Repetição do exame de condução de 15 em 15 anos

Eu continuo a achar que a repressão funciona lindamente.[|)] Já guiei noutros sítios além de Portugal e acho que a principal diferença está na repressão! Na maior parte dos países onde a sinistralidade é mais baixa, eu não vejo as pessoas com melhor técnica de condução que cá, mas vejo-as mais civilizadas, essencialmente devido à enorme quantidade de radares, câmaras de vigilância (que normalmente não estão sinalizados como aqui no fórum se pensa) e muita BT espalhada! Uma boa prova disso foi o ano em que a sinistralidade em França diminuíu mais de 20% quando eles implementaram os radares automáticos! Só nesse ano foram mais de 600 e actualmente já vão em mais de 1000! Uma vez fui a um seminário sobre Gestão de Velocidade, onde se reuniram vários peritos em segurança rodoviária nacionais e internacionais e lembro-me de o comissário francês ter dito que antes de implementarem esses radares e mais controlo estradal, era vulgar haver condutores alemães que iam à França fazer corridas, guiar em alta velocidade e afins porque o controlo em França era mais lesto que na Alemanha. Pelos vistos, os civilizados no norte da Europa que por cá tanto elogiamos só o são por causa da mão pesada.;) É o que precisamos cá. Se não aprendem a bem, aprendem a mal![:p] Outro exemplo do mencionado acima é irmos ao Algarve e vermos os "bifes" a "rasgar pano"...[8)]

Quanto à medida de repetição da carta de condução não sei em que medida teria algum impacto positivo nas nossas estradas! A não ser o de encher os bolsos da DGV. Quanto muito se o fizessem que analisassem antes o historial (acidentes com culpa,multas, etc) do condutor a ser examinado!
O meu pai tem 45 anos de carta sem acidentes (registe-se apenas um sem culpa), e não acho legítmo que uma pessoa que conduz todos os dias, que ainda faz viagens por essa europa fora, seja submetida a um novo exame, só para encher os bolsos ao estado.
O que devia de existir cá era uma melhor relação entre o cadastro do condutor na dgv e das seguradoras. Nos Estados Unidos, por cada multa que apanharmos são os pontos na cartas e os seguros a subir virtiginosamente.
Os maus condutores! Esses sim devem pagar... Agora os outros, só se for mesmo para ir ao bolso de toda a gente.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Pois...
Na minha escola nem me ensinaram a fazer o ponto de embraiagem.[8]
****-**, irreal [}:)] A minha instrutora disse-me, numa das minhas primeiras aulas, que está sempre à espera que os instruendos ja saibam alguma coisa de condução, quando vai pra lá pessoal que nunca pegou num carro e necessitam de apernder os basicos em vez de os meterem logo em zonas movimentadas (na minha 1ª aula fui para uma zona bastante movimentada :x ).

Ter que estudar o código todo novamente, NO WAY!!!!!!!!!!

Sei o suficiente, mas nunca aquelas cenas todas que se sabe quando se tira a carta.. (principalmente algumas regras)
Concordo k deveria saber isso tudo, mas não sei. Também sei que mais de 90% das pessoas que aki postaram estão como eu.
Mas isso não me torna num incapacitado para andar na estrada. Se calhar (muito provavelmente) iria chumbar nessas analises de conhecimentos, e isso não reflectiria o retirar da estrada de uma pessoa incapaz de conduzir.
Uma boa percentagem dos conhecimentos (regras de transito) que adquirimos aquando do estudo do código, nunca mais os utilizamos na estrada. Daí o seu esquecimento.

Continuamos a bater no ceguinho!!
Já dizia o meu avô:"Porque é que o cão vai à missa? Porque a porta está aberta!"
Porque é que o tuga só faz asneira na estrada? Porque não é ensinado.
O sistema de ensino da condução dá vontade de rir e depois também temos instrutores "profissionais" que se estão a baldar para a cena e umas regras atrofiadas das mãos e dos pés e dos olho...à frente...
o que mais me choca,e cada vez mais se fala nisso,é as pessoas não conhecerem os carros que conduzem.Eu já vi, e várias vezes, pessoas nos IPO's que nem os máximos sabe ligar quanto mais os farois de nevoeiro...
no outro dia o meu sogro andou com o polo da maria e vira-se para mim e pergunta:"como é que fexo o vidro??"
[}:)][}:)][}:)] foi a minha reacção,não resisti.
é o exemplo tipico do tuga,não conhece o próprio carro o que fará os outros...
bem,desculpem lá o testamento.
cumps

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Eu continuo a achar que a repressão funciona lindamente.[|)] Já guiei noutros sítios além de Portugal e acho que a principal diferença está na repressão! Na maior parte dos países onde a sinistralidade é mais baixa, eu não vejo as pessoas com melhor técnica de condução que cá, mas vejo-as mais civilizadas, essencialmente devido à enorme quantidade de radares, câmaras de vigilância (que normalmente não estão sinalizados como aqui no fórum se pensa) e muita BT espalhada! Uma boa prova disso foi o ano em que a sinistralidade em França diminuíu mais de 20% quando eles implementaram os radares automáticos! Só nesse ano foram mais de 600 e actualmente já vão em mais de 1000! Uma vez fui a um seminário sobre Gestão de Velocidade, onde se reuniram vários peritos em segurança rodoviária nacionais e internacionais e lembro-me de o comissário francês ter dito que antes de implementarem esses radares e mais controlo estradal, era vulgar haver condutores alemães que iam à França fazer corridas, guiar em alta velocidade e afins porque o controlo em França era mais lesto que na Alemanha. Pelos vistos, os civilizados no norte da Europa que por cá tanto elogiamos só o são por causa da mão pesada.;) É o que precisamos cá. Se não aprendem a bem, aprendem a mal![:p] Outro exemplo do mencionado acima é irmos ao Algarve e vermos os "bifes" a "rasgar pano"...[8)]
Boas, a repressão realmente funcionava bem, no tempo do hitler e afins...:D:D:D
Desculpa a piada mas é o que acho em relação a tudo o que sejam teorias do género: vamos cortar a torto e direito que é assim que toda a gente aprende e lixamos toda a gente por igual.[xx(]

citação:Originalmente colocada por rubenvalente

Desculpa a piada mas é o que acho em relação a tudo o que sejam teorias do género: vamos cortar a torto e direito que é assim que toda a gente aprende e lixamos toda a gente por igual.[xx(]

Essa comparação ao nazismo não percebi...[|)] Querem comparar policiamento a perseguição política? Ou queres acreditar que lá a vigilância nas estradas é a bandalheira que se vê cá?[8]

Certamente que alguns operadores que giram em torno do mercado automóvel não deixarão isso acontecer, embora eu ache que era muito positivo e imprescindível em alguns casos retirar das estradas tanta gente inapta para a tarefa da condução!... Mas acho inexequível, na prática...

citação:Originalmente colocada por rubenvalente

Essa comparação ao nazismo não percebi...[|)] Querem comparar policiamento a perseguição política? Ou queres acreditar que lá a vigilância nas estradas é a bandalheira que se vê cá?[8]
Boas, eu explico. É assim na minha optica o que se passa nalguns países como o que tu referiste já chega a ser demais a ser verdade, a condução não tem que ser regida por repressão, tem que ser regida por bom senso, mas isso também é um pensamento um bocado utopico da minha parte e que já envolve algumas ideias um pouco contraditórias...
Só para te dar um exemplo eu quando não está transito não considero perigoso andar a 200km/h numa AE com um carro seguro...;)

Voltar
Superior