Irei proximamente conduzir na Alemanha. Que cuidados especiais deverei ter?
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Conduzir na Alemanha
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Bem, da minha experiência a conduzir lá, bem como os conselhos que me deram lá a guiar:
1) A condução é muito mais civilizada e cumpridora.
2) A fiscalização é muito mais intensa e rigorosa. Os radares são escondidos e há muitas infracções detectadas por video-vigilância.
3) Os limites de velocidade são cumpridos e muito vigiados. Em cidade, além dos 50km/h, há muitas zonas de 30 e de 20km/h. Quando vires um sinal rectangular azul com pictogramas de crianças a brincar (normalmente há naquelas ruas que passam debaixo dos prédios e assim), o limite é de 7km/h e os peões têm 100% de prioridade.
4) Nas vias rápidas à volta das cidades (tipo VCI e 2ª circular lá do sítio), é frequente os limites serem mais baixos que os que estamos habituados em Portugal. Normalmente, entre os 60 e os 80km/h.
5) Nas autoestradas, só algumas zonas não têm limite, mas têm velocidade máxima recomendada de 130km/h. Isto quer dizer que se tiveres um acidente a mais de 130km/h, mesmo sem teres culpa, pode-te ser atribuída uma parte da responsabilidade por estares a usar o veículo em condições não recomendadas. Cuidado com a sinalizaç\ao variável pois, mesmo nas zonas sem limite, muitas vezes são impostos limites de velocidade devido às condições de tráfego, obras, condições meteorológicas, etc.
6) Nas vias rápidas, dar sinais de luzes ou fazer pisca esquerdo na faixa da esquerda pode ser interpretado como condução agressiva e podes levar multas pesadas.
7) Há controlo regular da distância de segurança.
8) Na rent a car onde aluguei, avisaram-me que o limite de álcool é 0,5 mas, se tiver um acidente ou for apanhado numa infracção (passar um vermelho, excesso de velocidade, etc.), o limite é reduzido para 0,3.
9) As estradas são, em geral, bem melhores e melhor sinalizadas. Notas bem a ausência de buracos e a sinalização, tanto horizontal como vertical, mais presente. A única coisa estranha é que os sinais são mais pequenos que os de cá, mesmo na autoestrada. Quando vires que um sinal de limite de velocidade tem em baixo uma placa a dizer "Auf Nässe" que dizer que é só quando o piso estiver molhado. E cuidado, pois "Einbahnstraße" quer dizer rua de sentido único e não é o nome da rua em si, como me disse um amigo meu quando estive em Berlim!
EDIT: 10) Em cidade, muito cuidado com os ciclistas quando viras à direita!
Boa viagem e bons quilómetros!Editado pela última vez por LuisMiguel; 05 March 2011, 08:40.
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Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostBem, da minha experiência a conduzir lá, bem como os conselhos que me deram lá a guiar:
1) A condução é muito mais civilizada e cumpridora.
2) A fiscalização é muito mais intensa e rigorosa. Os radares são escondidos e há muitas infracções detectadas por video-vigilância.
3) Os limites de velocidade são cumpridos e muito vigiados. Em cidade, além dos 50km/h, há muitas zonas de 30 e de 20km/h. Quando vires um sinal rectangular azul com pictogramas de crianças a brincar (normalmente há naquelas ruas que passam debaixo dos prédios e assim), o limite é de 7km/h e os peões têm 100% de prioridade.
4) Nas vias rápidas à volta das cidades (tipo VCI e 2ª circular lá do sítio), é frequente os limites serem mais baixos que os que estamos habituados em Portugal. Normalmente, entre os 60 e os 80km/h.
5) Nas autoestradas, só algumas zonas não têm limite, mas têm velocidade máxima recomendada de 130km/h. Isto quer dizer que se tiveres um acidente a mais de 130km/h, mesmo sem teres culpa, pode-te ser atribuída uma parte da responsabilidade por estares a usar o veículo em condições não recomendadas. Cuidado com a sinalizaç\ao variável pois, mesmo nas zonas sem limite, muitas vezes são impostos limites de velocidade devido às condições de tráfego, obras, condições meteorológicas, etc.
6) Nas vias rápidas, dar sinais de luzes ou fazer pisca esquerdo na faixa da esquerda pode ser interpretado como condução agressiva e podes levar multas pesadas.
7) Há controlo regular da distância de segurança.
8) Na rent a car onde aluguei, avisaram-me que o limite de álcool é 0,5 mas, se tiver um acidente ou for apanhado numa infracção (passar um vermelho, excesso de velocidade, etc.), o limite é reduzido para 0,3.
9) As estradas são, em geral, bem melhores e melhor sinalizadas. Notas bem a ausência de buracos e a sinalização, tanto horizontal como vertical, mais presente. A única coisa estranha é que os sinais são mais pequenos que os de cá, mesmo na autoestrada. Quando vires que um sinal de limite de velocidade tem em baixo uma placa a dizer "Auf Nässe" que dizer que é só quando o piso estiver molhado. E cuidado, pois "Einbahnstraße" quer dizer rua de sentido único e não é o nome da rua em si, como me disse um amigo meu quando estive em Berlim!
EDIT: 10) Em cidade, muito cuidado com os ciclistas quando viras à direita!
Boa viagem e bons quilómetros!
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Acrescento ao LuisMiguel.
Atenção nas AE, utilizar a faixa da esquerda para ultrapassar e não para passear como faz o Tuga.
Há video-vigilância e as coimas são pesadas para os"turistas" que usam as faixas mais à esquerda com as da direita desimpedidas.
E depois não se esqueçam, que naquelas sem limite de velocidade, podem levar com um Porsche a mais de 300km/h na traseira!
Cumps!
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Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostEm cidade, além dos 50km/h, há muitas zonas de 30 e de 20km/h. Quando vires um sinal rectangular azul com pictogramas de crianças a brincar (normalmente há naquelas ruas que passam debaixo dos prédios e assim), o limite é de 7km/h e os peões têm 100% de prioridade.
Há carros que em 1ª ao relanti vão a mais de 7Km/h!
Estou a ver que lá carro dentro da cidade é para esquecer...
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Originalmente Colocado por campos1 Ver PostAcrescento ao LuisMiguel.
Atenção nas AE, utilizar a faixa da esquerda para ultrapassar e não para passear como faz o Tuga.
Há video-vigilância e as coimas são pesadas para os"turistas" que usam as faixas mais à esquerda com as da direita desimpedidas.
E depois não se esqueçam, que naquelas sem limite de velocidade, podem levar com um Porsche a mais de 300km/h na traseira!
Cumps!
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Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
E depois não se esqueçam, que naquelas sem limite de velocidade, podem levar com um Porsche a mais de 300km/h na traseira!
Cumps!
YouTube - Corvette C6 Z06 fly-by
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostE como identifico uma AE sem limite?
Só que em vez dos carros a cinzento, tem os algarismos do limite ("120"). A partir deste, não tem mais nada. A diferença é que quando há limite, o sinal do limite aparece regularmente (tipo cada 5 km).
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostE como identifico uma AE sem limite?
Ende aller Streckenverbote, fim de todas as limitações.
E uma foto dos nossos amigos Alemães...a tirarem fotos da paisagem
Boa viagem, aprecia as paisagens e a...civilização!
Cumps!Editado pela última vez por campos1; 05 March 2011, 17:00.
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Originalmente Colocado por TripleT Ver PostBom conselho. Há que ter cuidado para não acontecer como este que quase teve um ataque cardíaco.
YouTube - Corvette C6 Z06 fly-by
parecia que estava a ter um orgasmo... de uma forma discreta!
este aqui viu o sinal de final de limite depois de passar a S-MAX e disse "bem, tenho que ir, senão chego atrasado!" e foi.
YouTube - Corvette C6 Z06 accelerating on autobahn from 100km/h to 270km/h
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Outra coisa muito importante: quando virem um autocarro parado na respectiva paragem, especialmente sendo um autocarro escolar, com os 4 piscas ligados, penso que é proibido ultrapassar de todo ou então só a passo de caracol, tipo os 7 km/h que mencionaram!
É uma lei penso que específica deles e que por isso é bastante desconhecida, mas eles são rigorosos nisso.
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Originalmente Colocado por campos1 Ver PostProibido ultrapassar 130Km/h nos próximos 22km, salvo sinalização ou condições em contrário.
Ende aller Streckenverbote, fim de todas as limitações.
E uma foto dos nossos amigos Alemães...a tirarem fotos da paisagem
Boa viagem, aprecia as paisagens e a...civilização!
Cumps!
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Eu da experiência que tive de condução na Alemanha, para álem do post muito bem escrito do Luis Miguel, posso referir um caso caricato e da boa educação, civismo que existe naquele pais.
Fiz a AE entre Hamburgo e Berlim, estando em obras alguns troços desta AE.
Quando avisam com muita antecedência do corte de uma faixa de rodagem, é impressionante como o condutor alemão, mesmo que venha a 200, se encosta à faixa que está em circulação cerca de 2-3 Km antes e vai atrás de um camião, se for preciso a 80.
Cá em Portugal, o pessoal vai até à última e depois começa tudo a empacotar e a formar fila.
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Já conduzi muitas vezes na Alemanha (também noutros países, mas menos) e nunca senti que tivesse de alterar nada de mais... convém levar os documentos (até porque não nos alugam o carro sem isso) e o cérebro ligado
E o tipo de condução que fiz por lá tanto foi de turismo, como a típica ida para o trabalho diária ao inicio e fim do dia na AutoBahn, vias rápidas e cidade.
Sobre os pneus, no inverno usa-se normalmente outras jantes e pneus de inverno. Correntes nunca usei. Os pneus já vinham no carro alugado...bem como o importante raspador da neve
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Originalmente Colocado por Gundemaro Ver PostE onde é que se alugam pneus de inverno só por um fim de semana sabem?
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Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostDe certeza que aquilo também é aplicável aos carros de matrícula estrangeira? De qualquer modo, duvido que consigas alugar. O que podes ver, pelo menos a bom preço, é se consegues arranjar uns em segunda mão e levá-los já montados.
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Originalmente Colocado por Nbz Ver Post"Não conduzir na esquerda como em Portugal, não dar pisca na esquerda e não dar sinais de luzes" e nos vídeos que colocaram da Autobahn, troço ou não Alemão, fazem isso.
Parece que as coisas não são assim tão diferentes
Sobre o ir à esquerda, também apanhei muitos, e tal como muitos lá (e cá) passei pela direita. Aliás, se há coisa que me lembro é de uma viagem numa 6ª ao fim do dia a caminho de Frankfurt com muito trânsito em que eu, mais n carros (claro, para o pessoal daqui, eram todos tugas com carros alugados) nisso...em zonas sem limite de velocidade e para ultrapassar os mais lentos.
A única coisa que me pareceu que lá cumpre-se mais, até porque é objecto de fiscalização (e cá nunca vi ou ouvi falar) é nas distâncias de segurança. Ires colado ao carro da frente é mal visto, dá multa, e irritas mesmo os demais...o que eu concordo.
Dos países em que já conduzi devo dizer que a Alemanha é o que mais se coaduna com a forma como vejo a condução. Mas também há bons e maus, cumpridores e desrespeitadores...são iguais.
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