Governo introduz portagens em três Scut

citação:Originalmente colocada por GT-JTD
Mas devo pagar mais electricidade do q quem n precisa desse meio para extrair agua... eu ja paguei impostos para te fazerem as obras de saneamento e agua canalizada em tua casa... mas eu ainda n tenho isso... e se tu tens estradas boas, decerteza q teras menos manutenção com o carro do q quem circula em caminhos de cabras....
Mas olha n vou tar praki a medir coisinhas, pq é de conhecimento geral, q ha zonas mais desenvolvidas q outras, e ha beneficios q devem ser dados a quem ainda n tem certo grau de desenvolvimento...agora o q vejo ...e qdo disseste q "somos nos q produzimos mais" ...tas mto enganado...
Mas agora percebi q para ti é mais uma guerra entre norte e o sul, do q uma questão de justiça/igualdade social...
E tas prai a falar de á 30anos atras...diz me uma coisa...se n fosse o dinheiro publico, se calhar certas coisas q tens hoje n terias... e se fosses so a usufruir de certas coisas q sp usufruiste a partir do momento em q começaste a pagar impostos...bem q tavas lixado...;)
Falas é de boca cheia actualmente vejo ... pq se vivesses outra realidade queria te ver... parece sempre tudo mto facil, até a hora de nos calhar a nos.

1º - teriamos que comprar facturas de electricidade para comprovar o que dizes.
2º - Não pagaste impostos nenhuns para o meu saneamento e agua canalizada, pk sou eu que pago a minha contribuição autarquica, esgotos, IRS e SISA...para além das contas da água.
3º - Falo de boca cheia??? como é que sabes??? Não estou é para alinhar no discurso derrotista do "isto tá mau" e "a culpa é deles"...mas fazer algo para mudar...Népia!!!! fazer sacrificios pra levar isto pra frente...que façam os outros!!!!
Se por acaso tenho a boca cheia fui eu que a enchi...não tive á espera que alguém me trouxesse a "comidinha". Nunca me neguei a mudar de profissão, de cidade ou a trabalhar 12, 14 ou 24h sem ganhar horas extraordinárias pk tb existe uma coisa que se chama brio profissional e que é muito mais importante do que as horas extraordinarias...amor á camisola e dedicação aos progectos em que me envolvo etc etc...a realidade actual não se compadece com essas "frescuras" do emprego certo para o resto da vida.

citação:Originalmente colocada por 2Fast2Furious

citação:

Exacto... Eu tenho lá culpa que a EN13 atravesse Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde (nestas duas últimas, a estrada inclusivamente passa pelas marginais junto ao mar!).
Eu sou de Barcelos, tenho culpa disso?

Seu, seu mentiroso. No Rio Ave inda vá... agora mar.....

Mas prontos é perfeitamente natural o engano rio <=> mar...é quase igual....

Já se sabe como serão taxadas as passagens nessas vias? Não entendo como funcionará uma "portagem" numa saída em borboleta de 1 via de rodagem...Ou vão distribuir vias verdes á borlix!!!

Tá descansado que só ta dão se for para te fodxx.

citação:Originalmente colocada por Automobilista

Mas devo pagar mais electricidade do q quem n precisa desse meio para extrair agua... eu ja paguei impostos para te fazerem as obras de saneamento e agua canalizada em tua casa... mas eu ainda n tenho isso... e se tu tens estradas boas, decerteza q teras menos manutenção com o carro do q quem circula em caminhos de cabras....
Mas olha n vou tar praki a medir coisinhas, pq é de conhecimento geral, q ha zonas mais desenvolvidas q outras, e ha beneficios q devem ser dados a quem ainda n tem certo grau de desenvolvimento...agora o q vejo ...e qdo disseste q "somos nos q produzimos mais" ...tas mto enganado...
Mas agora percebi q para ti é mais uma guerra entre norte e o sul, do q uma questão de justiça/igualdade social...
E tas prai a falar de á 30anos atras...diz me uma coisa...se n fosse o dinheiro publico, se calhar certas coisas q tens hoje n terias... e se fosses so a usufruir de certas coisas q sp usufruiste a partir do momento em q começaste a pagar impostos...bem q tavas lixado...;)
Falas é de boca cheia actualmente vejo ... pq se vivesses outra realidade queria te ver... parece sempre tudo mto facil, até a hora de nos calhar a nos.

2º - Não pagaste impostos nenhuns para o meu saneamento e agua canalizada, pk sou eu que pago a minha contribuição autarquica, esgotos, IRS e SISA...para além das contas da água.
3º - Falo de boca cheia??? como é que sabes??? Não estou é para alinhar no discurso derrotista do "isto tá mau" e "a culpa é deles"...mas fazer algo para mudar...Népia!!!! fazer sacrificios pra levar isto pra frente...que façam os outros!!!!
Se por acaso tenho a boca cheia fui eu que a enchi...não tive á espera que alguém me trouxesse a "comidinha". Nunca me neguei a mudar de profissão, de cidade ou a trabalhar 12, 14 ou 24h sem ganhar horas extraordinárias pk tb existe uma coisa que se chama brio profissional e que é muito mais importante do que as horas extraordinarias...amor á camisola e dedicação aos progectos em que me envolvo etc etc...a realidade actual não se compadece com essas "frescuras" do emprego certo para o resto da vida.
Tens as ideias "viciadas" e estar a debater ctgo seja o q for...n vale apena...
Continua a achar te o super-heroi...o unico cidadão correcto e honesto...e q os outros é q vivem á custa do sistema, e do dinheiro q pagas (q pelos vistos so tu pagas), e q n têm direitos nenhuns, pq so tu é q tens direitos, pq so tu é q pagas tudo o q usas...é no minimo ingenuo esse pensamento...
Ja agora se calhar as infra estruturas criadas para tu teres electricidade...agua canalizada...saneamento...mto provavelmente com os impostos q ja pagaste ate hoje n chegavam... pq as coisas são feitas no colectivo e não individualmente...mas como tu és "lento" ou orgulhoso demais para admitir isso...paciencia...
Caso n sabes...vivemos numa sociedade...mas com essas tuas ideias, bem q podias pegar nas malinhas e ires viver sozinho para uma ilha, continuamos a pagar te o mesmo ordenado q ganhas, e pegas no dinheiro q descontarias em impostos e mandas construir todas essas infrastruturas q pelos vistos com o q tu pagas de impostos da para as pagar sozinho...

Over and out.

Como diz um certo user...triste país...tristes politicos...tristes(alguns) colegas do forum... ;)

Tens as ideias "viciadas" e estar a debater ctgo seja o q for...n vale apena...
Continua a achar te o super-heroi...o unico cidadão correcto e honesto...e q os outros é q vivem á custa do sistema, e do dinheiro q pagas (q pelos vistos so tu pagas), e q n têm direitos nenhuns, pq so tu é q tens direitos, pq so tu é q pagas tudo o q usas...é no minimo ingenuo esse pensamento...
Ja agora se calhar as infra estruturas criadas para tu teres electricidade...agua canalizada...saneamento...mto provavelmente com os impostos q ja pagaste ate hoje n chegavam... pq as coisas são feitas no colectivo e não individualmente...mas como tu és "lento" ou orgulhoso demais para admitir isso...paciencia...
Caso n sabes...vivemos numa sociedade...mas com essas tuas ideias, bem q podias pegar nas malinhas e ires viver sozinho para uma ilha, continuamos a pagar te o mesmo ordenado q ganhas, e pegas no dinheiro q descontarias em impostos e mandas construir todas essas infrastruturas q pelos vistos com o q tu pagas de impostos da para as pagar sozinho...

Over and out.

Como diz um certo user...triste país...tristes politicos...tristes(alguns) colegas do forum... ;)

[^][^][^]

citação:Originalmente colocada por eL niNo

citação:Originalmente colocada por eL niNo

citação:Originalmente colocada por ApenasEu

Vocés estão todos a comparar alhos com bogalhos,

não podem meter tudo no mesmo saco,

senão, temos de começar a comparar TUDO,

começem pelos ordenados.

BOA!!![^]

Começa lá!...não te esqueças tb do custo de vida!

lisboa é a unica zona do país com um PIB per capita superior à média europeia!

Define PIB!

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores financeiros) de todas as riquezas finais produzidas em uma determinada região ou parcela da sociedade

Ok...já explicaste pk é que temos mais que o resto do país!! Pk produzimos mais!!!![:p]

e pronto... já admitiste que têm mais que os outros!

é justo sim sr... mas daí a haver assimetrias tao acentuadas como há, é que não! ;)

Eh pá....levem lá a bicicleta!!!!!! aliás...só assim é que não pagam portagem!!!!!

Têm mais é que pagar como os outros pagam!!!! ou são filhos de alguma nota de 100????
Quem não tem dinheiro não tem vicios!!! não há dinheiro para ter o carro e respectivas despesas...azar...vendam o charuto e andem de transportes....PENDURAS SOCIAIS É QUE NÃO!!!
Eu preferi deixar de fumar....já dá prás portagens!!!!!!
Sempre são 3€ por dia (1 maço)...se for um casal a fumar, já são 6€/dia, 180€/mês, 2160€/ano = 1080 portagens a 2€ dá quase para passar lá 3 vezes por dia.

vamos por partes,

eu não sou contra o pagamento de portagens ,
não sou contra a criação de infra-estruturas para as zonas mais desfavorecidas,
quando falo em infra-estruturas , inclui vias de comunicação, centros de saude, hospitais, pavilhões/areas desporto, etc... etc.. etc..

sou contra a :

pagar portagens a empresas que apenas visam o lucro, com contratos de concessão assinados por pessoas que apenas fazem as contas aos 4 anos de mandato, quem vier a seguir que feche a porta, não salvaguardam o futuro, apenas visam a proxima eleição, renegando para segundo plano o sobreendividamento do estado;

esta regra aplica-se a tudo o resto,

com o passar dos anos, temos verificado este tipo concessões em TUDO :

PT, EDP, AGUA, LIXO, ""DIREITOS AQUIRIDOS" DO FUNCIONARIO PUBLICO", AUTO-EUROPA, TAXISTAS, SIEMENS, EFACEC, ... (e mais que agora não me recordo)....

Criam as empresas/institutos com "dinheiro" de todos nós, assinam contratos/concursos publicos onde apenas uma das partes é salvaguardada; assim se governam os amigos e o futuro de quem decide quando acabarem os 4 anos.

não sou contra as portagens,
sou contra é a quem as pago , se as pagar ao estado não sou obrigado a pagar IVA, se as pagar ao estado o preço será feito para a infraestrutura e a sua manutençaõ, e não para pagar o defice,,,,,

as SCUTS foram criadas, para duas situações :

1º Constroi-se a auto-estrada sem endividar ainda mais o estado, (a CE não permite por causa do defice lembram-se ?!? )
2º A divida fica nas costas da empresa a quem é atribuida a concessão, mas, vamos pagar mais á concessionaria, do que se fosse o estado a pedir o dinheiro emprestado...

Eh pá....levem lá a bicicleta!!!!!! aliás...só assim é que não pagam portagem!!!!!

Têm mais é que pagar como os outros pagam!!!! ou são filhos de alguma nota de 100????
Quem não tem dinheiro não tem vicios!!! não há dinheiro para ter o carro e respectivas despesas...azar...vendam o charuto e andem de transportes....PENDURAS SOCIAIS É QUE NÃO!!!
Sempre são 3€ por dia (1 maço)...se for um casal a fumar, já são 6€/dia, 180€/mês, 2160€/ano = 1080 portagens a 2€ dá quase para passar lá 3 vezes por dia.

mas tu deves achas que mais ng paga impostos... nós pagamos aquilo que tu pagas, e para além disso pagamos um atraso de 10 anos em relaçao ao litoral... achas pouco n?

as portagens fazem sentido quando houver estradas alternativas, como há no resto do país... aí sim será pagar como os outros! n é ter menos e pagar o mesmo!

relações publicas,

o governo está muito bem servido,

1º largam a bomba das portagens,

2º Largam a bomba do aumento da edp

3º Diz que disse acerca da EDP,

morreu o assunto das Scut, já não é noticia,

é preciso é saber faze-las.

[^]

Em relação às alternativas...

Experimentem fazer Vila Franca de Xira-Alverca às 10H00 da manhã(e nas horas de ponta também, mas já nem vou por aí) e digam-me se é alternativa à A1. Demoram mais do dobro do tempo, e nas horas de ponta.... ui. É um troço pago!

A questão é que é apenas justo que quem usufrua das portagens pague mais para elas do que os outros.

Não pensem que as portagens pagam os custos reais da construção e manutenção das AE's, porque são muito poucas as que de facto deverão dar para chegar lá perto sequer.

Todos estamos a pagar todas as AE's, e quem as utiliza paga um pouco mais... Parece-me perfeitamente justo.

Já agora para terem noção melhor disto, deixo um exemplo:

A10 - Alverca - Arruda dos vinhos

Custo:

94 milhões de euros - Construção

TMD (Nº médio de carros/dia) - aprox. 4000
Custo do trajecto = 0,80€

Portagens de 1 ano = aprox. 1.1 milhões de euros

Anos até amortização do investimento, contanto só as portagens e assumindo que não existem mais custos associados, como a manutenção, ordenados dos portageiros, luz, etc... = 85 anos e meio.

Introdução de portagens vai penalizar regiões que têm empobrecido nos últimos anos
25.10.2006 - 09h05 Luísa Pinto PÚBLICO

O Governo justificou a decisão de introduzir portagens em três das sete auto-estradas concessionadas em regime de isenção de custos para o utilizador (Scut), alegando que eram apenas essas que cumpriam cumulativamente critérios de desenvolvimento económico e que tinham vias alternativas consideradas razoáveis.

E foram esses mesmos critérios que possibilitaram que a Scut do Algarve permanecesse sem portagens: se, ao nível do desenvolvimento económico, a região algarvia cumpria os requisitos, o mesmo não se poderia dizer, alegou o ministro das Obras Públicas no anúncio da decisão</u>, quanto à existência de alternativas: a Estrada Nacional n.º 125 não poderia ser uma estrada alternativa porque ultrapassava um tempo de percurso considerado razoável.

Dizia o ministro, mas não dizem os relatórios dos estudos em que o Governo assentou a decisão, e que ontem foram disponibilizados. A consultora que andou a fazer medições em campo, e que comparou percursos nas Scut do Algarve e do Grande Porto com os tempos despendidos nas vias alternativas, demonstra que a Scut do Algarve caberia nos critérios das concessões que vão receber portagens</u>: uma deslocação entre Lagos e a fronteira com Espanha demora, em média, 1h10; o mesmo percurso, efectuado pela via alternativa, a Estrada Nacional n.º 125, demora 2h17, não chegando a atingir, sequer, o dobro do tempo – e nos critérios analisados, considera-se como alternativa “razoável” aquela que consome até mais 130 por cento de tempo despendido numa Scut. Isto é, explicam os mesmo relatórios ontem divulgados, foi apurado um rácio para relacionar o tempo de percurso na Scut e o tempo de percurso no itinerário alternativo; se o valor obtido fosse 1,0, significaria que o tempo de percurso através do itinerário alternativo seria o dobro do tempo do percurso através do corredor Scut. E o índice de referência que foi considerado como limite para ser considerada como oferta razoável a rede viária alternativa foi 1,3 – 130 por cento.

Esta é apenas uma das incoerências que podem ser encontradas nos estudos que o Ministério das Obras Públicas ontem disponibilizou, na sua página na Internet. Outra delas é que a introdução de portagens nas Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador) vai penalizar regiões cuja riqueza tem vindo a regredir nos últimos anos.

Descida abaixo da média nacional

Segundo esses estudos, todas as regiões atravessadas pelas auto-estradas em que o Governo pretende introduzir portagens em 2007 (Scut Costa de Prata, Scut do Grande Porto e Scut Norte Litoral) viram o seu Produto Interno Bruto (PIB) emagrecer, e sempre abaixo da média nacional.

É o que acontece nas regiões NUT III do Grande Porto, do Cávado, do Minho-Lima e do Ave (as quatro regiões atravessadas pela Scut Norte Litoral), que passou de um PIB per capita médio de 89,5 por cento em 2001, para 88,5 por cento em 2003. É também o que acontece nas quatro regiões NUT III atravessadas pela Scut Costa de Prata (para além do Grande Porto, também a região de Entre Douro e Vouga, o Baixo Vouga e o Baixo Mondego), que passaram de um PIB per capita médio de 98,1 por cento em 2001 para os 96,3 por cento em 2003. E é o que acontece nas três regiões atravessadas pela Scut do Grande Porto (para além do Grande Porto, as regiões do Tâmega e do Ave) e que viram o PIB per capita médio emagrecer dos 85,3 por cento atingidos em 2001 para os 84,1 por cento conseguidos em 2003.

Estas médias são conseguidas através de cálculos efectuados com base no número de habitantes de cada concelho, sem que haja diferenciação entre a riqueza produzida no Grande Porto (a única de todas as NUT III atravessadas que, em 2003, conseguiu um PIB médio superior ao PIB nacional, nos 102,5 por cento) e a que foi conseguida, por exemplo, na região do Tâmega, que atingiu os 49,2 por cento do PIB.

Porém, a forma como as médias foram calculadas – num método cujo relatório de verificação independente assinado pela PriceWaterhouseCoopers no dia em que a medida foi apresentada, no dia 18 de Outubro, é atestado como “correcto” – tiveram sempre em conta o número de habitantes numa lógica de região e não numa lógica de concelho; o que implica que, ao serem contabilizados os concelhos mais populosos, e que são também os mais ricos, junto com os menos populosos, acabou por influenciar todos os indicadores da região. O mesmo acontece com outro dos critérios que foram analisados, e que a divulgação dos estudos agora permite escalpelizar: o índice de poder de compra concelhio (IPCC), que, segundo os parâmetros do Governo, deveria em cada região ter uma média superior a 90 por cento da média nacional.

Só 25 por cento dos concelhos cumprem critérios

O Governo defendeu que a aplicação das portagens só aconteceria nas Scut que cumprissem, cumulativamente, os três critérios previamente definidos – existência de alternativa que não gastasse, no tempo de percurso, mais do que 130 por cento daquele que é despendido numa Scut, um IPCC superior a 90 por cento da média nacional e um PIB per capita médio regional superior a 80 por cento. Mas, se o mesmo Governo tivesse optado por fazer análises concelhias (como fez o seu antecessor, António Mexia – ver texto na página ao lado), as portagens só poderiam ser aplicadas a 25 por cento dos concelhos em causa. Dos 66 concelhos que são atravessados, ou directamente servidos, pelas três Scut em causa (Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto), apenas 18 têm um índice de poder de compra concelhio (IPCC) superior a 90 por cento da média nacional.

Dos 11 concelhos que são atravessados pela Scut Costa de Prata apenas três atingiram em 2004 um IPCC médio concelhio superior aos 90 por cento: Aveiro, Vila Nova de Gaia e Espinho; e dos outros 13 concelhos servidos por esta mesma Scut (contabilizados numa manga de 20 quilómetros sobre o canal de atravessamento) só quatro atingem esse requisito: Maia, Matosinhos, Porto e São João da Madeira.

Também nos quatro concelhos directamente atravessados pela Scut do Grande Porto, apenas dois (Matosinhos e Maia) cumprem esse critério; os outros dois concelhos atravessados, Lousada e Paços de Ferreira, atingiram em 2004 um IPCC médio de 53,6 e 64,3 por cento, respectivamente. No caso dos 17 municípios servidos por esta mesma Scut, apenas quatro cumprem o critério definido pelo Governo.

Na Scut Norte Litoral, também dos oito concelhos que são directamente atravessados pela auto-estrada há seis que não cumprem esse critério – só Porto e Matosinhos conseguem superar os 100 por cento de média; dos 13 municípios que são servidos por esta auto-estrada, dez deles não cumprem este critério, por terem registado um IPCC inferior a 90 por cento da média nacional.

Recorde-se que o Governo analisou a Scut Norte Litoral com mais detalhe, por entender que, na sub-região Minho-Lima, os critérios estabelecidos não eram cumpridos. Por isso, a decisão de só cobrar portagens entre Porto e Viana do Castelo, mantendo-se a isenção até Ponte de Lima e até Caminha. Agora, o mesmo tipo de argumentos é usado noutros concelhos. Ontem, o presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Pedro Pinto, lembrou, durante a apresentação do plano de investimentos que o Grupo IKEA tenciona fazer em Portugal (ver Economia) que o seu concelho não cumpre nenhum dos critérios descritos pelo Governo, pelo que apelava a que o executivo revisse a sua posição.

Também ontem o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, inisistiu que foram critérios de desenvolvimento económico e justiça regional que presidiram à decisão. “O que nos move é a aposta no papel que as infra-estruturas têm no desenvolvimento das regiões mais deprimidas”, argumentou para lembrar que, ao mesmo tempo que anuncia portagens em Scut já existentes, são lançadas outras concessões sem portagens, como é o caso de uma nova Scut entre Vila Real e Bragança.

Lindo [}:)][}:)][}:)]

Que trapalhada [}:)]

É o que dar mentir descaradamente e andar arranjar critérios e desculpas para a mentira à pressa [:p][:p][:p][:p]

Ainda me lembro há umas semanas o press-releaser, mundano, ter ficado chocado com um post meu no qual eu referia que era muito curioso as SCUT promoverem insubstituivelmente o desenvolvimento, quando região norte encheu-se de SCUTs nos últimos 6 anos e, simultaneamente, empobreceu ao ponto do Grande Porto passar a estar abaixo da média europeia, entre outras coisas.

[}:)][}:)][}:)]

digitalizar0001sc6.jpg

Ups...A23, ups...terrinha do shôr Sócrates...ups...Via do Infante...ah isso é muito impopular...Ups...

Guterrismo?? Bem, afinal, não desapareceste por completo [}:)]

[}:)]

E depois o estudo do IEP...nem em Agosto conseguiram pôr a Via do Infante fora do tal critério feito à pressa. Soberbo [}:)]

Ai ai :D

"Em Fevereiro de 2005, na Covilhã, em plena campanha eleitoral para as legislativas, José Sócrates fez uma promessa que viria a ser muito importante na conquista da maioria absoluta pelo PS: "Caso seja eleito, as auto-estradas sem custo para o utilizador vão permanecer sem custos (...) Foram obras socialistas. Não seria agora, pela mão do PS, que as portagens se tornariam uma realidade". Agora, um ano e oito meses depois, dá o dito por não dito e anuncia a introdução de portagens já em 2007 em três SCUT - Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata. A oposição acusa o primeiro-ministro e o Governo de "fraude eleitoral" e aquele, ao invés de assumir o incumprimento desta promessa e de outras como fez, há pouco, humildemente, o primeiro-ministro húngaro, acusado de ter praticado precisamente o contrário do que prometera durante a campanha eleitoral relativamente aos impostos, que anunciara baixar, responde acusando a oposição de "fingimento" porque, segundo ele, finge não perceber que a razão da introdução das portagens nas SCUT tem que ver com o défice herdado, escondendo que já António Mexia, no governo de Santana Lopes, propunha essa mesma medida. Pura demagogia de quem se sente confortavelmente escudado por uma maioria absoluta que lhe permite todo o tipo de populismo e mentiras. No contexto político em que vivemos, temos que estar, desde já, atentos à mais que provável quebra de outra promessa eleitoral em 2008; a introdução de portagens na Via do Infante, que agora escapou, por uma questão estratégica, com o argumento de que a estrada nacional 125 ainda não é alternativa à Via do Infante, pelo tempo que demora a percorrer. Não é nem nunca será se houver seriedade no processo de avaliação futuro dessa estrada, porque com tantas rotundas que lhe foram introduzidas e dificuldades de alargamento, só uma mistificação, através de uma qualquer obra para "inglês ver" poderá justificar, daqui a pouco mais de um ano, a alteração desse pressuposto que permitirá ao governo avançar com portagens numa estrada que não passa de uma grande avenida. Especialistas em dividir o país, como sublinhámos na edição anterior a propósito das divisões no seio dos trabalhadores, opondo desempregados, pensionistas e gente mal paga ao funcionalismo público e à classe média, o primeiro-ministro e o Governo preparam-se agora para dividir os municípios, lançando os 26 directamente afectados pela introdução das portagens no norte e no centro, contra os 16 municípios algarvios que, por agora, não são afectados por essa medida. Preparem-se para ouvir José Sócrates dizer, em breve, que por uma questão de justiça e evitar discriminações não resta ao Governo outra atitude que não seja estender as portagens à Via do Infante. O que o Governo não diz e devia dizer é que o fim das SCUT está relacionado com a perda de receitas por parte da Brisa e com a ameaça que esta empresa já fez de vir a pedir uma indemnização ao Estado por concorrência desleal em alguns troços. Só no troço da A1 entre Aveiro e o Porto, a Brisa perdeu no ano passado cerca de 40 por cento do tráfego. Agora, para justificar as portagens e preparar a opinião pública para a sua inevitabilidade, o PS fala da necessidade de se aplicar o princípio do utilizador-pagador, esquecendo que o Estado tem obrigações sociais e o dever de atenuar as assimetrias existentes. Não foi em nome da coesão nacional e territorial que o ministro João Cravinho avançou com a ideia das SCUT?"

Fernando Reis in http://www.jornaldoalgarve.pt/artigos.asp?varNumero=5787

Concordo com o André nas críticas às desculpas esfarrapadas do PS... é tão evidente que nem merece discussão...

No entanto, não concordo com as portagens (de uma forma geral) porque penso que as populações têm direito a estradas rápidas e seguras, nem que seja para reduzir o número de vítimas da sinistralidade rodoviária.

E convém referir que estradas sem custo para o utilizador... não existem. De facto, qualquer automobilista paga impostos BRUTAIS relacionados com o seu automóvel. Vejamos: começa logo na compra: IA, IVA e IVA sobre IA, maais taxas relacionadas com registos.

Depois vem o famoso ISP + IVA sobre os combustíveis. Na manutenção, paga outra vez IVA. Todos os anos paga imposto municipal sobre veículos.

Todos estes impostos chegam e sobram para a construção e manutenção das estradas, por isso, não me venham com a treta do utilizador-pagador, porque todos nós automobilistas já pagamos, e de que maneira!

O estado não tem dinheiro para as SCUTS, porque está a gastar o dinheiro dos impostos relacionados com o automóvel noutras áreas. Por isso, quem defende as portagens não está a defender o princípio do utilizador-pagador, está a defender o princípio do...

Utilizador-pagador-pagador

Então, mas não são os que defendem as SCUT que defendem o Estado actual?

A mentira das SCUT vai sair-lhe muito cara. Já se formou a ideia do Sócrates: "mentiroso".

E depois, por muito razoável ou bom que sejam os resultados do governo, não há nada a fazer. O pessoal já não acredita nele...

citação:Originalmente colocada por eu

Concordo com o André nas críticas às desculpas esfarrapadas do PS... é tão evidente que nem merece discussão...

No entanto, não concordo com as portagens (de uma forma geral) porque penso que as populações têm direito a estradas rápidas e seguras, nem que seja para reduzir o número de vítimas da sinistralidade rodoviária.

E convém referir que estradas sem custo para o utilizador... não existem. De facto, qualquer automobilista paga impostos BRUTAIS relacionados com o seu automóvel. Vejamos: começa logo na compra: IA, IVA e IVA sobre IA, maais taxas relacionadas com registos.

Depois vem o famoso ISP + IVA sobre os combustíveis. Na manutenção, paga outra vez IVA. Todos os anos paga imposto municipal sobre veículos.

Todos estes impostos chegam e sobram para a construção e manutenção das estradas, por isso, não me venham com a treta do utilizador-pagador, porque todos nós automobilistas já pagamos, e de que maneira!

O estado não tem dinheiro para as SCUTS, porque está a gastar o dinheiro dos impostos relacionados com o automóvel noutras áreas. Por isso, quem defende as portagens não está a defender o princípio do utilizador-pagador, está a defender o princípio do...

Eu partilho este ponto de vista!

Por isso não entendo quando vejo muitos "iluminados" virem defender o "quer bom, pague!" como vi no outro dia na TV [8]

Para onde é que vai o dinheiro que o automóvel dá ao Estado?

Já viram bem</u> os preços dos automóveis em Espanha? Nos modelos mais vendidos por cá chegam a ser 10 a 20 mil euros de diferença!! Como é que eles têm mais e melhores estradas do que as nossas, e gratuitas?

citação:Originalmente colocada por eu

Uma coisa não invalida a a outra. Pelo facto de haver impostos incorrectos como o I.A não justifica a ausencia de portagens.
O I.A está mal e a ausencia de portagens tb está mal.

IVA??? todos pagamos IVA do que consumimos (mal ou bem)...não tem nada a haver com a existencia ou não de portagens.
ISP??? tb há muita gente e muitas entidades a pagar esse imposto sem nada ter a haver com portagens...combustivel para geradores, aquecimento, etc etc etc.

Até mesmo o selo do imposto municipal deveria ser substituido por algo que respeitasse a regra do utilizador pagador...isto de ter que pagar um selo mesmo que o carro não circule está mal. Com portagens á entrada dos centros urbanos acabava-se o selo.

De facto acho que os condutores/proprietarios de automoveis pagam demasiado dinheiro em impostos, de uma forma geral...até pagam o INEM no seguro como se fossem os unicos a usufruir desse serviço.
Todos estes impostos/taxas deveriam ser revistos (para baixo)...mas acho impossivel, para já acabar com eles...nomeadamente com as portagens.

Voltar
Superior