ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

Como chegas a essas conclusões sem teres dados? Como classificas a forma que as petroliferas tratam das fugas em offshore, por exemplo, como as quantificas? Ou as lavagens de tanques de petroleiros em alto mar? Ou a energia gasta nestes processos?
Não tens problemas porque não os consegues quantificar, não tens nada que te diga o que se passa em termos energ´´eticos ou emissões poluentes, esta é a realidade dos combustiveis fosseis, assim é facilimo dizer que as baterias provocam poluição e o petroleo não.

Eu não disse que o petróleo não provocava poluição! Disse, aliás, exactamente o contrário... Lê melhor a inserção desta frase em que me cito...: "...O único problema, com impacto, diagnosticado é o dos combustíveis fósseis e mesmo esses tendem a ter no horizonte soluções em novos combustíveis sintéticos..."

A minha questão tem a ver, apenas e só, com a aparentemente forte relutância em aceitar a existência de motores a combustão interna, mesmo apresentando a indicação de que os mesmos podem (e na minha opinião, fa-lo-ão em breve...) funcionar com combustíveis sintéticos pouco ou nada poluentes!

Tu imaginas, por exemplo, a necessidade de usar um automóvel numa situação de emergência e não o poder usar rapidamente por não ter carga suficiente para além das "voltas" diárias pré programadas?
Desculpa, mas ninguém vai (ou devia comprar) um elétrico que tem autonomia exata do somatório de voltas diárias. Se fazes 100km por dia, não vais comprar um elétrico que tem 100km de autonomia, vamos lá ser razoáveis.

Se vives apavorado diáriamente a pensar numa urgencia dessas, há aí vários carros com 500 km de autonomia, mesmo que faças 100km por dia nas "voltas diárias" ainda tens 400km... Não sei que urgencias tens na tua vida que precisem de mais de 400km de distancia, mas se as tens, então elétrico não é para ti, mas te garanto que 95% das pessoas não tem urgencias dessa amplitude.

Achas que a solução eléctrica preenche as necessidades dos veículos de socorro, de auxílio urgente, de combate a incêndios, de levar de urgência um familiar ao hospital, etc?
Não sei se tens bem noção daquilo que estás a dizer, mas de tantos exemplos que podias ter dado onde locomoção elétrica ainda não funciona (ex. estafeta DHL), foste pegar em exemplos onde os veículos elétricos funcionam muito bem. Os veículos de emergencia estão a maioria do tempo parados (podendo estar a carregar), e quando saem, nunca fazem grandes distancias. Além da vantagem de aceleração imediata e de não "estragar o motor" a acelerar a frio como andam regularmente as ambulancias e outros veículos de emergencia.

Tinhas tantos bons exemplos para justificar o teu argumento, tantos, e foste pegar logo nesse.

Está a ver-te a fazer uma viagem de férias com o carro completamente carregado, com familiares (idosos, crianças), com animais, num dia de canícula típica de um dia de Verão, até, por exemplo, ao sul de Espanha e a ter que, pelo caminho, reabastecer durante algumas horas sob um calor tórrido?

A CI não tem, ainda, paridade na respectiva versatilidade comparada com a opção VE.

O Veículo elétrico não é a pensar nas férias, é a pensar no grosso dos kilómetros. É um veículo pensado em poupança e (suposta) correção ambiental. Se precisares de ir de férias e não quiseres parar parar carregar, então podes alugar um carro ICE, mas isso provavelmente nunca vai acontecer, porque as férias vão ficar muito mais baratas se fores de carro elétrico, e é isso que vai acontecer.

Podes inventar 101 inconvenientes para o carro elétrico, porque existe 1 uníco conveniente que vai pesar mais que os 101 anteriores, que é o preço por km inferior. Preço por km é rei, e é por isso que o carro elétrico vai vingar, e toda a gente vai andar de EV.

Carro elétrico é o novo Diesel, pode ser pior, mas é mais barato. Tu se és portugues, muito provavelmente tens ou tiveste um carro diesel. O Carro a diesel em pior que um carro a gasolina em praticamente tudo. Mais lento, mais pesado, menos prazer de conduzir, mais vibração, chaira mal, etc, mas é mais barato por km, e para poupar uns centimos por km, anda tudo de carro inferior a diesel. Por isso por muito inferior que aches os EVs, vai tudo para o EV porque vai ser imensamente mais barato por km que qualquer combustível.

Quem for de Braga ao Algarve vai preferir parar 30 ou 40min para carregar e poupar 30 ou 40€ na viagem, do que ir de ICE, chegar 30-40min mais cedo mas gastar mais 30-40€

Pensa assim. Se de Braga ao Algarve te oferecessem grátis 20 litros de combustível se parasses numa bomba durante 30 ou 40min, quantas pessoas achas que não paravam esse tempo? Parava praticamente tudo. Dinheiro é que manda, se não fosse o dinheiro andavamos todos de V12, está-se toda a gente a cagar pro ambiente... Preço por km é que manda.

Eu não disse que o petróleo não provocava poluição! Disse, aliás, exactamente o contrário... Lê melhor a inserção desta frase em que me cito...: "...O único problema, com impacto, diagnosticado é o dos combustíveis fósseis e mesmo esses tendem a ter no horizonte soluções em novos combustíveis sintéticos..."

A minha questão tem a ver, apenas e só, com a aparentemente forte relutância em aceitar a existência de motores a combustão interna, mesmo apresentando a indicação de que os mesmos podem (e na minha opinião, fa-lo-ão em breve...) funcionar com combustíveis sintéticos pouco ou nada poluentes!

A questão é que não consegues diagnosticar nada em relação aos combustiveis fosseis porque não fazes a minima ideia do impacto que tem no ambiente, ou seja, sabes que é muito mas como não tens numeros é o mesmo que não teres nada.

Por outro lado achas que os combustiveis vão ter soluções, mas isso não serve para as baterias, é isso?

Alem de tudo isso tens uma situação que é inerente a todos os motores de combustão, libertam sempre oxidos de azoto, não consegues evitar, nem com hidrogénio.

E esta é, apenas, uma das muitas possibilidades de situações que podem facilmente ocorrer quando menos a gente quer!

Nunca tiveste amigos que tiveram que andar kms a pé com um jarrican na mão por terem ficado sem gasolina?
Essa possibilidade que falas é uma treta, eu faço 400 kms com uma paragem de meia hora, num carro com tecnologia de mais de uma decada.

Antes de se avançar para um EV, nada como simularmos online, escolhendo o modelo de EV que pretendemos adquirir, as deslocações que fazemos habitualmente no nosso ICE. Quando estava indeciso fui fazendo isto, e consegui perceber as lacunas com que me iria deparar. Coisas como não conseguir estar a almoçar em S. Torpes / Porto Covo enquanto a viatura carregava. Teria que adaptar a minha vida ao carro que pretendia, ou gastar mais uns 10/15 mil euros para esse "luxo" que o meu ICE de 2100€ fazia sem problema.

Outra questão com que me deparei na altura, foi a dificuldade em alugar um EV e simular os meus percursos diários por 2 ou 3 dias.

Quanto ao título do tópico. Se o que tem trabalha, eu aguardaria. A menos que a passagem de ICE para EV signifique uma poupança assim tão grande. Resumindo, fazer as contas...

Uma compra de 1 carro novo, nunca é uma decisão puramente racional e/ou económica.
se assim fosse , todos compravam usados, ou carros económicos, ou com manutenção barata..

Não estou com "necessidade" de trocar. No entanto a oportunidade apareceu (dado o valor de retoma dos usados) e a minha duvida será se devo antecipar a compra uns meses ou esperar até 2024.
Se comprar agora, deppis o carro teria de durar até 2028, e depois nessa altura já se percebe melhor como está o mercado dos ev.
Se esperar até 2024 não tenho a certeza se nessa altura já será "seguro" comprar um ev lançado em 2023

A questão é que não consegues diagnosticar nada em relação aos combustiveis fosseis porque não fazes a minima ideia do impacto que tem no ambiente, ou seja, sabes que é muito mas como não tens numeros é o mesmo que não teres nada.

Por outro lado achas que os combustiveis vão ter soluções, mas isso não serve para as baterias, é isso?

Alem de tudo isso tens uma situação que é inerente a todos os motores de combustão, libertam sempre oxidos de azoto, não consegues evitar, nem com hidrogénio.
Inovador sistema usa hidrogénio para reduzir as emissões de NOx

Nunca tiveste amigos que tiveram que andar kms a pé com um jarrican na mão por terem ficado sem gasolina?
Essa possibilidade que falas é uma treta, eu faço 400 kms com uma paragem de meia hora, num carro com tecnologia de mais de uma decada.
Esse tipo de situação que referes por regra deve-se ao comum... "ainda faz mais "x" quilímetros e dá para chegar à bomba"... mas, depois, não dá! Chama-lhe excesso de optimimo e não reflecte uma situação normal de uso responsável, como convirás!

Última edição:
Se esperar até 2024 não tenho a certeza se nessa altura já será "seguro" comprar um ev lançado em 2023

Essa é a parte que me preocuparia menos.

Quer dizer, até prefiro não estar no "bleeding edge", nada como deixar a internet acumular o sang ... er, quer dizer, a sabedoria dos pioneiros [:p]

Essa é a parte que me preocuparia menos.

Quer dizer, até prefiro não estar no "bleeding edge", nada como deixar a internet acumular o sang ... er, quer dizer, a sabedoria dos pioneiros [:p]

Os pioneiros passaram um mau bocado de facto, quando só havia meia dúzia de postos de carregamento e as autonomias andavam pelos 100kms, primeiras gerações de zoe, leaf e afins. Neste momento já passámos os early adopters e quem compra um elétrico não são os pioneiros, esses compraram há 10 anos atrás.

É incrível ver a lavagem cerebral em relação aos EV como fossem o novo messias da humanidade, quando para maioria da população, e pelos diversos motivos, nem serão uma escolha óbvia... e mesmo a nível de ambiente veremos nos próximos anos o resultado disso...

Basta olhar para este fórum: por aqui sempre se comprou mais segmentos C, alguns D usados, e sempre vi o pessoal a queixar-se do preço de carros. E apesar das lenagalengas de sempre, obviamente que há muita malta que compra a crédito. Agora, e repente, já é normal e toda a gente pode comprar um segmento C elétrico por 50k com autonomia de 300km para poupar 1500/2000€ em combustível por ano, e o que até poderá nem ser verdade em muitas ocasiões...

Ou seja, gasta-se mais 20 e tal mil euros num carro novo em relação a um ICE, paga-se mais uns milhares de euros em juros resultantes de um crédito mais caro, mas pronto, recupera-se o dinheiro passados 16 ou 17 anos...

Depois, e porque o ser humano quer sempre mais, daqui a 10 anos iremos ter elétricos com o dobro da autonomia e a malta vai dobrar a orelha porque nessa altura o seu já só tem 270km... e nessa altura compram outro modelo e esquecem os milhares de euros que ainda estão por recuperar. Ou seja, que perderam. E inventam qualquer coisa para se convencerem que fizeram um bom negócio e que o próximo também o será.

E com a tecnologia das baterias a evoluir rapidamente, vender um elétrico daqui a 10 anos com 200 e tal quilómetros de autonomia deve ser ainda mais difícil do que vender um mero Dacia a gasolina para dar umas voltinhas ao fim de semana...

O que dizes...ja acontece ha varias decadas. Quantos nao compraram Diesel bem mais caros, porque gastava 5 e nao 8L, e o gasoleo custava 1.20 e nao 1.50? Quantos é que compraram um carro novo, a base de credito, para poupar no combustivel, e com os baixos km que faziam, nunca iria compensar a diferença maior de valor do Diesel, e pior ainda, ainda tinha um custo de manutençao mais alto devido os problema que os Diesel davam em viagens curtas?

Pessoas fazerem más escolhas, no caso de compra de carros, nao é de todo de agora. Quanto a lavagens cerebais, bem... da para os 2 lados. Tambem diabolizam o EV como se fosse o pior mal da humanidade, com catastrofes ambientais, com baterias que duram 30 minutos e têm de ser trocadas, ou que pegam fogo assim que se anda 20m...

Se ignorarmos como eles sao feitos, de onde vem o hidrogênio necessário para fazer combustível sintético, ou as ''quintas de painéis solares'' necessárias para dar a energia necessária para fazer tais combustíveis na realidade, tal tecnologia consegue ser tão má ou pior que Fuell-Cell. Tecnologia cara, ineficiente, requer demasiada energia, e hidrogênio que não provem de fontes totalmente limpas.

https://www.forbes.com/sites/jamesm...lanet-so-dont-say-they-could/?sh=21de35c769a4

Nenhuma tecnologia é livre de poluentes, seja direta ou indiretamente. mesmo os BEV. Agora... acrescentar complexidade e ineficiência não me parece que sejam coisas favoráveis para, o que se pretende, que é largar os combustíveis fosseis. Complexidade de criar combustíveis sintéticos, os gastos de energia para os criar e para criar o hidrogênio necessário para o processo (gasto de energia 2x), os custos de transporte (mais um gasto de energia) vs criar energia (que pode vir de fontes mais ou menos simples e pouco poluentes) e alimentar a bateria e... feito.

Se combustíveis sintéticos podem ser usados para fazer a transição para os EV? Certo... mas relembro que alimentar um carro com combustíveis a 3€, só ira é acelerar a mudança para os EV. Os combustíveis sintéticos são caros de fabricar, depende de escala, quanto mais se usar, mais o preço desce, o problema é que se a intenção é usar numa altura que se pretende a diminuição de ICE e com isso, o menor consumo de combustível, os preços não vão baixar, e vai acabar é por empurrar mais pessoas para os EV.

Esse tipo de situação que referes por regra deve-se ao comum... "ainda faz mais "x" quilímetros e dá para egar à bomba"... mas, depois, não dá! Chama-lhe excesso de optimimo e não reflecte uma situação normal de uso responsável, como convirás!

Ficares horas à espera para carregar é uma situação que não reflete também a realidade de um EV, como estás farto de saber, eu proprio dei o meu exemplo que apenas preciso de uma paragem de meia hora para percorrer 400kms, até os há que fazem mais do que isso sem parar sequer, para um pais como o nosso diria que é pura demagogia dizer coisas dessas.

Depois vens com o sistema inovador de redução de nox na queima de hidrogénio, que raio, para ti serve um exemplo que ainda não saiu do laboratorio, para as baterias não serve nenhum? Consegues ver a diferença entre reduzir e não emitir nenhum de facto?

Aliás, até te deixo aqui uma pergunta, em termos de litio procura saber qual o que usa mais durante o seu ciclo de vida, o CI ou o EV, pois ao não contabilizarem a produção de FAP, injetores, lubrificantes,... coisas que usam litio na sua constituição e não é contabilizado para o lado dos CI.

Última edição:
Claro que o sistema já saiu de laboratório, há algum tempo até.

quanto a carregar os EV é bater no ceguinho. Nem todos têm ou querem perder 30min para carregar. Por outro lado há quem chegue carregar à noite e não tem qualquer perda de tempo. Facto é que se hoje todos formos carregar elétrico só não há postos suficientes como não há potência suficiente, por larguíssima margem.

quanto a carregar os EV é bater no ceguinho. Nem todos têm ou querem perder 30min para carregar. Por outro lado há quem chegue carregar à noite e não tem qualquer perda de tempo. Facto é que se hoje todos formos carregar elétrico só não há postos suficientes como não há potência suficiente, por larguíssima margem.

Qual é o carro que é vendido em massa com motor de combustão a hidrogénio?
Em relação ao tempo de carga não falei de que não se perdia tempo a carregar um EV, apenas referi o terem usados o termo "horas" para o fazer, isso é treta nos dias que correm.
Hoje carregam-se todos os carros a eletricidade com a rede existente, por larga margem, ainda não via rede ir abaixo por isso. É o mesmo que dizer que se todos os CIs se lembrarem de abastecer ao mesmo tempo também não terias bombas e combustivel para todos.

Última edição:

Quem não tem meia hora para "perder" a carregar pode pôr o carro a carregar antes em carregadores de 50kW enquanto trabalha ou está em casa para partir com bateria cheia.
Tens uma flexibilidade com EVs que não tens com carros de gasolina.
Podes carregar na rua, nos postos rápidos, em parques de estacionamento. Se tens ansiedade mantém o carro sempre perto dos 100% porque isso não é difícil.

Em relação ao tempo de carga não falei de que não se perdia tempo a carregar um EV, apenas referi o terem usados o termo "horas" para o fazer, isso é treta nos dias que correm.
Hoje carregam-se todos os carros a eletricidade com a rede existente, por larga margem, ainda não via rede ir abaixo por isso.

Quando me falam de fuel-cells como alternativa farto-me de rir. Não há postos de abastecimento de hidrogénio quase nenhuns nem vês anúncios de petrolíferas a instalar postos de carregamento de hidrogénio. Antes pelo contrário: a Shell fechou os seus postos de abastecimento de hidrogénio no Reino Unido. É bem evidente o que são os fuel-cell: uma manobra de distracção que se as pessoas seguirem vão ser complemente queimadas pelas petrolíferas que não irão construir postos de abastecimento.
Com os EVs já tens postos de carregamento em todo o lado e não precisaste de esperar por esses parasitas.

Hidrogénio será bom para o sector industrial e descarbonizar indústrias. E talvez para propulsão de barcos ou aviões (e mesmo aqui há desafios de engenharia muito significantes a ultrapassar que fazem com que isto ainda esteja muito longe de acontecer).

Hoje carregam-se todos os carros a eletricidade com a rede existente, por larga margem, ainda não via rede ir abaixo por isso.
Conseguiste não responder a nada.

Há projetos quase em série para pesados e passageiros de grande porte (X5/Serie7 por exemplo). Que já passaram a fase de laboratório há muito tempo.

Quanto ao resto eu referia-me obviamente a todos como a população toda, incluindo quem anda de ICE. Se todos formos carregar não há potência, de longe, na Europa. E se na Europa não há, nem quero imaginar no resto do mundo.

Voltar
Superior