Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Faça sol ou faça chuva conduzes sempre da mesma forma?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    a chuva tenho é muito mais road rage por causa dos caramelos que se borram todos mal cai uma pinguinha e travam por tudo e por nada,ou circulam a passo de caracol.

    fora isso, a direito ando á mesma velocidade quem em piso seco, mas deixo mais distancia para o caso de travagens, entro mais devagar nas curvas, e tenho cuidados redobrados com mudanças subitas de direcçao. se nao estiver ninguem na rotunda, ai aproveito para brincar um bocadinho e soltar a traseira.

    mas na minha opiniao o verdadeiro perigo sao os caramelos que entram em panico com a chuva. quantas e quantas vezes nao tive de travar no limite porque o imbecil da frente nao sabe como é que o carro que tem reage á chuva e quase para o carro antes de virar, ou travagens absurdas porque ha uma poça no caminho, ou porque os gajos que vao 100 metros á frente acenderam os travoes porque o semafro ficou vermelho.
    irrita-me como tudo pah

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
      a chuva tenho é muito mais road rage por causa dos caramelos que se borram todos mal cai uma pinguinha e travam por tudo e por nada,ou circulam a passo de caracol.
      Devias experimentar comprar uma estrada só para ti, assim não tinhas problemas...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
        a chuva tenho é muito mais road rage por causa dos caramelos que se borram todos mal cai uma pinguinha e travam por tudo e por nada,ou circulam a passo de caracol.

        fora isso, a direito ando á mesma velocidade quem em piso seco, mas deixo mais distancia para o caso de travagens, entro mais devagar nas curvas, e tenho cuidados redobrados com mudanças subitas de direcçao. se nao estiver ninguem na rotunda, ai aproveito para brincar um bocadinho e soltar a traseira.

        mas na minha opiniao o verdadeiro perigo sao os caramelos que entram em panico com a chuva. quantas e quantas vezes nao tive de travar no limite porque o imbecil da frente nao sabe como é que o carro que tem reage á chuva e quase para o carro antes de virar, ou travagens absurdas porque ha uma poça no caminho, ou porque os gajos que vao 100 metros á frente acenderam os travoes porque o semafro ficou vermelho.
        irrita-me como tudo pah


        Agora só te resta esperar pelos 18 anos e tirar a carta!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
          Não, quando vêm as primeiras chuvas tenho sempre mais cuidado, mas nem é em mudança de velocidade, é em estar mais atento ao comportamento do carro, e estou sempre mais atento ao espelho.
          além das outras precauções sensatas, também tenho esta que muita gente não se lembra. Por exemplo, quando estou a chegar a uma fila, deixo algum espaço para o carro da frente e mantenho-me atento ao retrovisor e com o pé no travão, não vá vir um tolinho rápido demais, tendo assim um pouco de tempo/espaço para me chegar à frente e dar-lhe mais um bocado de tempo e espaço para ver que estou travado e travar/derrapar...

          Comentário


            #35
            À uns bons anos atrás, a 1ª vez que pus as unhas no meu 1º RWD (BMW E30 318is) foi num dia chuvoso.

            Eu tinha a mania de à saída das curvas acelerar um bocado com os FWD, nesse dia com o BMW fiz isso e quase borrava a cueca...

            Passou com a traseira muito próxima de um separador central. A partir daí e principalmente nas curvas tenho muito cuidado. Se normalmente faço aquela curva a 100 km/h (em piso seco sou um bocado acelera), quando chove faço-a a 50-60 km/h no máximo e deixo o motor prender o carro, não acelero.

            Comentário


              #36
              Quantas vezes já fiz isso, mesmo em piso seco! Já evitei algumas porradas

              Originalmente Colocado por rastiff Ver Post
              além das outras precauções sensatas, também tenho esta que muita gente não se lembra. Por exemplo, quando estou a chegar a uma fila, deixo algum espaço para o carro da frente e mantenho-me atento ao retrovisor e com o pé no travão, não vá vir um tolinho rápido demais, tendo assim um pouco de tempo/espaço para me chegar à frente e dar-lhe mais um bocado de tempo e espaço para ver que estou travado e travar/derrapar...

              Comentário


                #37
                Conduzo sempre da mesma maneira: sento-me no veículo, ajusto se necessário os comandos do banco, espelhos... ligo a ignição, luzes se necessário e toca a circular adequando a condução às condições do tráfego, climatéricas, de visibilidade...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Conduzo sempre da mesma maneira: sento-me no veículo, ajusto se necessário os comandos do banco, espelhos... ligo a ignição, luzes se necessário e toca a circular adequando a condução às condições do tráfego, climatéricas, de visibilidade...
                  Resposta abstracta e o "dever ser" do condutor. Mas isso faz-se na escola de condução, não na vida real.

                  Ajustar banco e retrovisores, está bem está. Ajustei uma vez e ficou sempre igual.

                  Comentário


                    #39
                    Na zona de Lisboa, o Eixo N-S entre a Saída para a Radial de Benfica e o começo da Av da Ponte, deve ser dos locais com mais acidentes quando começa a cair umas pingas.

                    Comentário


                      #40
                      Esta noite, mais um no Viaduto Duarte Pacheco...
                      Em frente ao ministério das finanças, também um A3 deixou de o ser, ao galgar literalmente o lancil do ministério... Ficou todo partido por baixo, nem as portas fecham.

                      Comentário


                        #41
                        Quanto a mim é mais ou menos o que já foi dito, adequo a condução às condições da estrada e de visibilidade mas também não entro em pânico.

                        Por norma já ando nas calmas, quando chove aumento distâncias de segurança e procuro não entrar tanto "a matar" nas curvas. Quando paro fico sempre atento aos espelhos e deixo mais distância para o carro da frente.

                        Fundamental é ligar os médios... não façam é como alguns que passam logo para os faróis de nevoeiro...

                        Originalmente Colocado por BlueJimmy
                        a chuva tenho é muito mais road rage por causa dos caramelos que se borram todos mal cai uma pinguinha e travam por tudo e por nada,ou circulam a passo de caracol.

                        fora isso, a direito ando á mesma velocidade quem em piso seco, mas deixo mais distancia para o caso de travagens, entro mais devagar nas curvas, e tenho cuidados redobrados com mudanças subitas de direcçao. se nao estiver ninguem na rotunda, ai aproveito para brincar um bocadinho e soltar a traseira.

                        mas na minha opiniao o verdadeiro perigo sao os caramelos que entram em panico com a chuva. quantas e quantas vezes nao tive de travar no limite porque o imbecil da frente nao sabe como é que o carro que tem reage á chuva e quase para o carro antes de virar, ou travagens absurdas porque ha uma poça no caminho, ou porque os gajos que vao 100 metros á frente acenderam os travoes porque o semafro ficou vermelho.
                        irrita-me como tudo pah
                        Kimi, és tu?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por rastiff Ver Post
                          além das outras precauções sensatas, também tenho esta que muita gente não se lembra. Por exemplo, quando estou a chegar a uma fila, deixo algum espaço para o carro da frente e mantenho-me atento ao retrovisor e com o pé no travão, não vá vir um tolinho rápido demais, tendo assim um pouco de tempo/espaço para me chegar à frente e dar-lhe mais um bocado de tempo e espaço para ver que estou travado e travar/derrapar...
                          Bem lembrado, faço exactamente o mesmo, ainda que não tenha haver com as condições meteorologicas.

                          Comentário


                            #43
                            Eu vou-me adaptando às condições, mas nem sempre chega..

                            Ainda há 2 ou 3 dias choveu de forma estranha para os lados do IC19, ora chovia, ora parava. Vou eu na minha a entrada em Queluz de Baixo e aparece-me um Mercedes que nem sei o modelo a ultrapassar feito maluco e põe-se à minha frente. Como vinha a observar as manobras já vinha acautelado, mas ao chegar a uma rotunda apareceu um camião..

                            Ora bem, esses meninos têm toneladas de prioridade e o senhor do dito mercedes sabe-o bem, daí que travou à cão e apesar de ir a uns meros 25 km/h na altura serviu bem para mandar uma valente derrapadela e quase que o levava à frente, sem qualquer culpa da minha parte...

                            nunca chega.

                            Comentário


                              #44
                              Eu tendo a carta desde o inicio do verão ainda não apanhei muitas situações de chuva, mas as que apanhei não conduzi de uma forma assim tão diferente (não era chuva intensa), ligar médios se não houver boa visibilidade, reduzir mais a velocidade em algumas curvas, aumentar um bocado a distancia de segurança, e tenho um cuidado especial dentro das cidades, de modo a evitar passar em lençóis de água perto dos passeios, acho uma falta de respeito quando fazem isso

                              Comentário


                                #45
                                Teria medo sim se estivesse num Smart F2

                                Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                Depende muito do carro em questão. No meu GPunto Van tenho muito cuidado quando está chuva, pois já senti o carro a fugir-me mais que uma vez...agora no MiTo, piso seco ou piso molhado a diferença não é muito, continua a ser um carro seguríssimo. Teria medo sim se estivesse num Smart F2 ou num carro "medieval".
                                Greetings!

                                O ESP do Smart F2 é super!
                                Já tive um durante 4 anos.
                                Vendi o carro com 102.000km com os pneus de origem ainda bons!
                                Acho que ainda durariam mais 10.000km no minimo.
                                Eram bridgestone.
                                Em chuva o carro portava-se muito bem.
                                Nada de sustos.
                                As estórias das miudas nos smarts que saem da autoestrada a fazer as curvas nos mesmos 120km/h que iam, porque não precisam de reduzir, é culpa delas e não da maravilha tecnológica que é ter um carro com caixa robotizada, ESP, Controlo de tracção e EBD (repartidor de travagem).

                                Uma vez a luz do ESP ficou ligada durante uns minutos e o carro tinha por isso o ESP desligado.
                                Era conduzir borrado. A electrónica é tudo no Smart.

                                Bom carro em chuva!
                                Os pneus mais largos atrás, e tracção traseira fazem também muita diferença.

                                Este ano o Inverno vai ser giro!
                                Se olharem bem para os pneus que a malta anda a meter lanço para o ar, 50% são chinocas.
                                Nos Mercedes é mato.
                                Em seco parece que servem, em molhado depende...
                                Cada vez que chove nos primeiros dias perto das 23 horas é vê-los virados ao contrário na segunda circular na saida para Sete Rios.
                                Portugal é um país rico. É normal a malta espetar o carro quando chove uma vez por ano.
                                Foi um acidente. Não há responsabilidades...

                                Cumprimentos

                                ps. Um suicida a demonstrar o quão bem o ESP funciona neste carro...
                                Smart fortwo - Driving in the rain - YouTube


                                Editado pela última vez por pgainf; 13 October 2012, 13:55.

                                Comentário


                                  #46
                                  Como tenho uma carrinha recente, está em condições,não conduzo a abrir na estrada e até gosto de chuva e de conduzir com ela, com chuva normal conduzo da mesma maneira do que em seco.

                                  Já me aconteceu ir na AE a 60km/h porque não via nada com a chuva, mas isso são casos raríssimos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Nas AE sou como os Franceses:




                                    E de noite é como se estivesse a chover
                                    Ficheiros anexados

                                    Comentário


                                      #48
                                      A não ser que seja chuva torrencial, conduzo da mesma maneira tirando um pormenor ou outro porque mesmo com seco não abuso..

                                      De mota a conversa ja era outra o estilo de condução era muito alterado e a velocidade reduzida substancialmente.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por klm Ver Post
                                        Nas AE sou como os Franceses:




                                        E de noite é como se estivesse a chover
                                        Como recém-encartado que sou, adopto o mesmo tipo de condução em AE.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                          Greetings!

                                          O ESP do Smart F2 é super!
                                          Já tive um durante 4 anos.
                                          Vendi o carro com 102.000km com os pneus de origem ainda bons!
                                          Acho que ainda durariam mais 10.000km no minimo.
                                          Eram bridgestone.
                                          Em chuva o carro portava-se muito bem.
                                          Nada de sustos.
                                          As estórias das miudas nos smarts que saem da autoestrada a fazer as curvas nos mesmos 120km/h que iam, porque não precisam de reduzir, é culpa delas e não da maravilha tecnológica que é ter um carro com caixa robotizada, ESP, Controlo de tracção e EBD (repartidor de travagem).

                                          Uma vez a luz do ESP ficou ligada durante uns minutos e o carro tinha por isso o ESP desligado.
                                          Era conduzir borrado. A electrónica é tudo no Smart.

                                          Bom carro em chuva!
                                          Os pneus mais largos atrás, e tracção traseira fazem também muita diferença.

                                          Este ano o Inverno vai ser giro!
                                          Se olharem bem para os pneus que a malta anda a meter lanço para o ar, 50% são chinocas.
                                          Nos Mercedes é mato.
                                          Em seco parece que servem, em molhado depende...
                                          Cada vez que chove nos primeiros dias perto das 23 horas é vê-los virados ao contrário na segunda circular na saida para Sete Rios.
                                          Portugal é um país rico. É normal a malta espetar o carro quando chove uma vez por ano.
                                          Foi um acidente. Não há responsabilidades...

                                          Cumprimentos

                                          ps. Um suicida a demonstrar o quão bem o ESP funciona neste carro...
                                          Smart fortwo - Driving in the rain - YouTube


                                          Espero que este post tenha sido feito em tom de ironia.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Hoje apanhei um susto do caraças, tive uma sorte descomunal, bastou chover um pouco e ter apanhado o chão escorregadio e fui parar à faixa do outro sentido a subir. Sacana do Grande Punto fugiu!

                                            Editado pela última vez por SavageXp; 14 October 2012, 22:25.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Diz que aqui basta cair uma pinguinha e aparecem logo uns drifters para vir fazer o gosto ao pé.

                                              Comentário


                                                #53
                                                E pimba! aconteceu a mesma coisa hoje há tarde a um condutor de um jipe, a descer, na mesma área, a minha sorte é ter estado a 30 metros, senão ia haver turbo Boost.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Ontem às 23 e tal na calçada de carriche (mais concretamente, aqui) vi uma kangoo espetada contra o separador central. Estavam umas grades (não sinalizadas, pelo que me pareceu) a obstruir a 2ª via mais à direita e atendendo à chuva e à curva não me admirei nada, já que é normal ver muita gente a assapar por ali, apanhando o semáforo aberto então...

                                                  No dia-a-dia, quando apanho chuva há 2 pontos em especial onde tenho ainda mais cuidado a conduzir. Na curva antes de entrar no Tunel do Grilo (pra quem vem de Frielas) e o túnel que paça por baixo da Praça José Queiroz (a chegar à Avenida Infante Dom Henrique). E vá-se lá saber porquê, ontem houve despistes nesses 2 sítios.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Já se falou aqui mas para mim o que não se discute a fundo era a fiscalização séria e efectiva do estado dos pneus dos carros. Em nenhuma operação stop que parei (e já foram muitas em 11 anos de carta) me verificaram os pneus.

                                                    Eu gosto muito de "brincar" com os carros que fui tendo, sempre controladamente (aparte dos 18 aninhos estupidos e de experiencias mais inconsequentes, felizmente sem desastres) e ja tive a oportunidade de testar no meu carro actual Volvo V50 2.0d vários tipos e estados de pneus e a diferença é muito maior (entre pneus bons, maus e bons em mau estado) do que eu alguma vez esperaria.

                                                    E a malta deve sempre experimentar de maneira controlada os limites do seu carro. Arranjar um parque de estacionamento vazio, ou qq coisa do genero e mandem umas travagens, umas curvas puxadas, aprender a reagir com o ESP etc etc.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu adapto a minha condução se faz sol ou chuva etc.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu tendo um caixão ( Como muitos diriam: Fiat Uno), se quando faz sol não posso abusar muito, quanto mais em chuva !

                                                        Se chover vou com muita calma, quem tiver pressa, ultrapasse.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Ontem fiz um driftzito numa rotunda. Estava a fazer a rotunda muito devagar quando sinto a traseira a fugir. Tinha havido lá um acidente (via-se bocados de peças no chão) e certamente ficou óleo ali espalhado.

                                                          Pneus Goodyear Eagle F1 ainda nem 8 mil km têm. Mas vou deixar de comprar pneus com relevo em espinha. Vou voltar aos "normais".

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Pessoalmente sempre adaptei a minha condução mediante as condições climatéricas, e desde que adquiri a Navara fui forçado a ter ainda mais precaução, ainda por cima aqui em Portalegre existem ainda muitas ruas em paralelos nas quais me vejo mesmo forçado a ligar a tração ás quatro rodas. Acontece muitas vezes, principalmente em rotundas e estradas com muitas curvas apertadas, ter que circular quase a passo de caracol, quando assim é, e se tiver possibilidade, encosto para deixar passar os rasteirinhos que não sofrem tanto deste problema. Quando não dá paciência, prefiro levar uma buzinadela por contornar uma rotunda á velocidade dos ponteiros do relógio do que perder o controlo do carro e ir para cima de alguém, para atravessadelas e power slides prefiro a boa da lama que surge em tudo o que é caminho de terra batida por esta altura, aí é a p*t@ da loucura...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Adoro conduzir com chuva e uma boa musiquinha no carro, é tão zen.
                                                              De qualquer forma sou especialmente cautelosa nestas condições, velocidade moderada, distância de segurança... Por acaso também tenho de arranjar um set de pneus para esta época do ano.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X