Valor de um empréstimo e valor da escritura

citação:Originalmente colocada por Alpiger

citação:Originalmente colocada por Nephilim

imaginemos que a casa vale 100mil e na escritura fique por 75mil
que provas tem as finanças para vir dizer que a casa vale mais?

posso ter comprado mais barato ou não?

(isto é apenas uma duvida nao tem a ver comigo)

As finanças fazem comparações com o valor de venda de imoveis identicos, dentro da mesma zona.

Imagina um predio, em que tu compras um apartamento por 200k euros e outros vizinhos teus compram apartamentos iguais por 250k euros.
Logo tem motivo para te vasculhar as tuas contas e movimentos bancarios.
Ou então podem convocar o construtor e a ti para explicarem a diferença de preço para os demais apartamentos iguais vendidos.

no caso de ser a um particular a compra de casa e a pessoa ter dinheiro pode ser mais facil tornear essa questão assim como qdo se constrói.

O Macário obrigou um monte de pessoal lá para os lados de Tavira (se não me engano) a ir a correr aceitar os valores que ele fixou, caso contrário, adeus casinhas....

Atenção o IMI não é calculado com base no valor declarado nas escrituras, é calculado através de coeficientes de zona, tipo de habitação, etc. Por isso é que aparece uma cartinha em casa com o valor fixo pela respectiva entidade onde colocam a opção se queremos contestar o valor atribuido.
A antiga CA é que tinha como base os valores declarados.
Abraço

citação:Originalmente colocada por Alpiger

citação:Originalmente colocada por Nephilim

imaginemos que a casa vale 100mil e na escritura fique por 75mil
que provas tem as finanças para vir dizer que a casa vale mais?

posso ter comprado mais barato ou não?

(isto é apenas uma duvida nao tem a ver comigo)

As finanças fazem comparações com o valor de venda de imoveis identicos, dentro da mesma zona.

Imagina um predio, em que tu compras um apartamento por 200k euros e outros vizinhos teus compram apartamentos iguais por 250k euros.
Logo tem motivo para te vasculhar as tuas contas e movimentos bancarios.
Ou então podem convocar o construtor e a ti para explicarem a diferença de preço para os demais apartamentos iguais vendidos.

É verdade!

Repito: aconselho a escriturarem sempre pelo valor real de compra!

Não há nada como praticar a legalidade podermos estar descansados.

No entanto, é obvio que existem formas de escriturar abaixo do valor real, sem que nunca seja possível serem descobertos, mas além de eu não desejar comentar sobre esta "estoria" digo que, quem beneficia primordialmente é o construtor, porque quem compra é o mais lesado, mesmo que benificie!

Cumps

aproveito este tópico para pedir esclarecimentos sobre escrituras VS valor de um imóvel VS montande de um empréstimo bancário.

- em alguma simulações online pedem o valor da escritura: como raio é que eu sei esse valor?

- grande parte dos bancos não emprestam o valor total da casa. é possível uma casa ser avaliada acima? haverá problemas em fazê-lo?

(agradeço toda a info que me possam dar. do IMI já aprendi[:D])

ld

aproveito este tópico para pedir esclarecimentos sobre escrituras VS valor de um imóvel VS montande de um empréstimo bancário.

- em alguma simulações online pedem o valor da escritura: como raio é que eu sei esse valor?

Tipicamente é o que vais pagar pela casa, sem os IMI/IMT.

- grande parte dos bancos não emprestam o valor total da casa. é possível uma casa ser avaliada acima? haverá problemas em fazê-lo?

(agradeço toda a info que me possam dar. do IMI já aprendi[:D])

ld
É possivel e acontece, e não é ilegal. Essa avaliação só depende do avaliador do banco. Mas pelo que tenho falado com as imobiliarias, os avaliadores estão cada vez a cortar mais nas avaliações.

A mim sempre me disseram, se a casa que vais comprar for avaliada pelo banco abaixo do valor que estão a pedir, esquece! Portanto é fazeres as contas por ai, assume que o valor de avaliação é o preço que estão a pedir pela casa na imobiliária, pergunta aos vendedores se te garantem isso.

Tipicamente é o que vais pagar pela casa, sem os IMI/IMT.

É possivel e acontece, e não é ilegal. Essa avaliação só depende do avaliador do banco. Mas pelo que tenho falado com as imobiliarias, os avaliadores estão cada vez a cortar mais nas avaliações.

A mim sempre me disseram, se a casa que vais comprar for avaliada pelo banco abaixo do valor que estão a pedir, esquece! Portanto é fazeres as contas por ai, assume que o valor de avaliação é o preço que estão a pedir pela casa na imobiliária, pergunta aos vendedores se te garantem isso.
muchas gracias:)

ld

Pelo que li nesta thread já deu para perceber que eu e a minha namorada caímos que nem patinhos na conversa do homem que nos vendeu a casa. [8b]

Oh God! Já estou à espera que as finanças me batam à porta.

Back