Duvidada sobre garantia.

xterra

New member
Depois de ter tipo um problema de motor,4 meses depois de comprar o meu carro usado, agora os do stand onde o comprei dizem que só cobrem 1000€ da reparação quando esta vai ficar, segundo orçamento da oficina, em cerca de 3500€...(motor reconstruido..!)
Como pretendo recorrer a advogado porque penso que tenho direito a que me paguem a reparação por completo, queria saber se posso dar ordem de reparação na oficina onde está o carro, e posteriormente então chegar a um acordo justo para pagar a reparação, ou têm de ser os do stand a dar essa ordem.. Por eu poder perder depois o direito de reclamar depois os meus direitos.

Desde já um grande obrigado a quem mem possa ajudar.

cumprimentos.

penso que nao existe um limite para determinada reparaçao a nao ser que tenhas assinado um contrato com essa quantia(quando compraste o carro logicamente)

se foi 4 meses depois de comprado, usado ou não está na garantia.

Nunca ouvi tal lei que diz haver um limite de custos durante garantia.

Pois! Um dos problemas é que mesmo depois de garantia verbal e publicitada pelo stand de 1 ano motor e caixa, assinei uma garantia que cobre só uma pequena parte do arranjo do carro, entre 600 a 1000€´s...
MAs como a reparação é superior a ese valor o stand é que deveria de cobrir o restante por pagar, uma vez que por lei penso que se tem direito a 1 ano de garantia (em usados)por cima de qualquer tipo destas garantias minimas... A garantia é dada por esta empresa, http://www.nsa.pt/ , o carro tem mais de 100000 klm´s e tem 8 anos.

Se calhar estou entalado!!! :(

xterra estudo direito e não te queria desanimar mas tenho quase a certeza que estás entalado. é que a partir do momento em que assinas um documento há pouco a fazer(de qualquer forma informa-te com o advogado). No entanto uma vez que o stand era obrigado a dar um ano de garantia podes sempre processá-los por não o terem cumprido. Só que existe a possibilidade de eles serem multados talvez mais que a reparação do teu carro e não terem que pagar o arranjo. Um conselho: pega num advogado e vai com ele ao stand...aí o advogado põe os pontos nos "is" e depois o stand decide se quer arriscar e ir para tribunal e ter que pagar uma multa enorme (com sorte mais ainda o arranjo do teu carro)ou se prefere pagar apenas o arranjo do teu carro. Não te esqueças que os vendedores têm muita lábia e sabem por onde pegar as questões mas os advogados estudam para isso e podem ameaçar de forma muito eficaz. Abraço espero ter ajudado

citação:Originalmente colocada por homemdonorte

xterra estudo direito e não te queria desanimar mas tenho quase a certeza que estás entalado. é que a partir do momento em que assinas um documento há pouco a fazer(de qualquer forma informa-te com o advogado). No entanto uma vez que o stand era obrigado a dar um ano de garantia podes sempre processá-los por não o terem cumprido. Só que existe a possibilidade de eles serem multados talvez mais que a reparação do teu carro e não terem que pagar o arranjo. Um conselho: pega num advogado e vai com ele ao stand...aí o advogado põe os pontos nos "is" e depois o stand decide se quer arriscar e ir para tribunal e ter que pagar uma multa enorme (com sorte mais ainda o arranjo do teu carro)ou se prefere pagar apenas o arranjo do teu carro. Não te esqueças que os vendedores têm muita lábia e sabem por onde pegar as questões mas os advogados estudam para isso e podem ameaçar de forma muito eficaz. Abraço espero ter ajudado
Ora nem mais! parece-me uma boa ajuda... e acho que o dono do stand não se vai arriscar a essa multa, nem a má fama que lhe pode trazer...

Não está nada, mas vai dar trabalho. Não se podem assinar contratos com cláusulas contrárias à lei, são ditos "feridos de nulidade" no todo ou em parte. Se a lei diz que um vendedor é obrigado a dar 2 anos de garantia geral, ou 1 ano por mútuo acordo, não se podem assinar contratos com garantias de "motor e caixa" ou com coberturas limitadas. No limite, o contrato que assinaste é nulo, e volta-se à situação inicial: o vendedor com o carro, e tu com o dinheiro.

Infelizmente, apesar da lei estar do teu lado, daqui a 5 anos ainda vais andar a gastar dinheiro em advogados e tribunais. Por isso pensa bem antes de fazer qualquer coisa...

por acaso tem toda a razão: o contrato é nulo. de qualquer forma vai com o advogado ao stand poderás evitar a ida a tribunal.

Eu já falei com os do stand mais de uma vez, e frisaram a questão de ter assinado a garantia, com tudo a garantia para o meu carro seria de 600€´s maximo, mas os do stand diseram-me que esse valor tinham negociado com os da garantia (NSA) e que subiram para os 1000€´s...
Agora a minha duvida é se devo aceitar esses 1000€´s para a ajuda do arranjo, tratar de arranjar o carro e pagar o restante e depois então processa-los.
Outra coisa é que quando assinei o papel da garantia, não fiz qualquer tipo de acordo no valor do carro enm vem lá nada escrito a respeito, e mesmo eles não me informaram das condições gerais do contrato de garantia. Mesmo em qualquer anuncio que têm dos carros no site, dizem dar garantia de motor e caixa por 1 ano mas não referem as condições, como pode ser provado.

citação:Originalmente colocada por xterra
Agora a minha duvida é se devo aceitar esses 1000#8364;´s para a ajuda do arranjo, tratar de arranjar o carro e pagar o restante e depois então processa-los.

Isso é complicado. Chama-se má fé e ias ter dificuldade de explicar isso em tribunal...

A melhor solução éra agarrar ir ao stand deixar lá o carro e trazer outro de valor igual...
O problema é que o carro como não foi pago por mim na totalidade e o restante pelo banco, está em reserva de propriedade...
E nestas situações o banco não deveria de dizer alguma coisa?!!

por acaso tem toda a razão: o contrato é nulo. de qualquer forma vai com o advogado ao stand poderás evitar a ida a tribunal.
homemdonorte, estudas Direito na Foz, deves ser com certeza um colega da Univ Católica [8D]

Sorry pelo offtopic.

Também não se pode dizer que é bomba, mas tenho um 147 preto!
E sou conhecido por João Tiago :D

E peço + uma vez desculpa ao autor do tópico pelo offtopic [8)]

Back