[Ajuda] Esquentador/Caldeira a Gás

Contacta a Galécia, são eles os representantes em Portugal dessa marca de caldeiras

http://www.galecia.pt/

Zona Ind. de Tabueira - Stadium Park, Fracção c
3800-055 Aveiro
Telefone: 234 306 020
Fax: 234 306 021

E pede-lhes um contacto de um instalador autorizado por eles.

citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

Contacta a Galécia, são eles os representantes em Portugal dessa marca de caldeiras

3800-055 Aveiro

Obrigado pela indicação! :)

citação:Originalmente colocada por ClioII

citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

3800-055 Aveiro

Obrigado pela indicação! :)

Depois "posta" os desenvolvimentos disto. Gostava de aprender umas coisas sobre o teu problema.

Pode não ser defeito, mas feitio:

citação:
Um esquentador pode ter dois tipos de potência:

Potência fixa
O débito de gás é sempre constante, não se adaptando ao caudal de água, obrigando o utilizador a abrir a água fria para controlar a temperatura. No caso da abertura de uma outra torneira durante o momento de utilização da anterior, nota-se alteração da temperatura.

Potência variável
Possibilita a adaptação automática pois sempre que se diminui o caudal de água, na torneira de água quente, o esquentador adapta-se de imediato, diminuindo o débito de gás no queimador e mantendo a temperatura da água.
Permite a abertura de outras torneiras de água em momentos diferentes, sem se notar alteração da temperatura.

Existem dois tipos de esquentadores quanto à pressão:

Esquentador de alta pressão
É necessária uma pressão de água bastante forte para que o esquentador funcione convenientemente.

Esquentador de baixa pressão
O esquentador reage à fraca pressão da água, tornando-se mais eficiente, que os modelos de alta pressão.
in http://bes-sec.bes.pt/casas_cls/CriaDoisMenus?pagina=lar/electronica-lar/climatizacao_da_agua.html

Novidades:

Estive de volta do esquentador já que o manual do utilizador contém o manual do instalador também com notas técnicas e esquemáticos. Como a minha vida paralela é desenrascar maquinaria, andei por lá a fazer uns testes e medidas e concluí que:

- O sensor de temperatura está bom;
- O ajuste da temperatura influi no comportamento do esquentador;
- O sensor de movimento de água está bom;
- O sensor de temperatura máxima está bom.

Sobram apenas:

- A electrónica (parte dela);
- O regulador da quantidade de gás;

Ou seja, estou lixado porque:

- Se for a electrónica, o técnico deve substituí-la toda e não apenas reparar a zona afectada, logo há-de ser caro;

- Se for o controlador do gás, é um sistema mecânico complexo e caro. Para mais, vai mexer no circuito do gás, com possíveis fugas e outras anomalias perigosas, e isso dá-me um medo que me pelo!

citação:Originalmente colocada por ClioII

Então, ppl? Nunca ninguém teve um problema semelhante que me possa dar uma dica?

Por acaso já tive um problema idêntico, com uma caldeira ROCA, e do que me recordo, o problema resolveu-se chamando um técnico e mudando uma peça. No caso da minha caldeira, os queimadores tinham três níveis de potência e isso acontecia porque a potência média não funcionava.

Pedido de Ajuda

Pedido de Ajuda

Olá pessoal....

Estou com um pequeno problema no meu esquentador... Não sei se alguém me pode ajudar???? Espero que sim, porque não percebo nada do assunto e queria evitar chamar o técnico caso possa ser eu a resolver o assunto...

Desde há uns dias que o meu esquentador, não sempre mas de vez em quando, dispara sozinho, como se alguém estivesse a usar a água quente... Não percebo o motivo!

Se alguém me puder orientar sobre o que fazer???

Obrigada!
Inesse[8b]

Não tem nenhum filtro na entrada da agua na caldeira?!
Já verificas-te se não tem lixo?!

Para arrancar, a caldeira tem que ter um caudal/pressão minima de agua, se a pressão baixar abaixo dessa pressão minima a caldeira desliga-se.
O facto de a caldeira funcionar bem com o caudal no maximo leva-me a desconfiar que o problema está no automatico de agua, ou seja na parte da agua.
Deve ser um problema hidraulico/mecanico e não electrónico!

Verifica melhor o circuito da agua![;)]

Aproveito este tópico para expor o meu caso:

Num dos wc's do meu apartamento a água não aquece (é apenas tépida), tanto na torneira do lavatório como da banheira.
O mais estranho é que na cozinha e no outro wc a água quase que sai a ferver das torneiras.

A caldeira é uma Roca Victoria 20/20 T, tem a pressão nos 1,5 bar e a temperatura nos 40º.

Toda a ajuda é bem-vinda.

Obrigado.

Aproveito este tópico para expor o meu caso:

Num dos wc's do meu apartamento a água não aquece (é apenas tépida), tanto na torneira do lavatório como da banheira.
O mais estranho é que na cozinha e no outro wc a água quase que sai a ferver das torneiras.

A caldeira é uma Roca Victoria 20/20 T, tem a pressão nos 1,5 bar e a temperatura nos 40º.

Toda a ajuda é bem-vinda.

Obrigado.

Isso parece-me um problema na regulação da temperatura da caldeira: quando se faz o ajuste de temperatura é sempre para a casa de banho que fica mais afastada...!! É no WC que fica mais longe que te acontece isso ?

Sim, é no WC mais longe que isso acontece!

Como posso resolver este problema?
Pois, então é programação da Caldeira possivelmente...lê o manual e vê onde estão as instruções sobre isso. Se te sentires pouco confortavel com a situação, liga para os serviços tecnicos da Roca que se for simples eles ajudam-te pelo telefone. Se for mais complicado, não te livras de uma deslocação dos tecnicos deles. Um conselho que te dou é..........não te metas com biscateiros com caldeiras, chama a marca. Uma coisa é mudar uma bicha ou algo assim....agora mais do que isso, não.

Li o manual mas não vi nada sobre a programação da caldeira que me resolvesse o problema.

Vou pedir ajuda técnica. Estava a querer evitar porque todos os anos há qq coisa na caldeira e lá tenho eu que desembolsar mais uns trocos!

Obrigado.

Fechei um pouco esta torneira e já tenho água quente!
Obrigado!

image.php

Isso acontece-me muito, desentopes as torneiras e os tubos, é simples. Não há programação indivídual para as diferentes divisões, não faz sentido..

Aproveito este tópico para expor a minha dúvida.
No verão um técnico veio cá a casa mudar as bichas entre o esquentador e a bilha de gás. Para além disso baixou a temperatura da água (não estava em casa e por isso não vi como o fez), porque estava muito alta e gastava muito gás por ser Verão. Ora eu estava habituado a tomar banho com a água à volta dos 44/45 graus e agora tem sido um suplicio porque a temperatura não sobre acima dos 34,5 como podem ver na foto.
Como posso regular? Não sei do manual nem o encontro no site da Fagor. Provavelmente é muito fácil mas eu não mexo no que não conheço.
esquentador.jpg

Isso mesmo, que o colega acima disse. Para meteres à temperatura que queres, abre a torneira do lava-louça e vai rodando até a chegar à temperatura que queres.

Voltar
Superior