Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Três adolescentes morrem em despiste ao fugir da GNR num carro furtado em Gaia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
    Humor negro à parte, é claro que não fico contente com a morte dos miudos, mas não posso ter pena destes. Quem semeia ventos, colhe tempestades.

    A idade não desculpa nada. Eu desde pequeno que oiço que roubar é feio. Só alguém que não teve educação ou tem algum problema mental é que com 13 anos não consegue perceber que roubar é errado.
    Por isso é que tenho pena deles.

    Comentário


      #62
      Acho engraçado, e ao mesmo tempo muito triste que perante uma perda de vidas humanas muita gente se preocupe com o dono do carro. Espero que não aconteça com nenhum filho ou familiar vosso, mas se acontecer, não se esqueçam de ficar tristes pelo dono do carro/mota ou seja o que for, em vez de ficarem desgostosos com a perda da vida do vosso filho ou familiar.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
        Humor negro à parte, é claro que não fico contente com a morte dos miudos, mas não posso ter pena destes. Quem semeia ventos, colhe tempestades.

        A idade não desculpa nada. Eu desde pequeno que oiço que roubar é feio. Só alguém que não teve educação ou tem algum problema mental é que com 13 anos não consegue perceber que roubar é errado.
        Uma criança de 13 anos desta geração não tem a mesma maturidade que tu quando tinhas 13 anos. Sabes disso, ou não? Sabes também que, secalhar o teu avô com 18 anos já era pai de filhos e tu com 18 anos andavas a curtir na faculdade ou secundário ou seja lá onde for. Pois, acho que deverias ter em consideração isso. Por outro lado, lembra-te que a educação que dás em casa, não é toda a educação que os teus filhos recebem. A escola onde andas e os amigos que tens, também têm uma influência grande na tua educação. Portanto, por mais educação que tenhas em casa, se o teu grupo de amigos for rebelde, a probabilidade de seres, é muito grande. Ponto final. Quantas não foram as vezes em que desobedeceste aos teus pais, e ao que estes diziam....? Falo por mim, se obedecesse a tudo o que eles diziam, não sabia um pedaço daquilo que é a vida.

        Não estou com isto a proteger estas crianças, mas não deixa de ser triste ver mortes de miúdos de 13/16 anos. Acho que roubar é mau, mas a causa dessa situação não pode apenas ser imputada a eles. Os pais têm influência, a sociedade tem influência, a escola tem influência, e até a m#rda dos Morangos com Açúcar têm influência.
        Editado pela última vez por LEMF; 07 June 2012, 11:27.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
          Acho engraçado, e ao mesmo tempo muito triste que perante uma perda de vidas humanas muita gente se preocupe com o dono do carro. Espero que não aconteça com nenhum filho ou familiar vosso, mas se acontecer, não se esqueçam de ficar tristes pelo dono do carro/mota ou seja o que for, em vez de ficarem desgostosos com a perda da vida do vosso filho ou familiar.
          Se um filho meu roubasse um carro, fugisse à policia e morresse, eu ainda o arrancava do caixão para lhe dar uma valente tareia.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
            Se um filho meu roubasse um carro, fugisse à policia e morresse, eu ainda o arrancava do caixão para lhe dar uma valente tareia.
            Isso é tudo muito engraçado de se dizer Rui.....
            Claro que também podemos dizer que: "filho meu nunca faria isso....". O pior é que não se sabe. Há um ditado que diz que "no melhor pano cai a nódoa".

            Não viste o caso daquele miúdo (Gonçalo Ferraz) que estupidamente se atirou ao Danúbio? Ele era "bem educado", acho que era de uma família com posses e estudou em boas escolas... e tinha mais que 13 anos, logo, presumo que mais maturidade. De certeza que os pais lhe disseram sempre que é preciso ter cuidado com as correntes dos rios. Parece que ele não teve esse cuidado referido pelos pais.

            Por isso é que acho que é preciso ter cuidado com o tom de gozo que se dá a determinadas coisas. Nunca sabemos se não nos calha a nós.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
              Por isso é que tenho pena deles.
              A escola também é um lugar para aprender regras da sociedade, não há como desculpar o que os miudos fizeram.

              Comentário


                #67
                No estado em que o carro ficou terem escapado 2 ainda foi uma sorte.

                Não tenho pena nenhuma dos que faleceram, tenho sim pena de quem trabalhou uma vida toda arduamente e depois é levado por um cancro ou algo do género.

                Destes bandalhos, que andam a furtar carros com 13 anos e os pais ainda são piores, colheram o que semearam.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                  Uma criança de 13 anos desta geração não tem a mesma maturidade que tu quando tinhas 13 anos. Sabes disso, ou não? Sabes também que, secalhar o teu avô com 18 anos já era pai de filhos e tu com 18 anos andavas a curtir na faculdade ou secundário ou seja lá onde for. Pois, acho que deverias ter em consideração isso. Por outro lado, lembra-te que a educação que dás em casa, não é toda a educação que os teus filhos recebem. A escola onde andas e os amigos que tens, também têm uma influência grande na tua educação. Portanto, por mais educação que tenhas em casa, se o teu grupo de amigos for rebelde, a probabilidade de seres, é muito grande. Ponto final. Quantas não foram as vezes em que desobedeceste aos teus pais, e ao que estes diziam....? Falo por mim, se obedecesse a tudo o que eles diziam, não sabia um pedaço daquilo que é a vida.

                  Não estou com isto a proteger estas crianças, mas não deixa de ser triste ver mortes de miúdos de 13/16 anos. Acho que roubar é mau, mas a causa dessa situação não pode apenas ser imputada a eles. Os pais têm influência, a sociedade tem influência, a escola tem influência, e até a m#rda dos Morangos com Açúcar têm influência.
                  Tenho apenas 19 anos (vou fazer 20), e tenho um irmão com 13 anos (que vai fazer 14), não estou assim tão longe da idade do miudo.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                    A escola também é um lugar para aprender regras da sociedade, não há como desculpar o que os miudos fizeram.
                    Também... disseste bem! Sem uma boa educação da família a escola não consegue fazer nada.

                    Eu não estou a desculpar o que fizeram.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                      Tenho apenas 19 anos (vou fazer 20), e tenho um irmão com 13 anos (que vai fazer 14), não estou assim tão longe da idade do miudo.
                      Ainda bem que tens essa idade e tens esses valores. Porque, como dei a entender, nota-se uma diferença de maturidades muito grande entre miúdos de 13 anos de hoje e miúdos de 13 anos de há 20 anos. De certeza que deves conhecer miúdos de 13 ou mais anos que parecem autênticas crianças sem responsabilidade nenhuma.

                      Comentário


                        #71
                        A GPL e não explodiu....... alguém vai engolir sapos.

                        Pobre proprietário..

                        Comentário


                          #72
                          Só tenho pena do dono do carro.

                          Comentário


                            #73
                            Quem é o dono do carro?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                              Uma criança de 13 anos desta geração não tem a mesma maturidade que tu quando tinhas 13 anos. Sabes disso, ou não? Sabes também que, secalhar o teu avô com 18 anos já era pai de filhos e tu com 18 anos andavas a curtir na faculdade ou secundário ou seja lá onde for. Pois, acho que deverias ter em consideração isso. Por outro lado, lembra-te que a educação que dás em casa, não é toda a educação que os teus filhos recebem. A escola onde andas e os amigos que tens, também têm uma influência grande na tua educação. Portanto, por mais educação que tenhas em casa, se o teu grupo de amigos for rebelde, a probabilidade de seres, é muito grande. Ponto final. Quantas não foram as vezes em que desobedeceste aos teus pais, e ao que estes diziam....? Falo por mim, se obedecesse a tudo o que eles diziam, não sabia um pedaço daquilo que é a vida.

                              Não estou com isto a proteger estas crianças, mas não deixa de ser triste ver mortes de miúdos de 13/16 anos. Acho que roubar é mau, mas a causa dessa situação não pode apenas ser imputada a eles. Os pais têm influência, a sociedade tem influência, a escola tem influência, e até a m#rda dos Morangos com Açúcar têm influência.
                              Vais-me desculpar, mas... os jovens hoje em dia atingem a maturidade muito mais cedo que nós. E sinal disso é a idade mínima para as mais variadas situações tem vindo a descer. Aqui como lá fora.
                              Hoje a informação anda à solta, qualquer um de nós tem acesso ao que quer, das mais variadas formas. A educação escolar é mais completa e até já aprendem inglês na primária. Já têm educação sexual e já têm noções sobre a reprodução na primária. Nós, da minha geração, tivemos isso através de revistas, livros emprestados e amigos mais velhos, e bem mais tarde.
                              Hoje... a informação entra até pela tv... mais canais, mais abertura, sexo, violência, cultura, documentários, noticias... um jovens de 13/14 anos hoje tem a formação e maturidade de quem tinha 17/18 nos anos 80. Se a diferença não for ainda mais acentuada...
                              Eu sou pai... e sei e tenho a noção do que a minha filha sabe e aprende, como age e as noções que tem da sociedade e da vivência nessa mesma sociedade. Tem dez anos e sabe que não se furta nem rouba, não se deita o lixo para o chão, sabe atravessar nas passadeiras e sabe que estacionar nas passadeiras, rampas, curvas, etc... é errado. Sabe respeitar os mais velhos e os da sua idade... sabe dialogar e argumentar. Sabe inglês... sabe usar um pc, usa o powerpoint e o word. Tem dez anos. Sabe que para ter algo tem de o merecer... que o dinheiro não cai do céu. Sabe o valor do trabalho... tem noção das dificuldades actuais... escolhe roupa e brinquedos que já não usa para dá-los a colegas da escola que têm e/ou passam dificuldades. Tem dez anos.
                              A educação que recebe da escola é o que está implementado no programa. Tudo que ultrapassa... eu falo com a professora. Tal como incutir as "estórias" de natal... com as fantasias de jesus, maria, os reis... nós somos ateus, como tal a professora tem de respeitar isso. O Estado é laico, e como tal... as escolas o devem ser.
                              Tudo isto para... os miúdos hoje são mais maduros que nós éramos com a mesma idade. Já têm as noções que nós só adquirimos mais tarde... são, também, reflexo da educação (ou falta dela) dos pais. Mas isso eu já disse atrás. Mas... não pode servir de desculpa, com o risco de admitirmos uma "anarquia" imposta por esta geração, com base em desculpas do género.
                              O arranjar de um "pacote" de desculpas é uma das causas para o comportamento anti social, desviante e irresponsável desta geração. Para tudo se arranja desculpa... são sempre coitadinhos... ou são filhos de boa gente, ou são simpáticos, ou foram os "morangos com...", ou afinal o pai está preso, etc. Se conta? Conta... mas não pode justificar em pleno.

                              Comentário


                                #75
                                Em principio sá vai escapar uma miuda, o outro que está nos Cuidados intensivos em principio não escapa. Pelo o que soube está em muito mau estado.

                                Comentário


                                  #76

                                  Comentário


                                    #77
                                    DarkVeill, estás a confundir um pouco o "ter conhecimentos" com maturidade mental "de facto".

                                    Comentário


                                      #78
                                      Que descansem em paz. Toda uma vida pela frente e morrer assim é um pena.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        DarkVeill, estás a confundir um pouco o "ter conhecimentos" com maturidade mental "de facto".
                                        Não... não estou.
                                        Ou o que é a maturidade mental, para ti?
                                        Para mim é o aglomerado de conhecimentos assimilados... conhecimentos gerais, que incluem o bem e o mal (a sua distinção), o saber conviver em sociedade, a noção de indivíduo e o respeito pelos outros. As regras de convivência, o conhecimento do "eu", da sexualidade, das relações inter humanas... Tudo isso faz parte da maturidade mental... é um aglomerado de conhecimentos e experiências, que aos 13/14 anos já têm... nos dias de hoje.
                                        O mal são os exemplos e influências... do meio onde vivem, do seio familiar. Mas... se bem que tenham cota parte na criação do indivíduo, não pode desculpar em pleno esse mesmo indivíduo, ao ter comportamentos deste tipo. Pode atenuar... mas desculpar, por favor.
                                        Um indivíduo de 13/14 anos já sabe, há anos, distinguir o bem do mal, conhece as consequências de praticar o mal... exemplos não faltam. A importância que lhe dá... já é outra coisa. Mas lá está, talvez não lhe dediquem muita atenção porque têm a noção que a sociedade tem por principio desculpar tudo e mais alguma coisa.
                                        Afinal... estamos num país que costuma castigar mais os crimes de "colarinho branco" que os crimes de sangue! Mas isto já é off-topic, acho...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          A GPL e não explodiu....... alguém vai engolir sapos.

                                          Pobre proprietário..
                                          O kit deve tar bom.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                            Ainda bem que tens essa idade e tens esses valores. Porque, como dei a entender, nota-se uma diferença de maturidades muito grande entre miúdos de 13 anos de hoje e miúdos de 13 anos de há 20 anos. De certeza que deves conhecer miúdos de 13 ou mais anos que parecem autênticas crianças sem responsabilidade nenhuma.
                                            Sem duvida que os miudos hoje em dia sao mais infantis e imaturos, mas dai a roubar um carro e conduzi-lo vai uma longa distancia. Se os miudos com 15 e 16 anos nao eram inocentes, o de 13 certamente nao tambem nao o é.

                                            Eu tambem sou jovem, ja lidei com colegas que neste momento estao presos (um deles no 6º ano levou na boa heroina para a escola), e nunca me meti em nada, e nao foi a escola que me deu educaçao certamente ja que andava numa das piores escolas da area de Lisboa.

                                            La esta, nao consigo achar pena dos miudos, eles sabiam o que estavam a fazer (fogo, saberem abrir um carro, fazer ligaçao directa e saber conduzi-lo nao é para todos, quantos daqui sabem fazer isso? meia duzia talvez?), e pior ainda... podiam ter matado alguem inocente o que é algo bastante grave. Nao foi uma brincadeira nem nada parecido, foi um claro acto de vandalismo que correu bastante mal... e que podia ter sido bem pior.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                              Vais-me desculpar, mas... os jovens hoje em dia atingem a maturidade muito mais cedo que nós. E sinal disso é a idade mínima para as mais variadas situações tem vindo a descer. Aqui como lá fora.
                                              Hoje a informação anda à solta, qualquer um de nós tem acesso ao que quer, das mais variadas formas. A educação escolar é mais completa e até já aprendem inglês na primária. Já têm educação sexual e já têm noções sobre a reprodução na primária. Nós, da minha geração, tivemos isso através de revistas, livros emprestados e amigos mais velhos, e bem mais tarde.
                                              Hoje... a informação entra até pela tv... mais canais, mais abertura, sexo, violência, cultura, documentários, noticias... um jovens de 13/14 anos hoje tem a formação e maturidade de quem tinha 17/18 nos anos 80. Se a diferença não for ainda mais acentuada...
                                              Eu sou pai... e sei e tenho a noção do que a minha filha sabe e aprende, como age e as noções que tem da sociedade e da vivência nessa mesma sociedade. Tem dez anos e sabe que não se furta nem rouba, não se deita o lixo para o chão, sabe atravessar nas passadeiras e sabe que estacionar nas passadeiras, rampas, curvas, etc... é errado. Sabe respeitar os mais velhos e os da sua idade... sabe dialogar e argumentar. Sabe inglês... sabe usar um pc, usa o powerpoint e o word. Tem dez anos. Sabe que para ter algo tem de o merecer... que o dinheiro não cai do céu. Sabe o valor do trabalho... tem noção das dificuldades actuais... escolhe roupa e brinquedos que já não usa para dá-los a colegas da escola que têm e/ou passam dificuldades. Tem dez anos.
                                              A educação que recebe da escola é o que está implementado no programa. Tudo que ultrapassa... eu falo com a professora. Tal como incutir as "estórias" de natal... com as fantasias de jesus, maria, os reis... nós somos ateus, como tal a professora tem de respeitar isso. O Estado é laico, e como tal... as escolas o devem ser.
                                              Tudo isto para... os miúdos hoje são mais maduros que nós éramos com a mesma idade. Já têm as noções que nós só adquirimos mais tarde... são, também, reflexo da educação (ou falta dela) dos pais. Mas isso eu já disse atrás. Mas... não pode servir de desculpa, com o risco de admitirmos uma "anarquia" imposta por esta geração, com base em desculpas do género.
                                              O arranjar de um "pacote" de desculpas é uma das causas para o comportamento anti social, desviante e irresponsável desta geração. Para tudo se arranja desculpa... são sempre coitadinhos... ou são filhos de boa gente, ou são simpáticos, ou foram os "morangos com...", ou afinal o pai está preso, etc. Se conta? Conta... mas não pode justificar em pleno.
                                              Os jovens não têm mais maturidade só porque o entendimento legal de maioridade tem vindo a mudar.

                                              Tal como Lino disse, estás a confundir conhecimentos com com maturidade mental. Vivemos numa sociedade de conhecimento, e basta haver internet para se ter conhecimento disponível. Mas esta liberdade de informação torna as crianças mais vulneráveis a todo o tipo de informação, seja ela boa ou má. Em minha opinião, e de muitos psicologos, existe determinado tipo de informação que não devia ser disponibilizada às crianças, algumas não têm "cabeça" para processar essa informação, e criam distorções mentais dessa informação. Isso pode ser perigoso. Basta ver o que acontece nos EUA, com adolescentes a entrarem em escolas aos tiros. Não vias isto nem no meu tempo, nem no teu tempo.

                                              Sinceramente, não me lembro nunca no meu tempo de ver alunos a bater em professores. Hoje não só vejo isso como vejo os pais a bater em professores. Para mim, é sinal de imaturidade e excesso de protecção que se dá às crianças. Torna-os "crianças" por mais tempo, imaturas por mais tempo.

                                              Falas do caso da tua filha. Muito bem, fico muito feliz que ela seja assim, é sempre bom saber .
                                              Mas antes disso gostaria que pensasses:
                                              - no teu enquadramento familiar: a tua filha tem avós? ela contacta com eles e a relação é saudável?
                                              - no teu enquadramento residencial: vives num bom bairro? é agradável? tens algum bairro social muito perto?
                                              - na tua própria educação: tens que formação? e a mãe da tua filha?
                                              - na educação escolar que dás à tua filha: escola privada ou pública? é uma pública problemática ou é uma pública bem cotada? ela faz actividades extra-curriculares para ocupar o tempo? ou fica os tempos livres com as amigas....?
                                              - nas amizades dela: como são as melhores amigas dela? vivem em bairros de re-inserção? dão-se bem com os pais? ou são raparigas problemáticas?
                                              - na tua situação profissional e da mãe: vocês estão profissionalmente estáveis? ou estão desempregados?
                                              - da tua situação emocional: dás-te bem com a tua mulher, ou há discussões em frente à tua filha?

                                              Tudo isto influencia a forma da tua filha ver as coisas. Quando disseres que ela tem dez anos, faz uma série de coisas e tem uma série de virtudes, lembra-te que todos estes pontos que aqui disse definiram a sua maneira de ver e estar. É simples.
                                              Se a tua filha:
                                              - não tem uma boa relação com os avós;
                                              - vive num bairro social problemático;
                                              - tem pais sem formação básica;
                                              - está numa escola problemática, não faz actividades extra-curriculares para ocupar o tempo e fica com as amigas que são problemáticas;
                                              - tem os pais desempregados;
                                              - e tem os pais sempre a discutir.....


                                              ........meu caro, a probabilidade de teres uma filha problemática vai ser muito grande.

                                              E para justificar ainda mais a delinquência juvenil em Portugal, basta pensar que estes casos de familias que descrevi a verde, são cada vez mais frequentes. Antigamente não era assim.

                                              Mais uma vez, não estou a justificar comportamentos delinquentes, aliás, condeno. Apenas estou a dizer que infelizmente, são cada vez mais comuns.
                                              Editado pela última vez por LEMF; 07 June 2012, 21:20.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Não deves ter lido o que já aqui escrevi... além de continuarem a afirmar algo que não corresponde à realidade, que eu estou a confundir conceitos.
                                                O conceito de maturidade é algo, como o resto, sujeito à evolução e ao "estimulo temporal"... às alterações de valores.
                                                O conhecimento não implica maturidade, mas... maturidade implica o conhecimento.
                                                E os estudos mais recentes apontam para o atingir da maturidade mais cedo... determinado por factores vários.
                                                Não é o errar nem ter comportamentos desviante que diz que não se é maturo... pois até os mais adultos erram e têm comportamento semelhante.

                                                "Chegar à maturidade humana significa superar a mentalidade de criança, que sempre espera receber dos mais velhos, e adquirir consciência das responsabilidades próprias."

                                                http://artedeviver.no.sapo.pt/maturidadebemcomum.htm

                                                Isto é algo atingido mais cedo, actualmente! Estes jovens já tinham superado a infância... ou onde traças tu a diferença? Eram adolescentes conscientes da diferença entre o bem e o mal...
                                                O que fazem posteriormente já é outra coisa. Muitos decidem ignorar, alhear-se, etc. Os factores que assinalaste são factores reais e tens razão em o fazer, mas... o que estou farto de dizer, não servem, nem devem, servir de desculpa em pleno! Atenção, estamos, penso eu, a falar entre distinguir entre o bem e o mal... que é o contexto deste triste acontecimento!
                                                Ou então temos de partir do pressuposto que todos os que vivem nessas condições serão, no futuro próximo, criminosos.
                                                O restante que estamos a discutir, em off-topic... existem várias correntes de pensamento e de teses... onde se traça a fronteira entre a criança/adolescente/adulto...

                                                Editado pela última vez por DarkVeill; 07 June 2012, 21:55.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Sem duvida que os miudos hoje em dia sao mais infantis e imaturos, mas dai a roubar um carro e conduzi-lo vai uma longa distancia. Se os miudos com 15 e 16 anos nao eram inocentes, o de 13 certamente nao tambem nao o é.

                                                  Eu tambem sou jovem, ja lidei com colegas que neste momento estao presos (um deles no 6º ano levou na boa heroina para a escola), e nunca me meti em nada, e nao foi a escola que me deu educaçao certamente ja que andava numa das piores escolas da area de Lisboa.

                                                  La esta, nao consigo achar pena dos miudos, eles sabiam o que estavam a fazer (fogo, saberem abrir um carro, fazer ligaçao directa e saber conduzi-lo nao é para todos, quantos daqui sabem fazer isso? meia duzia talvez?), e pior ainda... podiam ter matado alguem inocente o que é algo bastante grave. Nao foi uma brincadeira nem nada parecido, foi um claro acto de vandalismo que correu bastante mal... e que podia ter sido bem pior.
                                                  Eu, muito sinceramente, duvido muito que aquelas crianças tivessem perfeita noção da gravidade do que estavam a fazer. Provavelmente fizeram porque são miúdos problemáticos à procura de atenção, adrenalina, e parecer "adultos". Fizeram porque "é fixe". Entendes o meu ponto de vista....?

                                                  Também andei numa das piores escolas da Amadora, e nunca me meti nessas andanças. Tive um colega que foi morto a tiro por causa de um assalto que ele estava a fazer, p.e.. Sei que fiz alguma porcaria.... coisa de miúdos, mas nada de grave. Tive alguns actos de rebeldia, nada de relevante e perigoso. Fui o único de entre um grupo de amigos próximos, e mesmo da zona em si, a concluir o ensino superior, p.e..

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    depois de ler os posts da última página continuo a bater na mesma tecla, saberem o que fazem com 13 ou 15 ou 17 anos não deixa de mostrar que eles, hoje em dia e salvo algumas exceções, são cada vez mais imaturos. conheço algumas crianças (sim, eu chamo-os de crianças) de 12 e 13 anos que ora anam atrás dos namorados ora pensam que estão no jardim infantil com atos que a minha sobrinha de 4 anos já praticamente não tem...

                                                    isto só mostra a infantilidade que grassa em jovens de 14 e 15 anos, já experimentados em cigarros, drogas, sexo e que depois não têm maturidade nem sequer para assumir os seus atos e atuam com desleixo. muitas das vezes vindos dos pais os "bons" exemplos.

                                                    não se esqueçam que há muitos e muitos pais que não têm mão nos filhos, coisa que em 1990 ou 95 não acontecia, por exemplo. uma dessas coisas é o filho chegar a casa a altas horas, o pai mandar vir e ele dizer que ficou a jogar computador ou algo do género (e a fazer sabe-se lá o quê com os colegas) e no fim ainda mandar o pai pra um certo sítio, especialmente em famílias desfuncionais. outro exemplo é uma miuda que me chama de pai, tem 11 anos ou 12 e veio dizer-me que na escola se calhar não ia fazer as provas porque tinha o bilhete de identidade caducado. eu perguntei quando tinha acabado o prazo, pensando que seriam alguns dias a um mês, ela respondeu que era de outubro. não é de educar mas é os pais em vez dos filhos???

                                                    claro que depois e extrapolando, com 13 anos e com companhias erradas pode dar nisto de roubos, mortes, violações ou perderem eles mesmos a vida...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por nuno88 Ver Post
                                                      Carro dos anos 80, com tudo o que isso implica, aliado a um puto que pouco ou nada deve ter conduzido na vida... não há muito mais a dizer. Aliás nem precisamos de olhar para o carro, ele até podia ir com um Audi deste ano nas mãos que ia acabar por fazer asneirada na mesma.

                                                      No meio disto tudo tenho é pena do proprietário do carro, que acaba por ver o carro associado a um acidente brutal com menores e a ficar sem ele.

                                                      Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                      Os jovens não têm mais maturidade só porque o entendimento legal de maioridade tem vindo a mudar.
                                                      Concordo, e até venho a dizer que hoje em dia a malta atinge a verdadeira maturidade emocional mais tarde do que antes. especialmente nas raparigas, conheço gajas que de vez em quando têm atitudes que não lembram a pitas de 15 anos. E já vão nos 20 e tais.
                                                      Editado pela última vez por ravager; 07 June 2012, 21:39.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Pois... eu acho que a atingem... só que é como a Liberdade... todos a temos, mas o que fazemos com ela já é diferente. Há até quem ache que a libertinagem é a mesma coisa.
                                                        O que existe é a desculpabilização... tal como andar a dizer, coitados são miúdos, não sabem o que fazem. Falta-lhes maturidade. Ou então... aqui é diferente...
                                                        Estes... sabiam bem o que faziam. E enquanto a sociedade desculpabilizar "os meninos"... isto continuará a acontecer.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                          Eu, muito sinceramente, duvido muito que aquelas crianças tivessem perfeita noção da gravidade do que estavam a fazer. Provavelmente fizeram porque são miúdos problemáticos à procura de atenção, adrenalina, e parecer "adultos". Fizeram porque "é fixe". Entendes o meu ponto de vista....?

                                                          Também andei numa das piores escolas da Amadora, e nunca me meti nessas andanças. Tive um colega que foi morto a tiro por causa de um assalto que ele estava a fazer, p.e.. Sei que fiz alguma porcaria.... coisa de miúdos, mas nada de grave. Tive alguns actos de rebeldia, nada de relevante e perigoso. Fui o único de entre um grupo de amigos próximos, e mesmo da zona em si, a concluir o ensino superior, p.e..
                                                          Compreendo e concordo, eles certamente sabiam que o que estavam a fazer era errado, mas nao tinham a noçao das consequencias que isso podia ter, nao conseguiram avaliar o estado do piso + carro e foram contra o murro.

                                                          Mas nao acho que se deva desculpabilizar nem dizer que era uma brincadeira, porque como disse, podiam ter morto alguem inocente

                                                          Para mim é daqueles casos que é duro dizer mas... va la que foram eles e nao mais alguem por arrasto.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Aqui ninguém desculpabilizou ninguém, apenas se referiram ao contexto ambiental como uma das possíveis causas para tal comportamento. Tão simples quanto isso. As desculpas são apenas uma interpretação.

                                                            A sociedade não pode ser insensível a um desfecho destes. A linha que separa o comportamento desviante do comportamento social normativo muitas vezes é demasiado ténue para jovens adultos se aperceberem, quanto mais para adolescentes cuja estrutura mental cognitiva está em desenvolvimento.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Depois de ler isto: http://forum.autohoje.com/off-topic/...um-namoro.html
                                                              Já pondero questionar a definição de maturidade.


                                                              Agora a sério... anda aqui uma onda de desculpabilização... e de saudável discussão acerca de princípios e definições.
                                                              Vou repetir algo, e depois retiro-me da discussão, pois prolongar a argumentação torna-se inócuo...
                                                              Chamar brincadeira a um furto de automóvel (arrombar e fazer uma ligação directa exige conhecimentos), conduzi-lo sem estar habilitado e sem experiência (com 14 anos...), fugir à autoridade a alta velocidade na via em que o fez, arriscando a vida de quem com eles se cruzasse e de quem ali vive... brincadeira?
                                                              Ok... lá está... a discussão das definições e da noção que cada um de nós tem das palavras.
                                                              Vou continuar a ler o tópico do qual postei o link... e que aconselho a todos, de modo a descomprimir!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X