ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

depois de ver a noticia que a Ford vai acabar com o Fiesta e abdicar do seu segmento B e um dos mais vendidos de sempre,
isto tem de levar-nos a repensar o que vai acontecer daqui a 2 ou 3 anos ... (pelo menos a mim, leva !)

não preciso de estar a gastar dinheiro à toa na troca, mas para o ano o scenic faz 4 anos, e está na altura que habitualmente troco de carro (4 em 4 anos), e dado o momento atual dos usados, podia antecipar a troca uns meses ...
mas efectivamente, estou muito indeciso, pois a oferta em elétricos é MUITO escassa (a maioria dos big players nao tem oferta),
ou modelos PHEV com 50/60/7km para o meu dia-a-dia faz sentido, mas não consigo recuperar os + 5/6.000€ que custam
os diesel NUNCA foram opção para mim, desde que o século passado
e sobram os gasolina "normais", pois os micro-hibridos, para mim é só marketing
ou os hibridos japoneses (toyota/honda), mas mesmo a toyota parece estar a perder a sua "visão" e a pensar diferente

mas basicamente estamos a falar destas opções:
Bmw 2 active tourer 1.5t
kia niro hibrido
kia xceed phev
honda h-rv
totoya corolla cross (1.8 só em 2023)
jeep compass e-hybrid

Última edição:
Noticia fresquinha acaba de chegar: A tesla pediu 17k para substituir a bateria que tem um módulo danificado, o carro é de 2013 :sh):sh):sh)

17 mil euros ? isso já será tanto ou mais do que o valor do carro, não ?

Gostava de ver como envelheceu o Tesla, se bem que 9 anos também não é muito. Enfim, é a altura ideal para equacionar se vale a pena manter ou trocar.

Eu acho que tem haver com os custos. O custo de aquisição do elétrico é mais caro. Ou seja, um fiesta elétrico não irá custar muito menos percentualmente que um elétrico do segmento a seguir.

15mil euros para 20 mil euros é uma diferença "maior" que de 30 para 35mil. ou 35 para 40mil.

Depois são os consumos, um fiesta ICE ia ter uma diferença mais significativa de consumo para os segmentos a seguir, mas os elétricos é quase irrelevante a diferença de custo por km de um carro pequeno para um maior.

Com isto não estou a dizer que fazem bem ou mal, mas acho que é essa a perspetiva da marca, o investimento não compensa, a malta quer é trambolhos CUV e SUV.

Eu acho que tem haver com os custos. O custo de aquisição do elétrico é mais caro. Ou seja, um fiesta elétrico não irá custar muito menos percentualmente que um elétrico do segmento a seguir.

15mil euros para 20 mil euros é uma diferença "maior" que de 30 para 35mil. ou 35 para 40mil.

Depois são os consumos, um fiesta ICE ia ter uma diferença mais significativa de consumo para os segmentos a seguir, mas os elétricos é quase irrelevante a diferença de custo por km de um carro pequeno para um maior.

Com isto não estou a dizer que fazem bem ou mal, mas acho que é essa a perspetiva da marca, o investimento não compensa, a malta quer é trambolhos CUV e SUV.

A Renault tem tido óptimos resultados com o Zoe, por isso a minha estranheza com este matar do Fiesta.

17 mil euros ? isso já será tanto ou mais do que o valor do carro, não ?

Gostava de ver como envelheceu o Tesla, se bem que 9 anos também não é muito. Enfim, é a altura ideal para equacionar se vale a pena manter ou trocar.

A fonte é o grupo da Marca no face, mas um proprietário de um c300h, portanto um hev diesel, diz que a marca lhe pediu tb 18k por cauda de uma avaria na bateria...

O comentário foi este:

Tenho uma c300h com 70mil Kms com aviso a vermelho de falha de bateria do híbrido. Orçamento de 18mil na Mercedes.
Funciona tudo normalmente sem problema nenhum mas de vez em quando aparece o aviso de falha na bateria​

Noticia fresquinha acaba de chegar: A tesla pediu 17k para substituir a bateria que tem um módulo danificado, o carro é de 2013 :sh):sh):sh)

Agora a questão é: como aferir que isso é mais caro que um carro a combustão? Quanto custa na marca um motor novo na casa dos 400-500cv, com desmontagem do antigo e montagem do novo? Até arrisco a dizer que a bateria nem é cara.

Já há empresas que reparam módulos sendo que o custo é bem inferior a uma bateria nova.

Por exemplo, nesta thread falam que um motor V8 para o C63 AMG de 2017 custa entre 45 a 55.000$.

https://www.reddit.com/r/cars/commen...mg_c63_engine/

Deste ponto de vista, 17.000$ por uma bateria é barato, face ao triplo quase por um motor V8 com potência equivalente.

Agora dizes e bem “mas um motor arranjasse ou mete-se um usado”. Tecnicamente uma bateria também, podes mudar o módulo avariado ou meter até uma usada.

Última edição:
A comparação não tem sentido. Um motor a combustão pode nunca precisar de ser trocado, as baterias vão ter de ser trocadas mais tarde ou mais cedo se for para o veículo continuar a “viver”. E comparar com um 63 AMG….

A comparação não tem sentido. Um motor a combustão pode nunca precisar de ser trocado, as baterias vão ter de ser trocadas mais tarde ou mais cedo se for para o veículo continuar a “viver”. E comparar com um 63 AMG….

Claro que isso é que não faz sentido, não me leves a mal. São ambas peças de desgaste e mais tarde ou mais cedo, precisam de ser trocadas. E ambos são trocados pela mesma razão: avaria ou desgaste. Um motor pode nunca ser trocado, tal como uma bateria.

Portanto, como não faz sentido? Esse mito que uma bateria será trocado nalgum ponto da vida do carro, aplicasse a um motor a combustão, e o mito parte de uma necessidade que amplamente exagerada, o que não falta são dados a mostrar que baterias duram tanto como um motor normal (que a larga maioria não faz 1 milhão de km sem abrir).

https://insideevs.com/news/593068/te...02k-miles/amp/

8% em +160.000km, duvido que alguém troque uma bateria na vida útil deste Model 3. Para perder uma parte significativa de autonomia (20-30%), falamos de quilometragens que uma enorme fatia de carros, nem faz ou vai demorar várias décadas para fazer.

E comparei com um AMG é simples: sendo um Tesla de 2013, falamos de um Model S. Em termos de performance, o mais próximo são as versões AMG. Mesmo uma não versão AMG, dificilmente um motor irá custar menos que a bateria de um Tesla.

Última edição:
Nenhum mesmo [8b]. Está a comparar a bateria q é a Fonte q energiza os motores electricos com a Fonte de locomoção dum veiculo normal.

Isso são tecnicalidades que não interessam para nada. A bateria é o mais próximo de um motor a combustão. É onde é gerada a energia para o carro se locomover, tal como acontece num motor a combustão, que se move pela energia resultante da queima de combustível.

Claro que isso é que não faz sentido, não me leves a mal. São ambas peças de desgaste e mais tarde ou mais cedo, precisam de ser trocadas. E ambos são trocados pela mesma razão: avaria ou desgaste. Um motor pode nunca ser trocado, tal como uma bateria.

Portanto, como não faz sentido? Esse mito que uma bateria será trocado nalgum ponto da vida do carro, aplicasse a um motor a combustão, e o mito parte de uma necessidade que amplamente exagerada, o que não falta são dados a mostrar que baterias duram tanto como um motor normal (que a larga maioria não faz 1 milhão de km sem abrir).

https://insideevs.com/news/593068/te...02k-miles/amp/

8% em +160.000km, duvido que alguém troque uma bateria na vida útil deste Model 3. Para perder uma parte significativa de autonomia (20-30%), falamos de quilometragens que uma enorme fatia de carros, nem faz ou vai demorar várias décadas para fazer.

E comparei com um AMG é simples: sendo um Tesla de 2013, falamos de um Model S. Em termos de performance, o mais próximo são as versões AMG. Mesmo uma não versão AMG, dificilmente um motor irá custar menos que a bateria de um Tesla.

Não sei se será bem assim. Um motor de um carro bem tratado faz fácilmente 30 anos a funcionar relativamente bem, e uma bateria? Depois a bateria não desgasta só com kilómetros. Pegas esse Tesla model 3 com 8% de degradação de bateria e estacionas na garagem e daqui a 10 anos vais buscar (sem deixar a bateria descarregar), e a bateria vai ter uma degradação muito maior, e fez zero km.

Com as atuais baterias, tenho dúvidas que um Tesla Model S de 2012, esteja com a mesma bateria em 2032 e a circular normalmente em toda a sua plenitude, mas um carro de combustão interna está de certeza em condições normais.

Meteres um AMG ao barulho é uma comparação injusta, porque o AMG é uma versão boutique, que são feitas muito menos unidades, e como tal, a substituição de um motor é mais cara que o normal num carro de produção em massa como são as versões non-AMG. Devias comparar a substituição da bateria a por exemplo trocar um motor V8 LS da GM, que fazem aquilo ás carradas, e como tal, são muito mais baratos de adquirir.

Isso são tecnicalidades que não interessam para nada. A bateria é o mais próximo de um motor a combustão. É onde é gerada a energia para o carro se locomover, tal como acontece num motor a combustão, que se move pela energia resultante da queima de combustível.

Interessam SIM !!! Estás a comparar uma bateria com um motor combustão em q nada são iguais na sua arquitetura. Devias comparar um motor eletrico com um a combustão isso sim.

Convém pesquisar o q é um motor combustão p teres uma ideia do q faz mover um carro..

depois de ver a noticia que a Ford vai acabar com o Fiesta e abdicar do seu segmento B e um dos mais vendidos de sempre,
isto tem de levar-nos a repensar o que vai acontecer daqui a 2 ou 3 anos ... (pelo menos a mim, leva !)

não preciso de estar a gastar dinheiro à toa na troca, mas para o ano o scenic faz 4 anos, e está na altura que habitualmente troco de carro (4 em 4 anos), e dado o momento atual dos usados, podia antecipar a troca uns meses ...
mas efectivamente, estou muito indeciso, pois a oferta em elétricos é MUITO escassa (a maioria dos big players nao tem oferta),
ou modelos PHEV com 50/60/7km para o meu dia-a-dia faz sentido, mas não consigo recuperar os + 5/6.000€ que custam
os diesel NUNCA foram opção para mim, desde que o século passado
e sobram os gasolina "normais", pois os micro-hibridos, para mim é só marketing
ou os hibridos japoneses (toyota/honda), mas mesmo a toyota parece estar a perder a sua "visão" e a pensar diferente

mas basicamente estamos a falar destas opções:
Bmw 2 active tourer 1.5t
kia niro hibrido
kia xceed phev
honda h-rv
totoya corolla cross (1.8 só em 2023)
jeep compass e-hybrid

alguem se lembra de mais alguma alterantiva (+/- dentro destes estilos/preços). obg

Exactamente! A esmagadora maioria dos motores a combustão raramente precisam de troca integral, não só mas também porque são de manutenção "fácil" e de reparação possível por módulos/componentes sem necessidade de remoção/substituição completa da unidade motriz. Logo, a menos que um motor a combustão "agarre", em princípio nunca precisará de ser trocado durante a vida útil do respectivo automóvel! [;)]

Polígrafo

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Claro que faz sentido comprar um carro a combustão, pelo menos para a maioria das pessoas e por diversos motivos. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Eu diria que ainda nem sequer sabemos que o carro elétrico será de facto o futuro. Neste momento parece que é...mas ainda longínquo para o consumidor comum.

Alguém que reside num apartamento sem garagem ou com garagem coletiva tem e terá imensa dificuldade em carregar o carro em casa (que é a única forma de carregamento que compensa face aos carros a combustão).

Não se adequa a todo tipo de utilizador, por exemplo, a quem faz muitos km por dia ou muitas viagens grandes (+ 400 km).

É demasiado caro para o comum consumidor. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Claro que faz sentido comprar um carro a combustão, pelo menos para a maioria das pessoas e por diversos motivos. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Eu diria que ainda nem sequer sabemos que o carro elétrico será de facto o futuro. Neste momento parece que é...mas ainda longínquo para o consumidor comum.

Alguém que reside num apartamento sem garagem ou com garagem coletiva tem e terá imensa dificuldade em carregar o carro em casa (que é a única forma de carregamento que compensa face aos carros a combustão).

Não se adequa a todo tipo de utilizador, por exemplo, a quem faz muitos km por dia ou muitas viagens grandes (+ 400 km).

É demasiado caro para o comum consumidor. [/FONT]

quando a Ford, Opel, Renault, Vw, Seat... etc começam a cancelar os sues best-sellers do segmento A, B e C,
e a dizer que já em 2023/24/25 vão ser substituídos por novos modelos electricos que vão custar >25.000€
PARA MIM, isso significa que vai mesmo mudar tudo (pode ser mais depressa para uns, ou mais devagar para outros),
mas pura e simplesmente VAI mesmo mudar a oferta das marcas
já para não falar que muitas marcas premium estão a fechar os pontos de venda físicos na Europa, o conceito de "car-sharing/ aluguer" vai evoluir, etc

Claro que ainda vai haver carros a combustao até 2030 ....
mas quem vai comprar esses carros usados nessa altura ? mais poluentes e gastadores ?

Voltar
Superior