Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

BMW 320d (B47) Touring Auto

Lisboa-Elvas-Mérida-Madrid-Cáceres-Évora-Lisboa

Registo de porta a porta

2 adultos, 1 criança
3 malas de cabine
AC sempre ligado

Trânsito caótico para sair de Lisboa, que chegou a implicar estar parado em plena Ponte Vasco da Gama

De Lisboa até Mérida a chuva não deu tréguas. A velocidade oscilou entre os 120 e os 130, exceto quando a chuva começou a ficar muito forte, reduzindo drasticamente a visibilidade.

Muito trânsito para entrar em Madrid. E também sempre trânsito no centro, que foi onde fiquei alojado.

Muito trânsito para entrar e sair do Parque Warner. Ou seja, 30 minutos parado.

Chuva de Madrid para Cáceres. Velocidade a rondar os 130.

Cáceres para Évora com 100 km de nacional e velocidade entre os 80 e os 100.

Évora para Lisboa sempre por AE com o CC nos 140. Sem chuva.

5a5754af1eafca37e507c13b182294ed.jpg

Como nota: viagem feita com um BMW 520d Touring (G31) que registou uma média de 1 litro acima

Registo de porta a porta

2 adultos, 1 criança
3 malas de cabine
AC sempre ligado

Trânsito caótico para sair de Lisboa, que chegou a implicar estar parado em plena Ponte Vasco da Gama

De Lisboa até Mérida a chuva não deu tréguas. A velocidade oscilou entre os 120 e os 130, exceto quando a chuva começou a ficar muito forte, reduzindo drasticamente a visibilidade.

Muito trânsito para entrar em Madrid. E também sempre trânsito no centro, que foi onde fiquei alojado.

Como nota: viagem feita com um BMW 520d Touring (G31) que registou uma média de 1 litro acima

Bastante dentro do expectável, tudo. Inclusivamente o 520d carrinha gastar mais 15%. Essa chuva e o facto de ires tão devagar acaba por compensar o trânsito e permitir esses bons consumos.

Fiz há uns anos Lisboa-Madrid-Barcelona-Valência-Málaga-Lisboa com o X5 3,0 de 218 cv e a par do meu cunhado numa 318d carrinha de 143 cv.

Os ritmos também foram amaricados como os teus, normalmente 130/140 (o meu cunhado é um cagádo) e alguma cidade (que não tem expressão, porque se dilui em tantas centenas de km de estrada). Até ao último reabastecimento ficou aproximadamente 6 litros para ele e 10 para mim.

Ou seja neste caso o X5 gastou mais 65% do que a 318d.

Registo de porta a porta

2 adultos, 1 criança
3 malas de cabine
AC sempre ligado

Tinha ideia que os carros a diesel actuais tinham consumos mais baixos.

Sim! Era um 2.0D4D, com turbo e 110cv!
Eu compreendo e sei que a azelhice aqui é minha, como os meus trajetos são "fechados" praticamente, tenho aquele tato tipo circuito, mudança estudada, apex's imaginarios, vicios, covas [:D]
Gosto imenso da Focus como produto geral e será ser menos preguiçoso e trabalhar mais a caixa [:p]

Sim, adaptas-te rapidamente.

Antigamente eu tinha um 2.0 HDI 110cv e a maria um Polo 1.2 64cv sem turbo ( que ainda hoje mantem ).
ora nas primeiras semanas quando trocava fazia alguma confusão.
Mas depois habituei-me e o cerebro adapta-se e quando entra no carro parece que ja activa o modo desejado.

Ora, é como caixa auto e manual, quem anda constantemente com os 2 já " nem nota " a diferença.

A nivel de consumos,durabilidade,fiabilidade estes mancos são dos melhores otto que andam no mercado,nunca pensei...
durabilidade e fiabilidade como assim?
Quais os motores ao certo?
É que por vezes só ao fim de 10 ou 15 anos se consegue ter uma melhor ideia, após milhares de unidades já com alguns KM em cima.

Bastante dentro do expectável, tudo. Inclusivamente o 520d carrinha gastar mais 15%. Essa chuva e o facto de ires tão devagar acaba por compensar o trânsito e permitir esses bons consumos.

Fiz há uns anos Lisboa-Madrid-Barcelona-Valência-Málaga-Lisboa com o X5 3,0 de 218 cv e a par do meu cunhado numa 318d carrinha de 143 cv.

Os ritmos também foram amaricados como os teus, normalmente 130/140 (o meu cunhado é um cagádo) e alguma cidade (que não tem expressão, porque se dilui em tantas centenas de km de estrada). Até ao último reabastecimento ficou aproximadamente 6 litros para ele e 10 para mim.

Ou seja neste caso o X5 gastou mais 65% do que a 318d.

Eu não fui propriamente devagar, se tivermos em conta que chovia como se não houvesse amanhã.

120/140 a chover não é o mesmo que com piso seco, naturalmente.

Como não consigo replicar estas condições com facilidade, não consigo comparar a média com outras viagens. Regra geral, ando mais depressa, mas também nunca apanhei tanta chuva.

Não se pode generalizar. Há carros
Diesel com consumos mais baixos do que este. Basta ser um motor mais pequeno, tipo 1.5 ou 1.6 para que o consumo desça logo de forma substancial.

Depois, tens outros fatores. Neste caso, como referi, os km em AE foram feitos sob chuva torrencial e muito vento, o que prejudica bastante o consumo. Além disso, a média geral inclui bastante cidade e trânsito caótico. Se eu tivesse apenas incluído km em AE, a média seria substancialmente mais baixa.

Last edited:

Mais ainda ? 5,9 nas condições referidas e para um segmento D parece-me bastante bem.

Uma carrinha Megane 1,5 a fazer o mesmo gastaria menos, mas é mais pequena e tem muito menos motor

Eu não fui propriamente devagar, se tivermos em conta que chovia como se não houvesse amanhã.

120/140 a chover não é o mesmo que com piso seco, naturalmente.

Como não consigo replicar estas condições com facilidade, não consigo comparar a média com outras viagens. Regra geral, ando mais depressa, mas também nunca apanhei tanta chuva.

Não se pode generalizar. Há carros
Diesel com consumos mais baixos do que este. Basta ser um motor mais pequeno, tipo 1.5 ou 1.6 para que o consumo desça logo de forma substancial.

Depois, tens outros fatores. Neste caso, como referi, os km em AE foram feitos sob chuva torrencial e muito vento, o que prejudica bastante o consumo. Além disso, a média geral inclui bastante cidade e trânsito caótico. Se eu tivesse apenas incluído km em AE, a média seria substancialmente mais baixa.

Eu acho os 5.9 um bom consumo para um 2.0 de 190cv, e com esses factores todos que enumeraste.

Atendendo ao que o JGTB descreveu da viagem eu acho bom, a prova foi a 520d ter gasto mais 1litro.

Também não me parece mal de todo, mas não consigo avaliar, até porque não conheço o conjunto. Há ali demasiadas variáveis, como trânsito caótico, muita chuva, alterações na velocidade, etc. Só conheço o motor na versão 150cv, num X1 18d Sdrive Auto.

Em breve vou fazer similar (Ribatejo Sul, Toledo, Segovia, Ribatejo Sul), ainda não sei em que carro (Clio V 1.5 , Megane 3 1.5 ou Golf VII 1.6), depois posso reportar aqui.

Last edited:
Com estes motores 2 litros Diesel a rondar os 200cv, não se podem esperar consumos de passarinho.
Já passei por essa experiência com o 2.0 TDI de 184cv e agora tenho um carro com exactamente o mesmo grupo propulsor do JGTB (motor e caixa), e é muito fácil ver consumos altos, sobretudo em extra-urbano a andar bem.

As minhas médias gerais, no Spritmonitor, andam sempre acima dos sete litros tanto no TDI da Vw como no "d" da Bmw.

E mais, acho que existe uma diferença considerável no consumo entre os 2 Litros de "potência contida" e os mais espremidos, eu tive um 2.0 TDI 140cv DSG e foi o melhor TDI CR que tive nesse aspecto (e não só), e do que vejo dos "18d" desta viida, também registam sempre bons consumos, afinal, são versoes mais talhadas para a economia.

Com estes motores 2 litros Diesel a rondar os 200cv, não se podem esperar consumos de passarinho.
Já passei por essa experiência com o 2.0 TDI de 184cv e agora tenho um carro com exactamente o mesmo grupo propulsor do JGTB (motor e caixa), e é muito fácil ver consumos altos, sobretudo em extra-urbano a andar bem.

As minhas médias gerais, no Spritmonitor, andam sempre acima dos sete litros tanto no TDI da Vw como no "d" da Bmw.

E mais, acho que existe uma diferença considerável no consumo entre os 2 Litros de "potência contida" e os mais espremidos, eu tive um 2.0 TDI 140cv DSG e foi o melhor TDI CR que tive nesse aspecto (e não só), e do que vejo dos "18d" desta viida, também registam sempre bons consumos, afinal, são versoes mais talhadas para a economia.

Inteiramente de acordo, aliás acho que às vezes o pessoal perde a noção.

Como aqui predominam carros pequenos/médios com motores pequenos e condução muito económica, creio que há quem comece a achar que é normal, fácil e comum fazer 5 litros de consumo, quando isso só é assim reunindo um conjunto de condições como carro muito económico e condutor cuidadoso, entre outros.

Já agora alguém quer tentar adevinhar qual é o carro e motor ?

IMG-0447.jpg

Mais ainda ? 5,9 nas condições referidas e para um segmento D parece-me bastante bem.

Uma carrinha Megane 1,5 a fazer o mesmo gastaria menos, mas é mais pequena e tem muito menos motor

Sim, mais ainda.

Duvido que um turbo-diesel de injecção directa com 20 anos não fizesse um consumo parecido (+-10%). Claro que em termos de prestações (e ecologia) são coisas diferentes. Continuo a achar que o consumo é bom mas nada de extraordinario.

Sim, mais ainda.

Duvido que um turbo-diesel de injecção directa com 20 anos não fizesse um consumo parecido (+-10%). Claro que em termos de prestações (e ecologia) são coisas diferentes. Continuo a achar que o consumo é bom mas nada de extraordinario.

Com 20 anos para este nível de potência, falamos por exemplo do 330d.

Gastava muito mais.

Se fores para um 1,9 tdi de 130 cv gastava o mesmo, mas andava muito menos e era muito mais barulhento, vibratório, etc. 😎

Com 20 anos para este nível de potência, falamos por exemplo do 330d.

Gastava muito mais.

Se fores para um 1,9 tdi de 130 cv gastava o mesmo, mas andava muito menos e era muito mais barulhento, vibratório, etc. 😎
Sim, era mais a apontar para um 320d ou 1.9 TDI. Eu sei que as performances são diferentes, mas será que se ia notar alguma coisa naquele trajecto?

MB C220d 9G-Tronic 170cv

A17 Mª Grande - Aveiro, CC 120km/h com 3 adultos (alguma chuva)

IMG_0075.jpg

A1 Aveiro - Leiria, CC 120km/h, 3 adultos (alguma chuva)
ps: luz do motor acendeu por causa de um sensor NOx qualquer
IMG_0100.jpg

Admito que esperava melhor, até porque o meu E Coupe 250cdi fica pouco acima dos 5 nestas AE a 120. Quero acreditar que foi por causa do piso molhado....

De resto, é um carro confortável qb para viajar (avantgarde, com bancos aquecidos, aviso de saída de faixa de rodagem, sensor de ângulo morto, etc). Pena a qualidade geral do interior.

Attachments

• IMG_9873.jpg
    IMG_9873.jpg
    552.4 KB · Views: 0
  • IMG_0100.jpg
    IMG_0100.jpg
    362.6 KB · Views: 0
  • IMG_0075.jpg
    IMG_0075.jpg
    509.1 KB · Views: 0
Last edited:
Back