citação:Originalmente colocada por Eliselotus
eu AFIRMO que ele não usou os espelhos ou, pelo menos, não lhes deu a devida atençao, pelo simples facto que os carros não sao objectos que se tornam subitamente visiveis.
o carro que o ultrapassou pela direita ja estava no seu campo de visao à bastante tempo.
...
Tu podes afirmar o que quiseres. Não terás mais razão por causa disso. E como estás a supor, tudo bem. Afinal sempre estamos na fase da suposição.
O que tenho aqui afirmado, mantenho. Houve uma ultrapassagem pela direita em AE o que é ilegal. Se é mais ou menos ilegal do que olhar para os espelhos, não me parece que essa seja uma questão sequer discutível neste âmbito.
Percebe-se perfeitamente a intenção do legislador em proibir essa manobra, pois garante tranquilidade no retorno à faixa mais à direita.
Por acaso, eu tenho o hábito de olhar para o espelho do lado direito, apenas para verificar se e acontece por vezes, o gajo que está a ser ultrapassado não acelerou subitamente por se sentir picado ou coisa do género, mas é apenas uma mirada de circunstância.
E apesar de não haver certezas absolutas em nada deste mundo, a lei muitas das vezes serve precisamente para garantir a tranquilidade na circulação.
CLaro que a minha mãe já apanhou com um gajo que não parou num Stop e que se achava cheio de razão, o meu pai já apanhou um gajo num cruzamento onde tinha o semáforo verde, onde o outro alegou que sim, era verdade mas que mesmo assim quem passa num cruzamento deve tomar precauções, um amigo meu que ficou com o carro desfeito por numa via rápida VCI, estar a retomar a faixa central e de repente quem circulava na faixa da direita se atirou para cima dele, para se desviar de um gajo que entrou à papo-seco pela via de aceleração. Neste caso a gaja mentiu descaradamente a dizer que o meu amigo é que se meteu na faixa dela, mas valeu o testemunho de um condutor que vinha atrás e presenciou tudo.
Como vês, há gostos para tudo e mais preocupante ainda, pessoas que à partida têm sempre toda a razão.
E mais uma vez, porque parece que a mensagem entretanto se perdeu, ao reflectir sobre este assunto fiquei perturbado com os riscos que se correm ao ultrapassar pela direita. Vou deixar de o fazer.