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Conduzir engatado sem tocar nos pedais
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Ires a essa velocidade com uma mudança alta tem um risco grave: móis os rolamentos de saída da caixa. Abusa disso e depois tens que desmontar a caixa para trocar os rolamentos de saída. Sabes que só a mão de obra para desmontar a caixa te fica por uns 500€... agora pensa mais o conserto e peças.
Nunca se deve ir a baixas velocidades com mudanças altas. Isso é condução de velhinho desinformado.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostOk, tinha a sensação que havia modelos recentes que carregam a bateria com a "travagem do motor". Devo estar a fazer confusão com os hibridos ou com o sistema ED da Bmw.
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Originalmente Colocado por Joaommp Ver PostIres a essa velocidade com uma mudança alta tem um risco grave: móis os rolamentos de saída da caixa. Abusa disso e depois tens que desmontar a caixa para trocar os rolamentos de saída. Sabes que só a mão de obra para desmontar a caixa te fica por uns 500€... agora pensa mais o conserto e peças.
Nunca se deve ir a baixas velocidades com mudanças altas. Isso é condução de velhinho desinformado.
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Originalmente Colocado por Joaommp Ver PostA travagem com o motor acaba por carregar a bateria porque o motor está em rotação, logo a correia também está e, por conseguinte, também o alternador. Nada tem a ver com os sistemas híbridos. Travar com as rodas é que só carrega baterias em carros híbridos ou eléctricos DESDE QUE TENHAM TRAVAGEM REGENERATIVA. Caso contrário, é travão normal e desperdício.
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostNão há aqui uma boa dose de exagero? Quer dizer, reduções súbitas e brutas para as 5000-6000 rpm (num carro a gasolina) acredito que provoquem desgaste, mas o que dizes...bem, lá tinham as pessoas que descer a serra da Estrela sempre em 4ª para não estragarem a caixa.Editado pela última vez por Joaommp; 12 December 2012, 23:51.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostO que disseste aqui, já eu tinha essa ideia. Pensava (pelos vistos mal), que em ponto-morto em andamento, não carregava bateria, e que era preciso ir com mundança engrenada para tal.
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Originalmente Colocado por Joaommp Ver PostBasta que haja movimento no motor (seja do balanço do carro estar em coast engatado, seja do motor a funcionar por si). O movimento do carro só não carrega a bateria se o carro estiver desengatado e com o motor desligado. Daí os arranques por empurrão (dispensa-se qualquer piada)... carro engatado, empurrar o carro (de preferência a descer para ser mais fácil) e dar à chave. Atenção: há carros em que o arranque por empurrão não se deve fazer, como por exemplo, os Toyotas produzidos a partir de 1993. Fazer isto num carro desses pode estragar o catalisador de 3 vias desses carros. Nesses, só faísca, mesmo. Nem sequer se deve desligar o carro com ele em movimento e tentar ligá-lo em movimento também, pelas mesmas razões.
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Originalmente Colocado por Joaommp Ver PostNão, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.
E não, não me troquei. Há várias descidas que eu não faria em 4ª, especialmente se tiver maus pneus, se estiver mau tempo, se a descida for pronunciada e não quiser torrar os travões...
Na teoria o que dizes até faz sentido, no entanto, e está claro que posso ir numa mudança como 3ª mas mais devagar também para compensar.Editado pela última vez por carregalhe; 14 December 2012, 10:04.
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Originalmente Colocado por Joaommp Ver PostNão, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.
Então e se for um motor que desenvolva muito binário e consigo circular assim sem vibrações ?
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Nunca conduzi nenhum carro que vibrasse por ter mudanças altas a baixa velocidade e sem qualquer aceleração, mas até pode haver..
Há aqui uma rotunda perto de casa em que salto de 2ª para 5ª porque a seguir vem uma recta enorme a descer (pouco, calma ) e o carro por si ganha velocidade para a 5ª.
É óbvio que a chover lá me adapto e se for preciso nem da 3ª passo. O que considero necessário é adaptar a condução às condições.
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostNunca conduzi nenhum carro que vibrasse por ter mudanças altas a baixa velocidade e sem qualquer aceleração, mas até pode haver..
Há aqui uma rotunda perto de casa em que salto de 2ª para 5ª porque a seguir vem uma recta enorme a descer (pouco, calma ) e o carro por si ganha velocidade para a 5ª.
É óbvio que a chover lá me adapto e se for preciso nem da 3ª passo. O que considero necessário é adaptar a condução às condições.
Pois eu também não. Acontece-me é, quando em exagero, engasgar-se quando coloco o pé no acelerador. Mas o meu também não protesta e circula bem em plano a baixa velocidade, tipo 5ª a 50, com um cheirinho de acelerador para manter. Menos que isso tem de ser 4ª, e a 3ª só tem de entrar aí a uns 30/35 km/h.
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Acho que a questão aqui se prendia com circular ao ralenti (aproximadamente 800rpm).
Isso só em 1a para arrancar e em 2a em manobras. De resto, sempre acima das 1000rpm, sem stress.
Reforço que, para além da caixa, esse exagero que, muitas vezes, se manifesta por vibração excessiva, pode dar cabo dos apoios do motor, também.
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Originalmente Colocado por Joaommp Ver PostNão, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.
Reduçoes à brutal, tipo ires em 5 e passares para um 2, tambem vai desgastar a caixa e bem, alias, mais que o motor, é ela que tem de levar com a desmultiplicaçao em excesso. Basta ver que uma reduçao bruta, em certos carros, pode mesmo bloquear as rodas motrizes.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostReduçoes à brutal, tipo ires em 5 e passares para um 2, tambem vai desgastar a caixa e bem, alias, mais que o motor, é ela que tem de levar com a desmultiplicaçao em excesso. Basta ver que uma reduçao bruta, em certos carros, pode mesmo bloquear as rodas motrizes.
Agora de 5º para 2º sem reduzir a velocidade do carro, é para estragar, não há hipoteses.
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostNunca conduzi nenhum carro que vibrasse por ter mudanças altas a baixa velocidade e sem qualquer aceleração, mas até pode haver..
Há aqui uma rotunda perto de casa em que salto de 2ª para 5ª porque a seguir vem uma recta enorme a descer (pouco, calma ) e o carro por si ganha velocidade para a 5ª.
É óbvio que a chover lá me adapto e se for preciso nem da 3ª passo. O que considero necessário é adaptar a condução às condições.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostReduçoes à brutal, tipo ires em 5 e passares para um 2, tambem vai desgastar a caixa e bem, alias, mais que o motor, é ela que tem de levar com a desmultiplicaçao em excesso. Basta ver que uma reduçao bruta, em certos carros, pode mesmo bloquear as rodas motrizes.
Isto tudo para dizer que por vezes, há a tendência para se dizer que saltar mudanças estraga o motor porque no caso das reduções, estas são muito brutas. Mas atenção que isto tudo depende da velocidade inicial a que se faz a troca de velocidade, que neste caso é a redução.
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Eu todos dias saio de casa, faço uma subida de cerca de 3 klm.
O meu carro (megane 1.5dci) aquece, até a temperatura normal.
Depois tenho uma descida de cerca de 5klm.
O carro vai engatado em 4a, 5a ou 6a (conforme as curvas e de maneira a travar com o motor).
Nessa descida de cerca de 5klm o combustível gasto é 0,0L, nao gasta combustivel. (porque o motor continua em funcionamento com o movimento transmitido das rodas, porque está engatado)
A temperatura no final da descida baixou até ao mínimo.
Se fizesse a descida desengatado, em ponto morto. Ia gastar uma média de 0.7L, ia gastar mais travões e o motor ia chegar lá na temperatura normal.
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostAtenção aos exemplos Por ires em 5ª, não quer dizer que vás a 100km/h. Portanto, ir em 5ª a 100 e reduzir para 2ª claro que estraga muito o material. Mas se fores a 50 também em 5ª e reduzires para 2ª já não vai estragar tanto como na primeira situação.
Isto tudo para dizer que por vezes, há a tendência para se dizer que saltar mudanças estraga o motor porque no caso das reduções, estas são muito brutas. Mas atenção que isto tudo depende da velocidade inicial a que se faz a troca de velocidade, que neste caso é a redução.
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Originalmente Colocado por pedrommfsilva Ver PostEu todos dias saio de casa, faço uma subida de cerca de 3 klm.
O meu carro (megane 1.5dci) aquece, até a temperatura normal.
Depois tenho uma descida de cerca de 5klm.
O carro vai engatado em 4a, 5a ou 6a (conforme as curvas e de maneira a travar com o motor).
Nessa descida de cerca de 5klm o combustível gasto é 0,0L, nao gasta combustivel. (porque o motor continua em funcionamento com o movimento transmitido das rodas, porque está engatado)
A temperatura no final da descida baixou até ao mínimo.
Se fizesse a descida desengatado, em ponto morto. Ia gastar uma média de 0.7L, ia gastar mais travões e o motor ia chegar lá na temperatura normal.
Um pormenor: tens o termostáto bom? É que mesmo a descer sem acelerar, e considerando que o motor possa efectivamente arrefecer um pouco, acho muito estranho ir até ao mínimo. Aliás, é até um contra-senso, já que a temperatura de funcionamento do motor é aquela em que tudo está optimizado (fluidos, p.e).
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Originalmente Colocado por Joaommp Ver PostNão, é justamente ao contrário. As reduções súbitas que falaste provocam desgaste sim, mas é noutro aspecto e é mais no motor. Conduzir a baixas velocidades com mudanças altas desgastam é a caixa, ou, como disse, mais especificamente, o rolamento de saída. Acredita que o sei bem, um Celica que tive tinha os rolamentos de saída desgastados justamente porque o dono anterior (um senhor de muita idade) tinha a mania de o conduzir a baixas velocidades e mudanças altas. Isto provoca vibrações e as harmónicas dessas vibrações são altamente destrutivas. E insistes no descer em 4ª para não estragar a caixa. É ao contrário, deves descer com a mudança que te puser as rotações acima das 2000 mas que mantenha uma velocidade segura no carro, se queres travar com o motor. Assim consegues travar com o motor e não estás a causar danos na caixa por causa das harmónicas. Deves ter-te trocado ao dizer sobre o descer em 4ª. Dependendo do sítio se calhar até podes descer em 6ª. Noutros sítios terás que usar segunda. É preciso é usar uma mudança que mantenha as rotações acima das 2000 (que é onde começa o regime nominal do motor) e que mantenha bom controlo sobre as rodas. Quanto mais baixa a mudança, mais elevadas as rotações, quanto mais elevadas, maior o controlo.
Isso acontece mas é se andares com o motor a baixas rotações, com mudanças elevadas, mas em carga, ou seja, em aceleração.
No exemplo concreto que o user expressou (sem carrregar no acelarador) não provoca desgaste absolutamente nenhum.
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Originalmente Colocado por pedrommfsilva Ver PostEu todos dias saio de casa, faço uma subida de cerca de 3 klm.
O meu carro (megane 1.5dci) aquece, até a temperatura normal.
Depois tenho uma descida de cerca de 5klm.
O carro vai engatado em 4a, 5a ou 6a (conforme as curvas e de maneira a travar com o motor).
Nessa descida de cerca de 5klm o combustível gasto é 0,0L, nao gasta combustivel. (porque o motor continua em funcionamento com o movimento transmitido das rodas, porque está engatado)
A temperatura no final da descida baixou até ao mínimo.
Se fizesse a descida desengatado, em ponto morto. Ia gastar uma média de 0.7L, ia gastar mais travões e o motor ia chegar lá na temperatura normal.
Até ao mínimo ? Tens o termostato marado...
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No meu faz rigorosamente o mesmo e está mais do que bom.
Dou 2 exemplos:
- acabado de ligar demora cerca de 5 minutos a chegar à temperatura de serviço. Se por acaso no caminho apanhar uma descida grande o suficiente a temperatura desce consideravelmente (durante os primeiros kms)
- No entanto, depois duma viagem grande, isto já não acontece, além de que quando se pára a temperatura dispara muito mais depressa até chegar ao ponto de ligar o motoventilador.
Tem tudo a ver com a temperatura a que já estão as coisas à volta.
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostNo meu faz rigorosamente o mesmo e está mais do que bom.
Dou 2 exemplos:
- acabado de ligar demora cerca de 5 minutos a chegar à temperatura de serviço. Se por acaso no caminho apanhar uma descida grande o suficiente a temperatura desce consideravelmente (durante os primeiros kms)
- No entanto, depois duma viagem grande, isto já não acontece, além de que quando se pára a temperatura dispara muito mais depressa até chegar ao ponto de ligar o motoventilador.
Tem tudo a ver com a temperatura a que já estão as coisas à volta.
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Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostSim, baixar ligeiramente é normal, o meu também faz isso. Baixar até ao mínimo não me parece nada...
Na minha situação, coloquei o carro a trabalhar 5 minutos antes e só andei 3 klm.
Todos os componentes á volta do motor ainda estão frios e durante 5 klm não há qualquer combustão/aquecimento.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostReduçoes à brutal, tipo ires em 5 e passares para um 2, tambem vai desgastar a caixa e bem, alias, mais que o motor, é ela que tem de levar com a desmultiplicaçao em excesso. Basta ver que uma reduçao bruta, em certos carros, pode mesmo bloquear as rodas motrizes.
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostNunca conduzi nenhum carro que vibrasse por ter mudanças altas a baixa velocidade e sem qualquer aceleração, mas até pode haver..
Há aqui uma rotunda perto de casa em que salto de 2ª para 5ª porque a seguir vem uma recta enorme a descer (pouco, calma ) e o carro por si ganha velocidade para a 5ª.
É óbvio que a chover lá me adapto e se for preciso nem da 3ª passo. O que considero necessário é adaptar a condução às condições.
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