ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

Transformamo-nos numa nova Cuba, que anda com banheiras americanas dos anos 50 durante décadas.

Os gloriosos 206, Clio, Corsa, Puntos e cia. ainda vão sobreviver décadas, muitas vezes presos por arames, mas que vale a pena manter pela sua simplicidade mecânica e custos reduzidos.

Daí que para mim, diga-se de passagem, não faz grande sentido haver tópicos como "hoje vi um carro do séc. XX a circular", pois isso não tem absolutamente nada de extraordinário ou especial. [;)]

Transformamo-nos numa nova Cuba, que anda com banheiras americanas dos anos 50 durante décadas.

Os gloriosos 206, Clio, Corsa, Puntos e cia. ainda vão sobreviver décadas, muitas vezes presos por arames, mas que vale a pena manter pela sua simplicidade mecânica e custos reduzidos.

Daí que para mim, diga-se de passagem, não faz grande sentido haver tópicos como "hoje vi um carro do séc. XX a circular", pois isso não tem absolutamente nada de extraordinário ou especial. [;)]

Acho isso completamente diferente, pois se a mudança for por todo o lado não estou a ver as petroliferas a manterem os preços dos combustiveis para se andar com classicos, os carros de Cuba andam com o mesmo combustivel do resto do mundo, a mudança, a existir, vai ser global e vai ser pelos combustiveis, se não tiveres bombas para abastecer como vais andar com esses gloriosos? Basta olhar para a Noruega, pode ser considerado o piloto nestas coisas e a quantidade de bombas a se converterem em pontos de carga é enorme.😉

Os combustíveis, quando deixarem de vender, baixam o preço para ser apelativos....

Ou aumentam o preço ainda mais para conseguirem a mesma receita com muitos menos clientes. Há muitos negócios com margens de 200 e 300% e não é por terem menos clientes que baixam os preços, é precisamente ao contrário.

O EV irá sempre compensar se o preço dos combustiveis continuar a galopar, a questão não é o veiculo em si, é o combustivel, se daqui a uns anos os combustiveis estiverem a preços exorbitantes ninguém irá optar por um CI, e quantos mais EVs se venderem hoje mais esse filme se tornará realidade, a energia elétrica terá uma abordagem completamente diferente.
Se... se a minha avó tivesse rodas era uma bicicleta.

A energia nao sobe, pois nao?
E o ISV? Um ISV num EV e aí é que ficam a precos de saldos.

E ter de fazer 200.000km para compensar... nem todos somos taxis.

mas os electricos são pensados para serem usados preferencialmente em cidade e carregados em casa.

já agora equipamento do tal "equipamento miserável de origem" do megane

equipamentos incluídos nesta versão
  • vidros dianteiros e traseiros escurecidos
  • pára-choques dianteiros desportivos com lâmina F1 da cor da carroçaria
  • retrovisor exterior no tom da carroçaria
  • deteção da pressão dos pneus
  • airbags laterais + airbag central dianteiro + cortinas
  • chamada de emergência Renault
  • sistema de controlo de travagem
  • manual de desactivação do airbag do passageiro
  • assistência à travagem de emergência
  • sistema de travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas
  • alerta de fadiga do condutor
  • alerta de distância de segurança
  • bancos com sistema de fixação Isofix
  • aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem (incl. emergência)
  • cintos dianteiros reguláveis em altura
  • airbags frontais de condutor e passageiro
  • alerta de esquecimento do cinto de segurança
  • sistema de som Arkamys
  • modo eco drive
  • sistema de ajuda ao estacionamento traseiro
  • painel de instrumentos de 12.3"
  • reconhecimento dos sinais de trânsito
  • controlo de estabilidade (ESC) com sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA)
  • regulador e limitador de velocidade
  • câmara de marcha-atrás
  • retrovisor interior manual
  • kit de reparação de pneus
  • retrovisores exteriores elétricos c/função de desembaciamento, rebatíveis manualmente
  • patilhas de volante
  • indicador de mudança de velocidade
  • volante regulável em altura e profundidade
  • fecho de portas elétrico
  • ar condicionado manual
  • fluido de refrigeração do AC
  • volante em TEP
  • Banco traseiro rebatível 1/3 2/3
  • sem carregador de smartphone por indução
  • sistema multimédia openR link de 9'' com sistema de som Arkamys Classic 4 altifalantes
  • 2 entradas USB nos bancos dianteiros
  • conectividade multimédia
  • compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™
  • luzes diurnas em LED
  • faróis de nevoeiro em LED
  • faróis Full LED com assinatura luminosa dianteira
  • iluminação em LED
  • portas dianteiras com iluminação ambiente
  • standard charge
  • cabo de carregamento modo 3 public charge/wallbox 7kW (5M)

Era talvez melhor colocar aqui, lado a lado, a lista de equipamento da versão equivalente a combustão, para se poder comparar de forma mais justa.

É que, assim de relance, tirando o equipamento exclusivo de um EV, a versão a combustão tenho ideia que tem, a mais, AC automático, rectrovisores exteriores com rebatimento automático, vidros com impulso automático (pelo menos o do condutor), rectrovisor interior anti-encadeamento...

Um motor eléctrico e um motor a combustão, podem partilhar a palavra motor, mas também não têm nada haver em termos de arquitectura e funcionamento, que num motor eléctrico, está mais próximo de uma transmissão/diferencial (aliás, é o que faz, a transmissão para as rodas) que de um motor a combustão.

em Português porque há Línguas como a Inglesa onde a palavra não é sequer igual

motor vs engine

Se... se a minha avó tivesse rodas era uma bicicleta.

A energia nao sobe, pois nao?
E o ISV? Um ISV num EV e aí é que ficam a precos de saldos.

E ter de fazer 200.000km para compensar... nem todos somos taxis.

Esta foi a parte que não percebeste, "a energia elétrica terá uma abordagem completamente diferente."
Se não tiveres alternativa, ou seja, bombas de combustivel, bem que podes ir ter com a tua avó.

Acho precisamente o oposto, quando a maquina de explorar/refinar combustiveis fosseis começar a ficar mais pequena os preços vão aumentar.
E aumentam até que ninguém compra. Se não tiveres a quem vender podes pôr o preço que quiseres,ninguém vai comprar.

Esta inflação que vivemos irá acontecer o mesmo. Quando se deixar de comprar os preços irão baixar. N

E aumentam até que ninguém compra. Se não tiveres a quem vender podes pôr o preço que quiseres,ninguém vai comprar.

Esta inflação que vivemos irá acontecer o mesmo. Quando se deixar de comprar os preços irão baixar. N

Acho que estás a confundir conceitos, uma coisa é não venderes porque está caro e o pessoal está a retrair-se e a escolher outra coisa, outra bem diferente é não venderes porque o pessoal já escolheu outra coisa, se o pessoal está servido porque vai comprar o antigo?
O problema aqui é que não está em causa apenas o preço, está em causa simplesmente conseguires produzir a energia que precisas para te movimentar, isso os combustiveis fosseis nunca te vão dar. São conceitos completamente diferentes, que acho que nem os governantes ainda se aperceberam perfeitamente do tamanho da diferença entre as tecnologias, ainda estão agarrados à grelha.

Última edição:

Quando já não existir nenhum carro a combustão nas estradas certamente que nós já não vamos estar cá para ver o que acontece ao preço dos combustíveis. Num futuro mais próximo tudo indica que continuem a subir, já o disse, tens negócios que sobrevivem com meia dúzia de clientes por mês com margens absurdas, os combustíveis vão ser mais um, ou depois de termos todos elétricos a gasolina fica a 10c/l e mudamos todos para ICE outra vez? Vai sonhando [:D]

Como era previsível, à medida que mais EV's vão circulando, começam a haver movimentações para começar a taxar este tipo de veículos por forma a compensar a perda de receita nos impostos arrecadados com os ICE.

UK's Jeremy Hunt Set To Float Excise Tax For EVs Starting In 2025-26

SATURDAY, NOV 05, 2022 - 03:00 PM

Live by the incentive to go "green", die by the incentive to go "green".

In what can only be described as the ultimate irony, UK chancellor Jeremy Hunt is expected to put an electric vehicle excise tax in place by 2025-2026. So much for the "tax breaks for buying EVs" angle to saving the environment...

This month's Autumn Statement will include the measures,
according to FT, who said people familiar with the road tax is part of a larger plan to address a fall in motoring tax revenues caused by the shift to EVs, which leave out fuel-related taxes.

Fuel duty raises about £35bn, but the Treasury has warned that a growing number of EVs on the road could cause this number to plunge by £2.1bn by 2026-27. Ergo, a new excise duty on EVs could take place by 2025-2026.

More than 1 million EVs on the roads of the UK could wind up being affected. As is the case globally, sales of EVs continue to accelerate, with about 15% of new vehicles sold so far this year moving away from traditional ICE power.

By the time the tax could be put into place, there is expected to be several million more EVs on the road.
FT wrote:
Owners of most petrol and diesel cars pay £165 a year in road tax and continuing the VED exemption for the growing fleet of electric vehicles could cost the exchequer around £1bn a year by the middle of the decade.

Although the sums involved are not huge at this stage, the introduction of road tax on EVs is seen by Treasury insiders as evidence of a “direction of travel”, with more taxes likely to be levied on them in years to come.

The Treasury has also warned that reaching the country's 2050 net zero carbon targets would lead to lower tax receipts from the "fuel duty, vehicle excise duty, landfill tax, the carbon price floor and the emissions trading scheme".

More details will be made available when the Autumn Statement is published on November 17.

Quando já não existir nenhum carro a combustão nas estradas certamente que nós já não vamos estar cá para ver o que acontece ao preço dos combustíveis. Num futuro mais próximo tudo indica que continuem a subir, já o disse, tens negócios que sobrevivem com meia dúzia de clientes por mês com margens absurdas, os combustíveis vão ser mais um, ou depois de termos todos elétricos a gasolina fica a 10c/l e mudamos todos para ICE outra vez? Vai sonhando

Acho que a compra de um EV ou um PHEV vai ser um tiro pela culatra para milhares de pessoas com os custos de manutenção.

Nas concessões MB já estão a faturar a MO em PHEV e EV a 150,00€ por hora

O que vão fazer a milhares de postos de combustiveis existentes, bem como o despedimento de milhares de trabalhadores?

Este corrente ano estão a vender Ns de automoveis a pilhas, com a bolha quase a rebentar devido á crise já existente e a perigosa próxima inflação que vem aí para 2023 e anos seguintes, como vão pagar estes veículos?​

Acho que a compra de um EV ou um PHEV vai ser um tiro pela culatra para milhares de pessoas com os custos de manutenção.

O que vão fazer a milhares de postos de combustiveis existentes, bem como o despedimento de milhares de trabalhadores?

Este corrente ano estão a vender Ns de automoveis a pilhas, com a bolha quase a rebentar devido á crise já existente e a perigosa próxima inflação que vem aí para 2023 e anos seguintes, como vão pagar estes veículos?​

Por essas e por outras razões já aqui aludidas, com o devido respeito por quem optou pela opção EV, eu também acho que quem avançou inicialmente (sem deixar "amadurecer" a tecnologia...) para estes veículos poderá ter feito uma escolha menos avisada. É certo que a solução eléctrica é a escolha ideal para alguns, sobretudo, como já foi profusamente dito, para quem usualmente faz pequenos percursos e para quem tenha garagem onde carregar, mas, e há sempre um "mas", para a maioria dos condutores poderá ter sido precipitação, quiçá uma "bolha" como referes!

No entanto, quero sublinhar, espero muito sinceramente estar errado, até porque a perspectiva de não estar não é nada animadora...

Quando pago menos por mês de gasolina do que a mensalidade só para ter um determinado tarifário (nem vou mencionar o custo da instalação dum novo quadro eléctrico e respectivas ligações) para poder ter um EV (a que tenho de somar as prestações do carro e valor dos carregamentos) para mim deverei ser um dos últimos adopters de um EV.

Outra perspectiva / outro ângulo da situação é quererem empurrar a malta para leasings e rentings em que pagas o carro e nunca és o dono dele, mas pelo menos não te preocupas com manutenções, etc..

Última edição:
Com a proliferação dos EV vão começar a abrir oficinas especializadas, tal como existe para os ICE. Ou as actuais a adquirir essas competências. Os postos acredito que continuem por muitos anos, provavelmente reduzindo gradualmente o seu número, e convertidos em postos de carregamento.

Há uns meses fiz as minhas contas e estive quase a avançar para um EV. Seria apenas para o commute diário de 160 km. Depois meteram-se uma série de alterações a nível profissional, e a coisa deixou de compensar no nosso caso.

Mas nada como fazer as contas, já que existem muitas realidades de commute diário, fiscais, etc.

A tua sugestão é nunca evoluirmos por causa dos coitadinhos da Galp e afins? Quem se adaptar fica cá, quem nunca mudar acaba por se extinguir, sempre funcionou assim para vários negócios ao longo da história e as bombas de combustível não vão ser diferentes.

Quanto ao pessoal vir a passar dificuldades nos próximos tempos, eu vejo muita gente com carros a combustão a queixar-se do preço dos combustíveis, e esses sim vão passar dificuldades, quem tem elétrico é mais raro isso acontecer, no meu caso assim acontece, os 250€ a mais que gastava a atestar o depósito por mês fazem-me um jeitaço agora.

Voltar
Superior