Jeremy Clarkson acerca do Bugatti Veyron

Homendonorte:

Tens razão, o maclaren foi lançado em 1993 e eu fiz as contas 1993 - 2006, dá 23 anos[8)]. Ai esta matematica:D.

O maclaren tem 13 anos;)

Um dos grandes problemas na altura do Maclaren era mesmo a travagem. Os travões não eram muito resistentes à fadiga. Penso que mais tarde esses problemas foram resolvidos com as evoluções de que foi alvo.

Cumps

O Mclaren F1 foi um projecto fantástico. Um dos carros actuais que talvez seja mais comparavel é o Pagani Zonda..

mesmo assim repara que o Maclaren tem um design sublime sem auxilio a ailerons nem nada dessas coisas como tem o Pagani....já agora a título de curiosidade vou contar três coisas sobre clientes do Maclaren:
1ª(esta é fantástica): um banqueiro alemão demorava até á bolsa no seu porsche 911 turbo 1h20min a chegar lá...comprou um Maclren F1 e passou a fazer o mesmo trajecto em 1h...duas semanas depois de ter comprado o carro apareceu no painel de instrumentos uma luz a dizer check engine..ele ligou para a Maclren e a Maclaren viu no computador os acontecimentos das ultimas semanas do Maclaren do homem(todos os Maclren F1 têm uma espécie de caixa negra) e disse por telefone ao banqueiro que iam buscar o carro á alemanha para o levarem para a fábrica em Inglaterra porque devia haver um problema com a caixa negra uma vez que esta acusava velocidades de 340 360 várias vezes por dia quase todos os dias das ultimas semanas...do outro lado ouvia-se o banqueiro com enormes gargalhadas visilvelmente satisfeito com a sua compra...resultado: foram buscar o carro para verificar o problema e quando ficou pronto o proprio banqueiro comprou outro Maclaren só para competição ;)
2ª o Mr. Bean(Rowan Atkinson) não ia comprar o Maclaren foi vê-lo e disse muito bem belo carro mas não estou interessado até que estava a sair e um americano foi-lhe pedir um autografo e disse-lhe para ele ver o que o americano mais gostou para comprar o carro...foram ver o carro do americano, este pediu ao mecânico para elevar o carro e o nível de acabamentos porbaixo do carro era igual á parte de cima...o Bean passou-se e encomendou o dele verde musgo:))))))))))))
3º um texano mandou fazer umas miniaturas para decidir que cor do carro queria: mandou fazer uma amarela e uma cinzenta...depois de ter as miniaturas continuava indeciso e disse que queria ver em tamanho real ao que responderam que isso não era possível porque a pintura custaria mais de 2omil libras...resposta do texano: "pinte de amarelo na mesma"...depois de pintado o texano chegou lá olhou e disse: "já me decidi, quero cinzento...quando fica pronto?"" ehehehe isto sim é outro nível

claro que sim dysplay mas esqueceste que quando saiu o Maclaren dava para comprar mais de 2 Ferraris ou Lambos da altura...os clientes do Maclaren já tinham os ferraris e os Lambos que queriam...os clientes são os mesmos ;)

e logico q os clientes sao smpre os mesmos. das poucas coisas q o f1 e o veyron teem em comum e o prejuizo q dao aos seus construtores no caso do veyron e uma verdadeira loucura da vw

O MF1 até tem auxilios como o veyron e como o SLR maclaren. Tem um travão aerodinamico para ajudar na travagem.

cumps

já agora tudo no Maclaren é único...os materiais utilizados são ainda nos dias de hoje do melhor que pode haver....aquele carbono todo, para terem uma ideia a substancia que faz o banco deslizar para frente e para trás é só a substancia mais escorregadia do mundo que se designa por ICONEL, a baquet central tem um revestimento a couro Connoly com o mínimo de espessura do mundo(não queriam a coisa muito mole), os pedias do carro são em conjunto de peças e custam tanto com um utilitário nos dias de hoje, o escape é feito de um material todo xpto que custa mais que o motor completo do 750i....já agora o designer do Maclaren F1 é o mesmo designer do meu carro....depois aquele pormenor de utilizar ouro para irradiar o calor do motor.....eles afinal olhavam a custos....quanto mais astyronómico melhor ;)

2.0sportup mas isso é imprescindivel, eu referia-me ao facto de o MCF1 não ter auxilios como controlo de tracção controlo de estabilidade, ABS isso sim dispositvos electrónicos que filtram a condução

Vou entrar aqui um pouco offtopic:

É afinal verdade ou não que o mclaren apesar de sua enorme fama como carro mais rápido do mundo, era um carro algo instável para andar aquelas velocidades?
É verdade que o comportamento do carro não era assim tão extraordinário em curva ao ponto de numa mesma pista em comparação com um F50 perdia 5 segundos por volta?

Atenção não estou aqui a afirmar nada, são apenas já coisas que eu tinha lido nem sei onde, como não sou um grande seguidor do historial do F1, alguém que seja(que pelos vistos neste fórum há à fartura) que responda.

O Veyron é melhor em quê que o MF1?Lá por ser mais rápido já é melhor...é bem,poderá ser justo.

E eu que pensava que uma "obra prima" da engenharia como é o MF1 era o melhor que se poderia fazer em termos de design autómovel,visto que tem todos os elementos,na quantidade certa e na medida exacta para fazer um automóvel perfeito.

Mas não...é superado (segundo alguns) por um "burguês excêntrico",com 4 turbos(um exagero) e cujo peso o faria estar no topo da escala no que concerne à "obesidade automóvel"...podem dizer o que quiserem,mas é nem de perto nem de longe um exemplo tão rigoroso e tão extremo de design automóvel como era o MF1,nem tão fascinante como este.

concordo a 100% contigo Force...605 forte, sim é verdade que perdia tempo para o F50 em pista mas aí está metade da piada do Maclaren que foi criado para ser uma máquina de diversão em que a p´ropria eficácia não era tão importante como a diversão, o Gordon Murray não gosta nem um bocadinho do Porsche 959 por ser demasiado eficaz em que não precisa tanto do condutor, tornando-se chato para este, apesar de toda a eficácia....o Maclaren F1 não foi feito para velocidades de cruzeiro de 350 mas isso nem o Veyron, para atingir a velocidade máxima era preciso sangue frio e aí está a piada do carro....provoca o triplo da adrenalina....é um puro e duro e ao mesmo tempo seguro, o cokpit que envolve o condutor e os tripulantes é feito de um material altamente resistente em que cheguei a ler que um carro capotou e todas as partes do carro tavam muito amassadas exceptuando essa zona....o Mr. Bean desfez o dele e não teve um arranhão... o Veyron é um hiperGT, o Maclaren um hiper desportivo em que a emoção é primordial...muito mais que os próprios numeros e aí está o seu fascínio.

Homemdonorte,

nota-se que tens uma profunda admiração pelo F1, no entanto parece-me que tens escrito uma ou outra coisa menos correcta.

O F1 foi feito para ser o mais rápido possivel, como sabes foi feito sem grandes limitações de budget e a ideia foi ser muito rápido e era ou é. (gostava de ver onde diz que o F50 é mais...).

No entanto acho que às vezes a forma como o descreves, não corresponde exctamente à ideia que tenho, apesar de provavelmente a componente do prazer de condução ter sido levada em conta, houve inegavelmente uma grande busca por eficácia.

O F1 não é um TVR é uma máquina sofisticadissima do ponto de vista tecnológico. Julgo que é essa vertente que o aproxima do actual Veyron. Ambos são os expoentes máximos do seu género.

P.S.: São, porque ainda não estou totalmente convencido de que haja carros mais rápidos que o F1, mas talvez o Enzo e o CGT..

v7 é óbvio que um carro com mais de 600cv tem de ser eficaz senão é inguiável mas o proposito do Gordon Murray não era o máximo de eficácia acredita...o F50 ganha ao F1 em pista...já li isso várias vezes....aliás se queres um Maclren eficaz põe-lhe controlo de traacção e de estabilidade e já ganha aos outros todos ;) o chassis é perfeito mas como o criador procurava mais permorfance, adrenalina, emoção do que eficácia..a eficácia é boa mas ão o seu expoente máximo ;)

citação:Originalmente colocada por v7

1.140 kilinhos era quanto pesava um Mc Laren F1.

Nem um CTR pesa tão pouco ....
O meu 33 pesa 1000kg :D:D:D [:p]

cumps,
[dio]

Back