Diesel potente(rápido) atmosférico? existe?

citação:Originalmente colocada por Bruno4646

Mas dado as diferenças obvias que os motores a diesel têm dos a gasolina será mesmo impossivel por exemplo fazerem(ou ja haver não sei) um V10(por exemplo) atmosférico com boas prestações?

O problema dos motores diesel é que necessitam de muito ar para funcionar, só a aspiração normal não é suficiente para retirares o rendimento máximo do combustivel injectado.
Podes aumentar a cilindrada para fazer entrar mais ar, mas depois aumentas a inercia de funcionamento do motor e voltas a perder rendimento.

Ou podes aumentar a rotação, só que os motores diesel devido ás altas taxas de compressão já tingem velocidade dos pistões consideraveis. Pois embora não pareça mas um diesel a 4000rpms tem velocidades de pistão muito proximas de um motor a gasolina ás 6000rpms (estou a dar valores meramente indicativos para teres uma noção), portanto se puxarmos o diesel para obter a potência máxima ás 5000rpms já equivale a cerca de 7000rpms num motor a gasolina, se constinuarmos a puxar pelas rotações atingimos velocidades dos pitões ao nível de motores de competição, se a isto adicionarmos a pressões internas enormes a que os motores diesel estão sujeitos vemos que não é o melhor caminho a seguir para obter potência num diesel.

Portanto a solução mais facil e eficaz é adicionar um turbo, assim consegues introduzir o ar que prescisas e consegues manter a cilindrada o mais comedida possivel diminuindo a inercia o que assim te aumenta o rendimento do motor, e muito importante mantendo velocidades de pistão dentro dos valores normais.

citação:Originalmente colocada por Spawm

Mas dado as diferenças obvias que os motores a diesel têm dos a gasolina será mesmo impossivel por exemplo fazerem(ou ja haver não sei) um V10(por exemplo) atmosférico com boas prestações?

O problema dos motores diesel é que necessitam de muito ar para funcionar, só a aspiração normal não é suficiente para retirares o rendimento máximo do combustivel injectado.
Podes aumentar a cilindrada para fazer entrar mais ar, mas depois aumentas a inercia de funcionamento do motor e voltas a perder rendimento.

Ou podes aumentar a rotação, só que os motores diesel devido ás altas taxas de compressão já tingem velocidade dos pistões consideraveis. Pois embora não pareça mas um diesel a 4000rpms tem velocidades de pistão muito proximas de um motor a gasolina ás 6000rpms (estou a dar valores meramente indicativos para teres uma noção), portanto se puxarmos o diesel para obter a potência máxima ás 5000rpms já equivale a cerca de 7000rpms num motor a gasolina, se constinuarmos a puxar pelas rotações atingimos velocidades dos pitões ao nível de motores de competição, se a isto adicionarmos a pressões internas enormes a que os motores diesel estão sujeitos vemos que não é o melhor caminho a seguir para obter potência num diesel.

Portanto a solução mais facil e eficaz é adicionar um turbo, assim consegues introduzir o ar que prescisas e consegues manter a cilindrada o mais comedida possivel diminuindo a inercia o que assim te aumenta o rendimento do motor, e muito importante mantendo velocidades de pistão dentro dos valores normais.

Boa explicação:). Obrigado;)

Esqueci-me de acrescentar que em motores a diesel com taxas de compressão aproximadamente 23:1 (normalmente são atmosféricos) a partir de rotações na ordem das 6000/7000rpms (dependendo do motor) o gasoleo já não consegue ser arder ao mesmo ritmo da velocidade dos pistons.

Ou seja os pistons começam a mover-se mais rápido que a propria expansão da combustão do gasoleo. Claro que só se consegue observar este fenomeno a descer! [:0]

Não sei se actualmente com os novos sistemas de injeção com pulverizações muito mais finas o fenomeno acontece á mesma rotação ou se acontece um pouco mais tarde.

Esqueci-me de acrescentar que em motores a diesel com taxas de compressão aproximadamente 23:1 (normalmente são atmosféricos) a partir de rotações na ordem das 6000/7000rpms (dependendo do motor) o gasoleo já não consegue ser arder ao mesmo ritmo da velocidade dos pistons.

Ou seja os pistons começam a mover-se mais rápido que a propria expansão da combustão do gasoleo. Claro que só se consegue observar este fenomeno a descer! [:0]

Não sei se actualmente com os novos sistemas de injeção com pulverizações muito mais finas o fenomeno acontece á mesma rotação ou se acontece um pouco mais tarde.

7000rpms? existem motores diesel que atinguem essa rotação?

7000rpms? existem motores diesel que atinguem essa rotação?

Não é facil mas é teoricamente possivel, existem por aí varios motores diesel a fazer 6000rpms com alguma facilidade(maioritáriamente blocos IZUZU, algums Mercedes mais antigos que tinham a potência máxima acima das 5000rpms), a propria BMW competiu em provas de 24H com um 320d (dos primeiros) que tinha o regime máximo ás 6000rpms, por acaso foi a primeira vez que um carro diesel venceu uma prova de resitencia.

Agora quanto tempo dura um motor diesel a fazer 7000rpms é que já é outra estória, pois dizem os entendidos que 7000 a 7500rpms deverá ser a rotação máxima possivel para um motor diesel, isto se for um motor de injecção indirecta, porque os motores de injecção directa parecem ter um limite muito menor.

spawn... posso adientar-te que as tx de compressão é de 15.8:1 isto no motor d-cat que é o motor com a mais baixa taxa de compressão!

gostei da tua explicação!

citação:Originalmente colocada por GJP

citação:Originalmente colocada por mcabral

Um tópico a falar de motores de cacilheiros...:D

j/k

deixa falar e falo do meu com muito gosto... so o vendo quando der a volta... lol

Qual é?:)

corolla 2.0D n anda muito depressa... mas... é resistente e ja deu provas disso

Não é facil mas é teoricamente possivel, existem por aí varios motores diesel a fazer 6000rpms com alguma facilidade(maioritáriamente blocos IZUZU, algums Mercedes mais antigos que tinham a potência máxima acima das 5000rpms)
Como é que é [?]

O 1º motor diesel a fazer 4.000 rpm foi o motor do MB 180 D.

Motores atmosféricos diesel que atinjam a potência máxima às 5.000 rpm [?] Existe, trata-se do 1.527 cm3 do Grupo PSA... O mais próximo disto é o 1.9 D/TD ao atingir a potência máxima às 4.600 rpm.

O resto, atinge a potência máxima abaixo das 4.500 rpm, seja velho ou recente.

O motor diesel é por natureza da sua concepção um motor lento a variar o regime de funcionamento, sobretudo a subir de rotação. Po outro lado, o simples facto de terem de resistir a compressões bastante elevadas (fácilmente entre os 18 e 19 por 1), obrigavam a que os motores fossem feitos em ligas bastante pesadas, o que em nada ajuda à subida de rotação.

Mais que existir um diesel rápido, existe sim umas combinações que dão excelentes resultados. Carros leves como o Clio I, o 205 entre outros, equipados com motores diesel de "elevada" capacidade fizeram em tempos as maravilhas de quem procurava um carro diesel "foguete". Outro exemplo é o AX, que com o seu 1.5 D e uma caixa bem curtinha, um peso de cerca de 800 kg permitia fazer uns arranques bem engraçados nos semáforos mas pouco mais...

dêcêii specs completas:

Code 2C-E
Manufacturer: Toyota
Type: S-4
SOHC
8 valves total
2 valves per cylinder
Bore x stroke: 86.00mm × 85.00mm
Bore / stroke ratio: 1.01
Displacement: 1975 cc 120.52 cu in
Compression: 23.00:1
Aspiration: Normal D.
Catalytic Converter: Y
Max. output: 72.4 PS (71.0 bhp) (51.7 kW)@4200 rpm
Max. torque: 131.0 Nm (96 lbft) (14.2 kgm)@2500 rpm
Coolant: Water
Specific output: 34.4 bhp/litre
Specific torque: 65.35 Nm/litre
Performance
0-60mph: 15.7 s
Top speed: 160 km/h
Power to weight: 64.15 bhp/ton
Chasis
Engine location: Front
Engine alignment: Unknown
Transmission: 5M
Drive: FWD

o tpo speed n é bem este... mas pronto..

4.200 rpm [?] Bah... Eh eh...

Não fui eu que as pedi, mas obrigado na mesma.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

4.200 rpm [?] Bah... Eh eh...

Não fui eu que as pedi, mas obrigado na mesma.

era por causa das tx de compressão... no td é em tudo = - na rpm da pot max que é as 4000, tem 90 cv e tem turbo... e mais beinário as 2000 rpm

Diesel atmosféricos potentes só havia uma marca que os tinha: a Mercedes.
Foi na altura em que introduziu a tecnologia das 4 válvulas por cilindro nos motores diesel (tinha um 2000 com 88cv, um 2200 com 95cv, um 2500 com 113cv e um 3000 com 136cv) na altura eram potentes tendo em conta outras referências na altura como os VW 1.9 diesel com apenas 68cv... por isso foi a única marca que fez diesel atmosféricos potentes, depois as outras vieram atrás mas só na fase dos turbo-compressores/comon rails,etc...

Espero ter ajudado,
Cumps

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Não é facil mas é teoricamente possivel, existem por aí varios motores diesel a fazer 6000rpms com alguma facilidade(maioritáriamente blocos IZUZU, algums Mercedes mais antigos que tinham a potência máxima acima das 5000rpms)
Como é que é [?]

O 1º motor diesel a fazer 4.000 rpm foi o motor do MB 180 D.

Motores atmosféricos diesel que atinjam a potência máxima às 5.000 rpm [?] Existe, trata-se do 1.527 cm3 do Grupo PSA... O mais próximo disto é o 1.9 D/TD ao atingir a potência máxima às 4.600 rpm.

O resto, atinge a potência máxima abaixo das 4.500 rpm, seja velho ou recente.

O motor diesel é por natureza da sua concepção um motor lento a variar o regime de funcionamento, sobretudo a subir de rotação. Po outro lado, o simples facto de terem de resistir a compressões bastante elevadas (fácilmente entre os 18 e 19 por 1), obrigavam a que os motores fossem feitos em ligas bastante pesadas, o que em nada ajuda à subida de rotação.

Mais que existir um diesel rápido, existe sim umas combinações que dão excelentes resultados. Carros leves como o Clio I, o 205 entre outros, equipados com motores diesel de "elevada" capacidade fizeram em tempos as maravilhas de quem procurava um carro diesel "foguete". Outro exemplo é o AX, que com o seu 1.5 D e uma caixa bem curtinha, um peso de cerca de 800 kg permitia fazer uns arranques bem engraçados nos semáforos mas pouco mais...

Eu normalmente não falo de cor a mercedes teve alguns motores Diesel atmosféricos a fazer mais de 5000rpms e a obter a potência máxima acima das 5000rpms olha aqui um deles ;)

Technical specifications of Mercedes-Benz 300D This record added before December 1995.
Last modified 2006-06-29.
bodywork
Type 4/5S SAL
Designer
Number of doors 4
dimensions & weight
Wheelbase 3150 mm 124 in
Track front 1466 mm 57.7 in
rear 1509 mm 59.4 in
Length 5190 mm 204.3 in
Width 1861 mm 73.3 in
Height 1626 mm 64 in
Length:wheelbase ratio 1.65
Ground clearance 216 mm 8.5 in
Kerb weight 2000 kg 4409 lb
Weight distribution
(Front)
Fuel capacity 71.6litres
15.7 UK Gal
18.9 US Gal

aerodynamics
Drag coefficient
Frontal Area
Cx
engine
Code
Manufacturer Mercedes-Benz
Type S-6
SOHC
12 valves total
2 valves per cylinder
Main bearings
Construction
Bore × stroke 85.00mm × 88.00mm
3.35 in × 3.46 in
Bore/Stroke ratio 0.97
Displacement 2996 cc
(182.827 cu in)
Unitary capacity 499.33 cc/cylinder
Compression ratio 8.30:1
Fuel system Bo Fuel inj.
Aspiration Normal
Compressor type N/A
Intercooler None
Catalytic Converter N
Max. output
(Net) 162.2 PS (160.0 bhp) (119.3 kW)@5500 rpm
Max. torque
(Net) 237.0 Nm (175 lbft) (24.2 kgm)@4200 rpm

Maximum rpm
Coolant Water
Specific output 53.4 bhp/litre
0.88 bhp/cu in
Specific torque 79.11 Nm/litre

http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=61182&Mercedes-Benz

Diesel potente(rápido) atmosférico? existe?

Os motores diesel são asmáticos, sofrem com falta de ar, e isso para um atleta é fatal...[}:)][}:)][}:)]

É complicado haver diesel atmosférico, que seja rápido...

Porque afinal , o Diesel, é um motor cujo objectivo é ser fiável, gastar pouco, e durar muito tempo....Agora querem meter 180cv em motores 2.0 .. e é natural que a tradição do diesel ser fiável, acabe..

ha carros a gasoleo sem induçao de ar forçada que conseguem ser muito lineares na subida de rotaçao, agora claro que a propria concepçao do motor e do combustivel que queima seja proibitiva a subir de regime... o facto dos componentes serem mais pesados do que em carros a gasolina, ajuda ao facto do motor diesel ser lento na subida de regime, tenha mais binario e nao atinja grandes rotaçoes.

ja agora alguem me pode dizer pq é k é tao raro ver carros a gasoleo com compressor em vez do turbo? é que o compressor era capaz de adicionar ainda mais binario em baixas com uma resposta ainda mais imediata com uma polie mais pequena do que o normal visto nao ser possivel atingir grandes rotaçoes da cambota... digo eu...

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

citação: Olá a todo(a)s . Vinha só aqui deixar uma questão pela qual tou curioso. Era para perguntar se existem motores diesel atmosféricos potentes? É que os que me lembro são todos turbinados, não me lembro de um que não seja. Mas como a minha cultura neste aspecto é muito pouca deixo aqui a questão. A gasolina temos vários e brilhantes, v8,v10 tudo atmosféricos, não haverá a diesel? ou não é possivel? Grande abraço para toda a gente e muito obrigado.

Claro que existe!
Shiptech4.jpg

Isso é Diesel de bolso!

Total engine weight: 2300 tons (The crankshaft alone weighs 300 tons.)
Length: 89 feet
Height: 44 feet
Maximum power: 108,920 hp at 102 rpm
Maximum torque: 5,608,312 lb/ft at 102rpm

crosssectionsa3.jpg

rta96cbearingssx1.jpg

rta96ccranker5.jpg

rta96cpistonos0.jpg

rta96ccyldeckiy4.jpg

rta96ccr5.jpg

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

diesel atmosféricos............

é tudo do género 1900cc ou 2000cc 55/60 cv

O 2.0d montado no Corolla debita uns impressionantes 82! Cvs...

Back