[Ajuda] Esquentador/Caldeira a Gás

ClioII

Well-known member
Tenho uma chatisse com o meu esquentador/caldeira a gás (aquecimento de águas para banhos e aquecimento central).

O problema é que não consigo ter água morna a temperatura constante para tomar banho. Durante o banho a temperatura da água oscila: quente/fria/quente/fria...

A caldeira não possui regulação do caudal de água, apenas regulação de temperatura. Durante o banho, a caldeira liga uns segundos, desliga, volta a ligar, etc... A única maneira de a manter sempre em funcionamento é com a torneira aberta no máximo e a temperatura regulada no máximo também. Já estão a ver o desperdício de água e gás a que isto conduz...

Alguém tem ideia do que possa ser e qual a solução?

Pode ser exaustão deficiente..

O meu esquentador também fica completamente burro quando tenho a lareira acesa.. Se abrir um bocadinho uma janela ou uma porta, nem que seja uns milimetros o esquentador fica novamente a funcionar como um relogio.

citação:Originalmente colocada por mundano

Pode ser exaustão deficiente..

O meu esquentador também fica completamente burro quando tenho a lareira acesa.. Se abrir um bocadinho uma janela ou uma porta, nem que seja uns milimetros o esquentador fica novamente a funcionar como um relogio.

Obrigado pela sugestão, mas exaustão deficiente não é. A extracção de gases está bem feita, não é partilhada com mais nenhum dispositivo e tem uma enorme entrada de ar fresco na cozinha.

Se regular a temperatura no máximo e "puxar" o máximo caudal de água a caldeira fica horas a funcionar ininterruptamente, por isso problema de gases não é, :)

citação:Originalmente colocada por disable

Se é uma caldeira tenta purgar a caldeira snao pa tens de xamar 1 tecnico pa ver os bicos ou verifica tu mesmo se o queimador ta constante

O purgar a caldeira mexe com o circuito de aquecimento central, não o de águas sanitárias (banhos). Pode influir?

Não tenho vista para o queimador (está encerrado por chapas, mesmo depois de retirada a cobertura da caldeira).

o de ca de casa tem se andado a passar tipo tou no banho com a quente e a fria (morna) e as vezes fica fria e tenho que desligar totalmente a fria para voltar a dar quente :( cumps:) aproveitei o teu topico :)

citação:Originalmente colocada por bond

Isso parece um problema no sensor de temperatura da caldeira...
A mim já me aconteceu algo semelhante e o problema era o sensor...

É uma boa hipótese: o sensor não manda cá para fora o valor correcto e a caldeira acaba por desligar devido ao termóstato de segurança. ;)

citação:Originalmente colocada por Gmigas

o de ca de casa tem se andado a passar tipo tou no banho com a quente e a fria (morna) e as vezes fica fria e tenho que desligar totalmente a fria para voltar a dar quente :( cumps:) aproveitei o teu topico :)

Estás à vontade! :)

Caro user

Embora n seja a minha especialidade.
O facto de estar sempre a disparar e parar, só por si n seria sinal de avaria, pq é assim mesmo q deve funcionar.
Pela descrição q dás parece ser um sensor de temperatura.
Pede a uma pessoa habilitada para ver o problema.
E nunca, mas mesmo nunca, retires seguranças incorporadas no equipamento.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Caro user

Podes tratar-me por tu. ;)

citação:Embora n seja a minha especialidade.
O facto de estar sempre a disparar e parar, só por si n seria sinal de avaria, pq é assim mesmo q deve funcionar.

Não me parece, ou, pelo menos, a cadência de arranque/paragem deveria ser diferente. Não é normal eu tomar banho na base do escaldão seguido do balde de água fria.

citação:Pela descrição q dás parece ser um sensor de temperatura.

Tb estou em crer que sim.

citação:Pede a uma pessoa habilitada para ver o problema.

Ultimamente não tenho tido muita sorte com o pessoal técnico, por isso é que estava a ver se isto não era uma azelhice minha ou uma coisa simples que eu prórpio resolvesse.

citação:E nunca, mas mesmo nunca, retires seguranças incorporadas no equipamento.

Completamente de acordo, é que nem pensar nisso é bom! ;)

Boas ClioII

Pode ser Exaustão insuficiente como o mundano disse, mas se isso acontecesse o esquentador apagava-se e só voltaria a ligar muito tempo depois.

Deve ser um problema de mistura da agua quente com a fria, abres a fria e o seu fluxo "tapa" a quente a passa apenas a fria.

Experimenta o seguinte:

Liga apenas a agua quentee deixa correr, depois vai a torneira do gás imediatamente antes do esquentador e fecha-a um bocadinho até a chama do esquentador baixar um pouco e confirma a descida da temperatura da água, se estiver bem, optimo, se não, é uma questão de regular o fluxo do gás.

Para resolveres o problema definitivamente só vendo a canalização.

Depois diz se resultou.

PS: Nao há perigo algum em relação a experiencia.

É uma excelente sugestão, xicos_perto! :)

De facto, a electrónica da caldeira deveria regular o caudal de gás automaticamente, mas pode haver uma deficiência que deixe passar mais gás que o normal. Vai daí, a caldeira aquece demais e o limitador de temperatura de segurança dispara, deixando de aquecer a água por segundos.

Vou tentar limitar o caudal de gás manualmente na torneira a ver se o problema desaparece. Se assim for, só mesmo com intervenção na caldeira.

----------------------------

Já agora: reparadores de gás DE CONFIANÇA em Aveiro? Conhecem?

citação:Originalmente colocada por ClioII

É uma excelente sugestão, xicos_perto! :)

De facto, a electrónica da caldeira deveria regular o caudal de gás automaticamente, mas pode haver uma deficiência que deixe passar mais gás que o normal. Vai daí, a caldeira aquece demais e o limitador de temperatura de segurança dispara, deixando de aquecer a água por segundos.

Vou tentar limitar o caudal de gás manualmente na torneira a ver se o problema desaparece. Se assim for, só mesmo com intervenção na caldeira.

----------------------------

Já agora: reparadores de gás DE CONFIANÇA em Aveiro? Conhecem?

Eu acho que o problema não é na regulação do fluxo de agua quente e frias que a caldeira ou o esquentador faz.

Mas sim no circuito e já depois da agua ter passado pelo sistema de aquecimento. Numa torneira, talvez, em que haja mistura entre as aguas e devido á pressão da agua fria ser maior que a quente, uma impeça a passagem da outra.

Verifica a pressão das aguas se há grandes diferenças entre elas.

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Eu acho que o problema não é na regulação do fluxo de agua quente e frias que a caldeira ou o esquentador faz.

Mas sim no circuito e já depois da agua ter passado pelo sistema de aquecimento. Numa torneira, talvez, em que haja mistura entre as aguas e devido á pressão da agua fria ser maior que a quente, uma impeça a passagem da outra.

Verifica a pressão das aguas se há grandes diferenças entre elas.

O arranque/paragem existe mesmo que tenha apenas a torneira de água quente aberta, por isso não é daí. Só consigo evitar o arranque/paragem tendo a torneira no caudal máximo. Reduzindo o caudal de água para um valor mais aceitável aparece o problema de arranque/paragem.

Não sei como é o teu esquentador, mas eu tenho daqueles que se ligam sozinhos a pilhas e há uns tempos ele só acendia à segunda ou à terceira. Chamamos o técnico a casa e era mesmo a placa logica estragada. No nosso caso, quando acendia, ele levava tipo 2 segundos a acender e ele disse logo que devia ser da placa, porque é suposto ser quase automatico. Como antes nunca tinhamos visto um a acender logo logo nem demos por isso. Por isso, os esquentadores já começam a ser uma coisa complicada de mexer, se calhar o melhor é chamar algum tecnico da marca.

citação:Originalmente colocada por Ksyrium

Não sei como é o teu esquentador, mas eu tenho daqueles que se ligam sozinhos a pilhas e há uns tempos ele só acendia à segunda ou à terceira. Chamamos o técnico a casa e era mesmo a placa logica estragada. No nosso caso, quando acendia, ele levava tipo 2 segundos a acender e ele disse logo que devia ser da placa, porque é suposto ser quase automatico. Como antes nunca tinhamos visto um a acender logo logo nem demos por isso. Por isso, os esquentadores já começam a ser uma coisa complicada de mexer, se calhar o melhor é chamar algum tecnico da marca.

A electrónica não me assusta (é a minha profissão! :D).

Mas de esquentadores, realmente, não tenho muita experiência e numa coisa estou como tu: como já comprei a casa com a caldeira a funcionar assim, não sei dizer se há diferença entre o actual estado e o que deveria ser.

A hipótese do técnico está (infelizmente) cada vez mais próximo.

Técnicos DE CONFIANÇA em Aveiro, conhecem? [:X]

citação:Originalmente colocada por ClioII

citação:Originalmente colocada por Ksyrium

A electrónica não me assusta (é a minha profissão! :D).

Mas de esquentadores, realmente, não tenho muita experiência e numa coisa estou como tu: como já comprei a casa com a caldeira a funcionar assim, não sei dizer se há diferença entre o actual estado e o que deveria ser.

A hipótese do técnico está (infelizmente) cada vez mais próximo.

Técnicos DE CONFIANÇA em Aveiro, conhecem? [:X]

Qual é a marca e modelo da caldeira?
Penso que consigo arranjar uns contactos para assistência técnica.

Cumps

Voltar
Superior