Garantia usado particular

citação:Originalmente colocada por nfh

Carlos e Nefas,

Estão a esquecer-se desta parte:
O presente diploma procede a tal transposição através da aprovação de um novo regime jurídico para a conformidade
dos bens móveis com o respectivo contrato de compra e venda, celebrado entre profissional e consumidor.

Ou seja, todo o cenário legal à volta das garantias pressupõe um vendedor profissional (com uma actividade específica dentro da qual se enquadra a venda) e um comprador/consumidor. Aliás, se vocês lerem o decreto-lei em questão, vão ver que a transacção é sempre descrita como sendo do profissional para o consumidor (excepto os artigos que descrevem a transacção desde o produtor - fabricante - até ao profissional).

Isto para dizer novamente que não há lugar para garantias nas vendas de particular->particular.
certissimo.

citação:Originalmente colocada por Duarte Sousa

citação:Originalmente colocada por nfh

Carlos e Nefas,

Estão a esquecer-se desta parte:
O presente diploma procede a tal transposição através da aprovação de um novo regime jurídico para a conformidade
dos bens móveis com o respectivo contrato de compra e venda, celebrado entre profissional e consumidor.

Ou seja, todo o cenário legal à volta das garantias pressupõe um vendedor profissional (com uma actividade específica dentro da qual se enquadra a venda) e um comprador/consumidor. Aliás, se vocês lerem o decreto-lei em questão, vão ver que a transacção é sempre descrita como sendo do profissional para o consumidor (excepto os artigos que descrevem a transacção desde o produtor - fabricante - até ao profissional).

Isto para dizer novamente que não há lugar para garantias nas vendas de particular->particular.
certissimo.

Mas ainda há dúvidas? Não pode haver!

meus amigos particular ou stand a garantia só se eles quizerem quem é que vai por a outra parte em tribunal por causa de 100,200,500,1000 euros o trabalho e despesa que tem não compensa que o diga eu que comprei uma carrinha A4 no espertocar em Rio Maior, problemas de amortecedores, braços de suspensão, direcção assistida, limpa para brizas, 80 000 km tirados ao carro e nada, mesmo com queixa na policia e consequente inquérito as nossas autoridades não sabem quem tirou os km ao carro, é lixado mas vale sempre a pena tentar ou tive azar pode ser que vcs tenham sorte. mas a lei não prevê que os prticulares sejam obrigados a dar garantia, não são apenas estabelecimentos de comercio automovel 2 anos de garantia ou reduzida para 1 ano no caso dos usados mas com acordo de ambas as partes e eu sei o que digo... mas podem sempre consultar o código civil.

citação:Originalmente colocada por Nefas

Particulares TEM que dar 1 ano de Garantia.
Desde que haja provas de pagamento.

Agora há formas de dar a volta a isso.

Têm nada. Só empresas.
Agora o que acho que ninguém falou, é que há algumas modalidades de seguros contra avarias em automóveis usados, funcionam como uma espécie de garantia. Acham é que não ficam lá muito baratos...

a um particular tem a vantagem de comprar mais barato e veres o carro nas mãos do antigo dono, e se for o unico dono pode dar-te um estorial do carro .

Mas não tens garatia:)

Eu pessoalmente só gosto de comprar carros a particulares;)

Isto é um tema que nos leva para uma área muito nebulosa.
Na prática um particular nunca dá garantia, a não ser que se prove que agiu de manifesta má fé na venda do bem. Mesmo assim, é difícil comprovar isso.

O negócio dos usados goza de uma impunidade extrema em Portugal. Basta ver os stands de usados que há e os milhões que não pagam de impostos decorrentes das suas transacções.

De qualquer forma, intervi neste tópico para vos dizer que não tarda a chegar ao mercado uma empresa que vai oferecer a possibilidade de um particular vender o seu carro com uma garantia. Até final do ano já deverá ser possível venderem o vosso carro com uma garantia.

Custos?

Uma inspecção ao veículo num centro especializado e um seguro da garantia. Por uns 200 euros no máximo podem dar ao vosso comprador uma garantia.

AR

citação:Originalmente colocada por hc80

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

os particulares não têm de dar garantia nenhuma.
correcto. por isso é k é sempre melhor comprar a um profissional.

Mais depressa és enganado por esses supostos profissionais que oferecem garantias da treta... Uma grande parte de reparações efectuadas ao abrigo dessas "garantias" até assustam!!

os stands são obrigados a dar a garantia que a lei obriga (2 anos) para os bens moveis que é o caso dos automoveis, o comprador pode é chegar a acordo com o vendedor e reduzir a garantia para 1 ano com redução de preço é claro, este acordo tem que ficar escrito e assinado por ambas as partes, se não existir nenhum acordo escrito a garantia é de 2 anos.
código civil. podem tomar como certo o que digo e essas tretas de garantia de motor caixa etc, etc, é tudo treta ou 2 anos ou 1 ano de garantia a lei não prevê mais nada, agora o dificil é obrigalos a reparar os defeitos, no mau caso quando tive problemas ao fim de 6 meses o gajo mandou-me passear mesmo com carta enviada pela DECO, quando descobri que a viatura que adquiri tinha cerca de 80 000 km a mais segundo documento enviado pela AUDI á policia o gajo mandou-me passear outra vez, a investigação foi arquivada pois segundo o juiz não se conseguia provar quem tinha tirado kilometros ao carro, depois admiram-se dos gajos que agarram em armas e fod*m os corn*s a quem lhes faz destas, é lixado um gajo gastar 25000 euros e saber que foi enganado e que vai ter despesas com as quais não contava. Tive oportunidade de comprar uma A6 1.9 com 115 000 km reais mas como a A4 "só" tinha 46 000 km, nunca mais 1º saber na marca quantos kilometros tem o carro depois comprar dasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

o pessoal que acha nã acha nada, ou sabe ou não diz nada ou ainda melhor para acederem ao fórum é porque têm internet e ligada simples vão ao google e fazem uma pesquisa pois o achar não é nada, e se os médicos achassem que é uma constipação e afinal estavam perante um caso de Ébola dassssssssssssss chatissssssssssssssssse do caraçasssssssssssssssssss.
eu sei que a vontade de ajudar é muita mas por vezes é melhor não complicar.

Vim desenterrar isto.

Como funciona neste momento as garantias? Está tudo igual?

O particular continua sem ter que dar garantia?

O stand quantos anos tem que dar? 1 ou 2?

Eu tenho visto os carros em stand com 1 ano e alguns nem garantia dão.

Vim desenterrar isto.

Como funciona neste momento as garantias? Está tudo igual?

Sim.

O particular continua sem ter que dar garantia?

Sim.

O stand quantos anos tem que dar? 1 ou 2?

2

Eu tenho visto os carros em stand com 1 ano e alguns nem garantia dão.

Pode ser acordado com o comprador a redução para um ano. Vendas sem garantia são ilegais.

Respostas a bold.

tem que garantir, sim, mas apenas o bom estado de funcionamento no momento, ou seja, não pode haver defeitos escondidos, sob pena de anulação do negócio ou reposição do bom estado.

Ou, no caso de haver defeitos, referir que vendes nesse estado, tendo o comprador que assumir o estado razoável do carro, ficando escrito, vendido no estado e uso razoável em que se encontra, podendo descriminar os defeitos se preferires....

Alguém em consegue dar uma ajuda?

Comprei um Polo mk3 e o carro aparentava estar impecável e de facto está excepto numa coisa. Quando o vi e comprei o vendedor (particular) pediu-me desculpa de o carro não estar lavado. Pois quando o lavei reparei que entrava água do lado do passageiro. Era pouca, mas incomoda.

Obrigado.

Alguém em consegue dar uma ajuda?

Comprei um Polo mk3 e o carro aparentava estar impecável e de facto está excepto numa coisa. Quando o vi e comprei o vendedor (particular) pediu-me desculpa de o carro não estar lavado. Pois quando o lavei reparei que entrava água do lado do passageiro. Era pouca, mas incomoda.

Obrigado.

Isso não será a borracha da porta que está rota e deixa passar água?

Provavelmente, mas em relação à minha questão?

Como já referido, o vendedor (particular) não tem de dar nenhuma garantia.

Quanto muito, poderás é entrar em contacto com o vendedor e dizer-lhe o que se passa a ver se ele conparticipa no preço da reparação que possas ter.

Boas
em caso de venda de particular para particular, n existe nenhum termo de responsabilidade que possa ser assinado plo vendedor particular? para prevenir futuras avarias num prazo definido entre ambas as partes.

Boas
em caso de venda de particular para particular, n existe nenhum termo de responsabilidade que possa ser assinado plo vendedor particular? para prevenir futuras avarias num prazo definido entre ambas as partes.

Haver há... desde que o faças.[:D] Não tem é validade legal. [;)]

Voltar
Superior