Fiabilidade VW vs Fiat

citação:Originalmente colocada por Firefly

Tenta interpretar as coisas como eu disse... Em relação ao óleo, não disse isso...O que eu disse é que não era o problema de todos os vw, daí não entendi teres enumerado entre os « só»defeitos, que Vw é sinónimo de grande consumo de óleo... Isso foi para não generalizares, aspecto que acho que entendestes quando apenas falaste nesse modelo ( 2.0 tdi)...
O 2.0 tdi não é usado pelo grupo VW? Qual é o problema então?...

citação:Aos 21 mil euros o que me referi foi ao facto de não ser necessário tanto pra ter um Polo bem equipado e sem ser um modelo da década passada...
Mas para que quero eu um Polo?

Não me interessa o "status", o Punto pode "ser Fiat" para o meu vizinho mas não vai ser ele que vai andar com o carro.

O chassis está ultrapassado e os motores a gasolina são do piorzinho que há (e não Siva, não quero caixa automática PORRA!).

citação:A últimas duas frases não entendi? O que é que é barato e não a faz a merdice melhor? O que era e ainda é de fraca qualidade?
Elevadores dos vidros e os seus famosos plásticos.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Tenta interpretar as coisas como eu disse... Em relação ao óleo, não disse isso...O que eu disse é que não era o problema de todos os vw, daí não entendi teres enumerado entre os « só»defeitos, que Vw é sinónimo de grande consumo de óleo... Isso foi para não generalizares, aspecto que acho que entendestes quando apenas falaste nesse modelo ( 2.0 tdi)...
O 2.0 tdi não é usado pelo grupo VW? Qual é o problema então?...

citação:Aos 21 mil euros o que me referi foi ao facto de não ser necessário tanto pra ter um Polo bem equipado e sem ser um modelo da década passada...
Mas para que quero eu um Polo?

Não me interessa o "status", o Punto pode "ser Fiat" para o meu vizinho mas não vai ser ele que vai andar com o carro.

O chassis está ultrapassado e os motores a gasolina são do piorzinho que há (e não Siva, não quero caixa automática PORRA!).

citação:A últimas duas frases não entendi? O que é que é barato e não a faz a merdice melhor? O que era e ainda é de fraca qualidade?
Elevadores dos vidros e os seus famosos plásticos.

Boa noite
Bom novamente não compreendestes.[8D]
Vou explicar tudo de forma ainda mais simples.;)
Não está em questão se o 2.0 tdi é usado por vw ou não. A questão estava era em generalizares dizendo que a Vw era sinónimo ( significado de sinónimo é... ( tu sabes;)) de consumo exagerado ( * de Exagerare como foi dito anteriormente;)) de óleo.
Pois, na generalidade, globalmente, isso é exagerado(*), pois globalmente, geralmente ;) a Vw não prima por ter só motores que gastam muito óleo....Daí não é argumento... O do Polo da minha irmã, por exemplo era uma pasta, pois ela n lhe fez revisão por uns bons tempos....[}:)]
Aqui ninguém tá a dizer pra tu quereres um POlo...[}:)]
Ninguém disse que o Polo é que era boa compra.
Aqui o que foi dito e comentado, o facto de tu comparares no primeiro post que «os 21.000 euros dariam pra qts polos?».... Eu disse que daria para um bom Polo... Foi só isso. Só não acrescentei, mas acrescento agora, que daria para mais do que um, se fossem mais velhotes, mas com aqueles motores que dobram o kms e ainda continuam a rolar, como é o caso de alguns Polos.[8D]
Não te ofereci proposta de Polos, descansa... ;)
O status não te interessa? E a mim que tenho um 1.0 mpi achas que interessa status [}:)]? A mim o que me interessa é não dê probs, que eu goste e gaste pouco e o resto é cantigas...[}:)]
O mesmo para o Honda Civic 1.6 Vti Vtec que tenho aqui em casa... Status não é vida, pah. Viver a vida é que sim.[8D]
O chassis.. LOL. O meu faz curvinhas qb e não se queixa, tb não ando nos ralis com ele... Coitado do meu boguinhas.;)
Os motores a gasolina do pior que há, dizes tu... Pois é, no meu caso e vivência o erro é durar mto, andar bem pra peso e potência, surpreender alguns pavões e gastar pouco... Realmente outro erro foi o 1.4 16 v porque andava demais, talvez...:D Ou o Vr6 2.9 , implantado no Polo pela B&B, que com uns ajustes tava praticável e fez-se um pocket rocket brutal... Um conselho simples: vivências diferentes logo opiniões diferentes. Aceite isso.;)
Elevadores de vidros, diz você... Como disse nem todos deram probs, desses... O meu não deu. O arranjo era simples e barato [8D]. Qual o problema então? Será que a Fiat não terá defeitos destes ou semelhantes? Que quer provar? Punto é melhor? Não será antes um produto diferente?
Plásticos fracos? Tivemos aqui tantos carros. Os Vw´s são dos que têm melhores plásticos. Se quiser acredite, se não quiser é consigo.
Cada um ache o que quiser que eu cá vou fazendo pela minha vida e não chateio ninguém.[8D]
Cumps.

Boa noite
Bom novamente não compreendestes.[8D]
Vou explicar tudo de forma ainda mais simples.;)
Faça favor o/

citação:Não está em questão se o 2.0 tdi é usado por vw ou não. A questão estava era em generalizares dizendo que a Vw era sinónimo ( significado de sinónimo é... ( tu sabes;)) de consumo exagerado ( * de Exagerare como foi dito anteriormente;)) de óleo.
Pois, na generalidade, globalmente, isso é exagerado(*), pois globalmente, geralmente ;) a Vw não prima por ter só motores que gastam muito óleo....Daí não é argumento... O do Polo da minha irmã, por exemplo era uma pasta, pois ela n lhe fez revisão por uns bons tempos....[}:)]
O 2.0 tdi não equipa carros do grupo? Então serve! Mas se queres mais "bons" motores também se arranjam, olha os belos dos 3 cilindros.

Não estou a generalizar nada, estou a identificar exemplos concretos, se não os queres reconhecer melhor para ti, não me pagam a mais nem a menos por isso.

citação:Aqui ninguém tá a dizer pra tu quereres um POlo...[}:)]
Ninguém disse que o Polo é que era boa compra.
Aqui o que foi dito e comentado, o facto de tu comparares no primeiro post que «os 21.000 euros dariam pra qts polos?».... Eu disse que daria para um bom Polo... Foi só isso.
Lá por ter um ponto de interrogação não quer dizer que estivesse à espera duma resposta...

citação:Os motores a gasolina do pior que há, dizes tu... Pois é, no meu caso e vivência o erro é durar mto, andar bem pra peso e potência, surpreender alguns pavões e gastar pouco...
Respondo-lhe com uma frase sua: "Um conselho simples: vivências diferentes logo opiniões diferentes."

E algo que não depende nem de achismos nem de previsões de futuro é o facto dos motores a gasolina do Polo serem mais fracos que o que o Punto me oferece.

citação:Realmente outro erro foi o 1.4 16 v porque andava demais, talvez...:D Ou o Vr6 2.9 , implantado no Polo pela B&B, que com uns ajustes tava praticável e fez-se um pocket rocket brutal... Aceite isso.;)
Vamos entrar no campos dos Abarth agora? Não me parece que seja esse o principal mercado do segmento B mas ok...

citação:Elevadores de vidros, diz você... Como disse nem todos deram probs, desses... O meu não deu. O arranjo era simples e barato [8D]. Qual o problema então? Será que a Fiat não terá defeitos destes ou semelhantes? Que quer provar? Punto é melhor? Não será antes um produto diferente?
Não deu problemas mas o arranjo foi simples e barato. Ok.

Adiante, pouco me interessa um caso isolado, é problema recorrente, reconhecido e mais do que discutido. Nem o mais "vaguista" o desmente.

citação:Plásticos fracos? Tivemos aqui tantos carros. Os Vw´s são dos que têm melhores plásticos. Se quiser acredite, se não quiser é consigo.
Cada um ache o que quiser que eu cá vou fazendo pela minha vida e não chateio ninguém.[8D]
Cumps.
Plásticos dos elevadores. Se bem que os outros também são interessantes...

Grupo vw vs grupo fiatE ( na virgem e n corras ) ? desde quando é q isto é comparaçao?
a nivel de equipamento, dando um rapido exemplo, um fiatE punto até 99, nao trazia espelhos eletricos de origem....e para os por parece que so vindo doutro pais.

Falou se aqui em MAfs, em oleo babado etc... verdade seja dita que as maf dao muita raia, sabem voçes porque? porque um carro exige cuidado, e basta o filtro de ar estar sujo o suficiente ( ainda que nao seja na altura da revisao, o que pode acontecer ) para danificar a MAF.

Mas... falando de outras motorizaçoes, sim porque Grupo VAG nao é so tdis

Possuo um ibiza de 95. que até hoje nunca deu barraca. Nunca deu problemas de aquecimento exagerado de agua ( ao que parece na fiat é algo que quase já nasce neles.pelos varios casos que sei )

é um carro que nao come oleo NENHUM. com 155 mil kms quase.

No entanto ha uma coisa q eu gostava que me dissessem. O grupo fiat é muito bom nao é? MAs... voçes num JTD de 100 cv... ou 105cv conseguem polo com 250? Mantendo o bloco? :) e com uma simples repro? conseguem por aquilo a andar ... tanto como um tdi? com a mesma repro? ( isto já e entrar num outro campo )

mas verdade seja dita que, pelo que tenho lido por ai... e o que sempre se disse...
FIATE,NA VIRGEM... alguma razao terá nao? :)

1.4 60 cv, alias. os melhores motores a gasolina do grupo vag foram mesmo os 1.1 45 cv, 1.3 55 cv , 1.4 60 cv , 1.6 75 cv, 1.8 90 cv, 2.0 115 cv.

a partir dai...deixo d por a mao no fogo pelos motores seguintes a gasolina.

1º que tudo , e actualmente, um bloco que nunca compraria ,era o 1.4 tsi 170 cv . na minha opiniao, muito cv em relaçao a cilindrada,o que a longo prazo ira comprometer a fiabilidade do mesmo. mas... como quem diz esse diz outros, agora os motores antigos que referi... esses posso dizer e afirmar que 300 mil ou + fazem se devidamente estimados e revisoes cumpridas.

EDIT:

Em relaçao a blocos da fiat, um que nunca compraria na vida era o 1.2 75 cv, e 1.2 85 cv.
pela razao que disse para o do 1.4 170 cv acima.
muito cv em relaçao a cilindrada.

qualquer motor vendido hoje em dia faz os teus 300mil ou mais desde que estimado!
nao fiquem como as pessoas mais velhas a dizer que antigamente é que era bom!!

Em relaçao aos espelhos eletricos, o que postei foi com o conhecimento do que me foi dito por um amigo que tinha um punto e queria por espelhos eletricos. e parece que so vindo da inglaterra algo do genero.

Em relaçao ás repros... isso e muito giro... mas um jtd nunca tem tanta pedrada como um tdi 90/110 ainda que ambos de origem,com repro entao os tdis que referi é uma loucura...enquanto que o jtd ja leva mais umas coisinhas pa ficar ao " nivel " do tdi com a simples repro. ( isto pelos relatos que tenho ouvido e lido algures... )

citação:Originalmente colocada por miguel santos

qualquer motor vendido hoje em dia faz os teus 300mil ou mais desde que estimado!

Tens consciencia do que estas a dizer? se me disseres um motor diesel. acredito. agora um bloco a gasolina... olha que nao e bem qualquer um... a relaçao cv/cilindrada conta muito mas muito para isso. e a eletronica em vez de ajudar... as vezes faz precisamente o contrario. quando avaria uma cena vai tudo ( em alguns casos )

e para todos os efeitos, um bloco diesel dura sempre mais que um bloco a gasolina.

citação:Originalmente colocada por Puto_Do_Ibiza

Tens consciencia do que estas a dizer? se me disseres um motor diesel. acredito. agora um bloco a gasolina... olha que nao e bem qualquer um... a relaçao cv/cilindrada conta muito mas muito para isso. e a eletronica em vez de ajudar... as vezes faz precisamente o contrario. quando avaria uma cena vai tudo ( em alguns casos )

e para todos os efeitos, um bloco diesel dura sempre mais que um bloco a gasolina.

Duvido disso...afinal os diesel estão sujeitos a uma maior taxa de compressão...e deles tira-se cada vez mais potência;)

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

Duvido disso...afinal os diesel estão sujeitos a uma maior taxa de compressão...e deles tira-se cada vez mais potência;)

Os motores diesel mesmo pela maior taxa de compressão são mais robustos. Mas não entrem nesse campo. Isso já depende muito de quem o projecta e quem anda com ele, não tanto se é diesel ou otto.

citação:Originalmente colocada por air

citação:Originalmente colocada por ricardodelta

citação:Originalmente colocada por ricardodelta

citação:Originalmente colocada por manel666

Xiça!!! Comparar um VW com um Fiat! Das duas uma: ou a VW tá a perder mats qualidades ou a Fiat tá a crescer!

olha aqui tens um ex de um ignorante ou tens duvidas??

Aí está um exemplo de uma pessoa que não pensa como você.

Eu a esse post responderia: "Um pouco das duas, a vw está a perder/manter qualidades e a fiat está a crescer".

Bem...
eu não considero isto uma opinião, não tenho nada contra pessoas que pensem diferente de mim, longe disso...
Agora a conversa já vai em 18paginas,Já foi dito n de vezes que a comparação não é descabida
já foi dito n de vezes que a vw já não é o que era, pois para mim já teve grandes carros por ex o g40 o meu preferido, os golf 2 e 3, etc e a Fiat tem melhorado muito a qualidade dos seus automoveis (um ex, no inicio os italianos nunca foram grande coisa nos motores diesel e neste momento tem das melhores tecnologias)
Também já foi dito n de vezes que a comparação é entre os dois grupos e não sobre duas marcas...
Visto isto ainda achas que isto é alguma opinião..não claro que não é
citação:
P.S. Não tenho qualquer coisa contra você. Mas tem de admitir que por ouvir uma frase mais ofensiva não se pode insultar os outros.

é bom saber que não tem nada contra mim e é hora de por-mos ponto final á nossa guerrinha parva. sim é verdade que talvez um pouco mais de contenção da minha parte era bom, mas já fiz meia culpa por isso, por vezes é difícil contermos-nos...eu não cheguei a ser ofensivo para si, apenas disse no mínimo a opinião dada por sim seria falta de precessão e no máximo ignorancia...e a partir dai começou as ofensas de sua parte...sim chamei ignorante mas não foi a si. Não me considero inteligente, até porque perceber alguma coisa de carros está longe de ser uma pessoa inteligente e não é por considerar algumas opiniões ignorantes que me julgo mais que alguém...

um abraço

citação:aqui uma piada de baixo nivel

Ouve la Lancia Delta... qual e o teu problema?

Comecas por me chamar ignorante, depois vigarista dizendo que eu andei a enganar as pessoas quando trabalhei num stand de automoveis e continuas a tua saga dizendo que tenho baixo nivel.

Deixo-te apenas uma sugestao.

Quando for a Portugal vamo-nos encontrar e quero que me digas isso olhos nos olhos. Certo?

Para mim nao passas de um garoto.

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

citação:aqui uma piada de baixo nivel

Ouve la Lancia Delta... qual e o teu problema?

Comecas por me chamar ignorante, depois vigarista dizendo que eu andei a enganar as pessoas quando trabalhei num stand de automoveis e continuas a tua saga dizendo que tenho baixo nivel.

Deixo-te apenas uma sugestão.

Quando for a Portugal vamo-nos encontrar e quero que me digas isso olhos nos olhos. Certo?

Para mim nao passas de um garoto.

ó carro da neve..tcccccc pufffffff só me fazes rir[}:)]

ABRE OS OLHOS
isto foi dito por ti...

Results:

Grupo VW [51%] 350 votes

Grupo Fiat [49%] 334 votes

Nao queria comentar mas depois de ver esta ridicularidade nao me contive, como e possível sequer compararem a fiabilidade e qualidade de um VW a um FIAT?

E nao me venham acusar de ser anti-FIAT porque tive um 128 SL durante 25 anos!

O fanatismo clubistico futebolistico nao se aplica a carros que saiba.

Trabalhei com carros de todas as marcas e posso dar a garantia que os FIAT em comparacao com os VW teem materiais mais baratos na construcao, substituem pecas mais rapidamente e sao evidentemente mais baratos para se venderem mais.

Sacrifica-se na qualidade para oferecerem um carro lindo no stand com cheiro a novo mas que ao fim de tres anos tem o interior riscado e barulhinhos irritantes por todo o lado.

A minha irma tem um Punto 55S com oito anos e ate agua entra por a mala e ensopa a alcatifa por baixo dos bancos traseiros, depois tem que estar ao sol a secar para nao cheirar a mofo.

E e verdade que desvalorizam muito mais, especialmente nas versoes do segmento medio e medio-superior.

Um caso tipico era aquela banhada do FIAT Croma que hoje em dia e carro de ciganos, ou ja nem de ciganos... deve ser carro de sucateiro pois e o sitio onde eles estao

Já alguém te disse que podias estar a falar da minha raça..e só denota xenofobia da tua parte
assim eu dei-te o troco..

Ninguém te vai chamar anti-Fiat, mas no mínimo podemos chamar falta de percepção e no máximo ignorancia...
Pois a questão do tópico é entre GRUPO fiat e GRUPO vw...
Assim Podemos ver da seguinte maneira:

Ferrari Vs Lamborghini (ialiano Maquina)
Masarati vs Audi
Alfa Vs Vw
Lancia Vs Seat
Fiat Vs Skoda
Os restantes não dão para comparar...Iveco (parte fiat) Bugatti (italiano Maquina) e bentley

é provável que o cérebro de muitos que votaram na vw não tiveram a capacidade de ver a questão desta maneira...pois são cerebros um pouco limitados ahahahhahaha

como não gostas-te de levar troco respondes-te (lá começou a ofensa á familia)

Aos futebolistas da FIAT... Grupo FIAT

Trabalhei mais de tres anos num stand multimarcas em Famalicao, mais propriamente na PR-Motors.

Ignorante es tu ou a tia ok?

Os carros do grupo FIAT sao mais baratos porque teem menos qualidade e no fundo da vossa cabecinha sabeis isso muito bem.

Nao se esquecam de levar a latinha do oleo na mala e a caixa de ferramentas tambem.

então levas-te troco mais uma vez

ahahahahaehehehehe
Eu disse que a tua opinião no máximo era de um ignorante mas pelos vistos serviu-te bem a carapuça
então e diz lá ao pessoal durante 3 anos quantas pessoas enganas-te

Pois...O mais caro é sempre melhor que o mais barato opinião do senso comum

Boa estas a marcar pontos

Depois de teres andado á cabeçada com mais 2 ou 3 ~useres voltas-te ao ataque..

Depois de ler esta arrogancia do RicardoDelta e depois de ter sido enxovalhado por o outro amigo dele penso que este topico devia ser encerrado e o senhor do Lancia Delta banido!

Sim voce devia ser banido do forum(vou tratar por voce para nao ferir susceptibilidades) voce e um arrogante e presuncoso, sem a minima nocao de convivencia em forum e constantemente a mencionar a suposta falta de inteligencia de terceiros! O que e isto!? Quem pensa que e?

Espero que isto encerre brevemente.

Cumprimentos.

Olha tem piada levas-te troco outra vez...

Pois não é necessario estar tão nervoso...
Realmente a minha contribuição neste fórum, não tem sido das melhores reconheço, mas infelizmente fui obrigado a descer a níveis que não são os meus...
Tenho participação em muitos foruns e realmente neste foi o único que tenho estado a ter problemas, mas faço meia culpa..mas não acredito que seja só culpa minha o desenrolar desta situação...
eu tentei varias vezes e de forma correcta chamar a att. para o objectivo deste tópico (se bem que foi logo visível que o objectivo final seria este de começar a ofender uns ao outros), mas pelos vistos os que muitos queriam era soltar as suas piadinhas Anti-Fiat e aos seus proprietários..não tenho um Fiat mas conheço muitas pessoas que o tem e´não deixa de ser revoltante as ofensas que lhes fazem...bastava um moderador estar atento(eu sei que é difícil pois este fórum é muito grande e muito vasto) e banir desde logo essas provocações...

é preferível ser eu banido do que estar a fechar o tópico, se bem que acredite que talvez vá parar ao mesmo...

e com a sua resposta podia também lhe responder a letra e passar a ofender-lhe também...mas não o vou fazer...

Assim agarro nas minhas coisinhas e parto, volto quando passarem a parte dos argumentos dos plásticos e conseguirem ter uma visão sobre todo o grupo em vez de não conseguir sair dos fiat e vw's

bem depois foi para rir, a querer dar uma de inteligente...

Sr. Lancia Delta

Nao estou nervoso de modo algum apenas fui assertivo, por vezes isso confunde-se com agressividade.

Va ao diccionario ver a definicao e entendera o que quero dizer.

Ate a sua volta.

Cumprimentos

Ricardo (verdadeiro nome)

lá vai mais troco

Sr. Carro da neve
Não confundi nada com agressividade, apenas afirmei que você partiu para as ofensas para com a minha pessoa e dai denotar o tal nevoso miudinho a qual me referi

se não deixarem de falar para mim não posso partir...

comprimentos também para si
Jorge Correia

bem se conseguir comprender as transcrições vai ver que voçe não foi correcto nem comigo nem com os outros users
eu desde já dou-lhe um concelho de amigo, deixe-se estar onde está, procure um forum em polaco e debata ai as suas ideias...certamente quando vier de férias não as quer ver estragadas naõ?

TU queres treta.

Eu nao...

Participo em foruns portugueses porque sou portugues com muito orgulho portanto a "boca" de me mandar comentar em foruns polacos nao serve, talvez um dia se saires do teu microcosmos de FIAT melhor que VW e outras porcarias inuteis e banais (tais como andares a arranjares picardias com os membros do forum) talvez entendas a necessidade que um emigrante tem em estar em contacto com os seus conterraneos.

Pela minha parte os meus comentarios a este topico acabaram, enviar-te-ei mensagem privada para nos encontrarmos quando for a Portugal, quero mesmo ter uma conversa de pe de orelha contigo porque nao me metes medo absolutamente nenhum.

Grupo vw vs grupo fiatE ( na virgem e n corras ) ? desde quando é q isto é comparaçao?
a nivel de equipamento, dando um rapido exemplo, um fiatE punto até 99, nao trazia espelhos eletricos de origem....e para os por parece que so vindo doutro pais.
Queres falar de equipamento de série? É novidade...

Vamos começar com algo simples simples:

O Polo actual tem cb? Hmmm, não. Tentativa desesperada de imitar o Accord? Talvez.

Hmm, e FPS? Também não, nem sequer como opcional na versão mais equipada, nem sequer indo a outro país. Mas não faz mal, a maioria nem sequer sabe o que este sistema é/faz.

citação:Falou se aqui em MAfs, em oleo babado etc... verdade seja dita que as maf dao muita raia, sabem voçes porque? porque um carro exige cuidado, e basta o filtro de ar estar sujo o suficiente ( ainda que nao seja na altura da revisao, o que pode acontecer ) para danificar a MAF.
Claro, claro.

É certo e sabido que todos os defeitos são na verdade exageros do condutor que levam a um desgaste anormal.

Não deixa de ser engraçado como (apenas) quem tem um VW é tão desleixado.

Mas tenho uma mente aberta, acredito que isto tudo seja coincidência. Ainda não consegui encaixar é as correcções feitas pela marca... hmm, se calhar foram "reforços" já a pensar nos tais exageros. Sim, é isso.

citação:Mas... falando de outras motorizaçoes, sim porque Grupo VAG nao é so tdis
Siga o/

citação:Possuo um ibiza de 95. que até hoje nunca deu barraca. Nunca deu problemas de aquecimento exagerado de agua ( ao que parece na fiat é algo que quase já nasce neles.pelos varios casos que sei )
E ao que parece estás errado. Nada de novo portanto.

citação:é um carro que nao come oleo NENHUM. com 155 mil kms quase.
Que bom para ti.

E que feito para os Puntos que já passaram aqui por casa que conseguiram o mesmo. Não estava nada à espera que passassem os 5km sem ter que atestar.

Mas não te sintas mal, se calhar estavam avariados, sim, porque um Fiat que não dê problemas tem concerteza uma avaria qualquer.

citação:No entanto ha uma coisa q eu gostava que me dissessem. O grupo fiat é muito bom nao é? MAs... voçes num JTD de 100 cv... ou 105cv conseguem polo com 250? Mantendo o bloco? :) e com uma simples repro? conseguem por aquilo a andar ... tanto como um tdi? com a mesma repro? ( isto já e entrar num outro campo )
Really Sherlock?

E ao 8º dia Deus inventou a pesquisa nos fóruns. Há mais do que um JTD alterado, só precisas de os procurar.

Back