BP 100 vai acabar :(

Mais uma prova de que o Marketing é que vende ...

FACTO: Um indice de octanas mais elevado NÃO significa "maior rendimento" da gasolina. Quanto maior o indice de octanas, maior é a "capacidade" da gasolina em não detonar (inflamar sem a faisca das velas). Nada mais. A capacidade calorífica da gasolina é igual em todas elas (95/98/100/etc). Poderá oscilar marginalmente devido aos aditivos.

FACTO: Um motor ajustado para gasolina de 95 octanas NADA ganha com "mais octanas". Pelo contrário, o mais provável é que o motor "bata" em baixas com maior facilidade e tenha um desempenho mais fraco em alta rotação.

FACTO: Sómente motores com taxas de compressão muito elevadas, grande cilindrada unitária ou regimes de rotação muito elevados é que podem "ganhar" com um maior indice de octanas. Mesmo assim, esses motores terão que ser devidamente afinados para "tirar partido" da capacidade anti-detonante da gasolina de maior índice de octanas (ou então "auto-regularem"-se com os mecanismos já existentes de detecção de detonação).

FACTO: TODAS as gasolinas vendidas em Portugal à excepção da BP100 são refinadas em Portugal (Sines e Leça). A diferença entre elas são os "aditivos", que são colocados em percentagens diferentes por cada marca.

Essa "histórinha" das "gasolinas que limpam o motor" e que demoram vários depósitos até "funcionarem melhor" é das melhores piadas que li até hoje. No máximo terão uma maior percentagem de detergentes para limpeza dos injectores/gliceurs ... mas nada que um aditivo específico de X em X depósitos não resolva ... de forma mais eficaz.

Para os mesmo "sedentos" de octanas e que acham de facto que quanto maior o índice de octanas melhor o desempenho, desloquem-se ao aeródromo mais próximo e comprem uns bidons de AvGas... que não é mais que gasolina com 115/118 octanas.

Bah.

Regards,

Eu não sei...nem quero saber, mas para mim as Gasolineiras, só me tentam com publicidade de gasolinas XPTO, quando me quiserem cliente delas, por serem efectivamente melhores, mas pelo mesmo preço das outras....

Agora sei que o responsável do meu concesionário HONDA, sempre que me queixei de algo no rendimento do motor (com as causa descobertas e resolvidas depois ao abrigo da garantia, como já aqui foi relatado), a Primeira pergunta é :

- Andou a meter gasolinas PIPI ?
- Olhe que o carro anda a combustível e não a DETERGENTE !!!

[}:)]

;)

Mas já agora, umas continhas...

Acrescento : Encho um depósito por semana (+/- 40 lts), fiz uma vez o teste com o Meu Jazz, durante 1/2 Ano aproximadamente, consumos :

- A MÉDIA GLOBAL dos 6,5 lts/100, que existia antes desde a compra, até ao dia de hoje com 80.000 Km, manteve-se, ou seja, em cada 100 km, tinha este custos a mais :

BP 95 »»»»»» 1,227 € »» 6,50 »» 7,976 €
Ultimate »»» 1,352 € »» 6,50 »» 8,788 €
diferença »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» 0,812 €
= (3.000 Km / Mês) x 0,812 € = 24,36 €

por isso :

A Gasolina XPTO, NÃO ME BAIXOU OS CONSUMOS !!

Mas imaginemos que até baixava, vá lá, 0,60 lts/100...

Não ganhava nada em ter o desembolso inicial mais alto :

BP 95 »»»»»» 1,227 € »» 6,50 »» 7,976 €
Ultimate »»» 1,352 € »» 5,90 »» 7,977 €

;)

Eu uso BP 100 e em voltinhas entre Amadora / Lisboa, a varias horas do dia, apanho de tudo, faço medias de 8L/100 com um ALFA 147 1.6 TS de 120cvs.

Com 95 noto uma diferença de cerca de 50kms a menos com este mesmo andamento.

BP100 sempre!!! [^]

Já por diversas vezes fiz a experiência e com BP100 tiro sempre mais rendimento, e compensa bem, do que com RON95.

Todos me chamam mentiroso quando digo as médias que faço, mesmo mostrando os kms do parcial, após um deposito gasto, porque não acreditam que possa gastar tão pouco...

Esquecem-se é que eu uso BP100 e não a treta da 95, que no meu caso é compensatório...

Não me leves a mal,mas essas diferenças de consumos para o mesmo carro e mesmo tipo de condução,são impossíveis.
O que eu acho que se passa,é que na maior parte das vezes é por sugestão. Ou seja,se uma pessoa acreditar que o carro consome menos,acaba por fazer uma condução mais suave e o carro consome mesmo menos.
Este tipo de experiências só seriam fidedignas se o condutor fizesse sempre o mesmo tipo de percurso e não soubesse que estavam a testá-lo. Ex: uma empresa com uma grande frota de carros,em que os condutores não sabiam que estava a utilizar um combustível diferente.:)

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

citação:Originalmente colocada por Vieira

eu nao tenho carros a gasolina.. mas notam a diferença em carros que vem com as specs da marca, supostamente pra sem chumbo 95 e 98.. a diferença pra bp100?

Eu de 95 para 98 noto diferença no redimento mas o meu carro também é para andar a 98. Já na 100 só noto o trabalhar mais silencioso, de resto é igual. A nível de consumos compensa-me mais BP100 do que 98 ou 95. Contas feitas, NO MEU CASO, com SC95 faço 12, com 98 faço 10,5 e com 100 faço 9,5. Uma forma mais simplista de fazer as contas, a 15 Euros em cada gasolina é com a BP100 que faço mais quilómetros.

Agora isto é o meu caso com o meu carro e de contas feitas. O pessoal vai mais pelo preço por litro e assusta-se...

citação:Originalmente colocada por mircao

Não me leves a mal,mas essas diferenças de consumos para o mesmo carro e mesmo tipo de condução,são impossíveis.
O que eu acho que se passa,é que na maior parte das vezes é por sugestão. Ou seja,se uma pessoa acreditar que o carro consome menos,acaba por fazer uma condução mais suave e o carro consome mesmo menos.
Este tipo de experiências só seriam fidedignas se o condutor fizesse sempre o mesmo tipo de percurso e não soubesse que estavam a testá-lo. Ex: uma empresa com uma grande frota de carros,em que os condutores não sabiam que estava a utilizar um combustível diferente.:)

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

citação:Originalmente colocada por Vieira

eu nao tenho carros a gasolina.. mas notam a diferença em carros que vem com as specs da marca, supostamente pra sem chumbo 95 e 98.. a diferença pra bp100?

Eu de 95 para 98 noto diferença no redimento mas o meu carro também é para andar a 98. Já na 100 só noto o trabalhar mais silencioso, de resto é igual. A nível de consumos compensa-me mais BP100 do que 98 ou 95. Contas feitas, NO MEU CASO, com SC95 faço 12, com 98 faço 10,5 e com 100 faço 9,5. Uma forma mais simplista de fazer as contas, a 15 Euros em cada gasolina é com a BP100 que faço mais quilómetros.

Agora isto é o meu caso com o meu carro e de contas feitas. O pessoal vai mais pelo preço por litro e assusta-se...
Não me leves a mal, mas e falando no meu caso concreto, tenho a certeza que faço o mesmo tipo de condução, pois para testar e ter a certeza de que me compensava mesmo pagar mais pela BP100, e recuperar o investimento depois, tive de me esforçar para tentar fazer os melhores consumos com cada tipo de gasolina, e foram alguns depósitos ainda de cada um, para tirar teimas...

Não era para ti,mas sim para o Eduardo Maio,o dono do Pug 406 Coupé,que diz que faz diferenças de consumos da SC95 para A SC100 de 12ltr para 9.5ltr. Ou seja, 2.5 ltr a cada 100km!

Não era para ti,mas sim para o Eduardo Maio,o dono do Pug 406 Coupé,que diz que faz diferenças de consumos da SC95 para A SC100 de 12ltr para 9.5ltr. Ou seja, 2.5 ltr a cada 100km!
Eu percebi que não era para mim. ;)

Pensei é que estavas a duvidar que era possivel fazer mais kms por litro com BP100 do que com RON95. ;)

em certos motores isso é possvel...

eu uma vez pus da BP100 num fiat uno 45i.e ... o carro n ficou com mais potencia (pelo menos que eu nota-se), no entanto, notei um significativo aumento de binario (e disponibilidade do mesmo)... o que concerteza fez baixar ligeiramente os consumos...
isto aconteceu num 999cc... k faz medias de 4/5l /100km

portanto um carro que faça 12l/100km, pode muito bem baixar para os 9.5... não é impossivel! (depende como ja disse do motor em questão... há uns k sim, outros k n! :P)

cumps

citação:Originalmente colocada por Baiones

Eu uso BP 100 e em voltinhas entre Amadora / Lisboa, a varias horas do dia, apanho de tudo, faço medias de 8L/100 com um ALFA 147 1.6 TS de 120cvs.

BP100 sempre!!! [^]

Já por diversas vezes fiz a experiência e com BP100 tiro sempre mais rendimento, e compensa bem, do que com RON95.

Todos me chamam mentiroso quando digo as médias que faço, mesmo mostrando os kms do parcial, após um deposito gasto, porque não acreditam que possa gastar tão pouco...

Esquecem-se é que eu uso BP100 e não a treta da 95, que no meu caso é compensatório...

eu nem sei a diferença de preço da BP100 para uma SC95 normal... será que não pagaste o valor equivalente logo no acto de encher o depósito?

Mas tens de admitir que uma redução de consumo na ordem dos 25% é demasiado "optimista",não achas?

citação:Originalmente colocada por Duro

BP100 sempre!!! [^]

eu nem sei a diferença de preço da BP100 para uma SC95 normal... será que não pagaste o valor equivalente logo no acto de encher o depósito?
Mesmo que, contas feitas, no final ficásse ela por ela com a RON95, as vantagens da BP100 são sempre um factor a favor.

Noto uma suavidade e menos "barulho de válvulas" quando o motor está com BP100.

Já para não falar que com RON95 grila sempre ( por ser "mais fraca" ) que o carro entra em esforço minimo, o que também não é muito bom para as vávulas e afins...

Compensa a todos os niveis, então em viagens grandes são quase mais 100kms por deposito, claro está, considerando o memso tipo de andamento...

Mas tens de admitir que uma redução de consumo na ordem dos 25% é demasiado "optimista",não achas?
É um bocado optimista, mas não digo que seja impossivel, cada caso é um caso...

No 33 1.7 8v a carburadores, com BP100 fazia o dobro dos kms... ;)

( sim, o dobro [:0] )

citação:Originalmente colocada por Taveirada
Supostamente fica exactamente ao mesmo preço... custo por km... claro... que parece-me o mais relevante.

Se adicionarmos a poluição... e ainda mais o menor desgaste do motor... fica a compensar a bp100... ;)

ja agora... nunca fiz as contas... mas posso dizer que no 206cc da minha namorada... foram feitas e foi basicamente isto que se passou...

Como é que mediste a diferença de poluição? e o desgaste do motor?

O facto de gastar um bocadinho menos não quer dizer que polua menos, existem mais poluentes para além do CO,CO2 e enxofre...que aditivos levam essas gasolinas e que tipo de poluição provoca a queima desses aditivos?
Em relação ao desgaste do motor tb tenho algumas duvidas, pois as gasolinas Premium parecem-me muito mais voláteis e "asperas" tendo uma aparente falta de agentes lubrificantes...basta molhar os dedos numa e noutra para se perceber que uma gasolina normal deixa os dedos gordurosos depois de secar e as premium não deixam.
Uso regularmente 98 pk o meu carro se dá manifestamente melhor com ela do que com a 95. Experimentei durante algum tempo a 100 e não notei melhoras significativas quer ao nivel do consumo quer nas performances.
;)

É um bocado optimista, mas não digo que seja impossivel, cada caso é um caso...

No 33 1.7 8v a carburadores, com BP100 fazia o dobro dos kms... ;)

( sim, o dobro [:0] )

:(:(:(

Eh pá...desculpa lá...mas num carro com inj. electrónica ainda se pode perceber as diferenças de consumo significativas, pois têm uma centralina e sensores que dão informações acerca da queima do combustivel de modo a fazer com que a centralina ejuste as misturas Ar/Gasolina da forma mais favoravel. Logo, se existir um combustivel que proporcione uma queima mais eficaz a centralina irá ajustar a quantidade de combustivel injectado a esse maior rendimento...injectando menor quantidade de combustivel para a garantir a mesma potencia.
Com carburadores isso já não acontece. Por isso creio que deve haver por aí algum engano nas contas!
;)

Back