Ford S-Max e Galaxy II

Bem o meu só virá mesmo para o ano. O vendedor ainda nao me deu nenhuma novidade. Tive foi um telefonema a pouco tempodo vendedor, a dizer que vinha uma (demorava 2 dias, ja estava a chegar) só que trazia bancos em couro e o Gps, o que ficava substancialmente mais cara. Decidimos declinar a proposta do vendedor :(

Abraço,
Emanuel

Apenas para re-animar esta thread...

Estão ainda ninguem conduzio as duas motorizações TDCI de forma a permitir uma comparação coerente? Já agora alguem tem um grafico de potencia para se analizar a potencia do 2.0 às 3700rpm (onde o 1.8 debita os 125cv)?

Obrigado.

citação:Originalmente colocada por camadusa

isto já tá a parecer um segredo de estado, vá lá quem tenha em arquivo que bote aqui

:D:D:D podes crer ... isto ñ está nada facil. Aplicando uma linearidade simples (que normalmente se aplica nesta faixa de rotação). Se para o 2.0 obtemos os 140cv às 4000rpm, então teremos qq coisa como 129,5cv às 3700rpm (onde o 1.8 obtem os 125cv) ;).

Portanto para a mesma rotação, considerando que o valor de binario é igual, temos potencias especificas idênticas ... Cada vez gosto mais do 1.8 :D.

Agora na pratica, quem conduz ou conduzio o 2.0 (e se possivel o 1.8), por favor, coloque a sua opinião.

Obrigado.

Hummmm, só mais uma para chatear... Então não é que o 1.8 atingue o binario maximo (valor igual ao 2.0 - 320/340Nm) às 1800rpm, ou seja 200rpm antes do 2.0 (segundo os dados oficiais da Ford)... realmente este 1.8 é uma caixinha de surpresas :)

Confesso desde já que ainda não fiz nenhum test drive do S Max, até porque só estou a pensar comprá-lo para o ano, mas tenho um amigo que é responsável pela pós-venda da Ford. Coloquei-lhe a questão se o 2.0 valia a pena (relativamente ao 1.8) e se tinha algum para test-drive. A resposta foram dois "nãos". :D
Mantém-se o mistério...[8)]

porque é que lá fora vendem o 2.0TDCI de 130cv????????

Bem talvez por Marketing, acordos comerciais do grupo PSA, etc... Ainda ha quem compre o motor apenas a olhar para a cilindrada.

Agora porque um motor com cilindrada inferior atinge o mesmo valor de binário a uma rotação inferior? Esta acho que é mais facil responder. Talvez devido a concepções diferentes e tecnologia distinta.

tenho aqui o catálogo do galaxy e em relação aos motores diz o seguinte 1.8 Duratorq TDCI (125cv) 92KW at 3850 min (rpm)- 285 at 1750 min rpm
2.0 TDCI (143cv) 105KW at4000 min (rpm)- 340 nm at 2000 rpm
entao em que ficamos?
pelo menos o 2.0 é de 16valvulas e cabeça de bloco em liga de aluminio, o 1.8 é 8 valvulas, só por este factor será mais antigo e menos sofisticado.

porque é que lá fora vendem o 2.0TDCI de 130cv????????

Se não me engano, esse não vem equipado com o filtro de particulas, enquanto que o de 140cv já vem equipado com o filtro.

então deveria ser ao contrário, se tem o filtro de particulas deveria debitar menos cavalos , e não mais, certo ou errado?

então deveria ser ao contrário, se tem o filtro de particulas deveria debitar menos cavalos , e não mais, certo ou errado?

Concordo contigo.

Mas ao ver uma vez uma reportagem num canal francês, foi isso que eles referiram.

Mas fui agora ao "sitio" da Ford, o da França, e o 2.0 com ou sem FILTRO DE PARTICULAS, debita na mesma os 140cv.

Já não percebo...

citação:Originalmente colocada por Wheel18

Venho apenas acrescentar que o motor 2.0 é de origem Peugeot e utilizado por todo o grupo PSA. Assim em relação à potencia adicional que refere, tb nunca vi este facto nos restantes modelos equipados com o mesmo motor.
o motor 2.0 é de origem Ford/PSA, sendo uma evolução do antigo 2.0 PSA (HDI 90/110cv) ;)

Eu tenho um teste de potencia do meu motor mas montado numa cmax em que a potencia declarada é de 136cv e 320Nm. Quando o teste foi feito o motor tinha 3900 kms.

img00026ol.jpg

tenho aqui o catálogo do galaxy e em relação aos motores diz o seguinte 1.8 Duratorq TDCI (125cv) 92KW at 3850 min (rpm)- 285 at 1750 min rpm
2.0 TDCI (143cv) 105KW at4000 min (rpm)- 340 nm at 2000 rpm
entao em que ficamos?
pelo menos o 2.0 é de 16valvulas e cabeça de bloco em liga de aluminio, o 1.8 é 8 valvulas, só por este factor será mais antigo e menos sofisticado.

Bem como é sabido já coloquei a questão do binario do 1.8 à Ford Lusitana. Que me indicou que existe de facto erros no catalogo do Galaxy e no site Nacional (se verificarem nos sites Espanhol, Frances, Belga, etc... todos indicam o binario de 320/340Nm às 1800rpm), sendo o valor correcto os 320/340Nm às 1800rpm.

Quanto às 8V, como diz um colega meu, deixem-se de m****s, um motor apenas tira rendimento da turbolencia que as 2 valvulas de admissão geram em altas rotações (+ de 5000rpm). Em baixa rotação ou media abrir uma valvula de 2Cm ou 2 de 1Cm é rigorosamente o mesmo!!! Então qual a utilidade num diesel? Contra isto não tenho conhecimentos tecnicos para argumentar...

Apenas para baralhar mais um pouco [:0], temos o exemplo do TDI. O velhinho mestre 1.9 (8 Valvulas em ferro) deixa o actual 2.0 (16 Valvulas e aluminio acho?!) envergonhado nas acelerações (sem falar no consumo :D)... Pela minha esperiencia com o 1.9 110Cv e o 2.0 140Cv. Inclusive conheco pessoal que ia comprar uma Alhambra e desistiu quando disseram que já não se arranjava com o 1.9 150Cv...

Pois é pois é ... so mm esperimentando, porque analizando numeros dou a vitoria ao 1.8 TDCI.

Obrigado.

citação:Originalmente colocada por caratonico

Ricardo: obrigado pelo gráfico. Muito útil.
Para aumentar ainda mais a confusão: Já repararam que o C-Max em Espanha vem também com um motor 1.8 TDCI anunciando 115 CV? No banco de potência revela um pouco mais, mas não muito. Não será o mesmo da S-Max, aqui sem overboost?
http://motor.terra.es/motor/articulo/html/mot32736.htm

Esse motor é o memso do qe o FOCUS I, no entnatno houve várias alteraçõas em relação ao que equipava o FOCUS I, apesar da otência ser a mesma.

Uma das coisas que se pode ver de imediato, é o binário do motor, que é de 280nm contra os 250nm (no Focus I).

Quanto à questão do OVERBOOST, o motor tem na mesma o dito.

citação:Originalmente colocada por Ric_a_rdo

mas a potencia não é a mesma. no focus I era 115cv e na s-max é 125cv.

O incremento de 10Cv e os 320/340Nm devem-se à geometria do novo turbo, nova injeção "tipo esférica" Delphi com actuadores piezoelectricos. Não sei se houve mais mexidas, mas pelo que apurei, estas são as principais.

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

Confesso desde já que ainda não fiz nenhum test drive do S Max, até porque só estou a pensar comprá-lo para o ano, mas tenho um amigo que é responsável pela pós-venda da Ford. Coloquei-lhe a questão se o 2.0 valia a pena (relativamente ao 1.8) e se tinha algum para test-drive. A resposta foram dois "nãos". :D
Mantém-se o mistério...[8)]

Durante as (muitas) visitas ao concessionario Ford, tambem coloquei essa questão aos vendedores, que tendo testado as 2 motorizações, respondiam. Que apenas se justifica o 2.0 em caso de utilização extrema (Carga maxima, etc...). Em situações normais de utilização as respostas sempres foram uns coerentes NÃOS.

citação:Originalmente colocada por Wheel18

citação:Originalmente colocada por Ric_a_rdo

mas a potencia não é a mesma. no focus I era 115cv e na s-max é 125cv.

O incremento de 10Cv e os 320/340Nm devem-se à geometria do novo turbo, nova injeção "tipo esférica" Delphi com actuadores piezoelectricos. Não sei se houve mais mexidas, mas pelo que apurei, estas são as principais.
são 125cv e 300Nm ;)
os 320/340Nm são do 2.0 ;)

Back