Isto revolta-me: Matosinhos policia detido

Vou contar uma breve historia que se passou comigo quando tinha 12 anos. Espero que nao seja massador. O meu primo tinha feito nesse mes 18 anos, e eu tinha 12. Foi me buscar de Vespa ao jardim onde costumava brincar com os meus amigos. Ele nao tinha carta de mota, e a mota nao era dele. Era de um rapaz, filho de bons pais, advogado e medica, so que esse rapaz andava sempre a fazer cavalos com a mota, e sempre na brincadeira. A policia inclusive ja o tinha apanhado varias vezes, mas o pai era advogado e era so ir busca-lo e traze-lo para casa. Bom..entao o que aconteceu foi que a policia pegou num carro a paisana, um Toyota Corola muito antigo, teria naquela altura cerca de 10 anos +/-, num estado de conservaçao repugnante. O carro estava todo podre.

O meu primo parou no parque, e eu subi para a mota. O carro parou junto a nos, e começou a seguir-nos a cerca de 1.5/2 metros de distancia de nos.. ao fim de 2 minutos o carro continuava a seguir-nos. Os dois homens dentr do carro seguiam ambos descaracterzados, e o condutor com a camisa aberta. O aspecto era medonho.. o meu primo meteu-se numa rua interior da cidade em sentido proibido de onde nao circulavam carros nesse momento, a que para nosso espanto, o carro que nos seguia fez o mesmo. Começamos entao a tentar fugir por tudo quanto era sitio, e os supostos assaltantes, seguiram-nos. Ate que ao fim de 2/3minutos aparece um carro oficial da Policia e nos fecha a estrada. Ficamos parvos, porque era a policia que na realidade nos perseguia.

A explicaçao foi que andavam atras do dono da mota, o tal rapaz filho do advogado que andava sempre a fazer brincadeiras com a dita mota. So que naquele dia quem andava com a mota era-mos nos. O meu primo nao tinha carta, e muito bem pagou uma multa por tal incumprimento.

A verdade é que fomos seguidos por homens que consideravamos assaltantes, e quase nos despistamos.

Lembram-se dos casos de policia? Que dava na Sic?

Uma semana depois deu nesse programa, um jovem ou homem, nao me recordo, que morreu por fugir a um carro descaracterizado da policia, e quesegundo o outro ocupante, fugiam de supostos assaltantes.

Isso sim, é um abuso de poder e fugimos com um medo como eu nunca passei na vida..nunca mais me esqueci. Nos nao fugimos a policia..o que é diferente, fugimos de alegados assaltantes. Eu queria ver se um de nos morresse como foi caso desse senhor.. Porque nos nao tinhamos cometido qualquer irregularidade! Tudo bem que o meu primo nao tinha carta, mas isso ele nao sabia..por isso nao era normal alguem nos seguir, ate mesmo em sentido contrario.. foi ridiculo, e tivemos para fazer exposiçao do caso.

É so para dizer que realmente a nos tambem nos pode acontecer, mas em condiçoes muito muito diferentes! Porque temos valores, e nao fugimos a policia.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Eu gostava era de ver o que é que vocês diziam se o carro fosse bater de frente numa familia que vinha descansada....

Já viste alguém a ser morto por causa disso? Aquele bebé que saiu ileso da IP5 com ambos os pais mortos, numa colisão frontal em que o outro vinha fora de mão, achas que o culpado foi fuzilado?

E mesmo considerando que um homicidio por negligência como esse merecia a morte, qual seria a pena adequada para uma acção dolosa?

A justiça tem que ser proporcional ao crime, se vocês acham bem atribuir pena máxima - dada por um polícia que não tem autoridade para julgar - então esgotam os castigos à partida para crimes mais graves.

Aliás, o condutor desobedeceu à ordem de paragem mas nem sei sequer se é considerado crime.

Não acontecia se tivessem pistolas de jeito, fossem bem treinados e tivessem pontaria.
Não acontecia se a autoridade fosse respeitada e não se tivessem posto em fuga.

Como, fugiram, as armas são más, os polícias mal treinados e têm má pontaria, aconteceu.

Ainda há pouco estava a ver o "assalto" ao banco e estava a observar as imagens que transmitiam de um polícia a vestir o colete à prova de bala. Parecia que ele não fazia a mínima ideia de como aquilo se vestia, tanto que estava uma colega a ajudá-lo. Depois, tinha a pistola numa mão, virada para o lado (deve ter faltado às aulas de segurança de manuseamento de armas de fogo), enquanto vestia o colete com o outro braço. Ou seja, não só corria o risco de levar um tiro enquanto vestia o colete, como corria o risco de dar ele próprio um tiro a alguém.
É triste.

citação:Originalmente colocada por paparazzi_

Vou contar uma breve historia que se passou comigo quando tinha 12 anos. Espero que nao seja massador. O meu primo tinha feito nesse mes 18 anos, e eu tinha 12. Foi me buscar de Vespa ao jardim onde costumava brincar com os meus amigos. Ele nao tinha carta de mota, e a mota nao era dele. Era de um rapaz, filho de bons pais, advogado e medica, so que esse rapaz andava sempre a fazer cavalos com a mota, e sempre na brincadeira. A policia inclusive ja o tinha apanhado varias vezes, mas o pai era advogado e era so ir busca-lo e traze-lo para casa. Bom..entao o que aconteceu foi que a policia pegou num carro a paisana, um Toyota Corola muito antigo, teria naquela altura cerca de 10 anos +/-, num estado de conservaçao repugnante. O carro estava todo podre.

O meu primo parou no parque, e eu subi para a mota. O carro parou junto a nos, e começou a seguir-nos a cerca de 1.5/2 metros de distancia de nos.. ao fim de 2 minutos o carro continuava a seguir-nos. Os dois homens dentr do carro seguiam ambos descaracterzados, e o condutor com a camisa aberta. O aspecto era medonho.. o meu primo meteu-se numa rua interior da cidade em sentido proibido de onde nao circulavam carros nesse momento, a que para nosso espanto, o carro que nos seguia fez o mesmo. Começamos entao a tentar fugir por tudo quanto era sitio, e os supostos assaltantes, seguiram-nos. Ate que ao fim de 2/3minutos aparece um carro oficial da Policia e nos fecha a estrada. Ficamos parvos, porque era a policia que na realidade nos perseguia.

A explicaçao foi que andavam atras do dono da mota, o tal rapaz filho do advogado que andava sempre a fazer brincadeiras com a dita mota. So que naquele dia quem andava com a mota era-mos nos. O meu primo nao tinha carta, e muito bem pagou uma multa por tal incumprimento.

A verdade é que fomos seguidos por homens que consideravamos assaltantes, e quase nos despistamos.

Lembram-se dos casos de policia? Que dava na Sic?

Uma semana depois deu nesse programa, um jovem ou homem, nao me recordo, que morreu por fugir a um carro descaracterizado da policia, e quesegundo o outro ocupante, fugiam de supostos assaltantes.

Isso sim, é um abuso de poder e fugimos com um medo como eu nunca passei na vida..nunca mais me esqueci. Nos nao fugimos a policia..o que é diferente, fugimos de alegados assaltantes. Eu queria ver se um de nos morresse como foi caso desse senhor.. Porque nos nao tinhamos cometido qualquer irregularidade! Tudo bem que o meu primo nao tinha carta, mas isso ele nao sabia..por isso nao era normal alguem nos seguir, ate mesmo em sentido contrario.. foi ridiculo, e tivemos para fazer exposiçao do caso.

É so para dizer que realmente a nos tambem nos pode acontecer, mas em condiçoes muito muito diferentes! Porque temos valores, e nao fugimos a policia.

Boas, sei que tal nunca me aconteceu mas...

Ainda à pouco tempo um gajo implicou comigo no trânsito (já nem me lembro o pq sinceramente) e sei que andei sempre a olhar para trás.
O caso era mais ou o menos o mesmo um gajo com mau aspecto colado, a mandar vir (n me lembro o que se passou sinceramente...) e sinais de luz.

Sei que n fui directamente para o meu destino e tentei uma transversal que iria dar à nova esquadra da policia em coimbra. Axo que fugir qdo n temos culpa de nada n resolve e pode provocar acidentes, pessoalmente se houver a possibilidade prefiro dirigir-me à esquadra mais próxima como fiz. Entretanto o gajo antes de lá chegar desistiu e eu fui à minha vida.

Há soluções melhores e menos perigosas.

RR

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Eu gostava era de ver o que é que vocês diziam se o carro fosse bater de frente numa familia que vinha descansada....

Já viste alguém a ser morto por causa disso? Aquele bebé que saiu ileso da IP5 com ambos os pais mortos, numa colisão frontal em que o outro vinha fora de mão, achas que o culpado foi fuzilado?

E mesmo considerando que um homicidio por negligência como esse merecia a morte, qual seria a pena adequada para uma acção dolosa?

A justiça tem que ser proporcional ao crime, se vocês acham bem atribuir pena máxima - dada por um polícia que não tem autoridade para julgar - então esgotam os castigos à partida para crimes mais graves.

Aliás, o condutor desobedeceu à ordem de paragem mas nem sei sequer se é considerado crime.
e não temtou matar ninguém.
NÃÃÃO

Foi só: de prazer levantou poeira
poeira, poeira, poeira
Levantou poeira
Chegou no meu espaço...
...Até o final
(Poeira de Ivete Sangalo]

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

Engracado que quem critica a accao do policia diz que eles atiraram para matar.

ORa se o tiro foi para a mala... nao me parece que a intencao fosse matar alguem. O policia nao vai adivinhar que vao uns manfios deitados.

Lá está, a polícia não adivinha. Se não tem um tiro certeiro para um pneu, e porque a polícia não adivinha, tem também que presumir que pode estar alguém na mala, que podem estar 2 jovens estupidos lá atrás a picar o condutor. Não pode disparar indiscriminadamente.

citação:Originalmente colocada por paparazzi_

O policia encorre de possivel pena de prisao de 8 a 16 anos de prisao se for condenado por homicidio na forma tentada. Eu como cidadao nem me sinto bem..e nao é sensacionalismo..é que eu sou um de muitos milhores que sou protegido por estes agentes. So espero que estes cirmes nao venham a ser impostos a este agentte..

Eu não me sinto bem é por ter polícias carrascos.

E como tenho parentes na polícia sei bem que é isso, molhar a sopa e comichões no dedo é coisa frequente.

A justiça funciona mal e as penas são leves? Concordo, mas não é desculpa para a polícia agir tão incompetentemente como neste caso.

citação:Originalmente colocada por J.R.

e não temtou matar ninguém.
NÃÃÃO

Foi só: de prazer levantou poeira
poeira, poeira, poeira
Levantou poeira
Chegou no meu espaço...
...Até o final
(Poeira de Ivete Sangalo]

Não interessa. Polícia não é juiz. Tem que prender os suspeitos e o juiz é que julga a pena, não é o polícia.

Uma coisa é certa: a culpa da imcompetência da polícia é de quem manda nela e tãa mal a tem formado e abastecido de meios.

patrulha da noite do posto da Maia foi então no encalço do veículo, mas acabou por pedir apoio a Matosinhos. «O veículo em fuga entrou em contramão, galgou passeios e efectuou uma condução perigosa. A patrulha de Matosinhos tinha um veículo ligeiro e conseguiu alcança-los já perto da rotunda AEP», explicou a GNR.

Segundo conta a Guarda, tudo se terá precipitado quando os agentes viram uma arma a ser «arremessada pela janela do carro». O militar avaliou a ameaça e acabou por disparar contra o carro em fuga. Fábio Teixeira adiantou que os disparos começaram cerca de «20 minutos» após o início da perseguição. «Se havia alguma arma, eu não reparei», afirmou.

ISTO É MERECIDO.
Nós merecemos[xx(]

eu sei é que a policia cumpre ordens assim como os militares neste caso a GNR...

este policia se o seu superior lhe disse para disparar para a traseira do carro certamente não lhe acontece nada obviamente;)

o prob é qdo um militar não cumpre as ordens...aí é que pode ir preso por desrespeito;)

citação:Originalmente colocada por Torres

Não acontecia se tivessem pistolas de jeito, fossem bem treinados e tivessem pontaria.
Não acontecia se a autoridade fosse respeitada e não se tivessem posto em fuga.

Como, fugiram, as armas são más, os polícias mal treinados e têm má pontaria, aconteceu.

Ainda há pouco estava a ver o "assalto" ao banco e estava a observar as imagens que transmitiam de um polícia a vestir o colete à prova de bala. Parecia que ele não fazia a mínima ideia de como aquilo se vestia, tanto que estava uma colega a ajudá-lo. Depois, tinha a pistola numa mão, virada para o lado (deve ter faltado às aulas de segurança de manuseamento de armas de fogo), enquanto vestia o colete com o outro braço. Ou seja, não só corria o risco de levar um tiro enquanto vestia o colete, como corria o risco de dar ele próprio um tiro a alguém.
É triste.

Ora aí está...

Se o Polícia que fez os disparos está preso, penso que é uma medida de coação pesada.

Deveria ser suspenso até à conclusão do inquérito e depois ser enviado a Tribunal.

O Polícia tirou uma vida, prejudicou outra, mas tudo isso no cumprimento da mer.da do dever, para o qual não estão minimamente preparados.

Não estou a defender este Polícia, penso que a sociedade em geral tem que valorizar a vida humana e que este caso no mínimo que sirva de lição para actuações futuras, mas não à custa deste Polícia.

Este, no máximo cometeu um erro de avaliação dos meios a usar para deter os gajos. Matou um e feriu gravamente outro, mas não terá sido intencional.

A Lei também contempla estas situações.

citação:Originalmente colocada por Lippe

Então quer dizer, o policia está preso, o "jovem" está cá fora na boa?É isso??

FANTÁSTICO[:o)]

Ao fim e ao cabo, o jovem não matou ninguém.

O que merece pela m**** que fez não é certamente 1 tiro.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Se o Polícia que fez os disparos está preso, penso que é uma medida de coação pesada.

Deveria ser suspenso até à conclusão do inquérito e depois ser enviado a Tribunal.

O Polícia tirou uma vida, prejudicou outra, mas tudo isso no cumprimento da mer.da do dever, para o qual não estão minimamente preparados.

Não estou a defender este Polícia, penso que a sociedade em geral tem que valorizar a vida humana e que este caso no mínimo que sirva de lição para actuações futuras, mas não à custa deste Polícia.

Este, no máximo cometeu um erro de avaliação dos meios a usar para deter os gajos. Matou um e feriu gravamente outro, mas não terá sido intencional.

A Lei também contempla estas situações.

Penso que suspensão das funções em patrulha e termo de identidade e residência seria adequado.

Não pode é mais exercer funções na GNR, quanto a mim.

Que pena atribuiam? Uns anos de pena suspensa? Alguns de pena efectiva?

Que pena atribuiam? Uns anos de pena suspensa? Alguns de pena efectiva?
Medalha de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar,
Medalha de Mérito de Segurança Pública de 1ª Classe,
Medalha de Mérito Municipal da Cidade de Matosinhos.

citação:Originalmente colocada por Lippe

Então quer dizer, o policia está preso, o "jovem" está cá fora na boa?É isso??

FANTÁSTICO[:o)]

Como é que sabes isso? Tens alguma informação de que nos nao sabemos? Ou tas so a basear-te no que se passou ontem?

Pois, para ele foi um espectaculo...fez o que fez e ainda vem cá para fora, é qu se ainda ao menos estivesse preso, mas é que nem isso...tem que ir 3 vezes por semana apresentar-se às autoridades...grande coisa[|)]

;)

por algum motivo a bofia vira cada vez mais a cara a cenas destas, se á conta desses bezanas morrer alguem, azar...

os bofias tambem têm mulher e filhos e para estas *****s não estão para depois serem entalados.

Em primeiro lugar, ainda nao se sabe o relatorio da ocorrencia, apenas aquilo que a comunicaçao social nos vai dizendo, creio nao passar de mera especulaçao.

Alem de advogados a tentarem apanhar o barco da fama, para mim o caso e o seguinte.

Em primeiro lugar, a falta de formaçao dos agentes da autoridade, quer a nivel fisico, quer a nivel psicologico/moral. E sem formaçao e dificil lidar com situaçoes destas.

Ha uma fuga, a meio da fuga e deitada uma arma fora, logo significava que nao quereriam tiroteio. Depois, os tiros sao disparados de lado, o que e mais suspeito, para o caso de a arma levantar e ter sido involuntario, depois tambem ja tentam falar na inclinaçao da via, relembro que os veiculos tanto quanto sei, estariam na mesma incinaçao, logo perde valor esse facto.

Depois, para fugirem e deitarem a arma fora, suponhamos que levavam refens atras? Como seria?
Nao concordo em muitos casos com agentes que disparam em legitima defesa, e sao acusados de homicidio ou indiciados de tal, mas neste parece-me obvio aquilo que se sucede.

Na minha opiniao foi uma situaçao mal resolvida. E sim, na minha opiniao, de certa forma o agente nao teve competencia de avaliar as circunstancias.

Mas e so a minha opiniao, porque ao lancarem a arma fora, disparos laterais e nem poem a hipotese de irem refens no banco de tras? Enfim.

Voltar
Superior