Liberalização da electricidade. Aumento 15.7% (P3)

citação:A eléctrica portuguesa admite que não vai poder concorrer com o preço que os outros fornecedores

.../...

citação:António Mexia, presidente da EDP, disse que a eléctrica “estará preparada para a liberalizacão a 4 de Setembro”. Nessa data, as famílias portuguesas vão poder escolher directamente o seu fornecedor de energia e a EDP terá de competir com os gigantes espanhóis Iberdrola e Endesa

Explica lá outra vez, como se eu fosse loiro[8)]

citação:Originalmente colocada por diogo_coelho

meu pai ja fez um contracto com uma empresa espanhola.. aedrol..ou kualker coisa do genero.. muito mais barata que a edp.. axo ke é em setembro ke entra em vigor o contracto

iberdrola?

Quando houver um cartel no sector como foi o dos combustíveis depois vamos ver os beneficios do mercado liberalizado...[8)]

espero que nao aconteça mas antes tb andava tudo a deitar foguetes e agora...

Eu não estava a perceber o porquê de eles andarem a oferecer smarts, agora já percebo, no entanto deviam apenas anunciar o concurso e pô-lo em prética apenas quando tivessem concorrência.

citação:O problema é a possivel diminuição de postos de trabalho da EDP por isso...

diminuição de postos de trabalho, eu nem sabia que trabalhavam lá pessoas, porque a mim fizeram-me um acerto de luz de quase 250€.
deviam era ser obrigados a empregar pessoas para ler os contadores todos os meses, assim em vez de andarem a f#$&r dinheiro em prémios, melhoravam o serviço e ainda davam emprego a quem está desempregado.

citação:Originalmente colocada por hotrodder

Eu não estava a perceber o porquê de eles andarem a oferecer smarts, agora já percebo, no entanto deviam apenas anunciar o concurso e pô-lo em prética apenas quando tivessem concorrência.

citação:O problema é a possivel diminuição de postos de trabalho da EDP por isso...

diminuição de postos de trabalho, eu nem sabia que trabalhavam lá pessoas, porque a mim fizeram-me um acerto de luz de quase 250#8364;.
deviam era ser obrigados a empregar pessoas para ler os contadores todos os meses, assim em vez de andarem a f#$&r dinheiro em prémios, melhoravam o serviço e ainda davam emprego a quem está desempregado.

Empregar pessoal? :D
Ainda ate à bem pouco tempo andavam a despachar gente que era uma coisa doida, era rescisões, pré reformas, etc...
Se não aceitavas, arriscavas-te a acontecer como aconteceu a alguns. Encostavam-te a um canto e passavas o dia a ler o jornal [8)]

Vem bem a propósito este tópico para salientar que o governo nos deu mais uma "prenda" (mais presente envenenado do que prenda...), mais uma, a partir de Janeiro de 2007 o preço da electricidade deixa de ter como tecto a taxa de inflacção, prevendo-se, assim, um aumento para os consumidores domésticos na ordem dos 15%...[8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Vem bem a propósito este tópico para salientar que o governo nos deu mais uma "prenda" (mais presente envenenado do que prenda...), mais uma, a partir de Janeiro de 2007 o preço da electricidade deixa de ter como tecto a taxa de inflacção, prevendo-se, assim, um aumento para os consumidores domésticos na ordem dos 15%...[8][8][8]

Dasss 15%:(, esses gajos devem ter o intestino grosso ligado ao cerebro, só pode com tanta ideia de m****

Incrivel..isto em vez de melhorar..cada vez ta pior..os preços em vez de descerem aumentam..que querem fazer a este país??

Gás caro, electricidade cara, gasoleo caro.

Vou comprar umas placas solares e fazer uma lareira com caldeira e passo a usar energias naturais pelo menos no aquecimento da casa e das águas.

"Ah e tal isto era bom era construir parques eólicos"
"Ah e tal e que tal aproveitar a energia solar?"
"Ah e tal bla bla bla"

A energia renovável é cara!

Quando não é preciso lá ajudam a encher umas albufeiras (e graças a deus que ainda temos umas quantas barragens...), quando é preciso... não há... e lá vamos nós comprar a nuclear espanhola.

Quiseram-na, agora paguem-na.

citação:Originalmente colocada por diogo_coelho

exactamente iberdrola... o contracto e de empresa..pork a edp corta bue vexes a luz e no mundo da panificaçao lixa logo um gajo

:D

A electricidade vai pela rede da REN.. OS cortes vão ser exactamente os mesmos..

boas

eu em breve, talves no proximo mes, vou receber a minha casa nova...posso assinar desde logo um contrato com essas novas empresas espanholas q fornecem energia? Iberdrola...Endesa????

citação:Originalmente colocada por ELgatu

boas

eu em breve, talves no proximo mes, vou receber a minha casa nova...posso assinar desde logo um contrato com essas novas empresas espanholas q fornecem energia? Iberdrola...Endesa????

Poder penso que podes, mas como não ainda não dispõem de rede de distribuição doméstica, ficas sem energia

citação:Originalmente colocada por ELgatu

boas

O melhor mesmo é prepará-la de raiz para ter energia própria por painéis solares!...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

O melhor mesmo é prepará-la de raiz para ter energia própria por painéis solares!...
É caro, na grande maioria (senão em todos) dos casos não compensa, e não é minimamente fiável para consumo regular.

A não ser que tenham uma mini hídrica ou algum aparelho que funcione por picos de corrente a intervalos de tempo aleatórios é um péssimo</u> investimento.

Os preços (EDP) ainda têm muito que aumentar até considerar sequer essa hipótese.

a energia renovável é um COMPLEMENTO ao fornecimento convencional, não um substituto a 100%. pelo menos agora e numa instalação simples.

No entanto se os aumentos anuais de preços forem realmente os anunciados não tardará muito a ser altamente competitiva, e se o mercado fosse realmente correcto se calhar até já o era...

citação:Originalmente colocada por Duro

a energia renovável é um COMPLEMENTO ao fornecimento convencional, não um substituto a 100%. pelo menos agora e numa instalação simples.

No entanto se os aumentos anuais de preços forem realmente os anunciados não tardará muito a ser altamente competitiva, e se o mercado fosse realmente correcto se calhar até já o era...
E ao contrário da energia nuclear, boa parte da tecnologia é portuguesa (Efacec, ...) e fica assim o capital e até o know-how cá.

No entanto só vejo valor nisto se servir, como dizes, como complemento, e a melhor maneira de conseguir armazenar estas "descargas aleatórias" é com mais barragens, e nisto não tenho visto muito investimento...

É muito giro quando o governo e entidades que defendem os parques eólicos (...) vêm dizer que conseguem produzir 2 ou 3 gigawatts quando estes vão directamente para o lixo dias e dias a fio.

Não sou contra estas maneiras de obter energia, mas neste momento é na minha opinião uma péssima opção continuar a investir nelas sem que a construção de barragens as acompanhem.

vão directamente para o lixo porquê?

é competência da REN monitorizar e distribuir a produção de energia entre as diversas fontes segundo as necessidades em cada momento. Ajustando as centrais termo-eléctricas de acordo com as necessidades (é o mais fácil de controlar).

Não vejo razão para que se enviem para o "lixo" 2 ou 3 GW de energia, e não acredito que aconteça. óbvio que ao tratar-se de um tipo de produção bastante variável haja em algum momento certa capacidade desaproveitada mas isso é normal.

Voltar
Superior