Temperatura dos gases de escape

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Excelente discussão que aqui vai. [^]

Resta então saber qual o limiar de gasóleo a injectar de forma a manter as EGT dentro dos limites. :D

O limiar é um bocadinho antes de derreter! :D

citação:Originalmente colocada por Vieira

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Ahh, voces sabem cmo é feito para arrefecer o turbo dos carros de WRC?
É injectada gasolina fora do tempo o que vai sair para a turbina e arrefecer a mesma(pq n é keimada).
Julgo k funciona juntamete cm os sistema "bang bang" (acho que é assim o nome).

Se virem carros a gasolina mto alterados , normalmente usam um sistema k quando tiram o pe do acelarador injecta e faz fumo preto (Sim num otto) e isso diminui as EGTs.

Cumps

exactamente.. basta ver videos dos supras e skilines no youtube super alterados,por exemplo dakele progrma japuna.. é vê-los a deitar fuminho preto.

esta ai um video onde podem pobservar isso.
http://www.youtube.com/watch?v=sRqKSS2ZI9w

em relação ao sitesma nos carros de rali é esse o nome ;)
nao sabia que tinha esse efeito tambem..pensava que era so pra manter a rotaçao.

cumps

ps: isto do fumo preto vai revoltar muitos anti-diesel daki hehehe [8D];)

Porque é que está tudo vestido com fatos e casacos e depois está ali uma marmanja em bikini? :D

Excelente discussão que aqui vai. [^]

Resta então saber qual o limiar de gasóleo a injectar de forma a manter as EGT dentro dos limites. :D

O limiar costumamos dizer k é enqt o fumo so enrrola abaixo do parachoques... quando xega a mala ou faz uma distancia maior ja esta mais para o lado de excesso.

A parte onde as EGTs sao mais elevadas é quando em altas rotaçoes mto gasoleo entra fora de tempo saturando a combustao n conseguindo colocar para fora os gazes onde tb a backpressure ajuda mto a destruir um turbo.

Um sistema sem Kat , tubo directo mais largo e bem afinado consegue n ter EGTs altas mesmo ja cm gasoleo a mais e o rendimento aumenta pois o motor fica mais livre... o problema fica dps em altas conseguir conotrolar a turbina k esta tao livre de backpressure k mesmo aberta a geometria ou wastegate n consegue controlar... quando isso acontece so ha uma soluçao... tirar gasoleo ;)

Cumps

P.S. A minha A4 enrrola fumo na zona do parachoques quando vou afundo e faz pressoes de 1.4 estavel e 1.6 de pico e as temps mesmo afundo nnc sao mto altas.

Eu ando com 0,7 de pressão e conto não ir além dos 0,85 bar.
Saliento que o actuador do meu turbo não pode sofrer mais do que 1 bar de pressão.

O turbo é um CT26 da Toyota.

Eu ando com 0,7 de pressão e conto não ir além dos 0,85 bar.
Saliento que o actuador do meu turbo não pode sofrer mais do que 1 bar de pressão.

O turbo é um CT26 da Toyota.

é um caraolzinho pekenino... heheheeh

Podes mudar o actuador... eu por acaso tem o actuador dum VNT20...compressora do VNT17vb e turbina do vnt15 LOL
As 1600rpm ja consigo ter 1.3 bars... e dai pa cima faz qq pressao pedida... ja fez 2 bars mas "empenou" hehe

No meu caso tenho kat , panela central e final... logo se tiver mto gasoleo as EGTs sabem e bem.

Cumps

Podes mudar o actuador... eu por acaso tem o actuador dum VNT20...compressora do VNT17vb e turbina do vnt15 LOL
As 1600rpm ja consigo ter 1.3 bars... e dai pa cima faz qq pressao pedida... ja fez 2 bars mas "empenou" hehe

No meu caso tenho kat , panela central e final... logo se tiver mto gasoleo as EGTs sabem e bem.

Cumps

Duvido que consiga atingir valores desses com turbinas convencionais. Nem pretendo... :D

Agora, já consegui com o que turbo entrasse às 1000rpm, mas estava de tal forma abusado que diminui o "setting". O motor estava com um trabalhar completamente diferente e metia respeito. Estava mesmo agradável...[B)]

isso é o verdadeiro turbo híbrido.. hehehe...

mas fico impressionado com os vossos conhecimentos na área.

A injecçao um pouco atrasada ajuda a encher o turbo mais cedo mas perde se um pouco de altas (se n for eletronicamente modificado).
Quando o motor tem ar a mais nota se um certo soluçar(ou ate fumo branco)... eu ja testei 1.3bars cm pouco gasoleo e quando pisava picava a 1.5 e o carro soluçava LOL

O que estes tractores kerem é gasoleo mesmo... o resto é uma ajuda hehe

Cumps

citação:Originalmente colocada por ppais

isso é o verdadeiro turbo híbrido.. hehehe...

mas fico impressionado com os vossos conhecimentos na área.

ppais, a área é muito simples. O problema com que me tenho deparado é a partilha (mais a ausência dela) do conhecimento em Portugal. Muita gente trabalha nesta área, cobra balúrdios para mexer em injecções mecânicas e afinal basta rodar um excêntrico, uma roda dentada e um parafuso. Simples, né? Com a mão na massa vamos aprendendo os limites e claro, uma boa bibliografia (extranxeira!) ajuda. ;)

A injecçao um pouco atrasada ajuda a encher o turbo mais cedo mas perde se um pouco de altas (se n for eletronicamente modificado).
Quando o motor tem ar a mais nota se um certo soluçar(ou ate fumo branco)... eu ja testei 1.3bars cm pouco gasoleo e quando pisava picava a 1.5 e o carro soluçava LOL

O que estes tractores kerem é gasoleo mesmo... o resto é uma ajuda hehe

Cumps

Consegui com que o turbo entrasse mais cedo mas sem atrasar a injecção. Simplesmente regulei a quantidade de gasóleo que entra quando a pressão do turbo é zero. Ao aumentá-la, e mantendo o tecto máximo definido pelo parafuso do débito, consegui um "spool" (entrada em carga do turbo) muito, mas muito mais rápido.

citação:Originalmente colocada por Vieira

citação:

Porque é que está tudo vestido com fatos e casacos e depois está ali uma marmanja em bikini? :D

se fosses tu a mandar no pgrma aposto que nem de bikini :D:D:D

[}:)][}:)][}:)], já percebi deve ser ela que vai montar a sonda da temperatura. :D:D:D:D

Back