Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico dos autocarros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    😎

    Comentário


      Parece que nos últimos anos já se começa a ver privados com capacidade de preservar alguns autocarros, seja de forma particular ou em grupos.

      Um desses grupos (Clube Viação Clássica) já tem alguns restaurados e está a tentar, através de crowdfunding, restaurar um Leyland Atlantean de 2 pisos ex-STCP.

      Espero que consigam, já dei o meu contributo. Se alguém tiver curioso fica o link: https://ppl.pt/clubeviacaoclassica

      O estado atual do grandalhão:

      Editado pela última vez por filipeGtturbo; 14 January 2023, 12:33.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

        Porra...isso devia ser o degredo em subidas e percursos mais complicados, não?
        Para dizer a verdade não sei, pois nunca tive o prazer de andar num. Mas tendo em conta o motor de 10 litros e 210 cv (acho que era 210), não deviam ser grande coisa nas subidas, não.
        E julgando também pelo tempo de demoravam a atingir a velocidade máxima, como neste vídeo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          😎

          Ah, isso está bem .
          E ainda por cima com os cubos redutores bem barulhentos

          Comentário


            Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
            Parece que nos últimos anos já se começa a ver privados com capacidade de preservar alguns autocarros, seja de forma particular ou em grupos.

            Um desses grupos (Clube Viação Clássica) já tem alguns restaurados e está a tentar, através de crowdfunding, restaurar um Leyland Atlantean de 2 pisos ex-STCP.

            Espero que consigam, já dei o meu contributo. Se alguém tiver curioso fica o link: https://ppl.pt/clubeviacaoclassica

            O estado atual do grandalhão:

            Tem uma boa base de restauro. Pelo menos aparenta
            A AMIBUS sei que andava a restaurar um UTIC-AEC das marrecas, nas instalações da Póvoa da Galega, mas acho que ficou em águas de bacalhau.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Olives Ver Post

              Ah, isso está bem .
              E ainda por cima com os cubos redutores bem barulhentos
              É, andei mts anos nestas O305 mas da RL, com o mesmo motor e caixa auto de 4 vel.

              Som exactamente igual.

              E como podemos ver, creio, a O305 em plano safa-se perfeitamente, sobretudo sem carga.

              Mas nos percursos sinuosos da margem norte é que sofriam bem, alturas que nem dos 20 km/h passavam.

              Comentário


              • Olives
                Olives commented
                Editing a comment
                Eu também andei bastante, mas nos da Boa Viagem (ou não fosse a BV a empresa que serve esta região). E nos SL200, e outros que tais. Enfim, tanto autocarro bom e bonito que havia naquela empresa e que foi tudo para o lixo.
                Editado pela última vez por Olives; 15 January 2023, 13:59.

              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

              É, andei mts anos nestas O305 mas da RL, com o mesmo motor e caixa auto de 4 vel.

              Som exactamente igual.

              E como podemos ver, creio, a O305 em plano safa-se perfeitamente, sobretudo sem carga.

              Mas nos percursos sinuosos da margem norte é que sofriam bem, alturas que nem dos 20 km/h passavam.
              Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.

              Comentário


                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                😎

                Esse quando veio para cá já era velho.

                Comentário


                  Esse e qualquer outro O305. Nunca houve O305 nacionais

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Olives Ver Post

                    Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.
                    Exacto, aquilo na alemanha creio ser bem mais plano que a zona de lisboa por ex.
                    Pelo menos no OMSI2 hehehehe.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

                      Esse quando veio para cá já era velho.
                      Sim lembro-me da RL ter adquirido os primeiros, foi talvez em 1996/1997 ou mesmo 1998.
                      Foi para substituir os Volvo B10M talvez ( ? ) que até usavam caixa Voith.

                      Segundo me explicaram na altura, era devido ao consumo, sendo que gastavam menos uns 10 ou 20 L/100 que os Volvo, e claro eram muito resistentes.
                      Mas sim chegaram cá com mais de 10 anos e já com algum uso.
                      Quando terminaram o serviço lá por 2006 ou assim, já andavam bem desgastados, fumo, caixa, travões...

                      Comentário


                        Ja agora Olives são autocarros que ja foram para o lixo mas n te esqueças que cumpriram toda a sua vida útil e talvez até mais que isso.
                        A partir de certo ponto já é mais o que chateiam com fumo e a varias do que outra coisa.
                        E nem AC tinham.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Olives Ver Post

                          Para dizer a verdade não sei, pois nunca tive o prazer de andar num. Mas tendo em conta o motor de 10 litros e 210 cv (acho que era 210), não deviam ser grande coisa nas subidas, não.
                          E julgando também pelo tempo de demoravam a atingir a velocidade máxima, como neste vídeo.

                          Isso era projectado para que tipo de utilização ? Zonas praticamente só em plano? E com distâncias mais longas entre paragens?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Olives Ver Post

                            Sim, o O305 em plano aguentava-se bem, mas nas subidas, chapéu. E por aqui temos muitas zonas acidentadas. Mas por outro lado também temos que reconhecer que trata-se de um autocarro urbano, portanto projectado para andar em zonas citadinas, que por norma são planas.
                            O problema é que uma cidade como Lisboa/Coimbra/Porto não é a mesma coisa que Faro por exemplo em termos de altitude. E certas cidades europeias são também muito planas comparadas com as de cá.

                            Por isso eles cá nem se mexiam, e por exemplo os Mercedes a Gás Natural novos da Carris sejam fracos para Lisboa.

                            Comentário


                            • Olives
                              Olives commented
                              Editing a comment
                              Sim, não é menos verdade

                            Sim e nem é só pelo motor, mas talvez até mais pela caixa.
                            Só 4 vel é mt pouco pa LX ou porto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                              Exacto, aquilo na alemanha creio ser bem mais plano que a zona de lisboa por ex.
                              Pelo menos no OMSI2 hehehehe.
                              Então mas tu também jogas OMSI 2 e não me dizias nada, seu maroto?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                Sim lembro-me da RL ter adquirido os primeiros, foi talvez em 1996/1997 ou mesmo 1998.
                                Foi para substituir os Volvo B10M talvez ( ? ) que até usavam caixa Voith.

                                Segundo me explicaram na altura, era devido ao consumo, sendo que gastavam menos uns 10 ou 20 L/100 que os Volvo, e claro eram muito resistentes.
                                Mas sim chegaram cá com mais de 10 anos e já com algum uso.
                                Quando terminaram o serviço lá por 2006 ou assim, já andavam bem desgastados, fumo, caixa, travões...
                                Sim, os motores dos Volvo por muito bons que fossem, eram realmente bêbados. Há quem diga que faziam uma média de praticamente 100 l/100 km .
                                Entretanto, já li num outro fórum qualquer há algum tempo que mais ou menos em 1998, quando a RL adquiriu os DAF SB220 Marcopolo, os motoristas continuavam a preferir os bons e velhos O305

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Ja agora Olives são autocarros que ja foram para o lixo mas n te esqueças que cumpriram toda a sua vida útil e talvez até mais que isso.
                                  A partir de certo ponto já é mais o que chateiam com fumo e a varias do que outra coisa.
                                  E nem AC tinham.
                                  Pois, isso do fumo, do desgaste da caixa, travões, etc, é o resultado das manutenções à candonga que nós tugas sabemos bem fazer.
                                  Sim, no caso dos O305 e SL200 não tinham realmente AC, mas os S215UL e S215SL tinham, ainda que instalados à posteriori. Podiam ter pensado em fazer o mesmo aos O305, digo eu.

                                  Mas enfim. Podiam ser autocarros que não tinham tanta potência como os de hoje em dia, mas tinham coisas que os de hoje não têm: Alma e carisma. E beleza também. Muitos designs de hoje em dia são um completo atentado
                                  Editado pela última vez por Olives; 16 January 2023, 17:57.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                    Isso era projectado para que tipo de utilização ? Zonas praticamente só em plano? E com distâncias mais longas entre paragens?
                                    Sim, diria que sim. Aliás, descobri entretanto que as versões ZF também eram de 2 velocidades.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Sim e nem é só pelo motor, mas talvez até mais pela caixa.
                                      Só 4 vel é mt pouco pa LX ou porto.
                                      Ora aí está! O motor, ainda que seja muito, não é tudo. O que interessa é a combinação entre o motor e a caixa. E a maneira como esta está configurada.
                                      Olha por exemplo os Volvo B10R e MAN SL200F (de caixa ZF) da Carris. Ambos tinham a mesma caixa ZF4HP500, mas os SL200F tinham mais motor (de 12 litros com 240 cv) do que os B10R (10 litros com 210 cv, ainda que turbinado, mas não sei se era turbinado de origem). No entanto, os B10R davam uma valente abada aos SL200F, quer em arranque, quer em velocidade de ponta.
                                      Editado pela última vez por Olives; 16 January 2023, 18:12.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Olives Ver Post

                                        Ora aí está! O motor, ainda que seja muito, não é tudo. O que interessa é a combinação entre o motor e a caixa. E a maneira como esta está configurada.
                                        Olha por exemplo os Volvo B10R e MAN SL200F (de caixa ZF) da Carris. Ambos tinham a mesma caixa ZF4HP500, mas os SL200F tinham mais motor (de 12 litros com 240 cv) do que os B10R (10 litros com 210 cv, ainda que turbinado, mas não sei se era turbinado de origem). No entanto, os B10R davam uma valente abada aos SL200F, quer em arranque, quer em velocidade de ponta.
                                        Não eram esses SL200F, cujo motor fazia um cagaçal de todo o tamanho? 😀
                                        Cheguei a andar algumas vezes nesses e nos Iveco, mas não deixaram saudades.

                                        Comentário


                                        • Olives
                                          Olives commented
                                          Editing a comment
                                          Motor, caixa de velocidades e eixo traseiro. Sim, esses mesmo.

                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post

                                        O problema é que uma cidade como Lisboa/Coimbra/Porto não é a mesma coisa que Faro por exemplo em termos de altitude. E certas cidades europeias são também muito planas comparadas com as de cá.

                                        Por isso eles cá nem se mexiam, e por exemplo os Mercedes a Gás Natural novos da Carris sejam fracos para Lisboa.
                                        Aqui pelo Porto os CNG mais recentes aparentam ter uma potência decente, mas os da primeira geração (ano 2000) eram umas arrastadeiras de todo o tamanho.

                                        Os MB O530 do mesmo ano também são submotorizados, pelo que a solução é enterrar o pé no acelerador e aí a caixa faz a troca bem mais tarde, tão tarde que até parece que não vai chegar a sair da primeira velocidade entre paragens😂

                                        Uma vez embalados até conseguem manter +/- a velocidade, mas em arranque (que é o que se quer de um urbano), é para esquecer.

                                        Para já aguentaram 22 anos a subir e a descer as ruas do Porto e arredores, mas estão a precisar do descanso eterno há uns 10.

                                        Agora com os autocarros elétricos a falta de potência deve deixar de ser um problema.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Olives Ver Post

                                          Então mas tu também jogas OMSI 2 e não me dizias nada, seu maroto?
                                          Joguei a versão crackada, mas ainda n comprei o jogo a sério.

                                          Tambem queria 1 volante 900º mas como a minha paixão é mesmo comboios, ainda me falta comprar o kit de mesa de condução que são praí 300 euros.
                                          Nem é pelo guito é mesmo porque me custa dar tantos euros por algo que n me traz riqueza haha.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Olives Ver Post

                                            Pois, isso do fumo, do desgaste da caixa, travões, etc, é o resultado das manutenções à candonga que nós tugas sabemos bem fazer.
                                            Sim, no caso dos O305 e SL200 não tinham realmente AC, mas os S215UL e S215SL tinham, ainda que instalados à posteriori. Podiam ter pensado em fazer o mesmo aos O305, digo eu.

                                            Mas enfim. Podiam ser autocarros que não tinham tanta potência como os de hoje em dia, mas tinham coisas que os de hoje não têm: Alma e carisma. E beleza também. Muitos designs de hoje em dia são um completo atentado
                                            Certo mas como deves compreender, o tipico passageiro quer mais é conforto, silêncio, menos fumo barulho e avarias.
                                            E quem anda na rua tb agradece menos fumo e ruido.

                                            No fundo acaba por ser assim em todos os transportes.
                                            O que nao quer dizer que iniciativas de passeios em autocarros mais antigos nao seja boa ideia, porque é sempre.

                                            Quanto aos MAN, eu andava na RL linha azul pelo que dos Volvo antigos, passei para O305 e depois O405, e lá por 2006 começaram a chegar as Scania, com 1 power do caraças !
                                            Eram de meados da decada de 90.

                                            Comentário


                                              Falando de lentos, ainda hoje estava a ver que tinha que dar uma ajudinha ao Citaro K (não era dos novos) que ia á minha frente a subir de Odivelas para a Quinta Nova. Vim atrás dele desde cá de baixo, foi reduzindo, reduzindo, reduzindo, até que chegou á 1ª e ao final da subida a uns 10 km/h, estava a ver que não subia. E ia a meia lotação, se tanto...

                                              Aqui: https://www.google.pt/maps/@38.79788...7i16384!8i8192

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Pois

                                                Joguei a versão crackada, mas ainda n comprei o jogo a sério.

                                                Tambem queria 1 volante 900º mas como a minha paixão é mesmo comboios, ainda me falta comprar o kit de mesa de condução que são praí 300 euros.
                                                Nem é pelo guito é mesmo porque me custa dar tantos euros por algo que n me traz riqueza haha.
                                                Pois, é como eu; também tenho a versão pirateada .
                                                Eu gostava era de ter habilidade para fazer design em 3D, que eu criaria uns mods para o OMSI 2 que eu cá sei .

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                                  Certo mas como deves compreender, o tipico passageiro quer mais é conforto, silêncio, menos fumo barulho e avarias.
                                                  E quem anda na rua tb agradece menos fumo e ruido.

                                                  No fundo acaba por ser assim em todos os transportes.
                                                  O que nao quer dizer que iniciativas de passeios em autocarros mais antigos nao seja boa ideia, porque é sempre.

                                                  Quanto aos MAN, eu andava na RL linha azul pelo que dos Volvo antigos, passei para O305 e depois O405, e lá por 2006 começaram a chegar as Scania, com 1 power do caraças !
                                                  Eram de meados da decada de 90.
                                                  Pois, mas para isso é preciso ter autocarros preservados, coisa que não temos. Muito pelo contrário, destruímos tudo, ao ponto de haver espécies extintas que só aqui em Portugal existiam (por exemplo os SL200 nacionais, que a Carris teve). Até mesmo protótipos foram deitados para o lixo.
                                                  Como disse o filipeGTturbo, já começa a haver quem se dedique a salvar autocarros históricos, mas infelizmente já é tarde demais.

                                                  Enfim, para mim também já não faz diferença. A partir do momento em que deixei de ter autocarros que me davam gozo de andar (por causa dos sons e designs), o meu bichinho morreu, ainda que seja jogador de OMSI. Desde então, sou um mero passageiro nas raríssimas vezes em que ando de autocarro.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por tareias128 Ver Post
                                                    Não eram esses SL200F, cujo motor fazia um cagaçal de todo o tamanho? 😀
                                                    Cheguei a andar algumas vezes nesses e nos Iveco, mas não deixaram saudades.
                                                    Este dos SMTUC ainda no activo, e já ouvi dizer que quando for retirado do serviço, vai ser preservado. Vamos ver se é verdade.
                                                    Para mim estes sons são música para os meus ouvidos. Pena esta caixa ZF já ser das primeiras eléctricas, em vez das mecânicas



                                                    Das Iveco não me lembro, mas sei que existiram. Aliás, desconfio que o museu da Carris tem mesmo um desses.​

                                                    Comentário


                                                      Olives percebo isso, mas as empresas rodoviárias são todas ou quase todas privadas.
                                                      A carris preservou alguns clássicos.
                                                      Que, acaba por ser o respeito pela história.
                                                      Mas a grande maioria das pessoas não quer saber dos autocarros classicos e as rodoviarias privadas olham para aquilo como descartável ao fim de X anos.
                                                      E percebo.


                                                      Quem vai pagar o restauro?
                                                      O que ganham as empresas com isso?

                                                      O estado é que tem que se chegar à frente para adquirir isso para museu, passeios turisticos etc.
                                                      Digo eu.
                                                      Nao sei qual será a melhor forma.

                                                      Ou então se houver algum investimento privado.

                                                      Com os comboios é a mesma coisa.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Olives Ver Post

                                                        Este dos SMTUC ainda no activo, e já ouvi dizer que quando for retirado do serviço, vai ser preservado. Vamos ver se é verdade.
                                                        Para mim estes sons são música para os meus ouvidos. Pena esta caixa ZF já ser das primeiras eléctricas, em vez das mecânicas



                                                        Das Iveco não me lembro, mas sei que existiram. Aliás, desconfio que o museu da Carris tem mesmo um desses.​
                                                        Penso que está preservado, é o numero de frota 3001.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X