Valor de um empréstimo e valor da escritura

mjm

New member
Suponham o caso,

num empréstimo para compra de habitação de 110 mil euros, o empreiteiro pretende registar a casa na escritura por 85 mil euros.

As minhas questões são as seguintes,

que vantagem tenho eu neste tipo de registo?
Serei prejudicado?
Ou apenas o empreiteiro beneficia?!
E é isto legalmente possível?

Cumps.

Ficas mais barato nas escrituras, pois são calculadas em relação ao Capital solicitado. :)
Tambem vais pagar menos de IMT. :)

1 ABraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

A minha dúvida é se numa futura eventual venda, eu venha a ser penalizado de alguma maneira...

Em relação às finanças...

Tens, caso registes a venda pelo valor real da casa, um volume mais elevado de mais valias que, caso não as invistas, naturalmente vão ter uma carga fiscal de IRS superior...

No futuro, se venderes por 110 mil e se o comprador quiser escriturar pelo valor real, vais pagar mais valias sobre a diferença (110 - 85 = 25). Apesar de não teres tido nenhuma mais valia.

citação:Originalmente colocada por hpventura

Tens, caso registes a venda pelo valor real da casa, um volume mais elevado de mais valias que, caso não as invistas, naturalmente vão ter uma carga fiscal de IRS superior...

Desculpa o meu cançaso,

o que queres dizer?![8)]

citação:Originalmente colocada por Y

No futuro, se venderes por 110 mil e se o comprador quiser escriturar pelo valor real, vais pagar mais valias sobre a diferença (110 - 85 = 25). Apesar de não teres tido nenhuma mais valia.

Ok.

Como são calculadas essas mais valias?

São calculadas de forma mais penalizadora do que os impostos que pagaria se fosse a escritura de valor superior?!
Não há um valor máximo de isenção de impostos?

A minha ideia é que num prazo máximo de cinco anos possa trocar de casa...

:)

Desde que reinvistas o valor das mais valias, não vais pagar nada por elas.

citação:Originalmente colocada por lucianorato

Desde que reinvistas o valor das mais valias, não vais pagar nada por elas.

Então se vender a casa e seguidamente comprar/construir uma outra casa não pagarei impostos...?

citação:Originalmente colocada por mjm

A minha dúvida é se numa futura eventual venda, eu venha a ser penalizado de alguma maneira...

Em relação às finanças...

As finanças têem, nos últimos anos, estado particularmente atentas a estes casos.
Julgo que hoje em dia será extremamente dificil levar avante uma operação como esta.

Se esse "Em relação às finanças..." for uma demonstração de desprezo, convém ser coerente.
Não podemos andar publicamente a dizer que vamos cometer uma ilegalidade e depois dizer que a saude, ensino e tudo o que tenha a ver com o Estado está mau e etc...
Já era hora de interiorizarmos que pagar os imposto é um dever e não uma obrigação.

MUITO cuidado com os contractos e vendas de valor diferente das escrituras.

As finanças andam a apertar com isso e hoje em dia conseguem juntar A+B=C muito facilmente.
É incrivel alguns meios que utilizam para caçar os prevaricadores.

Um cunhado da minha namorada fez uma cena do género e foi apanhado pelas finanças...

Suponham o caso,

num empréstimo para compra de habitação de 110 mil euros, o empreiteiro pretende registar a casa na escritura por 85 mil euros.

Serei prejudicado?
Ou apenas o empreiteiro beneficia?!
E é isto legalmente possível?

Cumps.

Eu estou no ramo imobiliário e aconselho SEMPRE a escriturar pelo mesmo valor que se compra!

existem implicações graves por escriturar abaixo do valor de venda e acredita que quem benefecia é única e exclusivamente o construtor..

Ps: alguns construtores/compradores hoje em dia estão a pagar graves multas por terem cometido esse tipo de artimanhas no passado.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Alpiger

MUITO cuidado com os contractos e vendas de valor diferente das escrituras.

As finanças andam a apertar com isso e hoje em dia conseguem juntar A+B=C muito facilmente.
É incrivel alguns meios que utilizam para caçar os prevaricadores.
:)
Leram bem ?
.... e mais não digo!

Aliás digo mais isto:

Para efeitos de IMI e IMT o valor a pagar é o correspondente à avaliação efectuada pelas finanças se superior ao da escritura.

Para efeitos de IRC ou IRS idem (salvo as isenções previstas na lei).

... e mais isto:
Diz ao construtor que ele está mal informado..... diz-lhe que pergunte ao contabilista dele.

Suponham o caso,

O registo e mais barato, a escritura idem. O valor a pagar pelo IMI ]e mais baixo. O valor a pagar sobre possiveis mais valias no futuro, sera maior.

citação:Serei prejudicado?

Depende. Pode ou nao ser.

citação:Ou apenas o empreiteiro beneficia?!

Podem beneficiar, ou prejudicados, os dois.

citação:E é isto legalmente possível?

Claro. O valor da escritura pode ser feito por qualquer valor.
No entanto note bem:

Actualmente as financas procede a uma avaliacao baseada em factos: areas,coeficiente de localizacao,equipamentos de luxo,infraestroturas.
Portanto, isto quer dizer que vc pode fazer a escritura por X, e daqui a algum tempo receber uma carta das financas onde diz que o valor da "sua" casa, e de Y.
Depois cabe a si provar que o valor real e X, e nao Y!

Back