Ibiza que manda a água fora...(não é da junta)pag2

este fim de semana verifiquei a bomba de agua e estava ok mudei o termóstato e estava ok já não sei o que possa ser.

De uma vez por todas não limpes o radiador MUDA-O!! tivemos aqui um audi 80 na oficina que tinha esses sintomas e enquanto não levou um radiador NOVO não se teve paz com o carro.

Uma vez que já se viu que não é da junta então só tem uma explicação e duas origens possíveis:

Explicação:

A pressão advém das câmaras de combustão, e aumenta com a temperatura porque a dilatação aumenta a fissura.

Origem:
- Culassa fissurada
- Bloco fissurado

Ambas as peças devem ser sujeitas a um teste hidráulico numa tina específica onde a água é aquecida a mais de 90º.

Cptos

As tubagens do circuito de refrigeração ganham demasiada pressão?

Tive um problema semelhante num Golf 1.4, era simplesmente o circuito obstruído com sujidade.

Boas!

Tenho vindo a acompanhar este tópico desde o início, mal imaginando que um dia iria passar por um problema semelhante :(
O meu carro está neste momento no mecânico para se fazer um diagnóstico da situação, e para o meio da semana que vem deverei ter novidades, assim o espero.

Em resumo, vou dizer aqui o que se passa com o meu carro, na esperança que as possíveis soluções se possam também aplicar ao caso do LH. O carro é uma carrinha Peugeot 306 1.9 TD de Maio de 1998 e neste momento tem ca. de 199.600 Km.
Tudo começou mais ou menos em Novembro do ano passado, quando numa noite bem chuvosa de Inverno, numa saída à noite, não conseguia eliminiar a humidade que se acumulava no interior do pára-brisas. Pensei que fosse do tempo extremamente húmido (embora eu achasse estranho nem sequer o Ar Condicionado conseguir desembaciar o vidro), mas não fiquei demasiado preocupado. Também não fiquei muito preocupado quando o carro nessa noite me pediu água, acendendo a luz vermelha no tablier. Enchi o vaso de expansão, e segui viagem. Comecei a ficar preocupado quando, depois de ter parado o carro e quando meti o motor a trabalhar para ir para casa, me voltou a pedir água!! Bom, ainda consegui desenrascar a situação, falando com o porteiro da discoteca que, muito amavelmente, foi ao bar pedir 2 ou 3 garrafas de plástico vazias para eu encher de água e conseguir chegar a casa! Por isso, já podem ver a velocidade a que o carro de repente começou a perder água! :(:( [8)]
Bom, isto foi no fim de semana, mas na 2ª feira, com o carro cheio de garrafas de água, lá fiz a viagem de Leiria até Lisboa, tendo desta vez parado 1 vez durante o caminho para reatestar. Falei com o mecânico, que me disse que isso poderia ser fuga no radiador da sofagem. No fim de semana seguinte, deixei o carro na oficina, para o mesmo ser trocado. Ficou tudo bem, até que, passados alguns meses, voltou a acontecer o mesmo! E desta vez pior! A viagem que fiz de Lisboa para Leiria foi feita em condições bastante difíceis, com Ar Condicionado no máximo, uma humidade que já nem com o pano se conseguia limpar completamente o pára-brisas e, já perto de Leiria, o que acontece? De repente o chão do passageiro da frente fica cheio de água!!! Bem, o carro ficou directamente na oficina, com o mesmo diagnóstico. Foi-se a ver, o radiador (novo!) da sofagem apresentava nova fuga! Pensou-se que fosse defeito de fabrico, trocou-se novamente o radiador. Tudo andou bem... até à semana passada! Novamente os mesmos sintomas, chão do pendura novamente inundado, telefonema para o mecânico. Ele desta vez achou muito estranho e ficou com um ar bastante preocupado. Primeiro diagnóstico, feito ainda por telefone: possível junta da cabeça queimada ou até mesmo cabeça do motor rachada, o que cria excesso de pressão no circuito e provoca o "rebentamento" dos radiadores da sofagem. Obviamente, fiquei logo extremamente preocupado. Até agora ainda não sei o que se passa, liguei ontem para o mecânico, que me disse ter a carrinha desmontada e estar a fazer testes, só sendo talvez possível saber alguma coisa lá para 4ª feira :(:(:(
De referir o seguinte:

- Nunca notei qualquer perda de rendimento do motor, bem pelo contrário. O mesmo está mais suave elástico que nunca
- Nunca, mas mesmo nunca houve qualquer aquecimento anormal na água (controlo permanente graças ao manómetro no tablier)
- Atestei sempre imediatamente o carro com água, sempre que a luzinha acendia
- Que seja do meu conhecimento, o motor não consumia óleo

Perante isto, resta-me aguardar ouvir o mecânico, mas espero que o que quer que seja, possa ter utilidade também para a resolução deste caso!

Lino Marques, tens novidades?

o meu continua na mesma... vou-lhe acrescentando água. É mais ou menos 100 a 150km e é preciso acrescentar...

Já não sei como fazer... possivelmente devo-me aguentar com ele assim por mais uns tempos e depois troco de carro...

Back