Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viajar sem pagar portagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    Eu prefiro gastar em portagens do que no bate-chapas ou no hospital.
    Tens assim tão pouca confiança na tua condução?

    Por se for caso para isso avisa quando saíres à rua, para eu ficar em casa

    Comentário


      #32
      Lisboa para o Algarve é sempre pelo IC1. A partir de Grândola o trajecto está bastante bom e a passagem pela serra tem muitos pontos de ultrapassagem e bom pavimento. A diferença para a AE em termos de tempo são 30 minutos, é perfeitamente tolerável.

      Comentário


        #33
        também opto muitas vezes pela nacional. No entanto tenho sempre o receio do radar, onde por vezes se vai acima do limite... caso se tenha azar, acaba por se gastar mais do que na auto-estrada...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Lisboa para o Algarve é sempre pelo IC1. A partir de Grândola o trajecto está bastante bom e a passagem pela serra tem muitos pontos de ultrapassagem e bom pavimento. A diferença para a AE em termos de tempo são 30 minutos, é perfeitamente tolerável.
          já fui muita vez de Lisboa até Grandola sempre por fora de auto-estrada e vai-se bem... no entanto ia sempre de carrinha, onde a velocidade de auto-estrada é identica à da nacinal... indo de carro, já pode compensar o auto-estrada

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
            Faço várias vezes durante o ano Algarve-Aveiro aos fins de semana, e sempre que vou sozinho vou pelas nacionais, com excepção de Grandola-Santarém que faço pela AE.

            Fico muito menos do pelas AE, para não falar no dinheiro que pouco das portagens.
            E de Santarém para cima? Qual o itinerário escolhido?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por LH Ver Post
              também opto muitas vezes pela nacional. No entanto tenho sempre o receio do radar, onde por vezes se vai acima do limite... caso se tenha azar, acaba por se gastar mais do que na auto-estrada...
              Em AE vou a 140, na nacional a uns 110 (se tanto).

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                E de Santarém para cima? Qual o itinerário escolhido?
                Não te sei dizer as estradas, mas posso ir ver se quiseres, Mas faço Santarém-Golegã-Tomar-Penela-Coimbra-Mealhada-Aveiro. Apenas fui uma vez pelo litoral (Figueira da Foz por ai abaixo) e não compensa pelo transito, e as paisagens são menos interesantes na minha opinião

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Em AE vou a 140, na nacional a uns 110 (se tanto).
                  pois, na tal carrinha andava quase sempre a 110 na autoestrada e a cerca de 100 nas nacionais

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                    [...]
                    Itinerário: Almeirim, Coruche, Montemor-o-Novo, Évora, Beja, Mértola, Alcoutim e Castro Marim

                    [...]
                    O meu percurso usual para o Algarve (Monte Gordo) a partir de Aveiro é sempre esse, mas sem ir a Almeirim nem a Alcoutim.

                    Este ano não fui para o Algarve, mas para Sul de Espanha, e fiz o mesmo percurso até à A22. Cumprindo quase sempre os limites de velocidade, poupei alguns €€€ no combustível, e muitos em portagens.

                    Quanto às estradas:

                    Santarem - Coruche - Montemor: apanhei alguns camiões, mas tem zonas para se ultrapassar com segurança

                    Montemor - Évora: grandes rectas a acompanhar a A6

                    Évora - Beja: O IP2 é porreiro, apanhei as obras de repavimentação, com circulação alternada, o que fizeram torrar ao sol... quanto às obras, será auto-estrada? Parece-me largo demais para uma linha de comboio...

                    Beja - Mértola: Aqui sai-se do IP, e apanham-se alguns semáforos de velocidade. Mais perto de Mértola começa a zona de curvas

                    Mértola - Castro Marim: Algumas curvas à saída de Mértola, mas quando passa a IC é maravilha.

                    As razões de escolher este caminho são: tenho tempo, e saio cedo de casa; poupo €€€ em portagem e combustível; paro quando quiser (com uma criança pequena no carro, é uma mais valia)

                    Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                    Não te sei dizer as estradas, mas posso ir ver se quiseres, Mas faço Santarém-Golegã-Tomar-Penela-Coimbra-Mealhada-Aveiro. Apenas fui uma vez pelo litoral (Figueira da Foz por ai abaixo) e não compensa pelo transito, e as paisagens são menos interesantes na minha opinião
                    Por acaso nunca fiz esse percurso, mas já conheço partes dele.

                    Quanto tempo demoras nas tuas viagens?
                    Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 05 September 2011, 23:01.

                    Comentário


                      #40
                      No percurso Lisboa-Algarve, especialemnte se forem para a zona de Monte Gordo, a diferença entre ir por EN e AE não é apenas meia-hora. Só o é se estiverem a mentir nas velocidades.

                      Comentário


                        #41
                        boas, eu sou vendedor e trabalho a zona do alentejo e algarve, o meu carro em 3 anos 3 150.000km já foi bem mais de 70/80 vezes ao algarve, e nunca fez a auto estrada A2, pois quando vou em horário "laboral" vou por fora a trabalhar, quando fora de horas tenho tempo e vou por fora, é mais seguro usar a AE, mais caro, eu gosto de viajar de noite, e é o que faço com a familia, a malta dorme à saida do algarve e acorda de manhã na caminha de casa... de AE faço 304 km de casa à casa do algarve, pelo IC2 faço 334, em AE demoro +-2.20h pelo IC2 demoro 2.50h, numa gasto 1.5€ de portagens noutra 21.70€, não acho bem gastar mais de portagem do que de GPL...ou diesel.

                        PS, da Marateca até Grandola inventaram um sinal de transito que é o de "PERIGO RODEIRAS" dos camiões... e é mesmo perigoso é com muita chuva pois quando nos cruzamos com um camião a passar na "RODEIRAS" ou Rio, pois a agua que salta para a faixa do lado....hui, ainda à uns tempos fui a conduzir por intuição alguns metros, pois a agua que levei no meu para-brisas era tanta que mesmo no maximo não dava rendimento.

                        agora fazer Porto/Algarve até pelas horas e pelos km que se fazem e pelo cansaço acho que valerá a pena usar e pagar a AE...

                        o ideal é sair em Ferreiras/Beja, pagar 11.7€ e fazer o resto do caminho pelo IC2, quando não vou sozinho e/ou tenho pressa é o que faço.
                        Editado pela última vez por nmlribeiro; 05 September 2011, 22:49.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Por acaso nunca fiz esse percurso, mas já conheço partes dele.

                          Quanto tempo demoras nas tuas viagens?
                          Umas 5:30, 6 horas. Dependendo das horas a que o faço e dos dias da semana. Mas atenção que não sou o condutor mais exemplar em termos de respeito pelos limites de velocidade.

                          Normalmente paro para almoçar ou lanchar.

                          Por vezes dou boleia à minha irma que está a estudar em Lisboa e ai vou pelo "litoral", pela N109-Leiria-Batalha-Rio Maior e sinto-me muito mais cansado do que se fosse pelo outro caminho equivalente. Penso que há muito mais transito e malta a trabalhar (carrinhas, camiões).

                          Por outro lado é a paisagem, vou apanhando isto pelo caminho que costumo fazer:









                          E assim o tempo custa muito pouco a passar. As estradas também são boas, com excepção duns 10 kms depois de penela no sentido sul.

                          Comentário


                            #43
                            No Alentejo é diferente, a nacional passa por localidades pouco povoadas, a maioria do trânsito é a malta que faz Lisboa-Algarve. Faz-se bem.

                            Agora experimentem fazer Lisboa-Porto pela nacional, Braga-Porto pela nacional, Porto-Viana...

                            Comentário


                              #44
                              Podiam colocar este topico a sticky ( ou lá como se chama ) para ser possivel aconselhar caminhos e verificar caminhos para aqui e para ali passando pelo minimo de passagens possiveis.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                O problema das nacionais é os condutores que não querem pagar portagem mas querem ir na nacional à velocidade de AE.
                                Nem só. São é aqueles que não sabem conduzir em nacional e fazem ultrapassagens na mesma mudança e com a mesma calma como se fossem numa AE. Resumindo é os condutores que não sabem nem usar o carro nem fazer uma ultrapassagem em condições, e realmente no IC1 há umas semanas na zona de Ourique em 15 min apanhei uns 2 ou 3 mesmo de me mandar pra berma.

                                Comentário


                                  #46
                                  Oi,
                                  Se todos fossem como eu a Brisa e afins bem fechava as portas, percorro o pais de lés a lés e muito excepcionalmente uso as autoestradas, para mim servem apenas para emergências de necessidade de ganhar tempo, e aí também não será para cumprir os 120, de resto as minhas deslocações são programadas e vou com tempo, conheço muitas terreolas que de outra forma não se sabe da sua existência. Se uma pessoa vai de férias deve ir na "desportiva" com calma, beber uns cafezitos tirar umas fotos da paisagem. Vou muito para o norte, para Arcos de valdevez, é uma viagem para fazer em 6/7 horas com calma e o maior stress é o Porto e arredores. Na minha opinião a transformação das principais nacionais em estradas locais com rotundas e semáforos é mesmo para "obrigar" as pessoas a irem pela AE, é preciso facturar...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                    Podiam colocar este topico a sticky ( ou lá como se chama ) para ser possivel aconselhar caminhos e verificar caminhos para aqui e para ali passando pelo minimo de passagens possiveis.
                                    O que eu fiz para o Porto.

                                    A vermelho trajectos que se pagam, a verde trajectos que não se pagam, a azul que nunca se pagaram.





















                                    Editado pela última vez por Illusion; 07 September 2011, 23:59.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por nmlribeiro Ver Post
                                      boas, eu sou vendedor e trabalho a zona do alentejo e algarve, o meu carro em 3 anos 3 150.000km já foi bem mais de 70/80 vezes ao algarve, e nunca fez a auto estrada A2, pois quando vou em horário "laboral" vou por fora a trabalhar, quando fora de horas tenho tempo e vou por fora, é mais seguro usar a AE, mais caro, eu gosto de viajar de noite, e é o que faço com a familia, a malta dorme à saida do algarve e acorda de manhã na caminha de casa... de AE faço 304 km de casa à casa do algarve, pelo IC2 faço 334, em AE demoro +-2.20h pelo IC2 demoro 2.50h, numa gasto 1.5€ de portagens noutra 21.70€, não acho bem gastar mais de portagem do que de GPL...ou diesel.

                                      PS, da Marateca até Grandola inventaram um sinal de transito que é o de "PERIGO RODEIRAS" dos camiões... e é mesmo perigoso é com muita chuva pois quando nos cruzamos com um camião a passar na "RODEIRAS" ou Rio, pois a agua que salta para a faixa do lado....hui, ainda à uns tempos fui a conduzir por intuição alguns metros, pois a agua que levei no meu para-brisas era tanta que mesmo no maximo não dava rendimento.

                                      agora fazer Porto/Algarve até pelas horas e pelos km que se fazem e pelo cansaço acho que valerá a pena usar e pagar a AE...

                                      o ideal é sair em Ferreiras/Beja, pagar 11.7€ e fazer o resto do caminho pelo IC2, quando não vou sozinho e/ou tenho pressa é o que faço.
                                      Eu também já fiz esta área profissionalmente. Conheço muito bem todas as AEs e nacionais da zona.
                                      É muito bonito falar de poesia sobre andar em nacionais mas é para quem faz uma ou duas viagens por ano, para quem precisa de realmente viajar todos os dias com horários para cumprir falar em diferenças de meia-hora é "tocar bem violino".

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                        Os problemas das nacionais são as rotundas e os semáforos.
                                        E a BT atrás da moita, logo a seguir à placa da localidade (50) e com o radar pronto a facturar.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                          E a BT atrás da moita, logo a seguir à placa da localidade (50) e com o radar pronto a facturar.
                                          Ou nas zonas com duas faixas num sentido para facilitar as ultrapassagens.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                            E a BT atrás da moita, logo a seguir à placa da localidade (50) e com o radar pronto a facturar.
                                            este é que é o meu grande problema com as nacionais, especialmente de Setúbal para baixo.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                              este é que é o meu grande problema com as nacionais, especialmente de Setúbal para baixo.
                                              Especialmente nas localidades que são compostas por uma casa abandonada, um restaurante e uma bomba de gasolina.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eu vou com muita frequência até Aljezur, com partida de Queluz, e ao início saia na Marateca, não pagava 3 euros de portagem e ia daí para baixo até Grândola, IP8 até Sines e a N120 até lá, mas aquele bocado até Grandola está medonho e tenho optado pela A2 - não só pela segurança acrescida como pelo desgaste do carro (além de com o meu cartão MB as portagens da A2 no sentido sul-norte nunca serem debitadas).

                                                Só tenho pena de não me compensar ir pelo IC2 até Albufeira ou pouco antes, pois a estrada está em óptimo estado para nacional.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                  Especialmente nas localidades que são compostas por uma casa abandonada, um restaurante e uma bomba de gasolina.
                                                  em que a parte limitada a 50 tem 1km? lol parece que se está no deserto.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Exacto. Digam lá se não há coisa mais deliciosa que ver uma placa de localidade no meio de um pinhal, sem casas, cruzamentos, etc.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Andei recentemente pela zona de Coimbra, para lá (sou da Margem Sul) fomos sempre pela A1. Para cá, saímos de Coimbra e fomos até Fátima que devem ser uns 70 e tal kms sempre pelo IC2
                                                      /EN1 e depois para entrar em Fátima fizémos uns 10kms noutra EN e o único reparo que faço foi que este último trajecto tinha o piso algo irregular, de resto, nada a apontar. Faz-se perfeitamente este troço por IC e eu digo isto e até sou mais ou menos fã de AE's...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        De Lisboa para cima é rara a Estrada Nacional onde "compense" circular distâncias superiores a 30km.

                                                        Rotundas, bicicletas, passadeiras, camiões, tractores agrícolas, ultrapassagens perigosas, piso em mau estado, falta de sinalização horizontal e vertical, semáforos, limites de 50 em tudo quanto é sítio (basta passarmos por qualquer sinal de Localidade)...

                                                        Se as Estradas Nacionais fossem verdadeiras Vias Reservadas a Automóveis, com limite 90 ou 100, verdadeiras "variantes" para evitar as terreolas todas e sem todos os defeitos que mencionei no parágrafo anterior, podem crer que eu era fã e até deitava o Via Verde para o lixo.

                                                        Como sei que não é assim, aproveito ao máximo as auto-estradas, com toda a segurança.

                                                        P.S.: não sei como é que há quem consiga poupar combustível andando pelas Nacionais... com tanto pára-arranca, mudanças de velocidade, rotundas... só se vocês nas auto-estradas andam sempre a abrir! Tentem andar entre os 110 e os 120 km/h nas auto-estradas e esqueçam a "poupança de combustível" das Estradas Nacionais!

                                                        P.S.2.: Digam-me uma coisa... vocês andam longas distâncias nas Nacionais... de noite? Dan-ger-ous....
                                                        Editado pela última vez por Jarod; 23 September 2011, 22:09.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          li o tópico todo. eu sou adepto de pagar o menos possível, mas quando se tem uma filha pequena e uma mulher que para fazer 100kms já diz que é muito imaginem por que tipo de estrada tenho de ir.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Até compreendo que pelo Alentejo as nacionais sejam boas alternativas ás AEs, agora ali para o norte ou centro, atendendo á geografia do país, a coisa é bem diferente.

                                                            Até me benzo cada vez que me lembro que tinha de ir a Chaves pelas nacionais...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                              De Lisboa para cima é rara a Estrada Nacional onde "compense" circular distâncias superiores a 30km.

                                                              Rotundas, bicicletas, passadeiras, camiões, tractores agrícolas, ultrapassagens perigosas, piso em mau estado, falta de sinalização horizontal e vertical, semáforos, limites de 50 em tudo quanto é sítio (basta passarmos por qualquer sinal de Localidade)...

                                                              Se as Estradas Nacionais fossem verdadeiras Vias Reservadas a Automóveis, com limite 90 ou 100, verdadeiras "variantes" para evitar as terreolas todas e sem todos os defeitos que mencionei no parágrafo anterior, podem crer que eu era fã e até deitava o Via Verde para o lixo.

                                                              Como sei que não é assim, aproveito ao máximo as auto-estradas, com toda a segurança.

                                                              P.S.: não sei como é que há quem consiga poupar combustível andando pelas Nacionais... com tanto pára-arranca, mudanças de velocidade, rotundas... só se vocês nas auto-estradas andam sempre a abrir! Tentem andar entre os 110 e os 120 km/h nas auto-estradas e esqueçam a "poupança de combustível" das Estradas Nacionais!

                                                              P.S.2.: Digam-me uma coisa... vocês andam longas distâncias nas Nacionais... de noite? Dan-ger-ous....
                                                              Eu uso bastante a nacional para ir à terra . Uso-a desde Vila Franca até Coimbra e vice-versa. Gastp menos combutível , diferença de cerca de 05, lts mais o valor da portagem que dá para fazer os cerca de 200 km de distância. Em média gasto 2h30/2h45, ando devagar na estra~de sem pressas e tanto ando de dia como de noite. Perigos, existem , quer na nacional ( um pouco mais) quer na A.E.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X