Uma pergunta: O País está a encerrar?

citação:Originalmente colocada por ebay

"As ambulâncias/bombeiros vão passar a ter +/- o mesmo serviço, e a afluência de doentes à urgência de noite não tem aumentado por aí além, porque será?"

Vão passar a ter mais serviço! Há um factor psicológico importante, que é a distãncia. Se tiveres o teu miudo doente á noite, até és capaz de o meter no carro e levá-lo ao SAP da tua área, confiando que moras a 10/15 km...mas de repente pensas que afinal o SUB mais próximo está a 30km, 40 km, noutro concelho, e a prudência diz-te que, se houver um problema no caminho, não tens como resolver. Dai o chamares os bombeiros para proceder ao transporte...

Por essa ordem de ideias, sou da opinião do ministro: se tiver a minha filha doente a ponto de ter que levá-la a ser vista de urgência, NUNCA iria com ela a um serviço de urgência básico...

Agora, isso é como tudo, o ideal era cada um ter um hospital central a 100 metros de casa, não era? Mas não pode ser.

Vocês vã-me desculpar uma coisa, mas quem lá anda, quem realiza os estudos, quem ordena os encerramentos, deverá ter uma noção de como as coisas funcionam, certo?

Em vez de especularmos, porque não tentamos ver além, pesquisar pelas verdadeiras razões que fazem com que as coisas acontecem !

A informação anda aí e é pesquisável... a conversa do "país está à venda", "isto está tudo a soldo" e "é tudo uma cambada de gatunos" sem DADOS concretos (números) já começa a cheirar mal.

O exemplo dos SAP dado pelo Avant é sintomático do que vai contra todos os princípios económicos e mesmo sociais. Porque alocar recursos em certos "elefantes brancos" em vez de onde eles são mesmo necessários, não só são é anti-económico como também é anti-social !

citação:Vocês vã-me desculpar uma coisa, mas quem lá anda, quem realiza os estudos, quem ordena os encerramentos, deverá ter uma noção de como as coisas funcionam, certo?

seu brincalhão!!!!!
granda sentido de humor!!!
estiveste bem.
não vez o estado do país para perceber logo que isso é uma utupia.
tgv!!lx»porto para ganhar 1/2 hora...
com esse investimento, quantas escolas dava para menter num ano?

aeroporto da ota!
com esse investimento, quantas urgencias/maternidades dava para menter num ano?

lá para cima, só contam os jogos de interesse, não o bem geral.

aaaaaaaaahhhhhhhhhhh, é verdade, e a segurança social que era suposto aguentar uma carrada de anos e já está a ser revista??
os gajos percebem mesmo do que estão a fazer...

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Então diz isso a quem vive no Montijo e tem de ir às urgências em Almada...

Barreiro fica a 25Km. O IC32 e o IC21 tem 2 faixas e tudo. Mas quem conhece os outros caminhos até encurta (muito) a viagem.

São 41 km...

image.dll

Do centro do montijo até ao barreiro?

Experimenta no via michelin meter o trajecto montijo-barreiro e depois mete aqui o número que aparece.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por J.R.

Recordo-me da Quimigal, a antiga CUF (Companhia União Fabril), onde ainda trabalhei como operário, ser uma das maiores empresas da Europa. Fazia quase tudo, desde calçado, têsteis, lanifícios, vestuário, óleos, farinhas, extraía cobre, ouro, produzia amendoim e seus derivados, químicos inorgânicos de toda a natureza, produzia na área metalomecânica e na indústria naval...

Toda a região do Barreiro e área circundante, pode dizer-se mesmo todo o distrito de Setúbal, cresceu e desenvolveu-se à volta dessas fábricas pensadas, criadas e desenvolvidas por um grande empresário de um tipo raro hoje em dia, Alfredo da Silva!

Um dia alguém pretendeu vender...
É LÁ!!!!

GRANDE SALTO.
Não houve nada aí pelo meio:D[}:)].

citação:Como era enorme a fábrica, valiosa e produtiva, decidiu-se esfrangalhá-la... E se bem o pensaram melhor o fizeram! Dividiram-na em sectores (muito boa e de futuro a solução era, diziam na altura), desvalorizaram os sectores que apesar de produzirem deixaram misteriosamente de vender e, surpresa, venderam a preços de saldo uma, repito, das maiores empresas de toda a Europa...
É assim.
As empresas nascem e morrem.
Como uma flor num Jardim.
Há quem pense que consegue gerir e defenir tudo.
Há quem se aproveite das particularidades do ambiente e deixa as plantas desemvolverem-se.

A nossa preocupação não é se aquele empresa continua ou morre.
É haver um dinamismo de novas e velha que encare os encerramentos como um acto natural.
Mas o que é qua achas que houve pelo meio? Também lá trabalhaste?

Eu ainda lá fui operário durante algum tempo, os meus pais trabalharam lá a vida toda...

Dinamismo novas e velhas? Sabes o que é que nasceu no lugar da Quimigal, a antiga e grandiosa Quimigal? Uma enorme sombra do que ela foi outrora...

Mas que sombra era essa, Pé Leve?[8)]

"O exemplo dos SAP dado pelo Avant é sintomático do que vai contra todos os princípios económicos e mesmo sociais"

Até seria se os SAP fossem assim..mas não são. Não há SAP em todas as freguesias, e o movimento dos SAP é intenso em final de dias inicio da noite até às 2 da madrugada, o que tem a ver com certos tipos de patologias ( as febres desenvolvem picos ao final da tarde, os idosos reportam mais queixas à noites...), sendo que os grandes "utilizadores" dos SAP são os mais novos e os mais velhos. Se houver um SAP na freguesia, o idoso até pode chamar um taxi, mas se for noutra freguesia ou concelho, chama a ambulância, por uma questão económica...ambulância que o SNS vai pagar depois!

Exemplo: moro no Porto e trabalho em Barcelos (ate 6ª trabalhava em Braga).
Um tipo de gondomar, maia,etc. demora mais tempo a chegar ao Hospital de S. Joao do q um de Barcelos para Braga...muitos dos feridos graves assistidos nestas cidades vem ter ao Porto na mesma!!!
As cidades mais pequenas, estando a relativa pouca distância de serviços basicos nao tem de os ter instalados na sua zona!!!

É preciso reagir, encarar e promover a mudança...nós não estamos no cantinho do mundo, estamos
mesmo la no meio.
E nao deitem sempre a culpa no estado, culpem tambem os empresarios e o laxismo do povao! Em Barcelos fez-se mais barulho com o gil vicente do q com a maternidade, no entanto nao vi ninguem a fazer barulho por causa do desemprego na regiao!

"O exemplo dos SAP dado pelo Avant é sintomático do que vai contra todos os princípios económicos e mesmo sociais"

Até seria se os SAP fossem assim..mas não são. Não há SAP em todas as freguesias, e o movimento dos SAP é intenso em final de dias inicio da noite até às 2 da madrugada, o que tem a ver com certos tipos de patologias ( as febres desenvolvem picos ao final da tarde, os idosos reportam mais queixas à noites...), sendo que os grandes "utilizadores" dos SAP são os mais novos e os mais velhos. Se houver um SAP na freguesia, o idoso até pode chamar um taxi, mas se for noutra freguesia ou concelho, chama a ambulância, por uma questão económica...ambulância que o SNS vai pagar depois!

Olha, eu também me dá jeito ir agora às 2 da manhã tratar do bilhete de identidade, quero a loja do cidadão de piquete toda a noite.

As febres que sobem à noite são para tomar um Ben-u-ron e esperar até de manhã. Se no outro dia já teve febre, teve o dia inteiro para ir ao médico. Muitos idosos que vão de noite ao centro de saúde sofrem de uma doença: solidão. Essa é difícil de tratar com uma receita do SNS. As criancinhas, antigamente quando tinham tosse levavam com xarope de cenoura (tanto que eu tomei), agora se mandam uma tossidela à noite e acordam os pais, toca de ir à "urgência" que pode ter uma pneumonia. As urgências são para isso mesmo: "URGÊNCIAS". Doenças súbitas ou agudizadas que têm quer ter uma avaliação e tratamento rápido, acarretando o contrário riscos para a saúde do doente. Mas muito menos de metade do que se vê nas urgências hospitalares e ainda muito menos nos SAP são verdadeiras urgências. São abusos do sistema que eu e tu pagas, e provavelmente quem abusa nunca pagou, e que são potencialmente perigosos para quem necessita verdadeiramente de atendimento urgente, e que tem os recursos consumidos com este xico-espertismo do "é de graça, quero dois"...

Quanto ao SNS pagar as ambulâncias, isso não é bem assim. O SNS paga a ambulância se o médico que recebe o doente justificar o verbete de transporte - e o médico só deve justificar se houver razão para isso. Garanto-te que nem metade das ambulâncias justifico. Andam-se a gastar é rios de dinheiro e as empresas de ambulâncias e bombeiros a facturar, pois se um indivíduo vai ao SAP, e depois é transferido para o hospital, aí sim, inequivocamente é o SNS que paga...

citação:Originalmente colocada por Avant

Olha, eu também me dá jeito ir agora às 2 da manhã tratar do bilhete de identidade, quero a loja do cidadão de piquete toda a noite.

As febres que sobem à noite são para tomar um Ben-u-ron e esperar até de manhã. Se no outro dia já teve febre, teve o dia inteiro para ir ao médico. Muitos idosos que vão de noite ao centro de saúde sofrem de uma doença: solidão. Essa é difícil de tratar com uma receita do SNS. As criancinhas, antigamente quando tinham tosse levavam com xarope de cenoura (tanto que eu tomei), agora se mandam uma tossidela à noite e acordam os pais, toca de ir à "urgência" que pode ter uma pneumonia. As urgências são para isso mesmo: "URGÊNCIAS". Doenças súbitas ou agudizadas que têm quer ter uma avaliação e tratamento rápido, acarretando o contrário riscos para a saúde do doente. Mas muito menos de metade do que se vê nas urgências hospitalares e ainda muito menos nos SAP são verdadeiras urgências. São abusos do sistema que eu e tu pagas, e provavelmente quem abusa nunca pagou, e que são potencialmente perigosos para quem necessita verdadeiramente de atendimento urgente, e que tem os recursos consumidos com este xico-espertismo do "é de graça, quero dois"...

Quanto ao SNS pagar as ambulâncias, isso não é bem assim. O SNS paga a ambulância se o médico que recebe o doente justificar o verbete de transporte - e o médico só deve justificar se houver razão para isso. Garanto-te que nem metade das ambulâncias justifico. Andam-se a gastar é rios de dinheiro e as empresas de ambulâncias e bombeiros a facturar, pois se um indivíduo vai ao SAP, e depois é transferido para o hospital, aí sim, inequivocamente é o SNS que paga...

[^][^][^][^][^] Mais palavras , são inuteis

Um dia alguém pretendeu vender... Como era enorme a fábrica, valiosa e produtiva, decidiu-se esfrangalhá-la... E se bem o pensaram melhor o fizeram! Dividiram-na em sectores (muito boa e de futuro a solução era, diziam na altura), desvalorizaram os sectores que apesar de produzirem deixaram misteriosamente de vender e, surpresa, venderam a preços de saldo uma, repito, das maiores empresas de toda a Europa...

Caro Pé Leve:

Quando é que esse processo se deu?

cumps

Mas nem tudo o que é atendido nos urgências à noite é solidão dos idosos...

Obviamente que não !

Também há os que aproveitam para ir buscar as receitas que precisam e os que lá vão por coisas menores, que um farmacêutico resolvia.

Noe meio disso tido também há pessoas que de facto precisam ! ;)

citação:Originalmente colocada por colin

Um dia alguém pretendeu vender... Como era enorme a fábrica, valiosa e produtiva, decidiu-se esfrangalhá-la... E se bem o pensaram melhor o fizeram! Dividiram-na em sectores (muito boa e de futuro a solução era, diziam na altura), desvalorizaram os sectores que apesar de produzirem deixaram misteriosamente de vender e, surpresa, venderam a preços de saldo uma, repito, das maiores empresas de toda a Europa...

Caro Pé Leve:

Quando é que esse processo se deu?

cumps
Há cerca de 20 anos, para mais, porquê?

Só para confirmar. Tinha a ideia que tinha sido na onda das nacionalizações depois do 25Abr.

Enfim...

Obrigado pela informação

Acho que as coisas têm que ser adaptadas porque não o eram há muito. Se houve muita migração do interior para o litoral, não faz sentido manter os mesmos serviços onde já não há tanta gente, ainda mais com o peso da despesa do Estado. Acho que não faz sentido manter 100 coisas abertas, quando as pessoas já não são 1000 mas 250.

Também não iam abrir novos hospitais - por exemplo - aí na zona da grande Lisboa?

É como a história da reorganização das freguesias: o "mapa" actual é antiquissimo e muito mudou entretanto, é preciso que nos adaptemos.

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Acho que as coisas têm que ser adaptadas porque não o eram há muito. Se houve muita migração do interior para o litoral, não faz sentido manter os mesmos serviços onde já não há tanta gente, ainda mais com o peso da despesa do Estado. Acho que não faz sentido manter 100 coisas abertas, quando as pessoas já não são 1000 mas 250.

Também não iam abrir novos hospitais - por exemplo - aí na zona da grande Lisboa?

É como a história da reorganização das freguesias: o "mapa" actual é antiquissimo e muito mudou entretanto, é preciso que nos adaptemos.

Ora nem mais !;)

Mutatis Mutandis

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim
Para isso temos as SCTUS, o verdadeiro paradigma da politica de combate à desertificação.
Por acaso, é graças às SCUTS que se podem agora fechar muitas "chafaricas" do estado, pois é mais rápido chegar a um ponto mais distante.

Por exemplo, se o critério das urgências for de ter uma urgência a 30 minutos, graças às SCUTS pode expandir-se o raio de acção de uma urgência até 50..60 Kms.

Por isso, deixem as SCUTS em paz.

citação:Originalmente colocada por colin

Só para confirmar. Tinha a ideia que tinha sido na onda das nacionalizações depois do 25Abr.

Enfim...

Obrigado pela informação
De nada.

Foi no decurso das nacionalizações, sim, mas naquele caso a empresa era enorme e demorou bastante tempo! Até porque após a segmentação da empresa em sectores de actividade mais pequenos houve muitos milhares de processos de reformas antecipadas negociadas durante anos com os trabalhadores...

Voltar
Superior