Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Portanto a ultrapassagem pela direita só é perigosa porque muita gente conduz por presunção e não sabe o que anda a fazer na estrada. No fundo, não é uma manobra mais perigosa do que a ultrapassagem pela esquerda, as estradas é que andam cheias de autistas que só usam o espelho esquerdo, quando o usam. Não me parece que o problema seja da manobra em si.

Já agora, ultrapassar pela esquerda um carro com volante á direita também será perigoso? [8)]

epá nao compliques ;) tu perguntaste porquê. eu respondi :D:D. se é por causa dos erros dos outros condutores nao interessa, o facto é que é mais perigoso... nao pela dificuldade técnica da manobra mas pelo hábito ;)

citação:Originalmente colocada por Duro

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Portanto a ultrapassagem pela direita só é perigosa porque muita gente conduz por presunção e não sabe o que anda a fazer na estrada. No fundo, não é uma manobra mais perigosa do que a ultrapassagem pela esquerda, as estradas é que andam cheias de autistas que só usam o espelho esquerdo, quando o usam. Não me parece que o problema seja da manobra em si.

Já agora, ultrapassar pela esquerda um carro com volante á direita também será perigoso? [8)]

epá nao compliques ;) tu perguntaste porquê. eu respondi :D:D. se é por causa dos erros dos outros condutores nao interessa, o facto é que é mais perigoso... nao pela dificuldade técnica da manobra mas pelo hábito ;)

Mas eu tenho que complicar!:D Perante um condutor (?) que muda de faixa sem olhar para os espelhos eu tenho tanto medo de o ultrapassar pela esquerda como pela direita porque sei que a qualquer momento pode-se atirar para cima de mim. Perante um condutor que antes de mudar de faixa confere os espelhos eu já não tenho (tanto) medo porque sei que ele me vai ver a passar por ele, seja pela esquerda ou pela direita.

Não querendo ser chato, uma ultrapassagem pela direita é tão perigosa como uma ultrapassagem pela esquerda, tudo depende de quem estamos a ultrapassar.

citação:Originalmente colocada por nuno_leao

Além disso essa teoria de ser perigoso ultrapassar esses carros pela esquerda para mim não cola. Faço imensa vezes essa manobra e apesar de exigir atenção e cuidado não é necessariamente perigosa. Será tão perigosa como qualquer ultrapassagem normal em autoestrada.

Numa ultrapassagem normal tens que atravessar uma faixa apenas. Nessa situaçao aqui discutida tens que atravessar duas seguidas, certificares-te que não há ninguem a circular atrás mas nessas mesmas duas faixas que vais atravessar, tudo isto antes de te aproximares demasiado do carro que circula indevidamente.
Continuas a achar que é a mesma coisa, que a segurança permanece igual?

Ninguém me tira da cabeça que, nessas condições, é muito mais sensato permanecer na via da direita e passar o carro que vai no meio. Se me sentir apertado, ou o condutor pretender desviar-se para cima de mim sem olhar sempre tenho a buzina ou mesmo os travões. Mas se eles não tiverem a consciência que vão mal e não forem tb a gozar com os outros, também não vejo razão para se desviarem assim repentinamente para a direita.

infelizmente nao podemos deixar d passar despercedimos kd recebmos estas noticias, desde ja os meus pesames a familia em causa.

por outro lado, voltamos a bater na mm tecla, O NAO CUMPRIMENTO DO CODIGO DA ESTRADA, dou-vos um exemplo d algo k faço TODOS OS DIAS UTEIS.

utilizo o carro para m deslocar para lisboa em trabalho todos os dias, 2 viagens ir e vir. faço a travessia na ponte vasco da gama por ser mais comodo/rapido. o que s passa ali todos os dias e o seguinte:

conforme TODOS saiem das portagens teem tendencia a ir LOGO para a eskerda, ja m safei algumas vexes de acidentes por um "********", o k vai fazer com k a faixa da eskerda fike sobrelotada, entao eu geralmente vou na do meio (kd tenho camioes a circularem a direita) ou totalmente a direita. enkuanto eu circulo a uma velocidade entre 120 e os 130kms/h, velocidade essa mts vxs constante, acabo por ultrapassar nao so kem vai no meio mas mts vexes kem vai na eskerda e NUNCA troco d faixa para o fazer.

tudo isto pra vos dizer algo k todos nos temos k ter na estrada: CIVISMO e 2 olhos bem abertos.

cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

eu AFIRMO que ele não usou os espelhos ou, pelo menos, não lhes deu a devida atençao, pelo simples facto que os carros não sao objectos que se tornam subitamente visiveis.

o carro que o ultrapassou pela direita ja estava no seu campo de visao à bastante tempo.
...
Tu podes afirmar o que quiseres. Não terás mais razão por causa disso. E como estás a supor, tudo bem. Afinal sempre estamos na fase da suposição.

O que tenho aqui afirmado, mantenho. Houve uma ultrapassagem pela direita em AE o que é ilegal. Se é mais ou menos ilegal do que olhar para os espelhos, não me parece que essa seja uma questão sequer discutível neste âmbito.

Percebe-se perfeitamente a intenção do legislador em proibir essa manobra, pois garante tranquilidade no retorno à faixa mais à direita.

Por acaso, eu tenho o hábito de olhar para o espelho do lado direito, apenas para verificar se e acontece por vezes, o gajo que está a ser ultrapassado não acelerou subitamente por se sentir picado ou coisa do género, mas é apenas uma mirada de circunstância.

E apesar de não haver certezas absolutas em nada deste mundo, a lei muitas das vezes serve precisamente para garantir a tranquilidade na circulação.

CLaro que a minha mãe já apanhou com um gajo que não parou num Stop e que se achava cheio de razão, o meu pai já apanhou um gajo num cruzamento onde tinha o semáforo verde, onde o outro alegou que sim, era verdade mas que mesmo assim quem passa num cruzamento deve tomar precauções, um amigo meu que ficou com o carro desfeito por numa via rápida VCI, estar a retomar a faixa central e de repente quem circulava na faixa da direita se atirou para cima dele, para se desviar de um gajo que entrou à papo-seco pela via de aceleração. Neste caso a gaja mentiu descaradamente a dizer que o meu amigo é que se meteu na faixa dela, mas valeu o testemunho de um condutor que vinha atrás e presenciou tudo.

Como vês, há gostos para tudo e mais preocupante ainda, pessoas que à partida têm sempre toda a razão.

E mais uma vez, porque parece que a mensagem entretanto se perdeu, ao reflectir sobre este assunto fiquei perturbado com os riscos que se correm ao ultrapassar pela direita. Vou deixar de o fazer. :)

citação:Originalmente colocada por jcpr

citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

citação:Originalmente colocada por joao

Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

(...)

E disse tudo! [^]
Uma coisa é "ultrapassagem" outra é "execução da manobra de ultrapassagem".
Gostava de ver um destes colegas a contestar uma coima por ultrapassagem pela direita... Com os argumentos que apresentam, voltavam para um escola de condução rapidinho!

Obrigação de frequência de acções de formação rodoviária de x em x anos precisa-se! [|)]

Se experimentasse ler o código antes de opinar, talvez fizesse melhor.

Concordo plenamente com a ultima afirmação.

Caro colega muito obrigada pela sugestão... desnecessária! [|)]
Desculpe a falta de modéstia, mas do "código da estrada" só me deve faltar memorizar o nº dos artigos que o constituem!
Regra geral, não tenho o hábito de "meter o nariz" naquilo que desconheço e opinar de modo a induzir os outros em erro.

Não vou distinguir novamente "ultrapassar" de "execução da manobra de ultrapassagem", até porque já o fiz num outro tópico com um título semelhante ao presente... Se estiver interessado, na área superior dispõe do botão "pesquisa"!

Como estamos num fórum e a opinião de cada um vale o que vale... Procure consultar um bom</u> instrutor de condução ou até um examinador e coloque-lhe esta questão... Eu já o fiz! [|)]

Vi no outro dia um Primera da BT a fazê-lo. Ia um gajo numa 320d E46 pela esquerda a uns 10 metros de alcançar o "ultrapassável" da direita, vai o BT pela direita e ao chegar à traseira do lentinho, manda-se para a frente da 320. Lamentável...

E as minhas condolências quanto ao sucedido.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por -

Enquanto não tiveres consciencia e admitires que o teu falecido amigo fez bem pior não vale a pena estares a tentar defende-lo...
Desculpa lá. Vai lá atrás e lê o que escreveste.

foi impressão minha ou o rudzer enganou-se na descrição direita/esquerda e por isso o seu post original deixou de fazer muito sentido?

citação:Originalmente colocada por Duro

foi impressão minha ou o rudzer enganou-se na descrição direita/esquerda e por isso o seu post original deixou de fazer muito sentido?
Foi. E era altura de o corrigir.

Além do mais assume logo quem é ou não culpado, facto perfeitamente irrelevante e irritante... :)

não li as respostas todas, apenas as primeiras, mas antes de mudar-mos de faixa seja para o meio, esq, dir, cima baixo, seja para onde for, as pessoas têm de aprender que têm que olhar para os espelhos, até lá ainda vão haver muitos acidentes, lamento imenso o acidente e tenho mt pena que tenha havido mortos, gostava que apenas tive-sem said feridos ou até bastante feridos( o conductor), pois teria a certeza que da proxima vex que fosse mudar de faixa, ia olhar 1001 vezes para o espelho....

imaginem uma AE, em condiçoes regulares, ou normais, nao congestionada, e nao desempedida...

imaginem q todos os carros circulam o mais a direita possivel...

imaginem as ultrapassagens, 1 e ate mesmo 2 ao mesmo tempo no caso da via ter 3 faixas...

imaginem todas essas ultrapassagens, os veiculos a retomarem a faixa da direita...

eu imagino q nao seria tao linear, como algumas pessoas aqui pensam...
o bom senso acima de tudo e alguma tolerancia, e manobras sempre bem assinaladas, com antecedencia de preferencia...para min sao os condimentos para uma conduçao seguro.

ate porque ha situaçoes na AE em q ha faixas para se circular acima de uma certa velocidade
------(90)-----------------(70)------------(|-|)-----------
logo, o circular o mais a direita possivel nestas situaçoes deixa de ter algum sentido.

isto é so a minha opniao, e cada um com a sua, e nao quero ofender nimguem :)

ja agora toda a gente goza o rapaz do verbo Fazerer, mas nimguem o corrige!

citação:Originalmente colocada por Dream

não li as respostas todas, apenas as primeiras, mas antes de mudar-mos de faixa seja para o meio, esq, dir, cima baixo, seja para onde for, as pessoas têm de aprender que têm que olhar para os espelhos, até lá ainda vão haver muitos acidentes, lamento imenso o acidente e tenho mt pena que tenha havido mortos, gostava que apenas tive-sem said feridos ou até bastante feridos( o conductor), pois teria a certeza que da proxima vex que fosse mudar de faixa, ia olhar 1001 vezes para o espelho....
Porque é que desejas que houvesse feridos e bastante? E que tal desejar que quem faz piões numa rotunda fique gravemente ferido?
Pensem antes de falar....escrever....

Eu admito que ultrapasso pela direita nas AE quanto é necessario, antes de o fazer faço sinais de luzes ao carro da frente para ele se encostar, se nao se encostar passo-o pela direita mas faço sempre pisca quando mudo de faixa. Outra situaçao é quando vou na faixa da direita e vao carros mais devagar na faixa do meio, aí sigo na minha faixa até pq nao é considerado ultrapassagem.

Isto é tudo muito bonito para quem fica cá.

A porra é que é irreversivel. Cada vez que conduzimos devemos ter consciência de que estamos a fazer algo muito importante.

citação:Originalmente colocada por Rodcar
Outra situaçao é quando vou na faixa da direita e vao carros mais devagar na faixa do meio, aí sigo na minha faixa até pq nao é considerado ultrapassagem.
aí é que estás errado: é ultrapassagem sim, está escrito no código. só podes passar pela direita na AE quando há filas de transito compacto, e a faixa da direita anda mais depressa.

Por muito que escrevam sobre o assunto, não consigo ter pena de quem vai na esquerda ou no meio e culpar quem faz a ultrapassagem pela direita.

Pela última vez, uma das situações só ocorre porque está a ser cometida uma em primeiro lugar, por isso, antes de virem para aqui culpar esses "inconsequentes" que passam pela direita, preocupem-se em acusar aqueles que sem sentido cívico nenhum, sem respeito e sem consciência levam outros condutores a desrespeitar o código.

então se estiver um carro estacionado na saida da AE, tu podes fazer inversão de marcha para sair noutro sitio, porque o outro está a fazer uma coisa errada?

Voltar
Superior