ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

O meu I3 além de elétrico, tem uma construção sui generis e não noto isso refletido no valor de seguro de danos próprios.
E é um carro que não é qualquer um que lhe mete as mãos.
Desde a construção body on frame com chassi em alumínio e carroçaria em CFRP, além de que para se trocar um parabrisas as coisas são diferentes devido ao facto da carroçaria não ser de metal.

Nao percebi. A questao é mesmo essa, que na producao de combustiveis sintéticos é consumido tanto CO2 como àquele que depois é emitido pelo motor.
Nos combustivéis tradicionais é emitir CO2 para abrir buracos e emitir CO2 on top pelo motor

E a energia gasta nesse processo de obtenção, vem de onde? Não se contabiliza?

E a energia gasta nesse processo de obtenção, vem de onde? Não se contabiliza?

Já fundamentei isso, mas passou ao lado e continuam a bater na tecla dos combustíveis fósseis como algo neutral em termos de poluição. Pode ser… mas por enquanto, não é. Precisa de energia, de hidrogénio e de uma rede de distribuição que é poluente. E duvido que a queima não tenha depois poluentes.

Em termos de poluição é referido 85 a 90% a menos de emissões que os combustíveis normais o que pode ser bom para um período de transição e para manter os antigos ICE em funcionamento se acontecer uma proibição de venda de ICE novos. Mas uma alternativa aos EV não me parece que seja tao benéfica em termos ambientais. E depois pode ser cara o que não ajuda…

Acho é que é uma solução algo melhor para pesados que FuellCell por exemplo, que vai acrescentar peso e uma dificuldade de distribuição e armazenamento ainda pior que combustíveis sintéticos.

Que carro elétrico permite fazer 260km´s seguidos sem paragens até 50k?
200km´s a 140 e os outros 60 a 100/120?
O meu pai voltou com a ideia de se tudo correr bem para o ano trocar de carro mas tem de obedecer a essa permissa, novo[;)]
Isso é para fazer com que frequência? E em que circuito de estradas?

Por exemplo num sentido pode ser tranquilo, mas noutro nem por isso.

Mas diria que para fazer isso à vontade e em qualquer circunstância, terá de ir para algo acima dos 80Kwh, o que não será com 50k mas sim com mais uns 10k em cima.

Mas diria que para fazer isso à vontade e em qualquer circunstância, terá de ir para algo acima dos 80Kwh, o que não será com 50k mas sim com mais uns 10k em cima.

Mínimo de 3 em 3 semanas, AE e IP.
Pode sempre subir para 60k se for necessário[;)]

Com ice já é mais fácil obter..... Esse é o problema. Os VE são muito caros, os mais baratos é para ir da sala ao quarto e de janela aberta.

É um exagero obviamente mas é um pouco isto. Sobretudo são demasiado caros. Com 50k já se compra um bom ice.

Última edição:
O meu pai voltou com a ideia de se tudo correr bem para o ano trocar de carro mas tem de obedecer a essa permissa, novo[;)]

KIA EV6, Hyundai i5, Tesla SR, encaixam aí....

Com esse orçamento consegues fácilmente arranjar EVs que atingem esse desiderato. Diria que o VW ID4 ou ID5, ou o Skoda Enyaq são boas opções para explorares.
O Enyaq iV com 204 cv e bateria de 82 kWh tem 500 km autonomia no circuito WLTP e custa 45 000 euros. Faz esses 260km fácilmente. O ID4 pagas mais 1000€ na versão de 77kWh e deverá ter menos equipamento (convém confirmares isso) pelo símbolo VW. O ID5 como deve ter melhor coeficiente aerodinâmico fará ainda melhor mas é mais caro.
Também conseguem adquirir um Tesla Model 3.
Um Hyundai Ioniq5 também é excelente opção. Foi o EV que mais gostei de experimentar, mais do que o BMW, o mesmo para a minha companheira mas tinha uma lista de espera de um ano (!) quando andávamos a experimentar. Se tivesse o mesmo tempo de espera que o BMW tínhamos escohido o Hyundai. O interior é super espaçoso e tem um ambiente muito agradável. O infotainment é muito intuitivo, rápido e agradável de usar, tinha muito espaço nos bancos dianteiros e os bancos eram qualquer coisa. E o design a evocar um Lancia Delta (e Hyundai Pony - a cópia coreana da altura)...
O Mégane ePower com a capacidade de bateria maior também é capaz de chegar.

Com ice já é mais fácil obter..... Esse é o problema. Os VE são muito caros, os mais baratos é para ir da sala ao quarto e de janela aberta.

É um exagero obviamente mas é um pouco isto. Sobretudo são demasiado caros. Com 50k já se compra um bom ice.

Se andas nos 50k já não tens limitações... Se me dissesses que procuravas algo dos 20 aos 30k, ainda percebia as queixas de não haver grande coisa de jeito, mas dos 30k pra cima, já começas a entrar nos bons EVs com boa autonomia.

Este já faz 450km de autonomia a 35mil euros, e 350km a 30mil euros.

MG4EVfoto2022_diagotrastopo.jpg

Com 50k não falta escolha. O que coloquei acima faz isso por 35mil de certeza.

O ID3 faz Porto Lisboa a 130kmh de cruise control, mas não chegas com muita bateria obviamente, é relativamente à justa.

Com 50k não falta escolha. O que coloquei acima faz isso por 35mil de certeza.

O ID3 faz Porto Lisboa a 130kmh de cruise control, mas não chegas com muita bateria obviamente, é relativamente à justa.

Não vamos assumir um teste com a realidade de dia a dia. O ID3 não faz Porto-Lisboa a 130kmh em todas as circunstâncias. Basta estar de chuva, com maior resistência de rolamento, e um pouco de vento, e fica a meio do caminho.

Ao next das duas uma, ou existe alguma flexibilidade para quando for necessário parar uns minutos para um cheiro de carga, ou então se isso for crítico, e mesma que seja uma vez de vez em quando apenas, então será melhor ir para algo acima dos 80Kwh.

O enyaq já falado pode ser solução mas custa a partir de 53k. O ID4 custa a partir de 49k. Depois tudo será uma questão de equipamento, se bem que se houver flexibilidade no orçamento penso que o melhor negócio está no bmw i4 e40 por 62k, com bateria usável acima dos 80Kwh.

Se andas nos 50k já não tens limitações... Se me dissesses que procuravas algo dos 20 aos 30k, ainda percebia as queixas de não haver grande coisa de jeito, mas dos 30k pra cima, já começas a entrar nos bons EVs com boa autonomia.

Este já faz 450km de autonomia a 35mil euros, e 350km a 30mil euros.

esse chinês low-cost com 2 ou 3 oficinas oficias em Portugal parece-me uma boa opçao por 35.000€
(desde que seja com o dinheiro dos outros, pois para mim .....)

Por 50k eu apostava num tesla Y de 49.990€

Não vamos assumir um teste com a realidade de dia a dia. O ID3 não faz Porto-Lisboa a 130kmh em todas as circunstâncias. Basta estar de chuva, com maior resistência de rolamento, e um pouco de vento, e fica a meio do caminho.

Faz e com AC ligado. Já foi o meu carro de serviço e fazia isso regularmente, inverno ou verão. Chegava era tipo com 10% de bateria ou menos. Chuva não se notava grande diferença, o que se fazia notar mais era temperatura. Mas depois da bateria aquecer já "devolvia" a autonomia.

A minha questão é, este ID3 com menos de 1 ano de idade fazia, agora, quando tiver 5 ou 6 anos (que num ICE está na plenitude de da sua vida) já não vai fazer de certeza.

Um corsa faz Lisboa porto e com a diferença de preço paga os combustíveis uma vida.

Dentro de uns anos com outros preços, então sim ficarão os VE muito mais apelativos, agora se para fazer a miséria de 250km a andar um pouco mais que 120 é preciso gastar 50k, não obrigado.

E que se note, próximo carro será eléctrico, por opção.

Última edição:

Ao next das duas uma, ou existe alguma flexibilidade para quando for necessário parar uns minutos para um cheiro de carga, ou então se isso for crítico, e mesma que seja uma vez de vez em quando apenas, então será melhor ir para algo acima dos 80Kwh.

O enyaq já falado pode ser solução mas custa a partir de 53k. O ID4 custa a partir de 49k. Depois tudo será uma questão de equipamento, se bem que se houver flexibilidade no orçamento penso que o melhor negócio está no bmw i4 e40 por 62k, com bateria usável acima dos 80Kwh.

Uma diferença de 130Km/h para 120Km/h de Lisboa ao Porto sao 12 minutos. Para quantas pessoas esses 12 minutos são realmente importantes?

esse chinês low-cost com 2 ou 3 oficinas oficias em Portugal parece-me uma boa opçao por 35.000€
(desde que seja com o dinheiro dos outros, pois para mim .....)

Por 50k eu apostava num tesla Y de 49.990€

6 oficinas. Porto, Coimbra, 2x Lisboa, Leiria e Alrgarve.

Não é um bocado irónico referenciares a Tesla quando estes apenas têm 2 Centros de Serviço (Porto* e Lisboa) em portugal e reputação de ser dos carros menos fiáveis do mercado? 🙄

*O centro de serviço do Porto é uma valente vergonha, aquilo é um barraco que nem tens lugar para estacionar enquanto esperas pela tua marcação. Tive de levar um Model X da empresa 3x, que suplício.

search

Entre as opções já indicadas, e entre os chineses, no máximo iria para um volvo/polestar. No caso do polestar 3 tem a versão long range por 55.900€ já com pacote de equipamento essencial e chave na mão. Isto se o orçamento for "controlado", senão continuaria a preferir o bmw i4 e40 para os 60k.

Um corsa faz Lisboa porto e com a diferença de preço paga os combustíveis uma vida.
Isso é argumento simplório...

A questão é, quantas vezes por mês/ano fazes essa viagem? Se fizesses Porto-Lisboa todos os dias, se calhar a prestação+eletricidade de um Porsche Taycan ficava mais barato que só o custo em combustível do Corsa... Mas certamente preferias ir de Corsa que de Taycan...

Voltar
Superior