citação:
Originalmente colocada por Avant
citação:Originalmente colocada por ebay
"O exemplo dos SAP dado pelo Avant é sintomático do que vai contra todos os princípios económicos e mesmo sociais"
Até seria se os SAP fossem assim..mas não são. Não há SAP em todas as freguesias, e o movimento dos SAP é intenso em final de dias inicio da noite até às 2 da madrugada, o que tem a ver com certos tipos de patologias ( as febres desenvolvem picos ao final da tarde, os idosos reportam mais queixas à noites...), sendo que os grandes "utilizadores" dos SAP são os mais novos e os mais velhos. Se houver um SAP na freguesia, o idoso até pode chamar um taxi, mas se for noutra freguesia ou concelho, chama a ambulância, por uma questão económica...ambulância que o SNS vai pagar depois!
Olha, eu também me dá jeito ir agora às 2 da manhã tratar do bilhete de identidade, quero a loja do cidadão de piquete toda a noite.
As febres que sobem à noite são para tomar um Ben-u-ron e esperar até de manhã. Se no outro dia já teve febre, teve o dia inteiro para ir ao médico. Muitos idosos que vão de noite ao centro de saúde sofrem de uma doença: solidão. Essa é difícil de tratar com uma receita do SNS. As criancinhas, antigamente quando tinham tosse levavam com xarope de cenoura (tanto que eu tomei), agora se mandam uma tossidela à noite e acordam os pais, toca de ir à "urgência" que pode ter uma pneumonia. As urgências são para isso mesmo: "URGÊNCIAS". Doenças súbitas ou agudizadas que têm quer ter uma avaliação e tratamento rápido, acarretando o contrário riscos para a saúde do doente. Mas muito menos de metade do que se vê nas urgências hospitalares e ainda muito menos nos SAP são verdadeiras urgências. São abusos do sistema que eu e tu pagas, e provavelmente quem abusa nunca pagou, e que são potencialmente perigosos para quem necessita verdadeiramente de atendimento urgente, e que tem os recursos consumidos com este xico-espertismo do "é de graça, quero dois"...
Quanto ao SNS pagar as ambulâncias, isso não é bem assim. O SNS paga a ambulância se o médico que recebe o doente justificar o verbete de transporte - e o médico só deve justificar se houver razão para isso. Garanto-te que nem metade das ambulâncias justifico. Andam-se a gastar é rios de dinheiro e as empresas de ambulâncias e bombeiros a facturar, pois se um indivíduo vai ao SAP, e depois é transferido para o hospital, aí sim, inequivocamente é o SNS que paga...