisca para a esquerda ao aproximar da rotunda.
                      Agora quando o óbvio está mais que sinalizado, tenho de andar sempre a indicar a direcção óbvia para onde ir porque outros não sabem por o CE em prática? Nem a própria Polícia costuma andar a gastar tanta luz e manete.

                      Não sou como o JUDEU que se ri de quem mete pisca nestas situações, mas também não ando constantemente a fazer isso.

                      Comentário


                        #41
                        Tal como está descrito no primeiro post, foi uma dúvida que surgiu após a abordagem da Polícia.

                        Ninguém pôs em causa a legitimidade da autoridade nem ninguém se queixou/reclamou/barafustou/indignou/etc.

                        Apenas e só foi colocada uma dúvida.

                        Só isso.

                        E isso ficou bem claro em todos os meus posts.

                        Por isso acho desnecessário estarem a apontar o dedo como se alguém se recusasse a compreender algo ou se se estivesse a querer fugir a alguma coisa.

                        Obrigado a todos pela vossa ajuda.

                        Comentário


                          #42
                          o melhor é nunca dar pisca assim vais gastar mt luz :D

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                            Muitos dos que cá falam em preciosismos, se fossem hoje mesmo fazer um exame de código ou mesmo de condução duvido muito que saissem aprovados.
                            Mas isso é porque em Portugal não se ensina a conduzir. Ensina-se a colocar um carro em movimento, estacionar e a decorar sinais de transito.

                            Comentário


                              #44
                              imaginem que vão numa estrada secundaria a meia noite, não vem passar um carro a mais de 20 min. tens que virar a esquerda olhas para o espelho retrovisor não vez um alma a kilometros, nem a frente nem aos lados nada, pões o pisca??
                              p.s. isto faz-me recordar aquele antigo proverbio chinês que diz:
                              se uma árvore cai no meio do bosque do amazonas, faz barulho??

                              Comentário


                                #45
                                Respondendo ao ínicio do tópico, aplica-se o artigo 21 que o MetalKing colocou e, dessa forma, poderia ser autuado.

                                Apesar de no caso parecer rídiculo, não se esqueçam que as indicações não são apenas para quem circule atrás de nós, mas também para os restantes utentes da via, que podem não conhecer o local, nomeadamente peões.

                                Só faz é bem o uso do pisca em todas as situações.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                  Nunca faço pisca nestas situações, e sempre de ri de quem o faz.
                                  Quem vem na faixa com prioridade, nem o chega a ver, pois vem no sentido oposto, quem vem atrás sabe que só pode virar à esquerda. Considero isso sim pura estupidez do agente de autoridade
                                  E se eu que não sou da zona for atrás?
                                  Convém o da frente sinalizar atempadamente a manobra para eu agir em conformidade

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                    O moina (porque neste caso não lhe chamo polícia) queria que o teu amigo fosse sempre em frente para receber comissão da coima e o teu amigo apanhar uma sanção daquelas.
                                    Tenho pena de gente como tu...



                                    O "ouvi dizer que é assim" não é boa fonte de informação.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                      E se eu que não sou da zona for atrás?
                                      Convém o da frente sinalizar atempadamente a manobra para eu agir em conformidade
                                      Então tens obrigação de ver a sinalização de trânsito!
                                      Na estrada não se brinca ao macaquinho de imitação.

                                      Tens o semáforo com os simbolos a indicar, e terás eventualmente

                                      ou



                                      bem como o sentido proibido na rua à frente, e à entrada da rua à tua direita.






                                      Quanto ao tópico, o pisca NÃO É NECESSÁRIO!
                                      Porquê?

                                      Artigo 21.º
                                      Sinalização de manobras
                                      1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar,
                                      estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma
                                      ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar
                                      com a necessária antecedência a sua intenção.
                                      2 - O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar
                                      logo que ela esteja concluída.
                                      3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
                                      com coima de € 60 a € 300

                                      Nesta situação o condutor não pretende... O condutor é OBRIGADO!
                                      Nesta situação é exactamente o mesmo que fazer uma curva.
                                      Editado pela última vez por Seloth; 10 November 2010, 11:20.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                        imaginem que vão numa estrada secundaria a meia noite, não vem passar um carro a mais de 20 min. tens que virar a esquerda olhas para o espelho retrovisor não vez um alma a kilometros, nem a frente nem aos lados nada, pões o pisca??
                                        p.s. isto faz-me recordar aquele antigo proverbio chinês que diz:
                                        se uma árvore cai no meio do bosque do amazonas, faz barulho??
                                        Estava a considerar o caso de dia, mas esse pormenor foi bem visto.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                          Nesta situação o condutor não pretende... O condutor é OBRIGADO!
                                          Nesta situação é exactamente o mesmo que fazer uma curva.
                                          Ai não pretende, o carro vira sozinho quando chegar lá...

                                          E o sinal não obriga a virar, que eu saiba o livre arbítrio é uma característica que todos temos. E a conduzir ainda mais, pelos posts que se vê aqui...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                            Ai não pretende, o carro vira sozinho quando chegar lá...

                                            E o sinal não obriga a virar, que eu saiba o livre arbítrio é uma característica que todos temos. E a conduzir ainda mais, pelos posts que se vê aqui...
                                            Epá, só podes estar a gozar!


                                            -----

                                            Valium, obrigado pela tua resposta.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                              Epá, só podes estar a gozar!


                                              -----

                                              Valium, obrigado pela tua resposta.
                                              Não, não estou. O sinal não pega nos teus braços e pernas e leva-te a virar o carro. Tu olhas para o sinal e escolhes simplesmente respeitar o que ele diz ou não. Se escolheres respeitar é porque tens intenção de virar, logo, tens de dar pisca.
                                              A gozar devem estar todos aqueles que se põem a controlar se está alguém a olhar para dar pisca. Sim, porque mexer um dedo cerca de 5cm dá uma trabalheira do caraças

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                O pisca é obrigatório nessa situação. Devemos sempre indicar a nossa manobra (ainda que nesse caso, virar à esquerda seja obrigatório).

                                                Foi o que eu aprendi nas aulas de condução.
                                                engraçado que eu nestas situações faço sempre pisca. fui assim ensinado, e acaba por ser um acto irreflectido. quando vai alguém ao meu lado e esta situação ocorre, perguntam "mas estás a dar o pisca para quê?". estou a mudar de via ou de direcção, logo faço pisca.
                                                Editado pela última vez por ElGamal; 10 November 2010, 16:01.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                                  ...
                                                  Nesta situação o condutor não pretende... O condutor é OBRIGADO!
                                                  Nesta situação é exactamente o mesmo que fazer uma curva.
                                                  Aquela manobra, mesmo que obrigatória, é uma mudança de direcção à esquerda.

                                                  Não vejo qual o vosso celeuma em fazer pisca naquela situação, aliás, se for um hábito, vão fazer pisca (já me vi a fazer piscas até dentro de garagens particulares.......)

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                    Na minha óptica, tenho as seguintes observações a fazer:

                                                    1) O pisca, mesmo na situação descrita pelo user, é sempre útil, pois:
                                                    1.1) Informa outros condutores que podem não se ter apercebido da sinalização;
                                                    1.2) Informa os peões que pretendam atravessar a rua onde o user vai entrar nessa rua, levando-os a ter mais precauções;
                                                    1.3) Mesmo quando não vem ninguém, o pisca deve ser feito, pois pode vir alguém que eu não esteja a ver;
                                                    1.4) Às vezes podemos avaliar mal a situação e o pisca estar a "fazer falta";
                                                    1.5) Diminui a probabilidade de nos esquecermos do pisca noutras situações.

                                                    2) O amigo do user não cumpriu o código, foi detectado pela Polícia e a Polícia ficou-se pela advertência, sendo que o amigo user, neste instante, podia estar 60€ mais leve e arriscar-se a uma inibição de condução de 1 a 12 meses. Portanto, a minha pergunta é: ele queixa-se do quê, exactamente?!??
                                                    Concordo.
                                                    Meu instrutor tinha uma técnica para incutir a utilização dos piscas;
                                                    "Os piscas obrigatórios para todas as manobras de mudança de direcção ou via. Se tiveres que pensar se vale a pena ou não fazer, podes avaliar mal a situação e além disso pensar dá trabalho... fazes sempre e pronto."

                                                    Ele também poderia fazer piscas para a direita se se quisesse encostar ou 4 piscas para sinalizar perigo. O pisca para a esquerda não era a única opção.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Aquela manobra, mesmo que obrigatória, é uma mudança de direcção à esquerda.

                                                      Não vejo qual o vosso celeuma em fazer pisca naquela situação, aliás, se for um hábito, vão fazer pisca (já me vi a fazer piscas até dentro de garagens particulares.......)
                                                      Amigo, o que eu interpreto no artigo é que é caso o condutor pretenda mudar de direcção. Está aqui implícito o factor "possibilidade de escolha". Isso está presente em cruzamentos em que o condutor pode optar para onde virar. Aqui não pode optar. É seguir em frente e acabou.
                                                      A justiça, as leis... É tudo baseado em interpretação. Lembra-te do "EU MATO-TE" que não é ameaça, nem dá direito a sanção.

                                                      Caso pretendesse estacionar algures imediatamente antes do semáforo (sim, sim, à distância permitida) aí sim... Pisca para o lado direito para o indicar.

                                                      Já agora, lembra-te que nestes casos específicos, os semáforos não permitem "cruzamentos" de carros (nós e outros de frente ou de lado ao mesmo tempo) daí nem por isso seria necessário pisca.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        O facto de tu interpretares assim, não quer dizer que as autoridades o façam (ou outra pessoa), aliás, pelos vistos o agente naquele caso tinha outra interpretação.
                                                        Claro que depois poderás discutir a mesma em instância apropriada.

                                                        Atendendo à configuração da via (entroncamento) e ao exposto no artigo 44º aquela manobra é uma mudança de direcção à esquerda, ainda que obrigatória.

                                                        Mesmo em cruzamentos ou entroncamentos com sinalização luminosa, que não permite o cruzamento de viaturas, eu sinalizo a manobra.
                                                        É defeito.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Eu raramente uso piscas nessas situações, só existe um sitio para onde vou pois não se pode virar para mais nenhum lado.

                                                          Certo ou errado!!!!

                                                          A minha resposta ao Sr. Policia seria a seguinte: Desculpe sr. policia o sr. tem toda a razão.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            É um facto que não deixa de ser um preciosismo, como tantos outros, mas que eu não vejo que cause qualquer entrave e até trás vantagens, que o post do LuisMiguel expôs muito bem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X