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Conduzir engatado sem tocar nos pedais

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    #31
    Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
    Claro, desde que tenham correia no alternador.
    Ok, tinha a sensação que havia modelos recentes que carregam a bateria com a "travagem do motor". Devo estar a fazer confusão com os hibridos ou com o sistema ED da Bmw.

    Comentário


      #32
      Ires a essa velocidade com uma mudança alta tem um risco grave: móis os rolamentos de saída da caixa. Abusa disso e depois tens que desmontar a caixa para trocar os rolamentos de saída. Sabes que só a mão de obra para desmontar a caixa te fica por uns 500€... agora pensa mais o conserto e peças.

      Nunca se deve ir a baixas velocidades com mudanças altas. Isso é condução de velhinho desinformado.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Ok, tinha a sensação que havia modelos recentes que carregam a bateria com a "travagem do motor". Devo estar a fazer confusão com os hibridos ou com o sistema ED da Bmw.
        A travagem com o motor acaba por carregar a bateria porque o motor está em rotação, logo a correia também está e, por conseguinte, também o alternador. Nada tem a ver com os sistemas híbridos. Travar com as rodas é que só carrega baterias em carros híbridos ou eléctricos DESDE QUE TENHAM TRAVAGEM REGENERATIVA. Caso contrário, é travão normal e desperdício.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Joaommp Ver Post
          Ires a essa velocidade com uma mudança alta tem um risco grave: móis os rolamentos de saída da caixa. Abusa disso e depois tens que desmontar a caixa para trocar os rolamentos de saída. Sabes que só a mão de obra para desmontar a caixa te fica por uns 500€... agora pensa mais o conserto e peças.

          Nunca se deve ir a baixas velocidades com mudanças altas. Isso é condução de velhinho desinformado.
          Não há aqui uma boa dose de exagero? Quer dizer, reduções súbitas e brutas para as 5000-6000 rpm (num carro a gasolina) acredito que provoquem desgaste, mas o que dizes...bem, lá tinham as pessoas que descer a serra da Estrela sempre em 4ª para não estragarem a caixa.

          Comentário


            #35
            nos carros a gasoleo, as vezes faço isso, mas numa subida com transito ( para e arranca ) espero uma distancia de 10mtrs aprox. meto 1ª e deixo andar ao ralenti, sem tocar no acelerador, vai a 2 quilometros a hora aprox, mas vai continuo.

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              #36
              Originalmente Colocado por Joaommp Ver Post
              A travagem com o motor acaba por carregar a bateria porque o motor está em rotação, logo a correia também está e, por conseguinte, também o alternador. Nada tem a ver com os sistemas híbridos. Travar com as rodas é que só carrega baterias em carros híbridos ou eléctricos DESDE QUE TENHAM TRAVAGEM REGENERATIVA. Caso contrário, é travão normal e desperdício.
              O que disseste aqui, já eu tinha essa ideia. Pensava (pelos vistos mal), que em ponto-morto em andamento, não carregava bateria, e que era preciso ir com mundança engrenada para tal.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                Não há aqui uma boa dose de exagero? Quer dizer, reduções súbitas e brutas para as 5000-6000 rpm (num carro a gasolina) acredito que provoquem desgaste, mas o que dizes...bem, lá tinham as pessoas que descer a serra da Estrela sempre em 4ª para não estragarem a caixa.
                Não, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.
                Editado pela última vez por Joaommp; 12 December 2012, 23:51.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  O que disseste aqui, já eu tinha essa ideia. Pensava (pelos vistos mal), que em ponto-morto em andamento, não carregava bateria, e que era preciso ir com mundança engrenada para tal.
                  Basta que haja movimento no motor (seja do balanço do carro estar em coast engatado, seja do motor a funcionar por si). O movimento do carro só não carrega a bateria se o carro estiver desengatado e com o motor desligado. Daí os arranques por empurrão (dispensa-se qualquer piada)... carro engatado, empurrar o carro (de preferência a descer para ser mais fácil) e dar à chave. Atenção: há carros em que o arranque por empurrão não se deve fazer, como por exemplo, os Toyotas produzidos a partir de 1993. Fazer isto num carro desses pode estragar o catalisador de 3 vias desses carros. Nesses, só faísca, mesmo. Nem sequer se deve desligar o carro com ele em movimento e tentar ligá-lo em movimento também, pelas mesmas razões.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Joaommp Ver Post
                    Basta que haja movimento no motor (seja do balanço do carro estar em coast engatado, seja do motor a funcionar por si). O movimento do carro só não carrega a bateria se o carro estiver desengatado e com o motor desligado. Daí os arranques por empurrão (dispensa-se qualquer piada)... carro engatado, empurrar o carro (de preferência a descer para ser mais fácil) e dar à chave. Atenção: há carros em que o arranque por empurrão não se deve fazer, como por exemplo, os Toyotas produzidos a partir de 1993. Fazer isto num carro desses pode estragar o catalisador de 3 vias desses carros. Nesses, só faísca, mesmo. Nem sequer se deve desligar o carro com ele em movimento e tentar ligá-lo em movimento também, pelas mesmas razões.
                    Obrigado pela explicação

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Joaommp Ver Post
                      Não, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.
                      Vai dizer isso, por exemplo, ao pessoal dos 206. Se fizessem isso em estradas com chuva, a descer e com muitas curvas queria ver.

                      E não, não me troquei. Há várias descidas que eu não faria em 4ª, especialmente se tiver maus pneus, se estiver mau tempo, se a descida for pronunciada e não quiser torrar os travões...

                      Na teoria o que dizes até faz sentido, no entanto, e está claro que posso ir numa mudança como 3ª mas mais devagar também para compensar.
                      Editado pela última vez por carregalhe; 14 December 2012, 10:04.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Joaommp Ver Post
                        Não, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.

                        Então e se for um motor que desenvolva muito binário e consigo circular assim sem vibrações ?

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                          #42
                          Nunca conduzi nenhum carro que vibrasse por ter mudanças altas a baixa velocidade e sem qualquer aceleração, mas até pode haver..

                          Há aqui uma rotunda perto de casa em que salto de 2ª para 5ª porque a seguir vem uma recta enorme a descer (pouco, calma ) e o carro por si ganha velocidade para a 5ª.

                          É óbvio que a chover lá me adapto e se for preciso nem da 3ª passo. O que considero necessário é adaptar a condução às condições.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                            Nunca conduzi nenhum carro que vibrasse por ter mudanças altas a baixa velocidade e sem qualquer aceleração, mas até pode haver..

                            Há aqui uma rotunda perto de casa em que salto de 2ª para 5ª porque a seguir vem uma recta enorme a descer (pouco, calma ) e o carro por si ganha velocidade para a 5ª.

                            É óbvio que a chover lá me adapto e se for preciso nem da 3ª passo. O que considero necessário é adaptar a condução às condições.

                            Pois eu também não. Acontece-me é, quando em exagero, engasgar-se quando coloco o pé no acelerador. Mas o meu também não protesta e circula bem em plano a baixa velocidade, tipo 5ª a 50, com um cheirinho de acelerador para manter. Menos que isso tem de ser 4ª, e a 3ª só tem de entrar aí a uns 30/35 km/h.

                            Comentário


                              #44
                              Acho que a questão aqui se prendia com circular ao ralenti (aproximadamente 800rpm).
                              Isso só em 1a para arrancar e em 2a em manobras. De resto, sempre acima das 1000rpm, sem stress.

                              Reforço que, para além da caixa, esse exagero que, muitas vezes, se manifesta por vibração excessiva, pode dar cabo dos apoios do motor, também.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Joaommp Ver Post
                                Não, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.

                                Reduçoes à brutal, tipo ires em 5 e passares para um 2, tambem vai desgastar a caixa e bem, alias, mais que o motor, é ela que tem de levar com a desmultiplicaçao em excesso. Basta ver que uma reduçao bruta, em certos carros, pode mesmo bloquear as rodas motrizes.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                  Reduçoes à brutal, tipo ires em 5 e passares para um 2, tambem vai desgastar a caixa e bem, alias, mais que o motor, é ela que tem de levar com a desmultiplicaçao em excesso. Basta ver que uma reduçao bruta, em certos carros, pode mesmo bloquear as rodas motrizes.
                                  No outro dia vinha a andar a 60 a hora, em 4º, um carro decidiu ultrapassar o outro que vinha em sentido contrário, tive que travar e reduzi para 2º .

                                  Agora de 5º para 2º sem reduzir a velocidade do carro, é para estragar, não há hipoteses.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                    Nunca conduzi nenhum carro que vibrasse por ter mudanças altas a baixa velocidade e sem qualquer aceleração, mas até pode haver..

                                    Há aqui uma rotunda perto de casa em que salto de 2ª para 5ª porque a seguir vem uma recta enorme a descer (pouco, calma ) e o carro por si ganha velocidade para a 5ª.

                                    É óbvio que a chover lá me adapto e se for preciso nem da 3ª passo. O que considero necessário é adaptar a condução às condições.
                                    O meu 1.3 Mjet em 4ª se for em plano pode ir sem tocar no pedal. Em 5ª e 6ª já é mais dificil.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                      Reduçoes à brutal, tipo ires em 5 e passares para um 2, tambem vai desgastar a caixa e bem, alias, mais que o motor, é ela que tem de levar com a desmultiplicaçao em excesso. Basta ver que uma reduçao bruta, em certos carros, pode mesmo bloquear as rodas motrizes.
                                      Atenção aos exemplos Por ires em 5ª, não quer dizer que vás a 100km/h. Portanto, ir em 5ª a 100 e reduzir para 2ª claro que estraga muito o material. Mas se fores a 50 também em 5ª e reduzires para 2ª já não vai estragar tanto como na primeira situação.

                                      Isto tudo para dizer que por vezes, há a tendência para se dizer que saltar mudanças estraga o motor porque no caso das reduções, estas são muito brutas. Mas atenção que isto tudo depende da velocidade inicial a que se faz a troca de velocidade, que neste caso é a redução.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Quantas vezes não vou em 5º (60 km/h) e meto 3 abaixo e la vem a 2º... Otto

                                        Comentário


                                          #50
                                          Eu todos dias saio de casa, faço uma subida de cerca de 3 klm.

                                          O meu carro (megane 1.5dci) aquece, até a temperatura normal.

                                          Depois tenho uma descida de cerca de 5klm.

                                          O carro vai engatado em 4a, 5a ou 6a (conforme as curvas e de maneira a travar com o motor).

                                          Nessa descida de cerca de 5klm o combustível gasto é 0,0L, nao gasta combustivel. (porque o motor continua em funcionamento com o movimento transmitido das rodas, porque está engatado)

                                          A temperatura no final da descida baixou até ao mínimo.

                                          Se fizesse a descida desengatado, em ponto morto. Ia gastar uma média de 0.7L, ia gastar mais travões e o motor ia chegar lá na temperatura normal.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                            Atenção aos exemplos Por ires em 5ª, não quer dizer que vás a 100km/h. Portanto, ir em 5ª a 100 e reduzir para 2ª claro que estraga muito o material. Mas se fores a 50 também em 5ª e reduzires para 2ª já não vai estragar tanto como na primeira situação.

                                            Isto tudo para dizer que por vezes, há a tendência para se dizer que saltar mudanças estraga o motor porque no caso das reduções, estas são muito brutas. Mas atenção que isto tudo depende da velocidade inicial a que se faz a troca de velocidade, que neste caso é a redução.
                                            Estava-me mesmo a referir à opçao em bold

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por pedrommfsilva Ver Post
                                              Eu todos dias saio de casa, faço uma subida de cerca de 3 klm.

                                              O meu carro (megane 1.5dci) aquece, até a temperatura normal.

                                              Depois tenho uma descida de cerca de 5klm.

                                              O carro vai engatado em 4a, 5a ou 6a (conforme as curvas e de maneira a travar com o motor).

                                              Nessa descida de cerca de 5klm o combustível gasto é 0,0L, nao gasta combustivel. (porque o motor continua em funcionamento com o movimento transmitido das rodas, porque está engatado)

                                              A temperatura no final da descida baixou até ao mínimo.

                                              Se fizesse a descida desengatado, em ponto morto. Ia gastar uma média de 0.7L, ia gastar mais travões e o motor ia chegar lá na temperatura normal.
                                              Esta "conversa" do engatado a descer começou com algo do género que descreves, mas a situação não era tão inclinada que permiti-se descer sem acelerar. Daí o uso do ponto-morto, para não haver o efeito de travão do motor.

                                              Um pormenor: tens o termostáto bom? É que mesmo a descer sem acelerar, e considerando que o motor possa efectivamente arrefecer um pouco, acho muito estranho ir até ao mínimo. Aliás, é até um contra-senso, já que a temperatura de funcionamento do motor é aquela em que tudo está optimizado (fluidos, p.e).

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Joaommp Ver Post
                                                Não, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.


                                                Isso acontece mas é se andares com o motor a baixas rotações, com mudanças elevadas, mas em carga, ou seja, em aceleração.

                                                No exemplo concreto que o user expressou (sem carrregar no acelarador) não provoca desgaste absolutamente nenhum.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por pedrommfsilva Ver Post
                                                  Eu todos dias saio de casa, faço uma subida de cerca de 3 klm.

                                                  O meu carro (megane 1.5dci) aquece, até a temperatura normal.

                                                  Depois tenho uma descida de cerca de 5klm.

                                                  O carro vai engatado em 4a, 5a ou 6a (conforme as curvas e de maneira a travar com o motor).

                                                  Nessa descida de cerca de 5klm o combustível gasto é 0,0L, nao gasta combustivel. (porque o motor continua em funcionamento com o movimento transmitido das rodas, porque está engatado)

                                                  A temperatura no final da descida baixou até ao mínimo.

                                                  Se fizesse a descida desengatado, em ponto morto. Ia gastar uma média de 0.7L, ia gastar mais travões e o motor ia chegar lá na temperatura normal.


                                                  Até ao mínimo ? Tens o termostato marado...

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                                                    #55
                                                    No meu faz rigorosamente o mesmo e está mais do que bom.

                                                    Dou 2 exemplos:

                                                    - acabado de ligar demora cerca de 5 minutos a chegar à temperatura de serviço. Se por acaso no caminho apanhar uma descida grande o suficiente a temperatura desce consideravelmente (durante os primeiros kms)

                                                    - No entanto, depois duma viagem grande, isto já não acontece, além de que quando se pára a temperatura dispara muito mais depressa até chegar ao ponto de ligar o motoventilador.

                                                    Tem tudo a ver com a temperatura a que já estão as coisas à volta.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                      No meu faz rigorosamente o mesmo e está mais do que bom.

                                                      Dou 2 exemplos:

                                                      - acabado de ligar demora cerca de 5 minutos a chegar à temperatura de serviço. Se por acaso no caminho apanhar uma descida grande o suficiente a temperatura desce consideravelmente (durante os primeiros kms)

                                                      - No entanto, depois duma viagem grande, isto já não acontece, além de que quando se pára a temperatura dispara muito mais depressa até chegar ao ponto de ligar o motoventilador.

                                                      Tem tudo a ver com a temperatura a que já estão as coisas à volta.
                                                      Eu não vou arriscar dizer que pode ser defeito dos termostátos, mas, em teoria, isso não devia acontecer. Baixar alguma coisa até acho normal, uma vez que se rola sem carga, mas baixar consideravelmente, acho estranho.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Sim, baixar ligeiramente é normal, o meu também faz isso. Baixar até ao mínimo não me parece nada...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                          Sim, baixar ligeiramente é normal, o meu também faz isso. Baixar até ao mínimo não me parece nada...
                                                          Eu considero normal.

                                                          Na minha situação, coloquei o carro a trabalhar 5 minutos antes e só andei 3 klm.

                                                          Todos os componentes á volta do motor ainda estão frios e durante 5 klm não há qualquer combustão/aquecimento.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            Reduçoes à brutal, tipo ires em 5 e passares para um 2, tambem vai desgastar a caixa e bem, alias, mais que o motor, é ela que tem de levar com a desmultiplicaçao em excesso. Basta ver que uma reduçao bruta, em certos carros, pode mesmo bloquear as rodas motrizes.
                                                            Shift lock!

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                              Nunca conduzi nenhum carro que vibrasse por ter mudanças altas a baixa velocidade e sem qualquer aceleração, mas até pode haver..

                                                              Há aqui uma rotunda perto de casa em que salto de 2ª para 5ª porque a seguir vem uma recta enorme a descer (pouco, calma ) e o carro por si ganha velocidade para a 5ª.

                                                              É óbvio que a chover lá me adapto e se for preciso nem da 3ª passo. O que considero necessário é adaptar a condução às condições.
                                                              Sabes que as vibrações podem não ser perceptíveis por ti. Mesmo que o carro não pareça estar a vibrar, pode estar a fazê-lo a uma frequência tão alta, ou tão baixa que não dês conta simplesmente porque o corpo humano tem limites a essas sensibilidades. No entanto o material desgasta-se na mesma. Sim, é preciso adaptar a condução às condições. Mas é preciso conhecer muito bem o carro antes de tudo.

                                                              Comentário

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