PeLeve
Well-known member
quando a Ford, Opel, Renault, Vw, Seat... etc começam a cancelar os sues best-sellers do segmento A, B e C,
e a dizer que já em 2023/24/25 vão ser substituídos por novos modelos electricos que vão custar >25.000€
PARA MIM, isso significa que vai mesmo mudar tudo (pode ser mais depressa para uns, ou mais devagar para outros),
mas pura e simplesmente VAI mesmo mudar a oferta das marcas
já para não falar que muitas marcas premium estão a fechar os pontos de venda físicos na Europa, o conceito de "car-sharing/ aluguer" vai evoluir, etc
Claro que ainda vai haver carros a combustao até 2030 ....
mas quem vai comprar esses carros usados nessa altura ? mais poluentes e gastadores ?
Talvez aqui a questão seja mais a do diferencial entre os preços de cada modelo eléctrico e os da sua versão equivalente a combustão e apurar qual o ponto de retorno desse "investimento" (e aqui lembro-me sempre dessa questão relativamente aos painéis solares...)...:
Quantos anos são precisos para a opção eléctrica compensar? (Sim que não é só ir abastecer e constatar que o mesmo número de kms custa menos na versão eléctrica)
E, já agora, quando se atingir a altura em que um EV começa a ser mais vantajoso na ida ao abastecimento não estará perto de precisar de ... ser trocado?
E nessa altura não estará a necessitar, em breve, de mudar as baterias?
E qual é o custo dessa mudança?
Em quanto desvaloriza o carro na venda do mesmo como usado pela despesa adicional dessa intervenção?
E vale a pena, considerando que a actual rapidez com que as tecnologias têm vindo a evoluir provavelmente farão dos actuais EV modelos obsoletos daqui a "meia dúzia de anos" (...)?
Desculpem lá, mas, embora de mente aberta às diversas possibilidades neste mundo automóvel, estou muito céptico com aquilo que parece ser uma fortíssima "pressão" para a monopolização de apenas uma opção energética, bem sabendo todos que os monopólios não nos são muto favoráveis enquanto consumidores!...
São apenas dúvidas, questões que não vislumbro fáceis de esclarecer...