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Topico dos autocarros
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Parece que nos últimos anos já se começa a ver privados com capacidade de preservar alguns autocarros, seja de forma particular ou em grupos.
Um desses grupos (Clube Viação Clássica) já tem alguns restaurados e está a tentar, através de crowdfunding, restaurar um Leyland Atlantean de 2 pisos ex-STCP.
Espero que consigam, já dei o meu contributo. Se alguém tiver curioso fica o link: https://ppl.pt/clubeviacaoclassica
O estado atual do grandalhão:
Editado pela última vez por filipeGtturbo; 14 January 2023, 12:33.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
Porra...isso devia ser o degredo em subidas e percursos mais complicados, não?
E julgando também pelo tempo de demoravam a atingir a velocidade máxima, como neste vídeo.
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Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver PostParece que nos últimos anos já se começa a ver privados com capacidade de preservar alguns autocarros, seja de forma particular ou em grupos.
Um desses grupos (Clube Viação Clássica) já tem alguns restaurados e está a tentar, através de crowdfunding, restaurar um Leyland Atlantean de 2 pisos ex-STCP.
Espero que consigam, já dei o meu contributo. Se alguém tiver curioso fica o link: https://ppl.pt/clubeviacaoclassica
O estado atual do grandalhão:
A AMIBUS sei que andava a restaurar um UTIC-AEC das marrecas, nas instalações da Póvoa da Galega, mas acho que ficou em águas de bacalhau.
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Originalmente Colocado por Olives Ver Post
Ah, isso está bem .
E ainda por cima com os cubos redutores bem barulhentos
Som exactamente igual.
E como podemos ver, creio, a O305 em plano safa-se perfeitamente, sobretudo sem carga.
Mas nos percursos sinuosos da margem norte é que sofriam bem, alturas que nem dos 20 km/h passavam.
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Eu também andei bastante, mas nos da Boa Viagem (ou não fosse a BV a empresa que serve esta região). E nos SL200, e outros que tais. Enfim, tanto autocarro bom e bonito que havia naquela empresa e que foi tudo para o lixo.Editado pela última vez por Olives; 15 January 2023, 13:59.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
É, andei mts anos nestas O305 mas da RL, com o mesmo motor e caixa auto de 4 vel.
Som exactamente igual.
E como podemos ver, creio, a O305 em plano safa-se perfeitamente, sobretudo sem carga.
Mas nos percursos sinuosos da margem norte é que sofriam bem, alturas que nem dos 20 km/h passavam.
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Originalmente Colocado por Olives Ver Post
Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.
Pelo menos no OMSI2 hehehehe.
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Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
Esse quando veio para cá já era velho.
Foi para substituir os Volvo B10M talvez ( ? ) que até usavam caixa Voith.
Segundo me explicaram na altura, era devido ao consumo, sendo que gastavam menos uns 10 ou 20 L/100 que os Volvo, e claro eram muito resistentes.
Mas sim chegaram cá com mais de 10 anos e já com algum uso.
Quando terminaram o serviço lá por 2006 ou assim, já andavam bem desgastados, fumo, caixa, travões...
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Originalmente Colocado por Olives Ver Post
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Originalmente Colocado por Olives Ver Post
Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.
Por isso eles cá nem se mexiam, e por exemplo os Mercedes a Gás Natural novos da Carris sejam fracos para Lisboa.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
Sim lembro-me da RL ter adquirido os primeiros, foi talvez em 1996/1997 ou mesmo 1998.
Foi para substituir os Volvo B10M talvez ( ? ) que até usavam caixa Voith.
Segundo me explicaram na altura, era devido ao consumo, sendo que gastavam menos uns 10 ou 20 L/100 que os Volvo, e claro eram muito resistentes.
Mas sim chegaram cá com mais de 10 anos e já com algum uso.
Quando terminaram o serviço lá por 2006 ou assim, já andavam bem desgastados, fumo, caixa, travões...
Entretanto, já li num outro fórum qualquer há algum tempo que mais ou menos em 1998, quando a RL adquiriu os DAF SB220 Marcopolo, os motoristas continuavam a preferir os bons e velhos O305
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Sim, no caso dos O305 e SL200 não tinham realmente AC, mas os S215UL e S215SL tinham, ainda que instalados à posteriori. Podiam ter pensado em fazer o mesmo aos O305, digo eu.
Mas enfim. Podiam ser autocarros que não tinham tanta potência como os de hoje em dia, mas tinham coisas que os de hoje não têm: Alma e carisma. E beleza também. Muitos designs de hoje em dia são um completo atentadoEditado pela última vez por Olives; 16 January 2023, 17:57.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSim e nem é só pelo motor, mas talvez até mais pela caixa.
Só 4 vel é mt pouco pa LX ou porto.
Olha por exemplo os Volvo B10R e MAN SL200F (de caixa ZF) da Carris. Ambos tinham a mesma caixa ZF4HP500, mas os SL200F tinham mais motor (de 12 litros com 240 cv) do que os B10R (10 litros com 210 cv, ainda que turbinado, mas não sei se era turbinado de origem). No entanto, os B10R davam uma valente abada aos SL200F, quer em arranque, quer em velocidade de ponta.Editado pela última vez por Olives; 16 January 2023, 18:12.
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Originalmente Colocado por Olives Ver Post
Ora aí está! O motor, ainda que seja muito, não é tudo. O que interessa é a combinação entre o motor e a caixa. E a maneira como esta está configurada.
Olha por exemplo os Volvo B10R e MAN SL200F (de caixa ZF) da Carris. Ambos tinham a mesma caixa ZF4HP500, mas os SL200F tinham mais motor (de 12 litros com 240 cv) do que os B10R (10 litros com 210 cv, ainda que turbinado, mas não sei se era turbinado de origem). No entanto, os B10R davam uma valente abada aos SL200F, quer em arranque, quer em velocidade de ponta.
Cheguei a andar algumas vezes nesses e nos Iveco, mas não deixaram saudades.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
O problema é que uma cidade como Lisboa/Coimbra/Porto não é a mesma coisa que Faro por exemplo em termos de altitude. E certas cidades europeias são também muito planas comparadas com as de cá.
Por isso eles cá nem se mexiam, e por exemplo os Mercedes a Gás Natural novos da Carris sejam fracos para Lisboa.
Os MB O530 do mesmo ano também são submotorizados, pelo que a solução é enterrar o pé no acelerador e aí a caixa faz a troca bem mais tarde, tão tarde que até parece que não vai chegar a sair da primeira velocidade entre paragens😂
Uma vez embalados até conseguem manter +/- a velocidade, mas em arranque (que é o que se quer de um urbano), é para esquecer.
Para já aguentaram 22 anos a subir e a descer as ruas do Porto e arredores, mas estão a precisar do descanso eterno há uns 10.
Agora com os autocarros elétricos a falta de potência deve deixar de ser um problema.
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Originalmente Colocado por Olives Ver Post
Então mas tu também jogas OMSI 2 e não me dizias nada, seu maroto?
Tambem queria 1 volante 900º mas como a minha paixão é mesmo comboios, ainda me falta comprar o kit de mesa de condução que são praí 300 euros.
Nem é pelo guito é mesmo porque me custa dar tantos euros por algo que n me traz riqueza haha.
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Originalmente Colocado por Olives Ver Post
Pois, isso do fumo, do desgaste da caixa, travões, etc, é o resultado das manutenções à candonga que nós tugas sabemos bem fazer.
Sim, no caso dos O305 e SL200 não tinham realmente AC, mas os S215UL e S215SL tinham, ainda que instalados à posteriori. Podiam ter pensado em fazer o mesmo aos O305, digo eu.
Mas enfim. Podiam ser autocarros que não tinham tanta potência como os de hoje em dia, mas tinham coisas que os de hoje não têm: Alma e carisma. E beleza também. Muitos designs de hoje em dia são um completo atentado
E quem anda na rua tb agradece menos fumo e ruido.
No fundo acaba por ser assim em todos os transportes.
O que nao quer dizer que iniciativas de passeios em autocarros mais antigos nao seja boa ideia, porque é sempre.
Quanto aos MAN, eu andava na RL linha azul pelo que dos Volvo antigos, passei para O305 e depois O405, e lá por 2006 começaram a chegar as Scania, com 1 power do caraças !
Eram de meados da decada de 90.
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Falando de lentos, ainda hoje estava a ver que tinha que dar uma ajudinha ao Citaro K (não era dos novos) que ia á minha frente a subir de Odivelas para a Quinta Nova. Vim atrás dele desde cá de baixo, foi reduzindo, reduzindo, reduzindo, até que chegou á 1ª e ao final da subida a uns 10 km/h, estava a ver que não subia. E ia a meia lotação, se tanto...
Aqui: https://www.google.pt/maps/@38.79788...7i16384!8i8192
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPois
Joguei a versão crackada, mas ainda n comprei o jogo a sério.
Tambem queria 1 volante 900º mas como a minha paixão é mesmo comboios, ainda me falta comprar o kit de mesa de condução que são praí 300 euros.
Nem é pelo guito é mesmo porque me custa dar tantos euros por algo que n me traz riqueza haha.
Eu gostava era de ter habilidade para fazer design em 3D, que eu criaria uns mods para o OMSI 2 que eu cá sei .
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
Certo mas como deves compreender, o tipico passageiro quer mais é conforto, silêncio, menos fumo barulho e avarias.
E quem anda na rua tb agradece menos fumo e ruido.
No fundo acaba por ser assim em todos os transportes.
O que nao quer dizer que iniciativas de passeios em autocarros mais antigos nao seja boa ideia, porque é sempre.
Quanto aos MAN, eu andava na RL linha azul pelo que dos Volvo antigos, passei para O305 e depois O405, e lá por 2006 começaram a chegar as Scania, com 1 power do caraças !
Eram de meados da decada de 90.
Como disse o filipeGTturbo, já começa a haver quem se dedique a salvar autocarros históricos, mas infelizmente já é tarde demais.
Enfim, para mim também já não faz diferença. A partir do momento em que deixei de ter autocarros que me davam gozo de andar (por causa dos sons e designs), o meu bichinho morreu, ainda que seja jogador de OMSI. Desde então, sou um mero passageiro nas raríssimas vezes em que ando de autocarro.
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Originalmente Colocado por tareias128 Ver PostNão eram esses SL200F, cujo motor fazia um cagaçal de todo o tamanho? 😀
Cheguei a andar algumas vezes nesses e nos Iveco, mas não deixaram saudades.
Para mim estes sons são música para os meus ouvidos. Pena esta caixa ZF já ser das primeiras eléctricas, em vez das mecânicas
Das Iveco não me lembro, mas sei que existiram. Aliás, desconfio que o museu da Carris tem mesmo um desses.
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Olives percebo isso, mas as empresas rodoviárias são todas ou quase todas privadas.
A carris preservou alguns clássicos.
Que, acaba por ser o respeito pela história.
Mas a grande maioria das pessoas não quer saber dos autocarros classicos e as rodoviarias privadas olham para aquilo como descartável ao fim de X anos.
E percebo.
Quem vai pagar o restauro?
O que ganham as empresas com isso?
O estado é que tem que se chegar à frente para adquirir isso para museu, passeios turisticos etc.
Digo eu.
Nao sei qual será a melhor forma.
Ou então se houver algum investimento privado.
Com os comboios é a mesma coisa.
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Originalmente Colocado por Olives Ver Post
Este dos SMTUC ainda no activo, e já ouvi dizer que quando for retirado do serviço, vai ser preservado. Vamos ver se é verdade.
Para mim estes sons são música para os meus ouvidos. Pena esta caixa ZF já ser das primeiras eléctricas, em vez das mecânicas
Das Iveco não me lembro, mas sei que existiram. Aliás, desconfio que o museu da Carris tem mesmo um desses.
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