Boas,
A questão pode já ter barbas, mas a dúvida está cá e aqui vai:
Qual a melhor altura para mudar de relação?
Possuo um Fiesta 1.3i de 93 com 60 cv, que tem uns parcos 100nm às 2500rpm e os 60 póneis mortos às 5500.
Ora, como deve ser do conhecimento geral, este motor tem uma tendência enorme para beber óleo (algo que o meu ainda não faz! ) e costumo ter cuidados exagerados, sou franco, nas rotações a que o submeto.
Posto isto, ando sempre a trocar de relação às 2000, se for a descer ainda menos, pelo que, no geral, ando sempre devagar (à excepção da AE em que vou a 100/120).
Fará mal ao motor, mesmo a frio (acabado de ligar), trocar às 2500? E em termos de consumo? Com o que eu faço ando com médias de 6, por vezes menos, em percurso misto (IC19+cidade). Acelerando mais para o ter sempre na zona de binário máximo consigo poupar? Fará mais diferença ser bruto a acelerar ou ir acelerando até às 2500 suavemente?
Quando o ligo tenho o cuidado de esperar que ele baixe das 1500rpm (mete-se lá de modo automático e fica uns 10-15segundos por lá e depois desce para as 900) e mesmo depois de quente não costumo mudar a minha conduta e ando em modo geriátrico a maior parte do tempo..
Peço desculpa pelo testamento,
Os meus cumprimentos!
A questão pode já ter barbas, mas a dúvida está cá e aqui vai:
Qual a melhor altura para mudar de relação?
Possuo um Fiesta 1.3i de 93 com 60 cv, que tem uns parcos 100nm às 2500rpm e os 60 póneis mortos às 5500.
Ora, como deve ser do conhecimento geral, este motor tem uma tendência enorme para beber óleo (algo que o meu ainda não faz! ) e costumo ter cuidados exagerados, sou franco, nas rotações a que o submeto.
Posto isto, ando sempre a trocar de relação às 2000, se for a descer ainda menos, pelo que, no geral, ando sempre devagar (à excepção da AE em que vou a 100/120).
Fará mal ao motor, mesmo a frio (acabado de ligar), trocar às 2500? E em termos de consumo? Com o que eu faço ando com médias de 6, por vezes menos, em percurso misto (IC19+cidade). Acelerando mais para o ter sempre na zona de binário máximo consigo poupar? Fará mais diferença ser bruto a acelerar ou ir acelerando até às 2500 suavemente?
Quando o ligo tenho o cuidado de esperar que ele baixe das 1500rpm (mete-se lá de modo automático e fica uns 10-15segundos por lá e depois desce para as 900) e mesmo depois de quente não costumo mudar a minha conduta e ando em modo geriátrico a maior parte do tempo..
Peço desculpa pelo testamento,
Os meus cumprimentos!
Comentário