Tópico dos carros eléctricos

"Da minha experiencia: Cheguei a carregar a partir do quadro do condominio na fase incial(predio antigo) com autorização e devidamente instalado, mas assim que começaram a surgir mais EVs o quadro estava sempre a ir abaixo e foi a ver-se e existiam ligações eletricas de malta a desviar luz dos focos eletricos e tomadas comuns sem pagar. Portoes não abriam, luzes iam baixo, e um preconceito enorme dos outros condominos contra EVs que queriam sair de casa e não podiam..."

Isto são chico espertos mas nada tem a ver com o direito dos moradores terem um carregador de forma legal. Quem cumpre a lei não tem de pagar por esses chicos espertos.

Sao chicos espertos, mas há-os em todo o lado e já se ouve falar muito disto em predios maiores antigos. Alem disso depois pagam todos pq ninguem sabe quanto consumiram e todos levam com os apagoes.Para "puxar uma tomada do quadro do prédio para carregar o carro elétrico" é preciso que o quadro das partes comuns aguente e nos prédios mais antigos estes quadros foram projetados para elevadores e luz, facilmente dispara com 2-3 EVs em simultaneo. Tenho ouvido muito relato de confusões entre condominos a troco destas limitações, portanto não, não basta avisar o condominio e siga ligar a partes comuns independentemente da autorização ou nao. Agora se for nos predios mais recentes, ou se houver margem de potencia nos antigos, aí tudo bem. essa coisa de ligar mesmo que seja recusado e ignorar se vao para tribunal, isto claro, assumindo que o condominio tem legitimidade nas preocupações, não tem jeito nenhum.

se isto fosse um país civilizado, as pessoas entendiam-se.. como não é, ou ignoramos o condomínio (dentro da legalidade), ou vamos viver para uma moradia isolada.

Sao chicos espertos, mas há-os em todo o lado e já se ouve falar muito disto em predios maiores antigos. Alem disso depois pagam todos pq ninguem sabe quanto consumiram e todos levam com os apagoes.Para "puxar uma tomada do quadro do prédio para carregar o carro elétrico" é preciso que o quadro das partes comuns aguente e nos prédios mais antigos estes quadros foram projetados para elevadores e luz, facilmente dispara com 2-3 EVs em simultaneo. Tenho ouvido muito relato de confusões entre condominos a troco destas limitações, portanto não, não basta avisar o condominio e siga ligar a partes comuns independentemente da autorização ou nao. Agora se for nos predios mais recentes, ou se houver margem de potencia nos antigos, aí tudo bem. essa coisa de ligar mesmo que seja recusado e ignorar se vao para tribunal, isto claro, assumindo que o condominio tem legitimidade nas preocupações, não tem jeito nenhum.

Uma pessoa não pode estar dependente de chicos espertos. Isso não faz qualquer sentido.

A lei existe e deve ser cumprida.

se isto fosse um país civilizado, as pessoas entendiam-se.. como não é, ou ignoramos o condomínio (dentro da legalidade), ou vamos viver para uma moradia isolada.

Nos países civilizados também o que não falta são litígios. Não é por aí. Vou esperar que na reunião se decida algo em concreto. Se tal não acontecer é avisar a administração e avançar com a instalação 1 mês depois.

Exactamente. Parece-me que a maioria das pessoas está a ignorar o elefante na sala, fazer uma instalação de um posto de carregamento tecnicamente correta não altera a potência disponível para os serviços comuns, ou há ou não há! E se não houver não é porque o condomínio não se pronunciou no prazo legal que passa a haver nem o técnico que vai fazer a instalação sabe se há ou não há!

Comparando com outros consumos habituais dos serviços comuns trata-se de potências muito significativas e com um caráter de continuidade, pelo que a probabilidade de ocorrência de consumos simultâneos é muito maior.

Por exemplo uma instalação a que foram adicionados postos de carregamento até pode funcionar meses ou anos sem problemas mas imaginemos que ocorre um incêndio e que arrancando a desenfumagem em simultâneo com veículos a carregar e com os elevadores em funcionamento excede a potência disponível e se fica sem energia, vamos ficar com pessoas presas no elevador devido a uma instalação elétrica que está a funcionar de modo diferente daquele para que foi concebida e dimensionada e da qual existe um termo de responsabilidade do projetista para as condições iniciais. Se deste facto resultar a morte de alguém quem vai ser responsabilizado?

Eu sobre este tema não percebo como se conseguiu passar um tubo de gás para cada apartamento e no caso de um cabo elétrico, que é muito mais facil, arranjam tanto problema de passar um direto de cada apartamento para cada lugar de garagem.

Eu sobre este tema não percebo como se conseguiu passar um tubo de gás para cada apartamento e no caso de um cabo elétrico, que é muito mais facil, arranjam tanto problema de passar um direto de cada apartamento para cada lugar de garagem.

Concordo inteiramente. Assim deixam de haver problemas e cada um paga o seu. Mas a ligação deve ser feita por alguem certificado e respeitando recomendações. As admnistrações de condominio tem que pensar nisto já pq pelo andar da carruagem, o mercado vai ter muitos mais eletricos e passar uma calha com cabos é algo relativamente simples, basta que seja uma coisa coordenada e concertada. Beneficia toda a gente

Nos gás foi feito tudo de uma vez por uma empresa certificada. E com o apoio de todos os condomínios já que na grande maioria dos prédios todas as casas tinham gás e usavam gás.

Para meter uma ligação à garagem já é diferente, nem todos têm eléctricos, nem todos querem, e por isso torna-se mais complicado fazer a obra em conjunto. Isoladamente vai-se permitindo, mas como é óbvio um prédio com 10 ou 15 ou 20 casas seria muito melhor fazer tudo igual de uma vez do que cada um andar a fazer à sua maneira.

epá não compliquem: se é uma instalação particular, não é preciso reunião nenhuma.. é comunicar à administração e marcar a instalação para 31 dias depois.

se entretanto a administração se oposer sem fundamento legal, é ignorá-los.
se se oposer com fundamento legal, mas que é algo discutivel, é ignorá-los à mesma e deixar ir para tribunal

Ou seja a tua solução é criar mau ambiente. [:D]

Acho que tudo deve ser conversado com calma. Se não houver razão para não permitir, então sim avançar para tribunal.
Fazer só porque sim por norma dá asneira

Nos gás foi feito tudo de uma vez por uma empresa certificada. E com o apoio de todos os condomínios já que na grande maioria dos prédios todas as casas tinham gás e usavam gás.

Para meter uma ligação à garagem já é diferente, nem todos têm eléctricos, nem todos querem, e por isso torna-se mais complicado fazer a obra em conjunto. Isoladamente vai-se permitindo, mas como é óbvio um prédio com 10 ou 15 ou 20 casas seria muito melhor fazer tudo igual de uma vez do que cada um andar a fazer à sua maneira.

No caso do gás quando fizeram obras no predio onde vivia eu não quis a instalação, nunca utilizei gás, mas outros quisseram, não houve problema nenhum, mas mais tarde se quissese gás nada me impedia de fazer a ligação ao ramal para o meu apartamento, com essa empresa ou outra qualquer., que acho que até foi o que aconteceu para os que me compraram o apartamento.
Mas são coisas diferentes, pois o gás exigia um ramal de acesso, no caso da eletricidade é caso a caso, ligar os apartamentos à garagem, claro que teria que ser criado um caminho comum (calha)e depois a distribuição, isto até pode nem nada a ver com carros elétricos, posso simplesmente querer uma maquina de lavar na garagem, o aspirador, coisas que não precisa de ser o condominio a pagar a eletricidade do que eu uso.

Last edited:
Portugal é o país onde carro elétrico mais compensa face ao gasóleo e gasolina

captura-de-ecracc83-2022-12-14-as-16-26-06.png

captura-de-ecracc83-2022-12-14-as-16-24-47.png

captura-de-ecracc83-2022-12-14-as-16-25-25.png

Ter um EV em Portugal compensa muito comparado com um não EV. Passa-se de quarto país europeu onde custa mais a ter um carro (a gasolina) para o segundo mais barato (um EV).

Last edited:
A obra de passar um tubo com cabos de apartamentos para espaços comuns, ou seja, parqueamentos. Se fosse para uma box fechada já é legal.

Não é legal porquê? É isso que muitos condomínios estão a fazer e é a melhor solução para todos. Porque é que dizes que não é legal?

Last edited:
Não é passar cabos de apartamentos para espaços comuns, leiam as coisas. É criar uma tomada a partir do quadro do prédio.

Desculpa lá, tu é que tens que ler as coisas...[:D]

Vê lá bem sff a que post é que o meu comentário, que tu citaste, se refere.

Desculpa lá, tu é que tens que ler as coisas...[:D]

Vê lá bem sff a que post é que o meu comentário, que tu citaste, se refere.

Mas essa obra não é legal para ti porquê? É isso que muitos condomínios estão a fazer. Essa obra tem é ser aprovada em assembleia por 2/3 penso eu.

Mas essa obra não é legal para ti porquê? É isso que muitos condomínios estão a fazer. Essa obra tem é ser aprovada em assembleia por 2/3 penso eu.

Não é para mim...este ano tive um técnico certificado aqui no prédio para se achar uma solução para os condóminos com carros eléctricos e essa (a tal coluna comum) foi-me dito por ele que era ilegal, e que em caso de algum problema, o seguro não se responsabilizava.

A solução que nos deu foi mesmo fazer um quadro por piso subterrâneo, dedicado ao carregamento dos carros eléctricos, que permitisse que cada condómino que quisesse, fizesse então uma puxada desse mesmo quadro, seguindo um conjunto de regras e normas.

Por acaso ainda não se avançou com nada porque neste momento é completamente desnecessário, e aguardamos por uma variedade de soluções que poderão existir nos próximos anos para estes casos (relembrar que não temos garagens, mas sim parqueamentos).

Ficámos ainda de ver com o técnico da especialidade se a nossa ventilação de CO é accionada em caso de incêndio. É que se for (ver o que o Rebel disse) não podemos arriscar ter um incêndio e o quadro ir abaixo porque temos um conjunto de carros a carregar. No nosso caso a potência disponível só permite 6 carros a puxar 10 A ao mesmo tempo. Se for mais que isso, o quadro não aguenta. E já está na potência máxima.

Não é para mim...este ano tive um técnico certificado aqui no prédio para se achar uma solução para os condóminos com carros eléctricos e essa (a tal coluna comum) foi-me dito por ele que era ilegal, e que em caso de algum problema, o seguro não se responsabilizava.

A solução que nos deu foi mesmo fazer um quadro por piso subterrâneo, dedicado ao carregamento dos carros eléctricos, que permitisse que cada condómino que quisesse, fizesse então uma puxada desse mesmo quadro, seguindo um conjunto de regras e normas.

Por acaso ainda não se avançou com nada porque neste momento é completamente desnecessário, e aguardamos por uma variedade de soluções que poderão existir nos próximos anos para estes casos (relembrar que não temos garagens, mas sim parqueamentos).

Ficámos ainda de ver com o técnico da especialidade se a nossa ventilação de CO é accionada em caso de incêndio. É que se for (ver o que o Rebel disse) não podemos arriscar ter um incêndio e o quadro ir abaixo porque temos um conjunto de carros a carregar. No nosso caso a potência disponível só permite 6 carros a puxar 10 A ao mesmo tempo. Se for mais que isso, o quadro não aguenta. E já está na potência máxima.

Mas se muitos condomínios estão a fazer isso não me parece que seja ilegal. Se dizes que é ilegal gostaria de ver a legislação em concreto e não a opinião de um técnico que vale o que vale.

Mas se muitos condomínios estão a fazer isso não me parece que seja ilegal. Se dizes que é ilegal gostaria de ver a legislação em concreto e não a opinião de um técnico que vale o que vale.

Estão muitos condóminos a fazer puxadas do próprio apartamento para um espaço comum? Reforço o "muitos"? Acredito que haja quem já tenha feito e quem queira fazer, mas muitos (em percentagem) penso que não, até porque é uma obra dispendiosa. Muito mais barato (e legal) é o que estás a querer fazer.

A opinião do técnico vale do que vale, como é óbvio. Ele próprio disse que essa obra custaria muito mais que aquela que orçamentou e que se quisessem ele fazia, mas que...era ilegal e que podia trazer problemas. Estamos a falar de um tipo com uma empresas de soluções de mobilidade eléctrica. Não me parece que não saiba do que está a falar. Decretos de lei, não tenho, infelizmente.

Last edited:
Back