Fim do emprego para toda a vida ...

KarmaCop213: Por acaso ficava bastante chateado se fizesse toda a vida a mesma coisa, e na mesma empresa. Mas também sou de outra geração que nunca conheceu o emprego para toda a vida.

Penso que seremos mesmo o unico país na europa onde os jovens se formam e pensam logo a seguir em ingressar no el-dorado. 'O emprego para toda a vida'. Na minha opinião tem de acabar. Provoca uma falta de dinamismo interno.

Mas falta aqui outra, mas não menos importante, variável, a da "libertação" de mão de obra "mais antiga" a tempo da integração no tempo certo da mais nova! Estou a falar, claro, da idade da reforma...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Mas falta aqui outra, mas não menos importante, variável, a da "libertação" de mão de obra "mais antiga" a tempo da integração no tempo certo da mais nova! Estou a falar, claro, da idade da reforma...

O que vai fazer aos 55 anos o funcionário da repartição que fazia a mesma coisa há mais de 30 anos, mesmo que tenha sido um bom funcionário?

citação:Originalmente colocada por Daemonarch

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

O que vai fazer aos 55 anos o funcionário da repartição que fazia a mesma coisa há mais de 30 anos, mesmo que tenha sido um bom funcionário?
Exactamente!;)

citação:A ideia de que um emprego na função pública é para toda a vida ameaça ruir </u>e elevar ainda mais o descontentamento dos sindicatos que, na semana passada, fizeram uma greve geral de dois dias."

Já não era sem tempo !!!

A gestão de carreiras, seja da função pública, seja da função privada tem que ser feita por mérito e desempenho !

Tudo o resto são demagogias sindicalistas !

citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Tomahawk

citação:
--------------------------------------------------------------------------------
O problema do fim do "emprego para toda a vida" desacompanhado de uma idêntica agilização na oferta de emprego gera problemas de estabilidade e confiança! Os bancos retrair-se-ão na concessão de crédito, as famílias formar-se-ão ainda mais tarde, terão ainda menos filhos... e a massa idosa (leia-se pensionistas...) aumentará ainda em maior desproporção...

O problema do fim do emprego para a vida, só se poem nos funcionários publicos, pq os privados nunca tiveram essa garantia.

Não é verdade! Nunca ouviste falar em contrato de trabalho como efectivo? E com que base se negoceiam indemnizações aos trabalhadores quando as empresas fecham, ou quando é cessado, sem fundamento, um contrato individual de trabalho?...

Só podes estar a brincar.

Eu felizmente, ou infelizmente, sei bem o que é estar dos dois lados, pq trabalhei 4 anos nos Serviços administrativos do IVA como contratado a fazer o que os funcionários publicos do quadro não queriam fazer, e a suprir as faltas deles, com os famosos artigos 65 e 68.

E trabalho no privado á 16 anos (como estás a ver não sou nenhum menino), numa empresa que tem sofrido reestruturações atras de reestruturações, em que eramos 600 e agora não chegamos a 250, e estou a falar de pessoas com 30, 35, 40 anos de idade, e 10,15,20 de casa.

Como estás a ver sei bem o que é ser efectivo, pq o sou á cerca de 14 anos, mas de um dia para o outro correm comigo se quiserem, e não me lembro de nenhum funcionario publico a quem tenha acontecido o mesmo.

No meu tempo ...

... não é bem, mas quase.

- Um trabalhador aplicado, esforçado, empreendedor, tinha possibilidades de carreira, quando sentia que estava mal remunerado face ás suas capacidades, encetava uma negociação com patrão e na recusa deste procurava nova colocação dentro da sua area, não era invulgar no espaço de 1~2 meses estar numa empresa diferente.

Não era incomum ser aliciado para uma empresa que pagasse mais e oferecesse melhores condições e regalias sociais.
.
Hoje além da precariedade de trabalho, maioritariamente não há reconhecimento pelo esforço, não existe negociação de remuneração o funcionário não arrisca a grandes exigências mesmo que esteja a ser desconsiderado nas suas funções, são raras as vezes que existe aliciamento com melhores remunerações, condições e regalias sociais.

Algo me diz que (na minha perspectiva), apesar das regras de trabalho terem mudado substancialmente e o conceito de "fazer carreira" numa empresa tenha deixado de existir, existe uma visão muito descartável e de baixo custo atribuido a um funcionário.

Hoje comparativamente com á 20 anos atrás (nem é preciso ir muito atrás) a dificuldade na angariação de um posto de trabalho é deveras complicado.

Sim não há carreiras, mas também não há emprego e por arrasto havendo mais oferta do que procura pode-se empregar com menores custo para a entidade patronal, a exemplo disso basta ver o tópico do USER que tirou um curso de manobrador de máquinas, em Portugal oferecem-lhe um ordenado de 450€ e o prestigio de trabalhar numa empresa de renome nacional.
Em Espanha oferecem-lhe somente acima de 1000 numa firma sem prestigo.

citação:Algo me diz que (na minha perspectiva), apesar das regras de trabalho terem mudado substancialmente e o conceito de "fazer carreira" numa empresa tenha deixado de existir, existe uma visão muito descartável e de baixo custo atribuido a um funcionário.

Depende do funcionário ! Hoje em dia um funcionário tem q se traduzir em Valor para uma organização. Se sim, te garanto que é tudo menos descartável. Se não, então muito provavelmente terá esse "estatuto".

Conheço vários casos que exemplificam tanto um como outro tipo de funcionário e é sintomático. Um funcionário que represente bons resultados é reconhecido, remunerado como tal. Os q não apresentem resultados são "indesejados" na empresa...

é de aplaudir!

na privada tb não há empregos prá vida, pq é que uns iluminados devem ter? O ser efectivo hoje, não quer dizer nada e não dá garantia de nada!

citação:Originalmente colocada por hpventura

citação:A ideia de que um emprego na função pública é para toda a vida ameaça ruir </u>e elevar ainda mais o descontentamento dos sindicatos que, na semana passada, fizeram uma greve geral de dois dias."

Já não era sem tempo !!!

A gestão de carreiras, seja da função pública, seja da função privada tem que ser feita por mérito e desempenho !

Tudo o resto são demagogias sindicalistas !

Então vamos fazer ruir também a carreira dos Militares e das várias forças Policiais, também existem muitos lugares ocupados somente decreto e tempo, o mérito esse ficou na gaveta.

Vamos fazer com que os médicos do Publico se dediquem a 100% com exclusividade, ou trabalha com total dedicação e exclusividade no publico ou opta somente pelo Privado.

Aliás todas a profissões liberais que tenham remunerações do Estado em C.Municipais, entidades publicas, etc. passam a regime de exclusividade, não há cá pareceres, acessoria no privado ou um gabinetezinho ou consultório, fulano nessas condições optam ou "sim ou sopas".

Era bom que se mentalizassem para estes aspectos, quando vão tirar os cursos de medicina por exemplo, ou se preparam para fazer carreira no publico ou opta pelo privado, agora "um no papo e outrro no regaço " é que não.

citação:Então vamos fazer ruir também a carreira dos Militares e das várias forças Policiais, também existem muitos lugares ocupados somente decreto e tempo, o mérito esse ficou na gaveta.

Vamos fazer com que os médicos do Publico se dediquem a 100% com exclusividade, ou trabalha com total dedicação e exclusividade no publico ou opta somente pelo Privado.

Aliás todas a profissões liberais que tenham remunerações do Estado em C.Municipais, entidades publicas, etc. passam a regime de exclusividade, não há cá pareceres, acessoria no privado ou um gabinetezinho ou consultório, fulano nessas condições optam ou "sim ou sopas".

Era bom que se mentalizassem para estes aspectos, quando vão tirar os cursos de medicina por exemplo, ou se preparam para fazer carreira no publico ou opta pelo privado, agora "um no papo e outrro no regaço " é que não.

E pq não?

Tens duvidas que as forças militares tem gente a mais?
Tens duvidas que o serviço de saude era melhor, se os medicos, enfermeiros, etc, do publico, se dedicassem só ao publico?

citação:Originalmente colocada por Tomahawk

citação:Então vamos fazer ruir também a carreira dos Militares e das várias forças Policiais, também existem muitos lugares ocupados somente decreto e tempo, o mérito esse ficou na gaveta.

E pq não?

Tens duvidas que o serviço de saude era melhor, se os medicos, enfermeiros, etc, do publico, se dedicassem só ao publico?

Isso não de agora e é um problema grave que temos há anos e que dura e dura e dura...

Gente a mais, quarteis a mais, tudo a mais! Devia-se profissionalizar de vez a tropa, mas isso era mexer com interesses de muita gente e era uma reforma brutal que alguém terá de ter os tomates para a fazer!

Tens duvidas que o serviço de saude era melhor, se os medicos enfermeiros, etc, do publico, se dedicassem só ao publico?

[/quote]

Eu não tenho duvidas, E APLAUDO de pé quem tiver coragem para o fazer.

Agora não peçam só aos FP (porque a definição de FP a titulo de exemplo é o funcionários da finanças, ou de outro organismo similar e de gabinete) peçam a todos e acabem de vez com esta perseguição sectarial.

Vou ver médicos com 20~anos de carreira terem de prescindir do seu lugar cativo no Hospital Y, o Sr. Arquitecto deixar o gabinete de planeamento urbanistico da CM da *****leja, etc, etc.
[^][^][^]

Ou é mudança radical e profunda, ou não é !!
Agora deixem-se de mézinhas para inglês ver.

Ahhh ... espero que estas medidas de fundo ainda sejam no tempo da minha vida activa como trabalhador.

Eu tb acho que não deve ser só os FP, acho que devem ser tds os trabalhadores, a diferença entre uma coisa e outra, é que o privado se for mau, é sustentado por uma empresa que lhe paga, se tiver dinheiro para isso, enquanto o FP é pago por tds nós.

E atenção pq se perguntares a um varredor, a um cantoneiro, etc, eles tb te dizem logo que são FPs, e só depois te dizem a profissão.

O excesso não é só nos funcionários de secretária, pq quando para podar uma arvore na Av.Infante D.Henrique, são precisos 4 funcionários da camara, qq coisa não está bem.

Um motorista, que só conduz, um fulano que só sobe e desce o cesto do camionete, um fulano que poda a arvore, e outro que poe o triangulo na estrada a assinalar a viatura parada, parece caricato

Eu tb acho que não deve ser só os FP, acho que devem ser tds os trabalhadores, a diferença entre uma coisa e outra, é que o privado se for mau, é sustentado por uma empresa que lhe paga, se tiver dinheiro para isso, enquanto o FP é pago por tds nós.

E atenção pq se perguntares a um varredor, a um cantoneiro, etc, eles tb te dizem logo que são FPs, e só depois te dizem a profissão.

O excesso não é só nos funcionários de secretária, pq quando para podar uma arvore na Av.Infante D.Henrique, são precisos 4 funcionários da camara, qq coisa não está bem.

Um motorista, que só conduz, um fulano que só sobe e desce o cesto do camionete, um fulano que poda a arvore, e outro que poe o triangulo na estrada a assinalar a viatura parada, parece caricato

Exprimi-me mal.
A conotação que pretendem dar genéricamente aos FP's é de " ...o funcionários da finanças, ou de outro organismo similar e de gabinete (vulgo os mangas de alpaca do passado...) que passam o dia a ler o jornal, a ingerir "Bicas" e a coçá-los pelos corredores."

citação:Exprimi-me mal.
A conotação que pretendem dar genéricamente aos FP's é de " ...o funcionários da finanças, ou de outro organismo similar e de gabinete (vulgo os mangas de alpaca do passado...) que passam o dia a ler o jornal, a ingerir "Bicas" e a coçá-los pelos corredores."

Eu tinha percebido o q querias dizer:)

De uma coisa penso que estamos todos de acordo, mt coisa tem mudar e tb espero como tu, q eu como trabalhador as consiga ver.

E vá lá, muita sorte temos nós, pois se o sr. Eng. Guterres estivesse no poder, estaria a prometer emprego para toda a vida e mais além....:)

A questão da estabilidade no emprego, se bem que importante e factor de estabilidade social bem como de desenvolvimento de um país, não é, não é causa de atraso económico como se quer fazer parecer.

Alias, os altos índices de desemprego em conjunto com a precariedade (trabalho temporário) que actualmente se acha como a solução para o desenvolvimento, vão trazer ainda piores condições de vida a todos nós.

A maioria das pessoas são já polivalentes no trabalho e essa conversa de que quem vai ter problemas foi quem nunca investiu em formação, não pega, pq com os baixos vencimentos que se pagam e o nº excessivo de horas de trabalho em Portugal poucas são as pessoas que tem dinheiro ou tempo para investir em formação externa.

Ó Nthor, essas teorias são de uma pobreza confrangedora.

Nos USA, onde a precaridade de trabalho segundo o nosso estilo de vida, é do pior possível, é o País com mais rentabilidade por posto de trabalho e o mais rico do mundo.

Explica lá isto.

Back