Quando era só eu e a namorada, o comercial serviu como uma maravilha, nada de penduras. Ainda o tenho e tem 8 anos. Como as necessidades familiares de hoje são outras, tenho um carro de 5 lugares onde esse é que tem mais uso, embora o comercial é do tipo carro individualista ou de reserva... isto é quando só vai o condutor. Todavia, daqui a 2 anos estou a pensar em transformá-lo num de 5 lugares (estimei o valor de toda a transformação em 1500€ tendo ele 10anos)...e "aguento-me" com ele mais 5 anos (esse é o plano.
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citação:Originalmente colocada por ragazzito
Este gajo esta sempre a fazer as mesmas perguntas e que ja foram respondidas, so eu vejo isso?
J/K;)
Os comerciais actuais são exactamente iguais (regra geral) às versões de passageiros, em tudo, qualidade dos materiais, motores, suspensões (uma vez que não há alteração do peso máximo admissível não necessita de alteração da suspensão), etc etc.
Antigamente só se verificava essas alterações em viaturas que sofriam uma transformação algo grande e mais nos franceses.
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Já vou no 2º comercial. O clio usei-o como carro de trabalho quando fazia distribuição, mas também como carro particular. Pau para toda a obra. Depois ficou exclusivamente como carro pessoal. O Golf também utilizo como carro pessoal. Se não preciso de 5 lugares para que quero eu um carro de passageiros muito mais caro? E faço kms que impõem a escolha de um diesel.
Nota: O clio tinha o eixo traseiro com barras de torção de diferente taragem relativamente aos de passageiros.
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Originalmente Colocado por pensante Ver PostPodem me dizer se ouvimos mais o barulho do motor
se for um carro de 2 lugares?
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A Fiscalidade portuguesa e os gostos particulares do nosso mercado criaram um sector único a nível europeu: O do "Ligeiros de Mercadorias utilizados para fins particulares".
Os Comerciais de que falas (Ibizas, Corsas, Polo, Golf, etc ao contrário dos Berlingo, Jumpy, Partner, Transit Connect, etc) são praticamente exclusivos em Portugal. Já há algum tempo que estas versões comerciais não se encontram disponíveis noutros países europeus. Basta para isso fazerem uma pesquisa aos sites das marcas automóveis em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, etc. Nestes países há os tais Berling, Jumpy, Partner porque efectivamente são pouco mais compridos e levam muito mais carga.
Se já reparaste, as marcas em Portugal já nem os chamam de "comerciais" mas antes de "2 Lugares" ou "Sport", querendo com isso cativar as pessoas para adquirirem este tipo de veículo. Claro... o que querem é lucrar com isso (e conseguem!). Há situações aberrantes como o Chrylser PT Cruiser "Van" que custa a módica quantia de 28000 euros.
São mais baratos do que os equivalentes de 5 lugares porque segundo a lei portuguesa são considerados Ligeiros de Mercadorias. Não é apenas por terem 2 lugares em vez de 5,senão um BMW Z4 também pagava menos IA... Isto porque estes veículos têm uma divisória interior a separar claramente o habitáculo de passageiros do espaço de carga, têm limites de velocidade mais baixos fora das localidades, e têm que usar um dístico autocolante na rectaguarda a indicar os tais limites de velocidade fora das localidades (situação prevista no Código da Estrada e cuja regulamentação está para breve).
De facto para quem "anda sozinho", "não quer dar boleias", "namora e tal", e "faz muitos km", um Ligeiro de Mercadorias pode parecer uma boa opção. No entanto, um carro equivalente de 5 lugares faz tudo isso, e tens a mais-valia de quando precisares poderes transportar mais pessoas. E será que tudo na vida se resume a dinheiro? Sim, poderás poupar ao adquirir um Comercial, e até "ir buscar o IVA" (situação interessante para as frotas de empresas e não o uso particular)... mas de que valem os dinheiros de poupança se há toda uma variedade de coisas que podias fazer com 5 lugares e que já não vais fazer?
O que é injusto, isso sim, é a diferença de preço entre os dois tipos de viatura, porque a fiscalidade portuguesa foi elaborada para beneficiar os profissionais que precisam dos Ligeiros de Mercadorias para transportar carga ou materiais de trabalho dum lado para o outro, e não propriamente o seu uso para fins particulares (ir e vir do emprego também é "fins particulares"). Portanto não precisamos de "insultar" os carros de 5 lugares e "apelidá-los" de veículos de transporte de Sogras, etc. Devíamos era todos combatermos a fiscalidade preocupante que leva os nossos carros novos a serem dos mais caros da União Europeia, enquanto temos um nível salarial mais baixo.
Portanto a escolha é simples. Há inúmeros carros de 5 lugares "de serviço " disponibilizadas pelas marcas, com todas as garantias das mesmas e poucos km. Se fizermos bem as contas, podemos adquirir um veículo de serviço com 6 meses ou até mesmo 1 ano, de 5 lugares, muito mais versátil e com o mesmo motor que o Comercial novo. Temos é que abrir os nossos horizontes. Se não pode ser Novo, Barato, e Versátil, mais vale trocar o "novo" por um "praticamente novo" do que o "versátil" para o "nada versátil".
Volto a dizer que para frotas de empresas são uma boa opção. Mas, para fins particulares, com um carro de 5 lugares, faz-se tudo o que se pode fazer com um Ligeiro de Mercadorias e muito mais. Eu e milhares de portugueses que não escolheram o Ligeiro de Mercadorias, somos a prova disso.Editado pela última vez por Jarod; 18 May 2007, 11:55.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostA Fiscalidade portuguesa e os gostos particulares do nosso mercado criaram um sector único a nível europeu: O do "Ligeiros de Mercadorias utilizados para fins particulares".
Os Comerciais de que falas (Ibizas, Corsas, Polo, Golf, etc ao contrário dos Berlingo, Jumpy, Partner, Transit Connect, etc) são praticamente exclusivos em Portugal. Já há algum tempo que estas versões comerciais não se encontram disponíveis noutros países europeus. Basta para isso fazerem uma pesquisa aos sites das marcas automóveis em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, etc. Nestes países há os tais Berling, Jumpy, Partner porque efectivamente são pouco mais compridos e levam muito mais carga.
Se já reparaste, as marcas em Portugal já nem os chamam de "comerciais" mas antes de "2 Lugares" ou "Sport", querendo com isso cativar as pessoas para adquirirem este tipo de veículo. Claro... o que querem é lucrar com isso (e conseguem!). Há situações aberrantes como o Chrylser PT Cruiser "Van" que custa a módica quantia de 28000 euros.
São mais baratos do que os equivalentes de 5 lugares porque segundo a lei portuguesa são considerados Ligeiros de Mercadorias. Não é apenas por terem 2 lugares em vez de 5,senão um BMW Z4 também pagava menos IA... Isto porque estes veículos têm uma divisória interior a separar claramente o habitáculo de passageiros do espaço de carga, têm limites de velocidade mais baixos fora das localidades, e têm que usar um dístico autocolante na rectaguarda a indicar os tais limites de velocidade fora das localidades (situação prevista no Código da Estrada e cuja regulamentação está para breve).
De facto para quem "anda sozinho", "não quer dar boleias", "namora e tal", e "faz muitos km", um Ligeiro de Mercadorias pode parecer uma boa opção. No entanto, um carro equivalente de 5 lugares faz tudo isso, e tens a mais-valia de quando precisares poderes transportar mais pessoas. E será que tudo na vida se resume a dinheiro? Sim, poderás poupar ao adquirir um Comercial, e até "ir buscar o IVA" (situação interessante para as frotas de empresas e não o uso particular)... mas de que valem os dinheiros de poupança se há toda uma variedade de coisas que podias fazer com 5 lugares e que já não vais fazer?
O que é injusto, isso sim, é a diferença de preço entre os dois tipos de viatura, porque a fiscalidade portuguesa foi elaborada para beneficiar os profissionais que precisam dos Ligeiros de Mercadorias para transportar carga ou materiais de trabalho dum lado para o outro, e não propriamente o seu uso para fins particulares (ir e vir do emprego também é "fins particulares"). Portanto não precisamos de "insultar" os carros de 5 lugares e "apelidá-los" de veículos de transporte de Sogras, etc. Devíamos era todos combatermos a fiscalidade preocupante que leva os nossos carros novos a serem dos mais caros da União Europeia, enquanto temos um nível salarial mais baixo.
Portanto a escolha é simples. Há inúmeros carros de 5 lugares "de serviço " disponibilizadas pelas marcas, com todas as garantias das mesmas e poucos km. Se fizermos bem as contas, podemos adquirir um veículo de serviço com 6 meses ou até mesmo 1 ano, de 5 lugares, muito mais versátil e com o mesmo motor que o Comercial novo. Temos é que abrir os nossos horizontes. Se não pode ser Novo, Barato, e Versátil, mais vale trocar o "novo" por um "praticamente novo" do que o "versátil" para o "nada versátil".
Volto a dizer que para frotas de empresas são uma boa opção. Mas, para fins particulares, com um carro de 5 lugares, faz-se tudo o que se pode fazer com um Ligeiro de Mercadorias e muito mais. Eu e milhares de portugueses que não escolheram o Ligeiro de Mercadorias, somos a prova disso.
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