Clientes podem pedir à banca devolução do...

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por JDEM

...arredondamento!

Os portugueses com contratos de crédito à habitação em vigor, cuja taxa de juro tenha sido arredondada em excesso, vão poder reclamar junto do seu banco os montantes cobrados indevidamente, com carácter retroactivo, noticia o Diário de Notícias.

Os portugueses com contratos de crédito à habitação em vigor, cuja taxa de juro tenha sido arredondada em excesso, vão poder reclamar junto do seu banco os montantes cobrados indevidamente, com carácter retroactivo, noticia o Diário de Notícias.

Isto porque o arredondamento de taxas foi considerado "abusivo" e passa a ser feito, em todos os casos, à milésima. De acordo com o Diário de Notícias, logo que a lei entre em vigor não serão só os contratos celebrados a partir dessa data que terão de ter taxa de juro arredondada à milésima. A regra passa a ser igualmente aplicada "aos contratos em execução, à data da entrada em vigor do diploma", como esclareceu ao jornal o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, responsável pela secretaria de Estado autora da proposta.

Caberá a cada consumidor reclamar junto do seu banco os montantes cobrados a mais, com a prática do arredondamento, nuns casos ao oitavo de ponto percentual, noutros ao quarto de ponto percentual superior. Um movimento que o governante prevê que possa atingir as mesmas dimensões do que aconteceu em Espanha, com milhares de clientes bancários a reclamarem e a serem ressarcidos dos montantes cobrados indevidamente, ajudados por associações de defesa do consumidor.

In: http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=285157

Continuam a roubar os clientes! Isto só vai trazer uma coisa! Aumento novamento dos spreads e arrefecimento da guerra dos spreads! Os bancos não perdem por isso terão de roubar noutro sítio!

Esta parte é interessante tb:

"(...) O alerta sobre esta prática, agora considerada abusiva pelo Governo, foi feito, pela primeira vez, pela Associação dos Consumidores de Produtos e Serviços Financeiros (Sefin), que calculou entre 73 e 198 milhões de euros, os ganhos anuais da banca, tendo em conta o arredondamento a um oitavo ou a um quarto de ponto, respectivamente. (...)"

http://dn.sapo.pt/2006/11/03/economia/todos_poder_reclamar_arredondamento_.html

Quando esta lei sair sou o 1º a bater à porta do banco LOL

Creio</u> que o Dec. Lei vai obrigar os bancos a reenbolsar os clientes automaticamente ao contrario do que vem na noticia, quem me disse afirma que já o leu, mas vamos esperar para ver.

Essa ideia é de uma insanidade tal, que nem comento.

É rectroactivo porque abrange contratos já celebrados, a decorrer.
Acham que os bancos vão recalcular os juros pagos, com base em taxas passadas??

Se o erro é do jornalista, compreendo...estou sempre a dar descontos de 100% a estes jornalecas tugas.

Se a ideia consta efectivamente do Dec.Lei, estou em crer que o Sec.Estado vai ter que comer as folhinhas na 2ªfeira ao pequeno-almoço.
Conheço pelo menos 3 senhores que farão questão de o visitar logo pela manhãzinha para esclarecer o mal-entendido.
E vão de helicóptero.

citação:Originalmente colocada por JDEM

citação:Originalmente colocada por Tomahawk

Eu não acreditava nisso.

Todo o pessoal que tem emprestimos, está nas mãos destes caramelos.
E basta dar o exemplo das petroliferas para perceber que a concorrencia, não trás gds beneficios ao consumidor, pq é td acordado entre eles.
Se todos subirem os spreads, o pessoal não tem por onde fugir.
E atenção que os bancos não ficam a perder, ficam é a ganhar menos, visto que os lucros são astronómicos

Mas quem tem já os contratos feitos (escritura) os bancos vão devolver o dinheiro?!... a ver vamos!

Este assunto é daqueles que interessa a todos!

Neste momento estou no meio de uma operação de crédito habitação e o meu banco fez-me uma proposta bastante atraente, penso eu:

O% de spread nos 2 primeiros anos, spread de 0,29% a partir do 3º ano com arredondamento ao oitavo, ahhh euribor a 3m ou a 6m eu decido!
O que acham destas condições haverá outros bancos a praticarem condições melhores?

Tenho um doc com estas condições aprovadas, a ver vamos se isto não muda tudo agora! [:0]

Sim.

citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik
(...)
Essa ideia é de uma insanidade tal, que nem comento.

É rectroactivo porque abrange contratos já celebrados, a decorrer.
Acham que os bancos vão recalcular os juros pagos, com base em taxas passadas??

Se o erro é do jornalista, compreendo...estou sempre a dar descontos de 100% a estes jornalecas tugas.

Se a ideia consta efectivamente do Dec.Lei, estou em crer que o Sec.Estado vai ter que comer as folhinhas na 2ªfeira ao pequeno-almoço.
Conheço pelo menos 3 senhores que farão questão de o visitar logo pela manhãzinha para esclarecer o mal-entendido.
E vão de helicóptero.
Não estou a ver qual a dificuldade de calcular a rectificação. A nível de programação isso é limpar c* a meninos. Agora se há gente interessada em tentar demonstrar que é uma tarefa "herculiana"... não me parece que seja com helicópteros que o consigam.

citação:Originalmente colocada por blink

Não estou a ver qual a dificuldade de calcular a rectificação. A nível de programação isso é limpar c* a meninos. Agora se há gente interessada em tentar demonstrar que é uma tarefa "herculiana"... não me parece que seja com helicópteros que o consigam.

O Socrates é o D.Quixote e o Teixeira dos Santos é o Sancho Pança.
Lá andam os dois a dar cabo do negócio aos vilóes da banca.

A programação não é assim tão simples e fica sempre mais barato alterar a lei a favor do banco.
O efeito na população foi atingido, pelo que se houver "pequenos ajustes" ao texto legal não haverá problema.

Mas reconheço que o Sancho Pança desta vez fez bingo. Estes gajos são bons na função.
Daqui a 6 meses falamos com os felizes contemplados com esta lei para averiguarmos os ganhos.

Vorsprung durch Technik, os teus posts normalmente uteis, construtivos e interessantes de se ler, transformaram-se neste tópico, demonstrativos da prepotência da banca nacional!

Vais-me dizer que achas correctos arredondamentos de 0,25%? Vais-me dizer que achas correctas algumas comissões absurdas? Provavelmente vais pois isto são cosias que tu não conheces, mas nós conhecemos e bem!;)

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Vorsprung durch Technik, os teus posts normalmente uteis, construtivos e interessantes de se ler, transformaram-se neste tópico, demonstrativos da prepotência da banca nacional!

Vais-me dizer que achas correctos arredondamentos de 0,25%? Vais-me dizer que achas correctas algumas comissões absurdas? Provavelmente vais pois isto são cosias que tu não conheces, mas nós conhecemos e bem!;)

Calma, rapaz!

Infelizmente conheço muito bem, e precisamente por isso é que estou para aqui a escrever.

Mas tb acho que estou a chover no molhado. A mensagem passou bem.

Só uma dica: a Euribor a 3 meses tem várias formas de cálculo, baseada na Euribor diária. Se mudarmos a base de cálculo (desde média dos ultimos 90 dias até a ser igual à Euribor do último dia do trimestre, entre inúmeras), podemos encontrar diferenças de 0,3% a 0,5%.
E continua a ser a Euribor a 3 meses que vocês contrataram.

Capiche?

Eu estou calmo moço!:D

Eu sei perfeitamente que trabalhas na área e sou o primeiro a gabar alguns tópicos/posts/esclarecimentos que já aqui fizeste.

E neste caso tambem estás a esclarecer o que vai acontecer, ou seja, que os teus patrões vão continuar a tratar os clientes como têm vindo a fazer, como a presa mórbida pronta a ser devorada pelos abutres.

Sou, e sempre fui, apologista de que o mercado funcione livremente sem intervenção do estado, mas a banca cada vez me dá mais náuseas na forma prepotente como trata os clientes.

O exemplo que dás é mais um exemplo dessa prepotência. Pessoalmente já esperava/espero que os bancos nos comam por outro lado, aliás, como é habitual, provavelmente vamos ficar a perder mais ainda!

Cumprimentos

Eu passo-me é com as seguradoras...sempre a roubar! ;)

Quando contrato uma apólice de seguro fico sempre com a ideia que quando precisar dela vou cair numa exclusão ou num caso não previsto.
E sempre que precisei, o processo burocrático para reclamação da indeminização foi tão lento, que parece uma prova de persistência e teimosia.

Cada um carrega a sua cruz...;)

Eu passo-me é com as seguradoras...sempre a roubar! ;)

Quando contrato uma apólice de seguro fico sempre com a ideia que quando precisar dela vou cair numa exclusão ou num caso não previsto.
E sempre que precisei, o processo burocrático para reclamação da indeminização foi tão lento, que parece uma prova de persistência e teimosia.

Cada um carrega a sua cruz...;)

Lá estás tu a mudar de assunto! :D;)

citação:Originalmente colocada por jcpr

Tenho impressão que não podem aumentar os spreads nos contractos já existentes sem acordo do cliente.

Acho bem que devolvam, se bem que no meu caso, não faço boi de ideia de quanto terá sido o rombo.

Claro que não podem aumentar os spreads porque está escrito na escritura (Doc. Complementar).
No entanto acho também que ninguém vai receber puto de rectroactividade dos arredondamentos. O arredondamento também está inscrito na escritura e aceite pelas partes.Trata-se de um contrato que ninguém foi obrigado a aceitar pelo que só em contratos futuros a lei pode impedir essas "manobras" da Banca. Muito estranho seria um (des)Governo vir alterar condições contratualizadas e confirmadas por notário. Para mim, trata-se apenas de mandar poeira para os olhos. O Zè Socrates está com a imagem cada vez mais desgastada e isto é apenas uma "cortina de fumo" para revitalizar a imagem.

A ideia da retroactividade só faz sentido no caso de se aplicar esta regra aos contratos já em vigor.
Mas o que se questiona aqui é o reembolso dos diferenciais pagos pelo cliente pelo arredondamento das taxas.

E aqui, posso com toda a certeza afirmar que das duas uma: ou o jornalista percebeu mal a coisa, ou então o Sec.Estado esqueceu-se de consultar uma meia dúzia de amigos sem os quais não respira.

Mas a questão que levantas também é interessante: os arrendondamentos constam dos contratos.
O Dec.Lei vai revogar clausulas contratuais?

Não tenho a certeza, mas os arredondamentos estão escritos no doc. complementar? Tenho ideia que é só o spread... se calhar engano-me.

Se estiver na escritura o arredondamento, vamos ver os retroactivos pelo canudo LOLOL

E esta notícia serviu apenas para nos atirarem areia para os olhos, os jornalistas nem tiveram o cuidado de pedirem opiniões de um jurista sobre este caso, perfeito!

citação:Originalmente colocada por jcpr

Tal como revoga quando compras um carro em segunda mão e assina as dizer que aceitas apenas 6 meses de garantia e caixa, não?

A resposta é não!
A Lei, no caso de garantias prevê um prazo mínimo, que deve ser cumprido. No caso em apreço, a lei não existia e só a partir de agora pode regulamentar os contratos de empréstimo à habitação. Depois de entrar em vigor, se a lei disser que não pode haver arredondamentos ou que só podem ser à décima ou à milésima, os contratos terão de estar legais, ou seja, de acordo com a lei.
Já agora aproveito para esclarecer que todas as clausulas, nomeadamente: taxas, arredondamentos, prazos, amortizações, cancelamento antecipado, seguros,comissões, etc... estão expressos no Documento Complementar, que é o instrumento que regula o contrato de empréstimo. Na escritura, normalmente estão os intervenientes( Comprador-Vendedor-Fiadores-Procuradores), a identificação do imóvel, o preço pelo qual é vendido o imóvel ,o preço atribuído ao imóvel e demais caracteristicas referentes à venda, hipoteca, fiança, assim como a certificação de que foram exibidas, licença de habitabilidade, documentos camarários (por exemplo loteamento) etc...

O Sócrates entrou em contagem decrescente. Escrevam! Meteu-se com a Banca (arredondamentos, hoje "bocas" sobre a % paga de IRC) e como diz o velho ditado: quem semeia ventos colhe tempestades. Creio que vem aí uma tempestade e das grandes...

citação:Originalmente colocada por Bzidroglio

O Sócrates entrou em contagem decrescente. Escrevam! Meteu-se com a Banca (arredondamentos, hoje "bocas" sobre a % paga de IRC) e como diz o velho ditado: quem semeia ventos colhe tempestades. Creio que vem aí uma tempestade e das grandes...

Ontem à noite tive exactamente este pensamento ao ver as notícias.
Parece-me que não está a gostar de ser PM...

Ui ui, vi há pouco as notícias no site do Público. O governo meteu o pé na argola: a estratégia de comunicação, as manchetes fabricadas pelas agências de comunicação, o marketing político... funcionam muito bem contra os funcionários públicos (e os sindicatos deles que são uma cambada de calhaus).

Agora contra os bancos... esses têm dinheiro e poder para responder na mesma moeda...

Eles não respondem na mesma moeda...eles fazem-lhes a cama.
O Socrates fia-se na maioria absoluta, mas esticou a corda em demasia.

A banca está à espera que o governo se retraía.
Se os efeitos nas contas dos bancos forem efectivos - notem que isto é bem diferente de lançar leis espalhafatosas mas inócuas - o governo vai ter finalmente oposição à séria.

Eles não respondem na mesma moeda...eles fazem-lhes a cama.
O Socrates fia-se na maioria absoluta, mas esticou a corda em demasia.

A banca está à espera que o governo se retraía.
Se os efeitos nas contas dos bancos forem efectivos - notem que isto é bem diferente de lançar leis espalhafatosas mas inócuas - o governo vai ter finalmente oposição à séria.

Finalmente!

Não é bem do quadrante que se precisa, mas alguma oposição é benvinda!

Quem brinca com o fogo queima-se...

Voltar
Superior