A nível de preços, e não pretendo fxer publicidade, a Poweron no Porto dá cartas, poweron.pt.
A nível de portateis em si, vai a minha opiniao:
ACER - já foram melhores, mas também já foram piores...os novos Core 2 Duo parecem ser melhores um pouco, mas no k toca a assistencia, lá vamos pra Espanha...é 1 mes d cada x!
Asus - casos k conheço, mm c alguns problemas, prontamente resolvidos nos prazos estabelecidos!
HP - é nacional, o que se espera?15 dias no máximo um arranjo
Tsunami - ouço criticas quanto A durabilidade dos discos e das BIOS, fora isso, é nacional e costumam sair bons!
Compaq (antigo) - acho que a HP comprou a compaq para a afundar...tenho um presario 2541, P4 2,7, de 2003, que trabalha sensivelmente em media 16 a 24 horas por dia, e até agora só um carregador se estragou, de resto sempre a rolar!Assistência é uma b.osta.
Toshiba - desconheço, mas acho-os pouco ergonómicos - a tecla espaço é demasiado curta, a tecla "Windows" é ao pé da tecla backspace, a tecla backspace costuma ser mto pekena...mas sao pormenores, nem toda a gente liga!
Sinceramente se eu tivesse que escolher qual comprava agora?Marca?Não sei, talvez ACER são os mais baratos, se precisar da assistência lá terá k ser...é assim a vida...
Quanto a catacteristicas, aconselho vivamente:
Processador: Core 2 Duo até 1,83, porque nao é tão pesado para a bateria, e suporta 64 bits para o futuro Vista k na sua versão de 64 bits ha d sair qq dia s Deus kiser!
RAM - 1 a 2GB
Gráfica - não mais de 256mb
Disco - até 120gb chega bem!
Gravador- DVD lightscribe
Monitor - 14" é o ideal, 15 aceitável e dai pra cima é andar com a tv às costas!
Tenho um colega c um Tsunami Core 2 Duo 2.0, grafica 512, 2gb ram, disco 160, resultado: baretia = 1,5 horas... por isso aconselho tudo o k está acima...no maximo!!!!Assim podemos ter umas 3 horitas de bateria!!!Cumps!