Originalmente Colocado por Cyfer
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Engatar a 80km\h, sim ou não??
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Boas.
Quem tem dúvidas de que o carro engatado a descer gasta 0l/100km pode comprovar isso mesmo:
Acho que é ponto assente que não existe injecção de combustível com a ignição desligada, certo?
Em andamento a descer, num local sem trânsito "just in case", a baixa velocidade, simplesmente desliguem a ignição, SEM RETIRAR A CHAVE para não bloquear a direcção e vejam o que acontece. O motor continua em funcionamento, enquanto a descida o permita, e sem injecção de combustível. A diferença é que ao pisar o acelerador não vão ter resposta nenhuma e podem ligar de novo a ignição quando quiserem.
Este teste até poderia ser feito na auto-estrada a 120km/h, o resultado seria o mesmo, mas não me parece recomendável por razões de segurança. É provável que automóveis recentes com o botão START não seja possível fazer isto... acho... lol
Quanto ao tópico acho que não existe nenhum desgaste anormal, desde que se conheça o carro e não se falhe a mudança correcta.
Fiquem bem.
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Originalmente Colocado por bartotaveira Ver PostBoas.
Quem tem dúvidas de que o carro engatado a descer gasta 0l/100km pode comprovar isso mesmo:
Acho que é ponto assente que não existe injecção de combustível com a ignição desligada, certo?
Em andamento a descer, num local sem trânsito "just in case", a baixa velocidade, simplesmente desliguem a ignição, SEM RETIRAR A CHAVE para não bloquear a direcção e vejam o que acontece. O motor continua em funcionamento, enquanto a descida o permita, e sem injecção de combustível. A diferença é que ao pisar o acelerador não vão ter resposta nenhuma e podem ligar de novo a ignição quando quiserem.
Este teste até poderia ser feito na auto-estrada a 120km/h, o resultado seria o mesmo, mas não me parece recomendável por razões de segurança. É provável que automóveis recentes com o botão START não seja possível fazer isto... acho... lol
Quanto ao tópico acho que não existe nenhum desgaste anormal, desde que se conheça o carro e não se falhe a mudança correcta.
Fiquem bem.
Fiz isso uma vez ao arrumar de forma mais apressada e desliguei-o com uma segunda metida e em vez de parar comecei a derrapar porque as rodas trancaram, fazendo exactamente o mesmo que destravar o carro (travão de mão) com uma mudança metida.. a caixa parou o carro (no meu caso não parou, porque o esticão foi de tal ordem que continuei a andar).
Não aconselho de todo esse teste.
No meu carro em particular, o motor faz outro som se for engatado sem aceleração. Basta meter o pé direito lá no sítio e muda de imediato, além de arrefecer se for sem aceleração, o que para mim quer dizer que não vai a haver queima de combustível (não queima, não aquece).
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostSuponho que te estejas a referir a esse "teste" com uma mudança engrenada e se sim, suponho também que saibas que levas com um coice de virar tripas vindo da caixa.
Fiz isso uma vez ao arrumar de forma mais apressada e desliguei-o com uma segunda metida e em vez de parar comecei a derrapar porque as rodas trancaram, fazendo exactamente o mesmo que destravar o carro (travão de mão) com uma mudança metida.. a caixa parou o carro (no meu caso não parou, porque o esticão foi de tal ordem que continuei a andar).
Não aconselho de todo esse teste.
Andei num Ibiza tdi 90cv emprestado durante uns tempos e o carro de repente perdia potência (seria da famosa MAF?) e bastava desligar a ignição em andamento e voltar a ligar, fiz isso dezenas de vezes com a mudança engrenada sem levar "coices" e a várias velocidades.
Claro que se não estão à vontade com este "teste" esqueçam, mas acho que retira quaisquer dúvidas quanto a gastar 0 quando engrenado a descer.
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Se assim for, então posso assumir que o menu escondido do Astra H que nunca marca menos de 0,4 deve ter ali um "bug", já o CB funciona bem (segundo esta lógica) e marca 0 nessas condições.
Em relação a desligar o carro engatado, tinha a noção que mesmo a velocidades consideráveis e numa mudança mais alta, as rodas travassem, mas também não ando a fazer essas experiências e portanto.....
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O consumo é nulo a descer em 5ª, faz a mesma coisa que o neutro! Não faz sentido conduzir em ponto morto!
Se travas o carro, claro que consome. deixa o carro ir, mantendo uma distancia entre veículos, faço 300-500 metros a descer todos os dias, adoro a rampa da Escola Agricula da Pontinha.Editado pela última vez por SavageXp; 07 February 2012, 22:35.
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Originalmente Colocado por bartotaveira Ver PostBoas.
Quem tem dúvidas de que o carro engatado a descer gasta 0l/100km pode comprovar isso mesmo:
Acho que é ponto assente que não existe injecção de combustível com a ignição desligada, certo?
Em andamento a descer, num local sem trânsito "just in case", a baixa velocidade, simplesmente desliguem a ignição, SEM RETIRAR A CHAVE para não bloquear a direcção e vejam o que acontece. O motor continua em funcionamento, enquanto a descida o permita, e sem injecção de combustível. A diferença é que ao pisar o acelerador não vão ter resposta nenhuma e podem ligar de novo a ignição quando quiserem.
Este teste até poderia ser feito na auto-estrada a 120km/h, o resultado seria o mesmo, mas não me parece recomendável por razões de segurança. É provável que automóveis recentes com o botão START não seja possível fazer isto... acho... lol
Quanto ao tópico acho que não existe nenhum desgaste anormal, desde que se conheça o carro e não se falhe a mudança correcta.
Fiquem bem.
Tem alguma lógica tem chefe...
Mas assim sendo, se o motor é de combustão, e ele não vai a fazer combustão, ele não vai a trabalhar, mas a rolar, não?
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Originalmente Colocado por Bernardobairrao Ver PostDesde que não se engrene a 1ª ou a marcha-atrás, não vejo qual é o problema.
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Originalmente Colocado por jonyfiais Ver Postquando eu fui fazer o meu exame de codigo, iam 2 gajos fazer o exame de condução, e um deles ia na direcçao viseu para albergaria a velha, e na descida entre o no das talhadas e do carvoeiro, e instructor disse para desengatarem o carro, para se habituarem melhor aos travoes xD. e no final da descida o gajo estava a por a primeira, eu ia atento, ia no banco de traz e vi e desengatei.lhe logo a mudança, eu nem quero imaginar se eu nao tive-se atento, o motor do corsa 1.5 dava um estoiro logo ali na hora xD!
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Não sei se a 1ª entra ou não a 110, mas quando andava nas aulas de código, o instrutor que tambem era dono de uma oficina, estava a explicar-nos que nunca se engatava 1ª em andamento e contou-nos que teve uma vez um carro lá de uma senhora que resolveu por 1ª em andamento (não me recordo da velocidade) e diz que a caixa de velocidades foi à vida e o motor tambem foi afectado.
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Originalmente Colocado por PMCC Ver PostNão sei se a 1ª entra ou não a 110, mas quando andava nas aulas de código, o instrutor que tambem era dono de uma oficina, estava a explicar-nos que nunca se engatava 1ª em andamento e contou-nos que teve uma vez um carro lá de uma senhora que resolveu por 1ª em andamento (não me recordo da velocidade) e diz que a caixa de velocidades foi à vida e o motor tambem foi afectado.
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