O Tuga conduz mal, mas à chuva...

citação:Originalmente colocada por Peugeot Power

Por acaso com este tempo de chuva a potes, acendo os médios e os faróis de nevoreiro, tanto à frente como atrás... é que só os mínimos atrás não é o suficiente para ser bem visto... mas o pessoal não se convence que os faróis de nevoreiro não é só para quando está nevoeiro... e não encandeia...

Mas atenção, eu só ligo os de nevoeiro se tiver mesmo a chover a potes, porque de resto os normais chegam, não é começar a cair uns pinguitos que até se limpa com o intermitente do para brisas e ligar logo tudo tal e qual central nuclear, pois os farois de nevoeiro traseiros afectam muito a visão de quem vem atras, de resto concordo com tudo o que disseste.

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

citação:as ajudas eletronicas acabam por dar "mais confiança" (uma falsa confiança, na minha opinião) aos condutores.. e por isso andam mais depressa... mxmo em piso molhado!

é verdade...esses mecanismos levam a que uma pessoa conduza mais no limite já que se sente seguro e não existem quaisquer indicios de que o carro está no limite, quando os passam normalmente não conseguem fazer nada!

outro problema que reparo muito, quando chove, é que as pessoas conduzem da mesma forma e à mesma velocidade independentemente se está a chover ou a fazer sol...[8]

Mais giro é chover e moderarem a velocidade e no minuto que para de chover disparam que nem pilotos(como se a estrada enxugasse milagrosamente[8])

citação:Originalmente colocada por AF147

O Português conduz mal. (ponto final, parágrafo)

Não sou da mesma opinião.

Os franceses e italianos conduzem muito pior que nós.

O problema da elevada taxa de acidentes tem como grande causa o pessimo ensino de condução que temo, aliado ás estradas feitas por incompetentes e sem o minimo de manutenção e segurança.

O grande problema é que grande parte do pessoal conduz com chuva como se estivesse a conduzir no piso mais seco do mundo...[8]
Então nas auto-estradas é ver gajos bem lançados e a chover torrencialmente...fiam-se nos ABS, ESP, BDOPS, SDQ, EBC,EBD e diabo que os valha, então pronto como o carro tem isso tudo, embora lá que isto não falha...depois é vê-los com os chifres espetados! Pior é quando não se espalham sozinhos o que acontece quase sempre![8]

nao sei porque mas acho que quando chove ou esta nevoeiro o pessoal anda mais depressa ainda... deve ser uma medida tipo matrix pra ver se se desviam das gotas de agua lol

Eu também acho que existe um outro aspecto importante de realçar.

Existem muitas pessoas que conduzem à chuva como conduzem a seco, mas depois existe pessoal que quando chove ficam em pânico. Exemplo, na vasco da gama de repente começa a cover torrencialmente, mas torrencialmente mesmo. Eu ia a cerca de 130km/h e de repente começam dois ou três carros a travar brutalmente. Consequentemente quem ia atrás embora já estivesse a abrandar, fomos obrigados a por pé ao travão com toda a força. Agora multipliquem isso por uma série de carros que passavam à hora de ponta (sentido norte/sul).

E o que não falta é pessoal que quando chove quase que se nota que estão em pânico, inseguros e com medo de bater.

O que eu estou a querer dizer é importante adequar a condução às condições climatéricas, mas se as pessoas se sentem demasiado inseguras podem causar situações de embaraço no trânsito, e inclusivé algumas situações perigosas.

Acho que no dia em que agarrarmos no carro com esse tipo de sentimento, mais vale ir de transportes públicos.

Quem é o Tuga? Não conheço !

Exactamente... Quem é o tuga? Eu nao acho que os portugueses conduzam assim tao mal! Sem duvida que noutros paises principalmente nos nordicos ha outro tipo de consciência mas o que é "conduzir mal"? Eu acho sim que nas estradas se ve muita irresponsabilidade e isso vem ao de cima quando chove. Muita gente pratica a mesma conduçao com chuva e com tempo seco e isso é que faz acontecer muita coisa.
Quem eu vejo conduzir mal à seria sao os espanhois e franceses que vêm ca no Verao e fazem "cada uma que ate parecem duas"..
Cursos de conduçao defensiva??? Eu nao acho que isso resulte muito. O que se "pratica" nesses cursos raramente (em alguns casos anos) essas situaçoes ocorrem numa conduçao normal e muito provavelmente quando acontecer o condutor ja nao vai ter capacidade de usar o que aprendeu ou porque ja passou muito tempo ou porque a situaçao nao é bem bem a mesma, etc.
Alias o melhor curso que se pode tirar é mesmo o da experiência (tenho carta a poucos anos logo nao estou a falar de mim...), a medida que se vao vivendo situaçoes de transito vai-se aprendendo a guiar mas por vezes é isso mesmo a "causa" do acidente. Porque, segundo as estatisticas os acidentes atingem muito poucos condutores com carta à menos de 3 anos (entao acidentes graves quase nao ha...). Costuma-se dizer que quase todas as pessoas que morrem afogadas nas praias sao pessoas qu sabiam nadar, aquelas que nao sabem nao se aventuram.
Veja-se o caso daquela carrinha que se despistou no algarve a RS2 cujo o condutor era um aficionado automovel e era piloto de velocidade, mesmo assim a carrinha despistou-se e ficou naquele estado.

Abraço

Ainda hoje de manhã na Vasco da Gama estava bastante nevoeiro, no entanto passou por mim um jovem no seu Seat Leon de luzes apagadas.

Mas ontem no túnel do Marquês vi alguns, com tanta sinalização que por ali é mesmo não ligar ao que se está a fazer.

Ainda há dias com a chuva ia calmamente quando vejo um Renault Clio todo lançado a passar por mim mesmo antes de uma curva apertada... Eu só pensei "Que grande maluco"... Quando chegou à curva andou um bocado aos "papéis" quase a fazer uma visita ao passeio e a um poste que lá estava. Teve sorte desta vez...

Ha muita gente que se calhar nem sequer pensa que se acelerar mais com o piso molhado a probabilidade do carro patinar/deslizar é maior LOL (digo isto porque ja se viraram pra mim a dizer "oh! nao sabia que se andasse mais depressa gastava mais :O" este andar mais depressa é puxar mais pelas mudanças... vindo de quem tem carta de conduçao.. hmmm [8b])

e dps nem ligam à velocidade que vao, seja a chover ou nao, querem travar e olha, nada! puff!
Isto porque se calhar ate tiveram as aulas de conduçao todas durante o dia, e sem chuva (que é o caso de muita gente) e nem fazem ideia de certas coisas.. O codigo, é decorar, fazer o exame e esquecer... pronto é assim..

O limite máximo de velocidade em auto-estrada é 120, faça chuva ou faça sol. Está mal. 140 com sol e 100 com chuva.
Dentro das cidades o limite é 50. Está mal! Em alguns sítios devia ser maior e noutros devia ser menor. E com as condições metereológicas a mudar, os limites tb deviam mudar. Se todos temos que passar no código a saber as velocidades, não custava nada aprender mais umas.

Mas também passaram no CE a saber que têm que moderar a velocidade de acordo com as condições meteorológicas, entre outras não? :sh)

Mas desde que li aqui no fórum um user que disse que as setas desenhadas no chão não valem nada, estou por tudo. Mas claro que a principal causa de acidentes são sempre os outros, não é? [8b]

Voltar
Superior