ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

Quero ver daqui a 4/5 anos quando já não existirem recursos para fabricar as baterias ou o seu fabrico for demasiado oneroso para o meio ambiente e população (extração de minérios e reciclagem de baterias) o que vão fazer.
Mas quando chegarmos a esse ponto não são só o carros elétricos que vão ser afetados. Neste tipo de discussões e argumentos contra o lítio as pessoas esquecem-se que hoje em dia as baterias de lítio são usados em imensas aplicações em todo o tipo de ferramentas e eletrodomésticos, que cada vez mais são sem fios. Basta pensar nas aparfusadoras, berbequins, martelos perfuradores, corta-sebes, até motoserras e corta relvas já usam baterias. Toda a gente tem telemoveis, portateis, power banks, os aspiradores robot e os aspiradores sem fios, tudo usa baterias de lítio.
bateria-sobressalente-18v-40-ah-60-min-power-x-change-einhell.jpg

Será sempre uma mellhor prespectiva do que o que temos atualmente, que é um lobby dos combustiveis onde não se consegue controlar nada pois não temos valores de nada, só existem mesmo à saida das refinarias, antes disso é tudo muito dubio.

Tal como os artigos que citei acima bem explanam...

AnDam De TrAnSpOrTeS pUbLiCoS! :sh)

Em certos sítios do interior faz mais sentido andares de transportes públicos do que de carro. Viaja pelo Douro de comboio e de carro e diz-me com qual meio de transporte te deslocas mais depressa.
Já aos eléctricos, vocês têm a ilusão que vivemos na Austrália e não em Portugal que tem um comprimento máximo de 560km. E da última vez que vi existe eletricidade no interior.

Em certos sítios do interior faz mais sentido andares de transportes públicos do que de carro. Viaja pelo Douro de comboio e de carro e diz-me com qual meio de transporte te deslocas mais depressa.
Já aos eléctricos, vocês têm a ilusão que vivemos na Austrália e não em Portugal que tem um comprimento máximo de 560km. E da última vez que vi existe eletricidade no interior.
Chamas transporte público a um autocarro às 8h e outro 19h? Em tempo escolar apenas?

E na pratica o preço gasolina não subiu assim tanto nos últimos 5-6 anos. Era 1,50-1,60€ e agora está 1,70-1,80€
o aumento gigantesco deu-se no diesel que era 1,10-1,20 e agora está 1,80-1,90€
...

Um exemplo do gasóleo aditivado das 2 principais marcas (porque é o meu ponto de referência), custava em:
31 Nov 2015: 1.199 €
06 Nov 2022: 2.049 €

Em 7 anos foi um aumento de 0.85€[/QUOTE]​

Última edição:

Mais rápido de comboio do que de carro? Não me digas que temos Alfa pelo Douro?

Eu sempre que leio essa dos transportes públicos fico a pensar em que bolha vivem as pessoas que dizem isso.
Se na AML, que tem a melhor rede de transporte do país as coisas já são como são, imaginem o resto do país, ainda por cima o interior completamente esquecido.

Onde vivo (interior) tinha de ir de carro para apanhar uma "camioneta", e 2 linhas de metro para poder ir para o trabalho, nem vou quantificar o que tinha de andar a pé entre transportes.

Só por uma questão de exemplo real: A minha mulher tinha uma consulta no hospital e decidiu não ir de carro para o Porto, optou pela "camioneta". Saiu de casa 2 horas e meia antes da consulta, chegou lá atrasada 5 minutos. 2 horas e meia para fazer 25km.

Que barbaridade, então o carro que anda constantemente ora a carregar e logo a seguir a descarregar, como explicas isso?

O q está escrito é "interromper a carga" [8b][8b][8b].

Toda a gente com cultura sabe q é prejudicial interromper a carga de qualquer bateria.
Usa o Google p aprenderes sobre isso sff.

Explanam o lado dos elétricos, do lado dos CI não tens nada...Ora atenta lá o mesmo exercicio para os combustiveis fosseis.
O mesmo exercício permite-me chegar à conclusão que do lado dos automóveis de combustão interna não tens nem metade dos respectivos problemas que tens nos EV, no que à respectiva utilização e reciclagem diz respeito. O único problema, com impacto, diagnosticado é o dos combustíveis fósseis e mesmo esses tendem a ter no horizonte soluções em novos combustíveis sintéticos (...) que permitem diminuir fortemente as emissões com a incontestável vantagem da facilidade nos abastecimentos com recurso à rede já existente há "n" tempo e plenamente implantada mundialmente!

Tu imaginas, por exemplo, a necessidade de usar um automóvel numa situação de emergência e não o poder usar rapidamente por não ter carga suficiente para além das "voltas" diárias pré programadas? Achas que a solução eléctrica preenche as necessidades dos veículos de socorro, de auxílio urgente, de combate a incêndios, de levar de urgência um familiar ao hospital, etc?

Está a ver-te a fazer uma viagem de férias com o carro completamente carregado, com familiares (idosos, crianças), com animais, num dia de canícula típica de um dia de Verão, até, por exemplo, ao sul de Espanha e a ter que, pelo caminho, reabastecer durante algumas horas sob um calor tórrido?

A CI não tem, ainda, paridade na respectiva versatilidade comparada com a opção VE.

Toda a gente com cultura sabe q é prejudicial interromper a carga de qualquer bateria.

Tens noção que durante a condução sempre que carregares no acelerador que estás a interromper a carga?

O mesmo exercício permite-me chegar à conclusão que do lado dos automóveis de combustão interna não tens nem metade dos respectivos problemas que tens nos EV, no que à respectiva utilização e reciclagem diz respeito. O único problema, com impacto, diagnosticado é o dos combustíveis fósseis e mesmo esses tendem a ter no horizonte soluções em novos combustíveis sintéticos (...) que permitem diminuir fortemente as emissões com a incontestável vantagem da facilidade nos abastecimentos com recurso à rede já existente há "n" tempo e plenamente implantada mundialmente!

Tu imaginas, por exemplo, a necessidade de usar um automóvel numa situação de emergência e não o poder usar rapidamente por não ter carga suficiente para além das "voltas" diárias pré programadas? Achas que a solução eléctrica preenche as necessidades dos veículos de socorro, de auxílio urgente, de combate a incêndios, de levar de urgência um familiar ao hospital, etc?

Está a ver-te a fazer uma viagem de férias com o carro completamente carregado, com familiares (idosos, crianças), com animais, num dia de canícula típica de um dia de Verão, até, por exemplo, ao sul de Espanha e a ter que, pelo caminho, reabastecer durante algumas horas sob um calor tórrido?

A CI não tem, ainda, paridade na respectiva versatilidade comparada com a opção VE.

Como chegas a essas conclusões sem teres dados? Como classificas a forma que as petroliferas tratam das fugas em offshore, por exemplo, como as quantificas? Ou as lavagens de tanques de petroleiros em alto mar? Ou a energia gasta nestes processos?
Não tens problemas porque não os consegues quantificar, não tens nada que te diga o que se passa em termos energ´´eticos ou emissões poluentes, esta é a realidade dos combustiveis fosseis, assim é facilimo dizer que as baterias provocam poluição e o petroleo não.

Está a ver-te a fazer uma viagem de férias com o carro completamente carregado, com familiares (idosos, crianças), com animais, num dia de canícula típica de um dia de Verão, até, por exemplo, ao sul de Espanha e a ter que, pelo caminho, reabastecer durante algumas horas sob um calor tórrido?.

Aconteceu Exatamente isto a um casal amigo [8b][8b][8b]

Mais rápido de comboio do que de carro? Não me digas que temos Alfa pelo Douro?

Não sei como era Alfa no Douro, mas entre Braga-Lisboa faço mais depressa de carro que de Alfa. Os 220kmh são uma treta, anda só uma pequena parte do percurso a essa velocidade.

Presentemente não sei, mas por causa de obras na linha, durante mêses e mêses e mêses Braga-Lisboa demorava 4h de Alfa e nem desconto faziam no preço. Se isto é a "alta velocidade" imaginem a lenta.

Isso é errado.

Isso foi são mitos que foram perpetuados para baterias modernas que não exibem esses problemas. Um dos mitos era que carregar apenas 1% da bateria e desligar, já contava como um ciclo, que é errado. Um ciclo só é contado quando há um somatório de carga e descarga completa. Depois há o mito das baterias ganhar memória, que era verdade, mas que deixou de ocorrer com as baterias de lítio.

Aliás, os fabricantes de baterias de lítio até recomendam que interrompas a carga por volta dos 75-80% e "interrompas" a descargar ás 10-20% para prolongar a vida da bateria. Uma bateria carregada/descarregada mais vezes entre os 20%-80%-20% terá melhor tempo de vida que uma que é utilizada sempre dos 0-100%-0% apesar de ter mais interrupções de carga.

Pelo contrario é pior deixar a carregar até ao fim.
Toda gente sabe que não se deve carregar até os 100% nas baterias de litio, loga vais ter que interromper a carga por volta dos 80% que é o máximo recomendado.

Voltar
Superior