O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

citação:Originalmente colocada por Superfast

Quem e que aqui ja nao ganhou dinheiro a instalar uma rede wireless a 1 amigo, a formatar 1 pc, a fazer 1 revisao ao carro do amigo, a fazer um movel para a cozinha etc.

Casos desses nao faltam e sem recibo.

Os ordenados sao baixos sim. Conheço tantos mas depois em biscates ui ui
[8)] Por acaso, eu não. [8] [}:)]

Quanto ao resto do teu post, o post do Carlos.L resume bastante bem a realidade nacional e subscrevo totalmente o que ele escreveu:

citação:
citação:Originalmente colocada por Carlos.L

O País inteiro está cansado de ouvir sempre as mesmas pessoas a dizer sempre o mesmo.

A classe Empresarial, já o tenho dito aqui várias vezes, é medíocre com fortes tendências para o mau, não tenho a mínima dúvida, mas o contexto onde ela está inserida também não ajuda.

O maior problema, na minha perspectiva é que o mundo mudou e as pessoas não se aperceberam dessa mudança.

Hoje os mercados são mais competitivos, as margens muito, mas muito menores e a atitude face ao mercado continua na sua maioria, praticamente na mesma.

Para fazer face a isto, há que apostar na mudança para uma maior competividade, trazendo eficiência a todos os sectores dentro da empresa. Comércio, Indústria e Serviços. Nada escapa a essa mudança.

E basta entrar numa qualquer Empresa para nos apercebermos o que é necessário mudar. Eu diria que seria tudo !

Mas alguns dirão que esta Empresa ou aquela é uma Empresa Modelo porque são case study, aparecem na Exame e nos suplementos de Economia e noutra imprensa da especialidade...
Desculpem lá, essas empresas são o normal. Em França, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha e por aí fora, há dezenas de empresas idênticas. Com o mesmo nível de competividade. E a operar em mercados muito mais agressivos.

Mas então o problema é de quem? Penso que é de todos, mas como acredito na responsabilização directa, quem mais manda, mais responsável é.

O trabalhador é a pessoa menos responsável pela situação. O patrão é o maior, não tenhamos dúvidas.

Mas o trabalhador Português lá fora é bem apreciado. Treta. Não há nada no código genético de um trabalhador Português que reconheça a linha de fronteira.

Em Portugal, aquilo que ele produz com o seu trabalho é 10. Na Suíça, com o mesmo trabalho é 100. Sim há mais produtividade global. Há mais riqueza.
O trabalhador limitou-se a fazer o mesmo no. de peças.
Mas como a Empresa é mais competitiva, pelo mesmo trabalho, ganha-se mais dinheiro.

É fácil de entender.
@ http://forum.autohoje.com/topic.asp?whichpage=5&TOPIC_ID=88883#2492616

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

citação:Originalmente colocada por ice

Eu últimamente tenho assistido a algumas situações engraçadas, enfim...

Nephilim, já agora explica lá o que é para ti um trabalhador especializado.

É que, a meu ver, e com a actual realidade do pais, em certas áreas (quase todas, mas pronto) nem os licenciados se safam...

Mas estou curioso para saber o que é um trabalho especializado.

Cump.

informático n é LOL.

Conheço mtas empresas que pagam 700 euros a recibo verde LOL ( com licenciatura!)

RR

Depende da formação do informático. ;)

citação:Originalmente colocada por JDEM

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Lisboa é caro mas os ordenados compensam isso.

Quer em IT, Banca etc.

Eu passei agora para os 1050 limpos (Porto) e já dá para um nivel de vida razoavel.

T2, 2 carros e 2250 euros/mes.

A media portuguesa claro que e mto alto falar mesmo em 2000 por casal.

Agora se falarmos de 2 enfermeiros, 2 engenheiros ja com alguns anos de experiencia ai sim 2000 ou mais por casal ja e exequivel
Um enfermeiro pode só ele ganhar 2000euros</u>... infelizmente não segui essa area...

Segundo consta sai literalmente do "pêlo"!;)

São muitos bancos e muitas horas a trabalhar... esquece as 8h/dia

Normalmente é assim em todas as profissões. Se fores perguntar ao meu chefe se ele trabalha 8 horas por dia o mais provável é olhar para ti e começar-se a rir. [}:)]

Depende da formação...

Conheço N empresas que só contratam por esse valor e infelizmente face ao excesso de informáticos conseguem sempre os seus intentos.

N tou a falar de SAP, Cursos Oracle para um DBA 5* (conheci um que pensava que o era, ganhava como tal, mas jesus cristo...) etc e tal.

A realidade é que em lisboa conheço N gajos que lá trabalham à 3 anos e ganham tanto como eu em Aveiro.

Conheço quem foi para Lisboa ganhar 800 euros, que mal lhe davam para as despesas do mês.

E podem dizer que a malta do tecnico de lisboa é mto boa e tal, mas ganham o mesmo que os outros e mtas vezes sabem menos que os outros, e mais quem n tem cunhas para os sitios certos (conheço um com notas inferiores às minhas se safou mto bem dado conhecer as pessoas certas do negócio) por mto bom que sejas dificilmente uma multinacional nos dias que correm te reconhecem.

Tb conheço quem foi para o Dubai e está a ganhar uma miséria como deslocado, fui ao Brasil por um mês por n vezes mais.

O normal de um Eng Informático licenciado hoje em dia é uma miséria comparando com os salários à uns bons anos atrás face ao aumento da oferta de engenheiros.

Para rematar conheço quem esteja na mesma empresa que eu que receba quase o dobro do que eu, faz metade do que eu faço e chateia n pessoas para fazer o que devia de fazer sozinho, mas como entrou nos anos de ouro recebe uma pipa de massa....

O El Dourado acabou, vai surgir daqui a uns anos dado a procura da licenciatura ter diminuido drasticamente.

RR

Eu nao acho que tenha a ver com o custo de vida. AS empresas querem la saber disso.
Tem e de haver justiça entre o que o empregado rende e aquilo recebe.

Em Portugal como toda a gente sabe (nao faço ideia se e assim la fora) toda a gente "especializada" ganha com trabalhos por fora sem pagar impostos.

Quer seja pedreiro, serralheiro, vidraceiro, instalador de ar condicionados, mecanico etc.

Eu penso que Portugal e isto ja e a responder a varios topicos peca nisto.

A competitividade das empresas é ma pq pagam mal e tem concorrencia interna desleal.

Num Pais como Portugal nao tem muito futuro pagar mal ou pelo menos as empresas vao enfrentar concorrencia desleal cada vez mais.

Quem e que aqui ja nao ganhou dinheiro a instalar uma rede wireless a 1 amigo, a formatar 1 pc, a fazer 1 revisao ao carro do amigo, a fazer um movel para a cozinha etc.

Casos desses nao faltam e sem recibo.

Os ordenados sao baixos sim. Conheço tantos mas depois em biscates ui ui

Mas isso é o que equilibra as contas;) pena que não tenha tempo para fazer mais, e só aceito os que pagam e que compense:)
Mas tens razão é a garrafa de oxigénio do pessoal especializado;)

citação:Originalmente colocada por Nthor

Isso não tem muito a ver com a idade, um bom profissional deve ser bem pago.

E para ser bem pago, dado o actual custo de vida, um vencimento inferior a 1500/2000€ é ser mal pago.

pois...mas temos que descer á realidade de não vivermos no luxemburgo:D

era bom isso que estás a dizer...

A sociedade nivela-se.

E mais uma vez repito. As empresas nao sao competitivas pq recebem concorrencia interna.

Quantos mecanicos a trabalhar em concessionarios oficiais abrem oficinas por conta propria.

A meu ver so tem 1 explicacao: a procura de dinheiro. Ng abre uma empresa a fazer o q fazia como empregado so p ser empreendedor.

Nós vivemos num pais de biscateiros e nao percebo de economia para afirmar isto. Mas sera q as empresas nao subiriam imenso de competitividade se o valor do ordenado nao aliciasse a alguem a agir por conta propria?

Depende da formação...

Conheço N empresas que só contratam por esse valor e infelizmente face ao excesso de informáticos conseguem sempre os seus intentos.

N tou a falar de SAP, Cursos Oracle para um DBA 5* (conheci um que pensava que o era, ganhava como tal, mas jesus cristo...) etc e tal.

A realidade é que em lisboa conheço N gajos que lá trabalham à 3 anos e ganham tanto como eu em Aveiro.

Conheço quem foi para Lisboa ganhar 800 euros, que mal lhe davam para as despesas do mês.

E podem dizer que a malta do tecnico de lisboa é mto boa e tal, mas ganham o mesmo que os outros e mtas vezes sabem menos que os outros, e mais quem n tem cunhas para os sitios certos (conheço um com notas inferiores às minhas se safou mto bem dado conhecer as pessoas certas do negócio) por mto bom que sejas dificilmente uma multinacional nos dias que correm te reconhecem.

Tb conheço quem foi para o Dubai e está a ganhar uma miséria como deslocado, fui ao Brasil por um mês por n vezes mais.

O normal de um Eng Informático licenciado hoje em dia é uma miséria comparando com os salários à uns bons anos atrás face ao aumento da oferta de engenheiros.

Para rematar conheço quem esteja na mesma empresa que eu que receba quase o dobro do que eu, faz metade do que eu faço e chateia n pessoas para fazer o que devia de fazer sozinho, mas como entrou nos anos de ouro recebe uma pipa de massa....

O El Dourado acabou, vai surgir daqui a uns anos dado a procura da licenciatura ter diminuido drasticamente.

RR

O mercado continua a absorver todos os licenciados de informática (pelo menos das escolas mais conhecidas). A época de ouro acabou, mas também não estamos propriamente numa época de misérias.

Quanto a ordenados, recusei propostas de 1100€ brutos, quanto a multinacionais, eu trabalho numa multinacional com 30 mil trabalhadores e lá dentro as coisas são bastante organizadas em termos de carreira e reconhecimento (é o que dá harmonizarem-se os métodos dentro da empresa). :)

O que aconteceu com essa pessoa do IST é completamente normal, o que interessa nem é teres grandes notas (eles querem lá saber de pessoal com grandes notas, isso garante alguma coisa mas não tudo), o que interessa é conhecer as pessoas do meio e conseguir manter e gerir boas relações com clientes e fornecedores. Sem isso não há engenheiro informático que se safe. Há muitas empresas que até preferem recrutar pessoas conhecidas dos trabalhadores.

A sociedade nivela-se.

E mais uma vez repito. As empresas nao sao competitivas pq recebem concorrencia interna.

Quantos mecanicos a trabalhar em concessionarios oficiais abrem oficinas por conta propria.

A meu ver so tem 1 explicacao: a procura de dinheiro. Ng abre uma empresa a fazer o q fazia como empregado so p ser empreendedor.

Nós vivemos num pais de biscateiros e nao percebo de economia para afirmar isto. Mas sera q as empresas nao subiriam imenso de competitividade se o valor do ordenado nao aliciasse a alguem a agir por conta propria?

Imagina aquele mecânico que faz uns biscates ao fim de semana. Será que deixaria de os fazer só porque recebe mais no trabalho "normal"? Acho que não.

A sociedade nivela-se.

Nem sempre o biscate faz competição directa com a empresa...só em alguns casos. Mtas vezes a empresa tem equipamento que impete um particular de trabalhar.

No entanto o "biscate" ou trabalho por fora vai sempre existir e tb que mal tem? os trabalhadores devem ter os mesmos direitos.
Em oficinas pk vou pagar um balurdio as vezes até escandaloso numa marca se tenho um mecanico que me faz as coisas por preços reais?
Temos que ser racionais e a competição é isso mesmo , saber vender e saber comprar;)

Repara alguem que trabalha com equipamento da empresa q trabalha (quantos nao trazem material etc...se for da forma legal tudo bem mas sabemos que muitos casos nao e assim) e nao paga impostos está a competir ilegalmente.

Eu so falo o que deveria ser pq eu recorro mto a biscates. Não escondo isso.

Agora eu acho q as pessoas fazem biscastes para ter 1 melhor nivel de vida.

Imagina um mecanico q ganha 700 por mes (segunda a sexta). Vai fazer biscates para elevar p 1500 mas vai perder tempo.

Se ganhasse na empresa 1500 euros (de segunda a sexta) achas que muitos iam trabalhar o fds? É uma pergunta de dificil resposta.

Enquanto se e novo talvez sim para ganhar mais dinheiro ainda mas apos os 35, casado e com familia queres e aproveitar o tempo com eles.

So q se o dinheiro nao chegar la vais fazer biscates. Acredito e penso nao ser idealista que quem tiver familia etc e o ordenado fosse suficinete p 1 boa vida nao iria fazer biscates.

Agradeço ao Nthor o realce que me deu a um texto num outro tópico. :) ;)

Aqui, vou-vos deixar mais um exemplo, de muitos que a vida tem para nos dar.

Há uns anos, o meu pai mandou colocar um aparelho de Ar Condicionado num sítio cá de casa, foi em pleno verão e o homem levou 200€. Chegou cá a casa às 8h da matina e às 11h já estava a ir embora. 3 horas !!

Há menos tempo, mandou-se instalar uma aparelho idêntico, em condições idênticas. Não foi possível os serviços do homem que tinha feito as outras instalações, de modo que arranjou-se outro.

Levou menos dinheiro, cerca de 150h e demorou 2 dias. Sim, demorou 2 dias, acreditem se quiserem.

Claro que foram 2 dias em que chegava depois das 10h e às 18h tinha que ir buscar a mulher. [:o)]

Um instalava A/C numa média de 2.5 aparelhos por dia, cerca de 15 por semana (de 2ª a sábado). O outro, instalava 3 aparelhos por semana (de 2ª a sábado).

Um faz 5x mais que o outro e cobra 30% mais.

Como cada um trabalha por conta própria, sem o jugo do patronato por cima, é fácil fazer as comparações.

Como tal, só tenho um bom conselho para todos. Trabalhar. :)

sim concordo se os ordenádos chegassem para tudo não fazia trab extra para ganhar mais pk não precisava...alias se eu fosse rico nem trabalhava para ninguem[8D] só para mim:)

Meus amigos, aqui trata-se de exigirmos o que merecemos, se todos os fizéssemos, por certo todos teríamos melhores condições. Eu andei 2 meses desempregado por opção por forma a arranjar um trabalho melhor. Fui a cerca de 10 entrevistas e escolhi a que melhores condições tinha. Passei a ganhar + do dobro do que ganhava. A verdade é que mto perguntavam se eu n estaria disposto a trabalhar num projecto aliciante mas a ganhar um pouco menos do que eu pedia, e a resposta foi pronta: Não!
Disse não a tantos até que um me ofereceu o q eu queria e fiquei.

Nem sempre se pode procurar o que se quer.
Mas basta ver os ucranianos que foram embora e muitos outros.

Portugal é 1 pais com 1 custo de vida muito alto.
Tem de apostar na competitividade e nao nos salarios baixos.
Já sei que os recursos humanos sao onde se gasta mais dinheiro numa empresa.

Mas a politica de baixo salario tem os seus contras.

Eu grolubao tambem aumentei 50% :D

citação:Originalmente colocada por Grolubao

Meus amigos, aqui trata-se de exigirmos o que merecemos, se todos os fizéssemos, por certo todos teríamos melhores condições. Eu andei 2 meses desempregado por opção por forma a arranjar um trabalho melhor. Fui a cerca de 10 entrevistas e escolhi a que melhores condições tinha. Passei a ganhar + do dobro do que ganhava. A verdade é que mto perguntavam se eu n estaria disposto a trabalhar num projecto aliciante mas a ganhar um pouco menos do que eu pedia, e a resposta foi pronta: Não!
Disse não a tantos até que um me ofereceu o q eu queria e fiquei.

São sempre projectos aliciantes... O ordenado é sempre baixo!

Onde é que já ouvi isto!

eu, na realidade nem sei muito bem qto ganho por ano, pois n tenho ordenado fixo, só sei assim +- pelo IRS...mas n costumo andar muito á larga (tb devido ao n saber o mes seguinte dá sempre tendência á contençao)

citação:Originalmente colocada por JDEM

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Tb estou a falar de preços para Lisboa, onde o custo de vida é por vezes mais que o dobro de certas partes do país...

Para variar, só o custo de habitação que tem um peso excessivo nas famílias, é metade (ou mais) fora de Lx... falando de província.

[|)] vou-me censurar para n responder torto...

E de certeza que n deves estar a par de toda a "provincia"...

RR

Meu caro, não fiques ofendido!

De uma maneira geral as casas em Lisboa são muito mais caras que noutro local do país.

No entanto existe algo chamado EXCEPÇÃO, que eu até te posso dar 2 exemplos:

- os meus pais tem uma casa na Costa Nova (Concelho de Ílhavo) e existem lá apartamentos escandalosamente caros (bem superior a Lisboa)
- Outro exemplo, Comporta (Concelho de Alcácer do Sal) os meus sogros tem uma moradia de férias... preços elevadíssimos também.

Já deves ter percebido, de qualquer maneira sei que em Coimbra e na cidade de Aveiro os preços das casas no centro são elevados.

Mas na esmagadora maioria os preços em Lisboa são (bem) mais elevados.

É bem verdade! Imaginemos que todos os Eng. Informáticos fincavam pé e diziam que não trabalhavam abaixo de um certo valor, assim as empresas ter-se-iam que sujeitar ao preço que se exige. Isto é feito no UK por exemplo, onde existe definido um market rate e raramente as pessoas trabalham abaixo desse valor.

citação:Originalmente colocada por Grolubao

É bem verdade! Imaginemos que todos os Eng. Informáticos fincavam pé e diziam que não trabalhavam abaixo de um certo valor, assim as empresas ter-se-iam que sujeitar ao preço que se exige. Isto é feito no UK por exemplo, onde existe definido um market rate e raramente as pessoas trabalham abaixo desse valor.
Já ouviste falar em Bangalore???

Voltar
Superior