Clientes podem pedir à banca devolução do...

JDEM

Well-known member
...arredondamento!

Os portugueses com contratos de crédito à habitação em vigor, cuja taxa de juro tenha sido arredondada em excesso, vão poder reclamar junto do seu banco os montantes cobrados indevidamente, com carácter retroactivo, noticia o Diário de Notícias.

Os portugueses com contratos de crédito à habitação em vigor, cuja taxa de juro tenha sido arredondada em excesso, vão poder reclamar junto do seu banco os montantes cobrados indevidamente, com carácter retroactivo, noticia o Diário de Notícias.

Isto porque o arredondamento de taxas foi considerado "abusivo" e passa a ser feito, em todos os casos, à milésima. De acordo com o Diário de Notícias, logo que a lei entre em vigor não serão só os contratos celebrados a partir dessa data que terão de ter taxa de juro arredondada à milésima. A regra passa a ser igualmente aplicada "aos contratos em execução, à data da entrada em vigor do diploma", como esclareceu ao jornal o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, responsável pela secretaria de Estado autora da proposta.

Caberá a cada consumidor reclamar junto do seu banco os montantes cobrados a mais, com a prática do arredondamento, nuns casos ao oitavo de ponto percentual, noutros ao quarto de ponto percentual superior. Um movimento que o governante prevê que possa atingir as mesmas dimensões do que aconteceu em Espanha, com milhares de clientes bancários a reclamarem e a serem ressarcidos dos montantes cobrados indevidamente, ajudados por associações de defesa do consumidor.

In: http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=285157

Continuam a roubar os clientes! Isto só vai trazer uma coisa! Aumento novamento dos spreads e arrefecimento da guerra dos spreads! Os bancos não perdem por isso terão de roubar noutro sítio!

Esta parte é interessante tb:

"(...) O alerta sobre esta prática, agora considerada abusiva pelo Governo, foi feito, pela primeira vez, pela Associação dos Consumidores de Produtos e Serviços Financeiros (Sefin), que calculou entre 73 e 198 milhões de euros, os ganhos anuais da banca, tendo em conta o arredondamento a um oitavo ou a um quarto de ponto, respectivamente. (...)"

http://dn.sapo.pt/2006/11/03/economia/todos_poder_reclamar_arredondamento_.html

Quando esta lei sair sou o 1º a bater à porta do banco LOL

É isso e os bancos serem obrigados a colocar à ordem os cheques no mesmo dia se for do mesmo banco e até 1 dia útil se for de outros bancos.

Também é muito bom. Eles por lei têm 4 dias úteis para fazer isso, mas nunca - repito - nunca cumprem. Tempo é dinheiro. :D

E uma pessoa pode precisar do dinheiro do cheque para comer. Tem que esperar 4 dias (se não for mais). Enfim...

1 Abr.

citação:Originalmente colocada por marcunha

já estou à espera, quando é se pode atacar ?

MCunha

Não sei! Mas por acaso esta manhã estive no Barclays (meu banco) e avisei a gestora de conta que quando isto for publicado serei o 1º da fila!!!!! :D

Mas os bancos vão dar a volta à coisa!

Arredondamentos de spread:

ao quarto: 0,25%
ao oitavo: 0,125%
ao milésimo: 0,1%

é isto não é? é uma vergonha realmente o arredondamento ao quarto percentual!

citação:Originalmente colocada por Tomahawk

JDEM, o arredondamento ao milésimo é 0.001%

Mas não pensem que a banca vai ficar de braços cruzados.

Já falam no aumento dos spreads.

Mas se tiveres um spread realmente baixo, estilo 0,3 ou 0,45 o banco não o pode alterar!

Eu não acreditava nisso.

Todo o pessoal que tem emprestimos, está nas mãos destes caramelos.
E basta dar o exemplo das petroliferas para perceber que a concorrencia, não trás gds beneficios ao consumidor, pq é td acordado entre eles.
Se todos subirem os spreads, o pessoal não tem por onde fugir.
E atenção que os bancos não ficam a perder, ficam é a ganhar menos, visto que os lucros são astronómicos

Tenho impressão que não podem aumentar os spreads nos contractos já existentes sem acordo do cliente.

Acho bem que devolvam, se bem que no meu caso, não faço boi de ideia de quanto terá sido o rombo.

Eu não acreditava nisso.

E basta dar o exemplo das petroliferas para perceber que a concorrencia, não trás gds beneficios ao consumidor, pq é td acordado entre eles.
E atenção que os bancos não ficam a perder, ficam é a ganhar menos, visto que os lucros são astronómicos

Mas quem tem já os contratos feitos (escritura) os bancos vão devolver o dinheiro?!... a ver vamos!

Este assunto é daqueles que interessa a todos!

Neste momento estou no meio de uma operação de crédito habitação e o meu banco fez-me uma proposta bastante atraente, penso eu:

O% de spread nos 2 primeiros anos, spread de 0,29% a partir do 3º ano com arredondamento ao oitavo, ahhh euribor a 3m ou a 6m eu decido!
O que acham destas condições haverá outros bancos a praticarem condições melhores?

Tenho um doc com estas condições aprovadas, a ver vamos se isto não muda tudo agora! [:0]

Os bancos nunca mas nunca perdem dinheiro!!!
Vão buscar em outro lado, invetam mais uma taxa qq não so para compensar o q vão perder agora, mas sim ainda vão sacar mais guita do q antes!

citação:Originalmente colocada por JDEM

Eu não acreditava nisso.

Mas quem tem já os contratos feitos (escritura) os bancos vão devolver o dinheiro?!... a ver vamos!

Este assunto é daqueles que interessa a todos!

Neste momento estou no meio de uma operação de crédito habitação e o meu banco fez-me uma proposta bastante atraente, penso eu:

O% de spread nos 2 primeiros anos, spread de 0,29% a partir do 3º ano com arredondamento ao oitavo, ahhh euribor a 3m ou a 6m eu decido!
O que acham destas condições haverá outros bancos a praticarem condições melhores?

Tenho um doc com estas condições aprovadas, a ver vamos se isto não muda tudo agora! [:0]

Assim de repente, parece muitíssimo bom!
Tens a certeza que não há umas "taxas de manutenção", "taxa mensal", "taxa de meterologia" ou "taxa-daquilo-q-você-entender" aí pelo meio?!? É uma forma de ir buscar dinheiro propagandeando um baixo spread. ;)

É claro, se estiveres a pedir uma percentagem relativamente baixa face ao valor do imóvel e tiveres um IRS condizente, é provável que o banco te faça boas condições.

Se for um empréstimo a 15..20 anos, estas condições são boas.

Se for mais tempo, é apenas uma cenoura...

O melhor indicador da qualidade dos empréstimos é extremamente simples e os bancos raramente falam dele:

É a comparação entre:
-valor do empréstimo;
-total de pagamentos efectuados durante a duração do empréstimo, incluindo todas as taxas, seguros, etc...

O resto... são tretas!;)

parece que o BPI faz taxas fixas... alguém conhece este produto?

No meu caso é o que é (sem + taxas extras) pois já tenho vários produtos financeiros no banco, se calhar vão tentar-me comer nos seguros, mas já fui avisando que vou pedir propostas em várias seguradoras!

O problema dos seguros, é que se não os fizeres com o banco, aumenta-te o spread, e aquilo q poupas no seguro nao chega para o que vais pagar a mais na prestação

O problema dos seguros, é que se não os fizeres com o banco, aumenta-te o spread, e aquilo q poupas no seguro nao chega para o que vais pagar a mais na prestação

Tens razão, mas no meu caso, como já tenho muitos produtos do banco (PPR, Fundos de investimento, visas, domiciliação de ordenado etc) estas condições não obrigam à contratação de seguros no banco!

E os efeitos retroactivos referem-se a q período? a todo o período do empréstimo ou só nos últimos X anos?

Se uma pessoa tiver a pagar o empréstimo há 20 anos tem direito a que lhe devolvam 20 anos de arredondamentos?

...arredondamento!

Isto porque o arredondamento de taxas foi considerado "abusivo" e passa a ser feito, em todos os casos, à milésima. De acordo com o Diário de Notícias, logo que a lei entre em vigor não serão só os contratos celebrados a partir dessa data que terão de ter taxa de juro arredondada à milésima. A regra passa a ser igualmente aplicada "aos contratos em execução, à data da entrada em vigor do diploma", como esclareceu ao jornal o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, responsável pela secretaria de Estado autora da proposta.

Caberá a cada consumidor reclamar junto do seu banco os montantes cobrados a mais, com a prática do arredondamento, nuns casos ao oitavo de ponto percentual, noutros ao quarto de ponto percentual superior. Um movimento que o governante prevê que possa atingir as mesmas dimensões do que aconteceu em Espanha, com milhares de clientes bancários a reclamarem e a serem ressarcidos dos montantes cobrados indevidamente, ajudados por associações de defesa do consumidor.

In: http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=285157

Continuam a roubar os clientes! Isto só vai trazer uma coisa! Aumento novamento dos spreads e arrefecimento da guerra dos spreads! Os bancos não perdem por isso terão de roubar noutro sítio!

Esta parte é interessante tb:

"(...) O alerta sobre esta prática, agora considerada abusiva pelo Governo, foi feito, pela primeira vez, pela Associação dos Consumidores de Produtos e Serviços Financeiros (Sefin), que calculou entre 73 e 198 milhões de euros, os ganhos anuais da banca, tendo em conta o arredondamento a um oitavo ou a um quarto de ponto, respectivamente. (...)"

http://dn.sapo.pt/2006/11/03/economia/todos_poder_reclamar_arredondamento_.html

Quando esta lei sair sou o 1º a bater à porta do banco LOL

Creio</u> que o Dec. Lei vai obrigar os bancos a reenbolsar os clientes automaticamente ao contrario do que vem na noticia, quem me disse afirma que já o leu, mas vamos esperar para ver.

Voltar
Superior