Daemonarch
Banido
KarmaCop213: Por acaso ficava bastante chateado se fizesse toda a vida a mesma coisa, e na mesma empresa. Mas também sou de outra geração que nunca conheceu o emprego para toda a vida.
citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Mas falta aqui outra, mas não menos importante, variável, a da "libertação" de mão de obra "mais antiga" a tempo da integração no tempo certo da mais nova! Estou a falar, claro, da idade da reforma...
Exactamente!citação:Originalmente colocada por Daemonarch
citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Mas falta aqui outra, mas não menos importante, variável, a da "libertação" de mão de obra "mais antiga" a tempo da integração no tempo certo da mais nova! Estou a falar, claro, da idade da reforma...
O que vai fazer aos 55 anos o funcionário da repartição que fazia a mesma coisa há mais de 30 anos, mesmo que tenha sido um bom funcionário?
citação:A ideia de que um emprego na função pública é para toda a vida ameaça ruir </u>e elevar ainda mais o descontentamento dos sindicatos que, na semana passada, fizeram uma greve geral de dois dias."
citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Tomahawk
citação:
--------------------------------------------------------------------------------
O problema do fim do "emprego para toda a vida" desacompanhado de uma idêntica agilização na oferta de emprego gera problemas de estabilidade e confiança! Os bancos retrair-se-ão na concessão de crédito, as famílias formar-se-ão ainda mais tarde, terão ainda menos filhos... e a massa idosa (leia-se pensionistas...) aumentará ainda em maior desproporção...
O problema do fim do emprego para a vida, só se poem nos funcionários publicos, pq os privados nunca tiveram essa garantia.
Não é verdade! Nunca ouviste falar em contrato de trabalho como efectivo? E com que base se negoceiam indemnizações aos trabalhadores quando as empresas fecham, ou quando é cessado, sem fundamento, um contrato individual de trabalho?...
citação:Algo me diz que (na minha perspectiva), apesar das regras de trabalho terem mudado substancialmente e o conceito de "fazer carreira" numa empresa tenha deixado de existir, existe uma visão muito descartável e de baixo custo atribuido a um funcionário.
citação:Originalmente colocada por hpventura
citação:A ideia de que um emprego na função pública é para toda a vida ameaça ruir </u>e elevar ainda mais o descontentamento dos sindicatos que, na semana passada, fizeram uma greve geral de dois dias."
Já não era sem tempo !!!
A gestão de carreiras, seja da função pública, seja da função privada tem que ser feita por mérito e desempenho !
Tudo o resto são demagogias sindicalistas !
citação:Então vamos fazer ruir também a carreira dos Militares e das várias forças Policiais, também existem muitos lugares ocupados somente decreto e tempo, o mérito esse ficou na gaveta.
Vamos fazer com que os médicos do Publico se dediquem a 100% com exclusividade, ou trabalha com total dedicação e exclusividade no publico ou opta somente pelo Privado.
Aliás todas a profissões liberais que tenham remunerações do Estado em C.Municipais, entidades publicas, etc. passam a regime de exclusividade, não há cá pareceres, acessoria no privado ou um gabinetezinho ou consultório, fulano nessas condições optam ou "sim ou sopas".
Era bom que se mentalizassem para estes aspectos, quando vão tirar os cursos de medicina por exemplo, ou se preparam para fazer carreira no publico ou opta pelo privado, agora "um no papo e outrro no regaço " é que não.
citação:Originalmente colocada por Tomahawk
citação:Então vamos fazer ruir também a carreira dos Militares e das várias forças Policiais, também existem muitos lugares ocupados somente decreto e tempo, o mérito esse ficou na gaveta.
Vamos fazer com que os médicos do Publico se dediquem a 100% com exclusividade, ou trabalha com total dedicação e exclusividade no publico ou opta somente pelo Privado.
Aliás todas a profissões liberais que tenham remunerações do Estado em C.Municipais, entidades publicas, etc. passam a regime de exclusividade, não há cá pareceres, acessoria no privado ou um gabinetezinho ou consultório, fulano nessas condições optam ou "sim ou sopas".
Era bom que se mentalizassem para estes aspectos, quando vão tirar os cursos de medicina por exemplo, ou se preparam para fazer carreira no publico ou opta pelo privado, agora "um no papo e outrro no regaço " é que não.
E pq não?
Tens duvidas que as forças militares tem gente a mais?
Tens duvidas que o serviço de saude era melhor, se os medicos, enfermeiros, etc, do publico, se dedicassem só ao publico?
Eu tb acho que não deve ser só os FP, acho que devem ser tds os trabalhadores, a diferença entre uma coisa e outra, é que o privado se for mau, é sustentado por uma empresa que lhe paga, se tiver dinheiro para isso, enquanto o FP é pago por tds nós.
E atenção pq se perguntares a um varredor, a um cantoneiro, etc, eles tb te dizem logo que são FPs, e só depois te dizem a profissão.
O excesso não é só nos funcionários de secretária, pq quando para podar uma arvore na Av.Infante D.Henrique, são precisos 4 funcionários da camara, qq coisa não está bem.
Um motorista, que só conduz, um fulano que só sobe e desce o cesto do camionete, um fulano que poda a arvore, e outro que poe o triangulo na estrada a assinalar a viatura parada, parece caricato
citação:Exprimi-me mal.
A conotação que pretendem dar genéricamente aos FP's é de " ...o funcionários da finanças, ou de outro organismo similar e de gabinete (vulgo os mangas de alpaca do passado...) que passam o dia a ler o jornal, a ingerir "Bicas" e a coçá-los pelos corredores."