Violação da lei da protecção de dados num banco!

• Thread starter Thread starter MrGrieves
  • Start date Start date
o sigilo bancario só existe para o estado e mais não digo...

A minha mãe já fez com que um empregado bancário fosse despedido por ter divulgado movimentos recentes e saldos de conta a alguem não autorizado... e nem precisou de fazer queixa ao banco, apenas armou um pé de vento no balcão!

Sinceramente até tive pena, mas é a vida! Dura lex sed lex.

citação:Originalmente colocada por Luís Dias

Não tenhas a minima dúvida! Ainda esta semana tive acesso a informações pessoais de mais de 600 clientes do maior banco português... e mais também não digo! [8D]:D

Ah, e não trabalho nesse banco...

citação:Originalmente colocada por MS

Não tenhas a minima dúvida! Ainda esta semana tive acesso a informações pessoais de mais de 600 clientes do maior banco português... e mais também não digo! [8D]:D

Ah, e não trabalho nesse banco...

ai dizes dizes.... a judite anda aí ... [}:)]

Olha, mais um que sabe como as coisas funcionam na vida real:D;) Sigilo bancário? Sim, sim...[}:)][}:)]

Queixa crime contra o banco..
E o palhaço que lhe telefonou, primeiro que aprenda a ver em que nome fica a transferência! Ela quando lhe restituir o dinheiro, ele ainda lhe deveria beijar os pés!

Quanto ao banco.. sem comentários!

citação:Originalmente colocada por MrGrieves

citação:Originalmente colocada por ragazzito

OK enquanto eu escrevia ja confirmaste que foi o gerente... ja agora como confirmaram tal coisa?

A minha amiga quando tratou da restituição do dinheiro, fê-lo directamente com a pessoa em questão, sem o banco pelo meio.
Tudo foi resolvido entre adultos, e logicamente, ficaram com o contacto um do outro.
A minha amiga contactou a pessoa para questionar como tinha obtido o telefone, e esta confirmou que quem lhe deu foi o gerente.

Já agora, como é que a tua amiga teve acesso aos dados da outra pessoa envolvida ?

Telefone e ou morada ?

Nem todas as trnsferências feitas no multibanco têm o nome do titular.
O engano pode acontecer.
A transferência foi feita ao balcão ou no mb? È q se foi ao balcão o banco assim como colocou lá o dinheiro retira-o, mas se foi no mb, tem de ser a pessoa a restituir.

O problema aqui está na falta de profissionalismo do Gerente. Eu avançava com queixa no balcao, retirava o dinheiro do banco e tb para a sede do banco.

citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

citação:Originalmente colocada por MrGrieves

citação:Originalmente colocada por ragazzito

OK enquanto eu escrevia ja confirmaste que foi o gerente... ja agora como confirmaram tal coisa?

A minha amiga quando tratou da restituição do dinheiro, fê-lo directamente com a pessoa em questão, sem o banco pelo meio.
Tudo foi resolvido entre adultos, e logicamente, ficaram com o contacto um do outro.
A minha amiga contactou a pessoa para questionar como tinha obtido o telefone, e esta confirmou que quem lhe deu foi o gerente.

Já agora, como é que a tua amiga teve acesso aos dados da outra pessoa envolvida ?

Telefone e ou morada ?

Penso que quando a pessoa envolvida telefonou, e houve um entendimento, confirmou o contacto para o qual a minha amiga poderia ligar para combinarem local de encontro.
Não quero estar sempre a telefonar à minha amiga a fazer-lhe um inquérito, mas assim que estiver com ela pergunto-lhe se já avançou com alguma queixa... Tudo isto se passou em Coimba, e o banco envolvido não é banco qualquer. Está entre os 3 maiores.

Realmente é uma situação mto desagradável.

Relativamente ás implicações legais:

A tua amiga foi ameaçada por isso pode fazer queixa-crime.

O banco violou o sigilo e daí decorre responsabilidade pessoal do funcionário e tb responsabilidade do banco. O banco é responsável por todos os actos dos funcionários. Imaginem q o gerente tira um milhão de euros da conta do cliente sem autorização. O Cliente fica sem o dinheiro? Não. O banco é reponsável perante o cliente e dps fica com direito de regresso sobre a quantia q pagou por responsabilidade do funcionário.

Voltando á "Terra" a tua amiga pode pedir uma indemnização por danos não patrimoniais com fundamento em angústia, violação da dados sigilosos, privacidade entre outros.

Qto á questão da fundo. O gajo q se enganou tem o direito a reaver o dinheiro. E pode ser a bem (como foi e deve ser) ou por meio de acção judicial com fundamento em enriquecimento sem causa.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Os bancos sao é uns ladrões, ainda onde paguei 3 euros e tal por um cheque avulso[8][8]
E o meu irmao depositou que a minha mãe recebeu de uma escola de artes, na conta dele só q o cheque estava careca, o banco cobrou ao meu irmao 15 euros, bolas!!! Então a gente deposita um cheque e sabemos lá se o cheque estava careca ou não!!!!

Quem deveria ser penalizado é a escola de artes q passou o cheque, não a pessoa q depositou!!!
O banco disse se o cheque fosse do mesmo banco eram os dois penalizados mas como n era[8][8][8]

A minha mãe chateou-se com isso q foi à escola com o cheque careca na mão e exigiu q pagassem o valor em CASH e mais os 15€ q o banco cobrou!
E pagaram, muitos contrariados mas pagaram, tiveram q pedir lá no escritório entre colegas o dinheiro, (eram mais de 200€)pq a minha mãe disse q n saia de lá sem o dinheiro na mão

Vocês são lixados.... como bons portugas que são o que vocês querem é... sanngueee......

temos pena.

É que neste caso

Não há violação de lei de privacidade nenhuma!

[:p]

Se fosse comigo, e após receber a chamada telefónica, não devolvia o dinheiro!!! o tipo havia de gastar rios de dinheiro para reaver os 120 euros! (e nunca o conseguiria, pois passava-lhe 1 recibo da mesma quantia e estava facturado!!!!)

O teor da conversa deveria ter sido outro, pois se ele errou deveria ter pedido desculpa e logo de seguida o favor de lhe restituir o dinheiro, nunca ameaçar!!!!!porque o erro não foi da tua amiga, mas sim dele!!
já vi acontecer situações destas, mas de resolução ainda mais "ilegal", o banco apenas vai á conta e sacou o dinheiro, sem sequer pedir autorização, de uma quantia muito elevada!!! será legal??? NÃO, mas quem manda nesta m.... de país são os Bancos!!!! Infelizmente é assim!!!

citação:Originalmente colocada por Tuaregue

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Os bancos sao é uns ladrões, ainda onde paguei 3 euros e tal por um cheque avulso[8][8]
E o meu irmao depositou que a minha mãe recebeu de uma escola de artes, na conta dele só q o cheque estava careca, o banco cobrou ao meu irmao 15 euros, bolas!!! Então a gente deposita um cheque e sabemos lá se o cheque estava careca ou não!!!!

Quem deveria ser penalizado é a escola de artes q passou o cheque, não a pessoa q depositou!!!
O banco disse se o cheque fosse do mesmo banco eram os dois penalizados mas como n era[8][8][8]

A minha mãe chateou-se com isso q foi à escola com o cheque careca na mão e exigiu q pagassem o valor em CASH e mais os 15€ q o banco cobrou!
E pagaram, muitos contrariados mas pagaram, tiveram q pedir lá no escritório entre colegas o dinheiro, (eram mais de 200€)pq a minha mãe disse q n saia de lá sem o dinheiro na mão

Ainda não perceberam que os bancos simplesmente querem acabar com os cheques?
Os pagamentos via electrónica são muito mais simples, rápidos e baratos, pois não necessitam espaço de arquivamento, manuseamento e pessoal ao balcão.

Últimos desenvolvimentos</u>

A amiga apresentou queixa à comissão nacional de protecção de dados, e a deliberação tomada foi a favor dela: o caso irá seguir para Ministério Público, mesmo apesar do banco em questão ter negado todos os factos.

Pelo que me disse, a deliberação foi tomada por haver fortes indícios de irregularidades por parte do banco.

Infelizmente por pessoas como a tua amiga deixarem passar este tipo de situações hoje a banca faz "quase" aquilo que lhe apetece no aspecto do sigilo bancário. è facil para ela fazer uma reclamação no site do baco de portugal ha um link para esse tipo de situações. Chato isso de divulgar informação a outra pessoa! Vai contra todas as regras (art 190 codigo penal)

Infelizmente por pessoas como a tua amiga deixarem passar este tipo de situações hoje a banca faz "quase" aquilo que lhe apetece no aspecto do sigilo bancário. è facil para ela fazer uma reclamação no site do baco de portugal ha um link para esse tipo de situações. Chato isso de divulgar informação a outra pessoa! Vai contra todas as regras (art 190 codigo penal)

ena. COnseguiste ir desenterrar um tópico de 2006 :)

Back